segunda-feira, 22 de agosto de 2016

War & Peace

War & Peace - Episode 1.1
Ontem assisti a esse primeiro episódio dessa nova minissérie da BBC, "War & Peace". É uma adaptação para a TV do famoso livro de Leo Tolstoy que no passado inclusive já deu origem a maravilhosos filmes, alguns deles clássicos absolutos do cinema. Pois bem, a história se passa no começo do século XIX. A Europa está sendo varrida pelos exércitos de Napoleão. Após conquistar vários países ele decide investir contra o leste europeu. Rússia e Áustria então se unem contra o imperador francês. Em São Petersburgo um jovem chamado Pierre Bezukhov (Paul Dano) segue com sua vida de frivolidades, festas e bebedeiras. Ele tenta passar a imagem de alguém mais intelectualizado, até mesmo defendendo com certo entusiasmo o próprio Napoleão, mas no fundo não passa de um rapaz ingênuo e sem experiência de vida. Sua rotina de prazeres é interrompida quando ele é informado que seu velho pai, o Conde Bezukhov, sofreu um derrame e está à beira da morte. Ele então parte para Moscou. O Conde em questão é extremamente rico, dono de vastas fazendas, palácios e propriedades e por essa razão se cria um certo clima de tensão em saber sobre quem seria seu herdeiro, para quem ele deixaria essa imensa riqueza. Pierre é agraciado, mesmo sendo filho bastardo. A súbita riqueza então atrai para ele todas as atenções, inclusive de pessoas inescrupulosas, como uma jovem da nobreza que só está interessada mesmo em sua fortuna. Excelente produção, bom roteiro e direção de arte classe A, compõem o quadro geral dessa produção que já em seu primeiro episódio deixa claro todas as suas qualidades. Em termos de elenco quem acaba se destacando mais é a atriz Gillian Anderson (a eterna agente Dana Scully da série "The X-Files"). Ela interpreta Anna Pavlovna Scherer, uma alcoviteira cheia de más intenções. Ver Gillian Anderson interpretando um papel tão diferente assim já vale pela série inteira. Enfim deixo a minha recomendação, ótima série aliada a esse que é um dos maiores clássicos da literatura mundial. Não deixe de conferir. / War & Peace 1.01 - Episode 1 (Inglaterra, EUA, 2016) Direção: Tom Harper / Roteiro:  Andrew Davies / Elenco: Paul Dano, Gillian Anderson, Stephen Rea, Tuppence Middleton.

War & Peace - Episode 1.2
Desilusões e mais desilusões. Afirma o ditado popular que o marido traído é sempre o último a saber. No caso do Conde Pierre Bezukhov (Paul Dano) isso parece se confirmar mais uma vez. Após seu casamento precoce, fruto de uma paixão avassaladora e pouco racional, ele resolve levar seu grande amigo Fedya Dolokhov (Tom Burke) para morar em sua casa. Péssima ideia. O sujeito não apenas seduz sua jovem esposa Helene Kuragina (Tuppence Middleton), como a leva para a cama, não fazendo a menor questão de esconder isso. Em pouco tempo a fofoca se espalha, arruinando a reputação de Bezukhov, um rapaz jovem demais para lidar com todo o peso e as responsabilidades da fortuna de que se tornou único herdeiro. Indignado e chocado com a situação Pierre resolve desafiar Dolokhov para um duelo a céu aberto, uma tradição de honra muito em voga naqueles tempos mais românticos e idealistas. Na outra linha narrativa um nobre arruinado, Vassily Kuragin (Stephen Rea), tenta de todas as formas arrumar uma noiva rica para seu filho, um jovem fútil e sem personalidade. O melhor desse episódio porém nem vem dessas histórias de alcova, mas sim do contexto histórico em que tudo se passa, com as tropas de Napoleão começando a chegar cada vez mais perto da Rússia Czarista. E por falar em Czar aqui temos uma pequena participação do monarca em pleno campo de batalha, algo que logo se revela desastroso por causa de sua inexperiência em lidar com estratégias de guerra. O absolutismo começava a ruir por dentro, traçando o destino daquelas velhas monarquias obtusas e antiquadas. / War & Peace 1.02 - Episode #1.2 (EUA, 2016) Direção: Tom Harper / Roteiro: Andrew Davies, baseado na obra de Leo Tolstoy / Elenco: Paul Dano, Tuppence Middleton, Stephen Rea, Rebecca Front.

War & Peace - Episode 1.3
Desafiado a um duelo de honra não sobra nada a Fedya Dolokhov (Tom Burke) a não ser aceitar o desafio. Ele é um militar experiente, com muita habilidade no manejo de armas de fogo. Já o Conde Pierre Bezukhov (Paul Dano), o marido traído, é uma figura levemente boba, sem qualquer experiência em duelos daquele tipo. Eles vão para um campo aberto, coberto de neve, tomam suas posições e... para surpresa geral o boboca Bezukhov acaba vencendo o duelo!!! Atingido em cheio com um tiro em seu abdômen, Dolokhov consegue sobreviver milagrosamente! O pior de tudo é saber depois que mesmo após ter sido traído o jovem Conde resolve voltar para os braços de sua esposa infiel, que inclusive já está de amante novo, um aspirante do exército russo. Realmente... sem comentários. Alguns homens certamente não fazem jus às suas próprias calças. Enquanto uns são traídos sistematicamente no campo amoroso o povo russo fica surpreso ao saber que agora o Czar assinou um tratado de paz e cooperação com Napoleão Bonaparte, transformando antigos aliados em inimigos e vice versa. Para os soldados que combatem no front isso se torna ao mesmo tempo uma enorme surpresa e um ultraje por todos os companheiros mortos em batalha. Como todos sabemos tudo não passou de uma estratégia de Napoleão para ganhar algum tempo pois ele definitivamente entraria em território russo, cometendo os mesmos erros que Hitler voltaria a cometer durante a II Guerra Mundial, indo em direção a uma derrota militar que se tornaria sua ruína. / War & Peace 1.03 - Episode #1.3 (EUA, 2016) Direção: Tom Harper / Roteiro: Andrew Davies, baseado na obra de Leo Tolstoy / Elenco: Paul Dano, Tuppence Middleton, Stephen Rea, Rebecca Front.

War & Peace - Episode 1.4
Outra série que recomendo, também extremamente bem produzida. Não poderia ser diferente já que é baseada no famoso livro escrito por Liev Tolstói, publicado em 1869. O cenário é a Rússia dos tempos dos czares nas vésperas da invasão da nação pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Nesse episódio temos um exemplo de como as relações sociais eram tecidas entre a elite russa. Todos os casamentos eram previamente arranjados pelas famílias nobres, tudo visando, na maioria das vezes, apenas a interesses patrimoniais e de riqueza material. Casamentos de puro interesse, em suma. Nesse episódio, por exemplo, a filha de um conde arruinado fica apaixonada (verdadeiramente) pelo herdeiro de uma rica família. O pai do rapaz não gosta dos rumos que tudo está tomando. Assim sugere ao seu filho que passe um ano fora da Rússia, nos alpes da Suíça. A intenção óbvia, é de esfriar o romance, para que ele depois encontre uma moça mais promissora, com melhor perspectiva de vida. O tempo passa e ela acaba se envolvendo com outro homem, um sujeito bem canalha, já casado e amigo de Pierre Bezukhov (Paul Dano). Claro que ao se envolver com um sujeito daqueles ela acaba perdendo seu bem mais precioso, sua reputação como mulher. Para uma sociedade tão conservadora, religiosa e puritana como aquela isso significava praticamente o fim do sonho de ter um casamento promissor. Já para quem estiver em busca de boas cenas de ação há uma sequência muito boa envolvendo um esporte popular na época, a caça ao lobo, nos bosques congelados da Rússia. / War & Peace 1.04 - Episode #1.4 (Estados Unidos, 2016) Direção: Tom Harper / Roteiro: Andrew Davies / Elenco: Lily James, Greta Scacchi, Jim Broadbent.

War & Peace - Episode 1.5
Ótimo episódio. Aqui vemos pela primeira vez as tropas do imperador Napoleão Bonaparte invadindo o solo da mãe Rússia. Tudo ocorre muito rápido após o líder francês romper o tratado que havia assinado com o Czar Alexandre. Ele simplesmente ignora os termos que havia concordado para invadir a Rússia. Seu objetivo é chegar até Moscou para depor o governo Czarista, mas no meio do caminho começa a encontra problemas (lembrando que a invasão russa foi o maior desastre militar de Napoleão, uma campanha que marcou o começo de sua queda). O interessante desse roteiro é que tudo é visto sob o ponto de vista dos personagens, que acabam vendo suas vidas viradas de cabeça para baixo com a chegada dos franceses. Uma cena interessante mostra o próprio Napoleão fazendo pouco caso do exército russo ao qual ele pensa estar destruído. Um velho general é designado então para deter o avança do exército francês em uma região conhecida como Borodino. E é para lá que Pierre se dirige, para sentir o gosto da guerra em primeira mão. Aquele nobre no meio do campo de batalha com homens sendo mortos ao lado acaba virando uma alegoria de sua própria insensatez frívola. A população civil russa fugindo, com a política de terra arrasada, ao mesmo tempo em que a alta nobreza ainda vive sob uma certa alienação de tudo o que estava acontecendo, acaba sendo um ótimo retrato daqueles tempos históricos conturbados. Enfim, esse é certamente um dos melhores episódio da série, simplesmente imperdível. / War & Peace 1.05 - Episode 1.5 (Estados Unidos, 2016) Direção: Tom Harper / Roteiro: Andrew Davies / Elenco: Lily James, James Norton, Paul Dano.

War & Peace 1.06 - Episode 1.6
Ontem terminei de assistir essa minissérie do canal BBC. Como já escrevi antes se trata de uma adaptação do famoso livro "Guerra e Paz" de Tolstoi, lançado em 1869. Essa é uma obra literária complexa, com muitos personagens e subtramas, mostrando a agonia do império russo após a invasão de Napoleão Bonaparte. Claro que definitivamente não seria uma adaptação fácil. O problema maior desse programa é que a audiência foi sumindo ao longo dos episódios. O público certamente não gostou da estrutura do roteiro, achou algo disperso, confuso até. Com isso abandonou a série pelo meio do caminho. Com a audiência em baixa eles resolveram acelerar tudo para terminar logo. Com isso o episódio final mostra a invasão da Rússia por Napoleão e sua inevitável derrota após a retirada sob as duas condições do inverno massacrante daquela região. Devo confessar que houve sim uma pressa em finalizar a série e isso prejudicou bastante o resultado final. Mesmo assim não deixaria de recomendar War & Peace. Mesmo muito sintética, feita com uma certa pressa, a série tem uma excelente produção, que aproveita toda o cenário natural russo. Além disso, mesmo em pitadas econômicas, ainda dá para saborear a genialidade de Tolstoi. Claro que seu livro jamais poderá ser trocado por nenhum filme ou série, mas pelo menos serve como porta de entrada para a literatura. Se for esse o seu caso já terá valido a pena. / War & Peace 1.06 - Episode 6 (Inglaterra, 2016) Direção: Tom Harper / Roteiro: Andrew Davies / Elenco: Paul Dano, Lily James, Greta Scacchi, Mathieu Kassovitz, Guillaume Faure, Otto Farrant.

Pablo Aluísio.

2 comentários: