quarta-feira, 5 de junho de 2019

Pokémon: Detetive Pikachu

Essa marca Pokémon é uma verdadeira indústria cultural. Está em games, desenhos animados, revista em quadrinhos e centenas de produtos licenciados. Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro ao estilo japonês. Agora chega aos cinemas. Certo, algumas animações já tinham sido lançadas nos cinemas antes, mas nada como esse novo filme, todo feito com atores de verdade e muita computação gráfica de última geração. A boa notícia é que dessa vez capricharam mesmo na produção. Claro, é algo feito para a criançada, mas deve-se dizer que os pais também vão curtir, porque é bem divertido no final das contas.

A única crítica maior que eu teria a fazer é essa coisa de transferência de mentes de pessoas para os bichinhos. É algo meio no estilo cyberpunk que não sei se as crianças pequenas vão entender direito. Isso explica porque o Pikachu no filme fala e tem uma personalidade meio cínica. Não me lembro de ver nada parecido nos desenhos, gibis, etc. Se bem que não sou nenhum especialista nesse universo, nesses personagens. Posso até estar exagerando, pois estou aqui subestimando a esperteza das crianças hoje em dia, mas mesmo assim ainda penso que eles deveriam ter escolhido outro caminho, mais bobinho, vamos colocar assim. De qualquer forma, mesmo com esse aspecto mais desconfortável, acabei gostando de praticamente tudo. Valeu assistir, mesmo não fazendo parte do público alvo desse tipo de produção. E os japoneses... bem, eles obviamente vão faturar mais números milionários com esse novo lançamento. São as regras do capitalismo, meu caro!

Pokémon: Detetive Pikachu (Pokémon Detective Pikachu, Estados Unidos, Japão, Canadá, 2019) Direção: Rob Letterman / Roteiro: Dan Hernandez, Benji Samit / Elenco: Ryan Reynolds, Justice Smith, Kathryn Newton, Bill Nighy, Ken Watanabe / Sinopse: Pikachu está de volta! Porém tem problemas. Ele não se lembra de nada e perdeu a pista de seu antigo mestre. Agora ele resolve se unir ao filho de seu antigo criador para localizá-lo, mas essa jornada não será nada fácil pois poderosos vão impedir a dupla de chegar ao seu objetivo. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: