quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Arquivo X - Décima Temporada

Arquivo X - Temporada 10: 
Arquivo X 10.01 - My Struggle
"Arquivo X" foi seguramente uma das melhores e mais populares séries da TV americana durante os anos 90. Infelizmente terminou muito mal (na nona temporada) com um dos piores episódios finais de todos os tempos! (e não, não estou exagerando, era ruim de doer!). Dois filmes para o cinema depois, passados quatorze anos da exibição do último episódio na telinha eis que a série retorna para essa inesperada e improvável décima temporada! O primeiro episódio obviamente apelou para o lado mais nostálgico dos fãs - várias e várias referências poluíram o episódio. O reencontro dos agentes Mulder e Scully foi, claro, o ponto alto do episódio, mas fora isso achei essa nova estreia bem pálida (principalmente se formos comparar com os melhores episódios das melhores temporadas do passado). Penso que a Fox e o criador da série Chris Carter fizeram esse breve revival (afinal foram apenas seis episódios ao todo) simplesmente para testar se: a) ainda havia público para X-files depois de tantos anos e b) se a série ainda poderia se tornar lucrativa! O saldo geral desse primeiro episódio foi um pouco decepcionante, porém qualquer iniciativa em tentar reviver o que o seriado original tinha de melhor sempre será algo bem-vindo, apesar de tudo. / Arquivo X 10.01 - My Struggle (EUA, 2016) Direção: Chris Carter / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi.

Arquixo X 10.02 - Founder's Mutation
Quatorze anos depois de sua última temporada a série "Arquivo X" está de volta. O interessante é que os roteiristas atuais estão procurando seguir os passos da série original, ou seja, há uma espinha dorsal ligando todos os episódios, porém cada um deles possui sua própria trama que pode ser assistida por quem também não está acompanhando toda a temporada na íntegra. Aqui o foco vai para um tema que era até bem presente nas primeiras temporadas: pessoas que sofreram algum tipo de mutação genética. Tudo começa quando um jovem indiano, empregado de uma empresa de tecnologia, sofre um colapso. Ele vê e ouve coisas estranhas. Alguém estaria mexendo com sua mente. Antes de morrer ele consegue deixar uma frase, "Founder's Mutation", que levará os agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) a um especialista em mutações em seres humanos. Seu departamento é rigidamente controlado pelo governo americano pois aquelas pessoas poderiam servir para outros objetivos, fora da esfera da pura ciência. Outro aspecto interessante desse segundo episódio é que tanto Mulder como Dana começam a ter delírios e falsas lembranças sobre o seu filho, William, que teria nascido com DNA alienígena! É um pouco demais para você?! Pois é, bem-vindo ao mundo de "The X-Files". / Arquixo X 10.02 - Founder's Mutation (EUA, 2016) Direção: James Wong / Roteiro: James Wong, baseado na obra de Chris Carter / Elenco:  David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Jonathan Whitesell.

Arquivo X 10.03 - Mulder & Scully Meet the Were-Monster  
Nos anos 90 era comum "Arquivo X" apresentar alguns episódios que eram quase uma auto paródia da própria série. Um brincadeira com as paranoias do agente Mulder (David Duchovny). Para manter a tradição resolveram recriar aquele velho estilo nesse episódio. Tudo começa com Mulder reclamando da vida, afirmando que muito provavelmente todos os casos que investigou no passado eram bobagens e que ele acabou perdendo muito tempo com eles. Ele teria desperdiçado sua vida com coisas estúpidas. Suas lamúrias são interrompidas com um novo caso. Alguns moradores de uma cidadezinha dizem ter visto um monstro vindo das regiões pantanosas da região. Uma espécie de monstro do pântano. Mulder e Scully (Gillian Anderson) vão investigar. Não adianta falar muito sobre o que acontece porque o episódio, como eu disse, abraça o estilo mais nonsense. No fundo é também uma homenagem aos velhos filmes de monstros dos anos 50, mas com um exagerado tom de humor. Particularmente não gostei tanto. A piada fica boa até mais ou menos 20 minutos da duração do episódio, depois disso os risinhos vão ficar cada vez mais amarelados, até se chegar ao puro constrangimento (diria até vergonha alheia). Acredito que ainda era muito cedo para essa nova temporada de "Arquivo X" investir nesse tipo de humor. De qualquer maneira, com tropeços eventuais como esse, o fato é que a Fox acabou de anunciar que a série foi renovada para uma décima primeira temporada. Pelo visto o velho apelo comercial de "X-Files" continua firme e forte. / Arquivo X 10.03 - Mulder & Scully Meet the Were-Monster (EUA, 2016) Direção: Darin Morgan / Roteiro: Chris Carter, Darin Morgan  / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Rhys Darby.

Arquivo X 10.04 - Home Again
Conforme eu já havia escrito antes, eu não recomendaria o terceiro episódio dessa nova temporada de "Arquivo X" para ninguém. Tentando ser cômico e bem humorado o resultado final só deu margem para muita vergonha alheia. Pois bem, nesse quarto episódio finalmente recuperaram o juízo. Ao invés de investir em um humor totalmente sem graça, resolveram retornar para o drama e o suspense. O drama vem na figura da mãe de Dana Scully (Gillian Anderson) que está morrendo em um hospital. Em seus últimos momentos ela deseja falar com o irmão de Dana, que está há muitos anos sem dar notícias. Scully então tenta de todas as maneiras entrar em contato com ele (eu confesso que nem me lembrava que ela tinha um irmão!). Já o suspense do episódio vem de uma estranha criatura conhecida apenas como Trashman (Tim Armstrong). Atacando nas noites, surgindo através de um caminhão de lixo, ele vai matando todos aqueles que perseguem e maltratam moradores de rua. Ficou bem interessante, porém é de se ressaltar que a explicação para a existência desse assassino é completamente surreal, até mística, um pouquinho além da conta - embora sob um determinado ponto de vista pode até mesmo ser considerado original. O episódio termina com Dana corroída pelo remorso de ter dado seu único filho para a adoção. Ela faz um paralelo com o Trashman (em português, o lixeiro), pois se pergunta se não tratou seu próprio filho como algo descartável, um lixo! Eu gostei desse episódio. Depois do anterior, que foi realmente constrangedor, não poderia ter sido melhor. / Arquivo X 10.04 - Home Again (EUA, 2016) Direção: Glen Morgan / Roteiro: Chris Carter, Glen Morgan / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Tim Armstrong.

Arquivo X 10.05 - Babylon
Dois jovens seguidores do Islã promovem um ataque terrorista numa loja americana. Todos morrem com a explosão, menos um dos terroristas, que milagrosamente escapa da violência dos explosivos. Induzido ao coma em um hospital ele passa a ser uma ferramenta importante para se capturar os outros integrantes de seu grupo. O agente do FBI Miller (Robbie Amell) e sua parceira Einstein (Lauren Ambrose) resolvem então procurar Mulder (David Duchovny) e Scully (Gillian Anderson) para tentar algum tipo de contato com o muçulmano. O problema é arrancar informações dele, que praticamente está em estado vegetativo, com parte de seu crânio afundado pela violência dos explosivos. Como o desafio parece mesmo bizarro, Mulder topa procurar por alguma forma de contato, nem que para isso ele use alucinógenos retirados de cogumelos da floresta. Pois é, os atentados terroristas chegaram em X-Files. Nesse episódio há uma tentativa de lidar com o assunto, mas fugindo sempre do lugar comum. Ao invés de ser apenas uma caçada contra terroristas tudo se desenvolve de uma forma bem diferenciada, diria até psicodélica. Na cena final Mulder e Scully, de mãos dadas, discutem sobre Deus, o amor e o segredo que une duas pessoas tão diferentes como eles. Muito tocante para quem já vem acompanhando há anos essa série. Em suma, um episódio muito bom dessa décima temporada. / Arquivo X 10.05 - Babylon (Estados Unidos, 2016) Direção: Chris Carter / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi.

Arquivo X 10.06 - My Struggle II
Será que existe algum estigma ruim que sempre persegue os episódios finais de "Arquivo X"? O episódio final que fechou a nona temporada (que todos na época pensavam ser o último da série) foi horroroso, em todos os aspectos. Aqui não temos algo tão desastroso, mas temos que reconhecer que também não é nada que possa ser considerado nem ao menos muito bom. Ficou apenas mediano, indo para o francamente ruim e decepcionante. O ponto central de todos os roteiros dessa temporada parecem se concentrar no filho perdido de Scully e Mulder. Os roteiristas usaram essa parte da série original (que nem havia sido muito explorada há quatorze anos) para utilizar como fio condutor de tudo o que parece estar acontecendo. Scully segue arrasada pelo fato de ter abandonado a criança, mesmo após tantos anos, porém seu interesse agora vai muito além do simples sentimento de perda. O jovem que supostamente teria DNA alien poderia ser a chave para salvar toda a humanidade de um verdadeiro apocalipse zumbi que ao que tudo indica está prestes a acontecer. Ok, não gostei dessa ideia por parte dos roteiristas. O tema já está saturado demais e é melhor aproveitado em outras séries atuais de sucesso. "Arquivo X" não precisava apelar para esse tipo de coisa. De qualquer forma a última cena parece deixar claro que Chris Carter tem ainda planos para uma décima primeira temporada! Vai acontecer? Não se sabe ainda. Só nos resta aguardar realmente. Espero pelo menos que se vier a ser produzida uma nova temporada que pelo menos melhorem no material. Essa aqui sinceramente deixou a desejar. / Arquivo X 10.06 - My Struggle II (EUA, 2016) Direção: Chris Carter / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi .

Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. Guia de Episódios - Arquivo X
    Décima Temporada
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Deixei, lá no post The Blacklist, um endereço para você ver séries online com som original.

    ResponderExcluir
  3. Review Adicionado:
    Arquivo X 11.04 - The Lost Art of Forehead Sweat
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado:
    Arquivo X 11.05 - Ghouli
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    Arquivo X 11.06 - Kitten
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    Arquivo X 11.07 - Rm9sbG93ZXJz
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado:
    Arquivo X 11.08 - Familiar
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Obs: Os episódios da décima primeira temporada foram colocados em postagem própria. Para ler basta clicar na palavra "Arquivo X" nos marcadores abaixo da postagem.

    ResponderExcluir