sábado, 8 de junho de 2019

Apollo 11

Documentário sobre a missão espacial Apollo 11. Nessa missão histórica o astronauta Neil Armstrong se tornaria o primeiro homem a tocar suas botas no solo lunar. Um feito realmente grandioso. O documentário em si é bem objetivo. Não ha narração. Tudo o que se ouve são os áudios extraídos da própria missão. Astronautas se comunicando com sua base. Nada mais. Já as imagens são bem impressionantes. Tenta-se captar com elas não apenas a missão em si, mas também a reação do público que acampou perto da base de lançamento para assistir a tudo, em primeiro mão. Corria o ano de 1969 e muitas das imagens captadas em velhas câmeras super-8 também fazem parte do acervo de imagens que vemos aqui.

É um bom complemento ao filme que recentemente foi lançado mostrando a mesma missão, só que com atores. Nesse aqui vemos os próprios astronautas, com a equipe formada por Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, momento antes de decolar, no espaço e finalmente na Lua, no momento em que tocaram seu solo. A única crítica que eu teceria sobre tudo não se refere ao documentário, mas sim à própria NASA. É impressionante como uma missão tão importante para a história da humanidade não tenha contado com um plano de filmagem mais bem elaborado. Quando Buzz desce da Eagle, por exempo, ao invés de Neil Armstrong filmar a icônica cena ele apenas tira três fotos! Foi realmente uma falta de planejamento por parte da agência espacial americana. No mais vale como registro. Se o tema lhe interessa e você deseja captar o clima e a tensão que aconteceram naquele momento não vejo nada no mercado tão bom como esse filme.

Apollo 11 (Estados Unidos, 2019) Direção: Todd Douglas Miller / Roteiro: Todd Douglas Miller / Elenco: Neil Armstrong, Buzz Aldrin, Michael Collins, Jim Lovell, Joan Ann Archer, Janet Armstrong / Sinopse: Esse documentário conta, em imagens e áudios reais, a história da missão espacial Apollo 11 que colocou o primeiro homem em solo lunar. Filme vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Sundance Film Festival.

Pablo Aluísio.

Um comentário: