sábado, 1 de junho de 2019

No Portal da Eternidade

O final da vida do pintor Vincent van Gogh (Willem Dafoe) não foi feliz. Ele estava solitário, pobre e entregue ao alcoolismo. Como se tudo isso não fosse ruim o bastante ele começou também a apresentar sinais de que estava perdendo a sanidade. Via sombras e figuras em sua mente, ouvia vozes. Vivendo em pequenas cidades do sul da França, ele buscava refúgio justamente em sua arte. O roteiro desse excelente filme explora justamente esses momentos finais de sua vida. Assim voltamos no tempo para encontrar esse gênio completamente abandonado em sua época. Nunca teve o devido reconhecimento em vida e jamais conseguiu vender um só quadro de sua coleção. Até mesmo donos dos bares mais deploráveis se recusavam a expor seus quadros em suas paredes. Era uma situação bem desanimadora para qualquer artista.

Porém a despeito de todo o fracasso comercial, mesmo com as críticas que lhe eram feitas pessoalmente, de pessoas que não entendiam de arte e que diziam que seus quadros eram feios, ele seguiu em frente. Há uma cena muito bem elaborada de uma conversação entre van Gogh e um padre interpretado pelo ator Mads Mikkelsen que retrata bem isso. Muito sutilmente o sacerdote pergunta ao pintor se ele se considerava mesmo um homem de talento, uma vez que ele pessoalmente não achava grande coisa de suas obras. A conversa devassa o espírito de Van Cogh que sai dali com uma semente de dúvida sobre suas próprias qualidades como pintor. Algo para desabar qualquer um que tente vencer na vida como artista.

O roteiro do filme aliás é muito bem escrito, procurando captar um pouco da natureza que inspirou van Gogh em sua vida ao mesmo tempo que tece nuances sobre aspectos de sua conturbada vida pessoal. O famoso episódio em que ele, em um acesso de loucura, cortou sua própria orelha é sutilmente desenvolvida no enredo. Até mesmo detalhes de sua morte que nunca foram esclarecidas direito se tornam pano de fundo para a obra desse grande homem das artes. Some tudo isso à brilhante atuação do ator Willem Dafoe e você terá sem dúvida um grande filme. Um dos melhores já feitos sobre esse pintor.

No Portal da Eternidade (At Eternity's Gate, França, Inglaterra, Estados Unidos, 2018) Direção: Julian Schnabel / Roteiro: Jean-Claude Carrière, Julian Schnabel / Elenco: Willem Dafoe, Rupert Friend, Oscar Isaac, Mads Mikkelsen / Sinopse: O filme retrata os últimos meses de vida do pintor Vincent van Gogh (Willem Dafoe). Vivendo uma vida de cão, pobre e abandonado, ele tenta encontrar alguma felicidade em sua arte. Com a ajuda do irmão Theo van Gogh (Rupert Friend) e do amigo, também pintor, Paul Gauguin (Oscar Isaac), ele tenta sobreviver um dia de cada vez. Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator (Willem Dafoe).

Pablo Aluísio.

Um comentário: