domingo, 2 de junho de 2019

White Boy Rick

A história desse filme é baseada em fatos reais. Nos anos 1980 um jovem de classe média baixa acaba se envolvendo com a criminalidade, com o tráfico de drogas. O pai Richard Wershe Sr. (Matthew McConaughey) tenta sobreviver um dia de cada vez. Pobre, desempregado e sem escolaridade, ele precisa se virar. Para isso vai em feiras de armas e compra as pechinchas, tudo de forma legal. Depois as revende nas ruas, geralmente para membros de gangues formadas por jovens negros. Isso vale para a sua subsistência. O filho Rick Wershe Jr. (Richie Merritt) decide ir além. Ele se torna amigo de garotos negros de sua idade. Pessoas que conhece desde sempre. Eles vivem de pequenos crimes pelo bairro. Em pouco tempo começa a traficar drogas e se dá muito bem (pelo menos financeiramente).

Pela pouca idade (tinha 17 anos na época) começa também a entrar em um jogo perigoso, pois se torna informante não oficial do FBI, ajudando a revelar crimes para os policiais. Claro, isso coloca sua vida em risco. Em pouco tempo também vira alvo. O filme tem um estilo realista que me lembrou bastante filmes policiais do passado, principalmente os produzidos na década de 1970. Como se trata de uma história real o roteiro e a direção optaram por uma visão fria daquele mundo, um jovem branco, pobre, que acaba indo para o lado da criminalidade, até porque ele parece não ter muitas opções A cidade onde mora é um centro industrial decadente, sem empregos e sem esperanças. O pai vive de pequenos delitos. Então dar um passo rumo ao tráfico de drogas se torna algo natural a se fazer. Só que ele acabou pagando bem caro por essa escolha.

White Boy Rick (Estados Unidos, 2018) Direção: Yann Demange / Roteiro: Andy Weiss, Logan Miller / Elenco: Matthew McConaughey, Richie Merritt, Bel Powley, Jennifer Jason Leigh / Sinopse: Durante a década de 1980 pai e filho tentam sobreviver numa cidade sem empregos e sem esperança. O velho Richard Wershe Sr. (Matthew McConaughey) vende armas compradas legalmente nas ruas, geralmente para criminosos negros. O filho Rick Wershe Jr. (Richie Merritt) acaba se transformando em um traficante de drogas juvenil, ao mesmo tempo em que faz serviços informais de informante para agentes do FBI.

Pablo Aluísio.

Um comentário: