quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Pistoleiros do Entardecer (1962)

1. Esse foi o filme final da carreira de Randolph Scott. Ele se aposentou afirmando que esse era o filme ideal para marcar sua despedida. Gostou tanto do resultado que acreditava que não faria algo melhor para se despedir das telas. Ele tinha razão, o filme ainda hoje é considerado um dos melhores faroestes dos anos 60.

2. Inicialmente Randolph Scott foi contratado para atuar como Judd e Joel McCrea como Westrum, mas assim que as filmagens começaram eles perceberam que estavam nos personagens errados. Depois de debaterem o assunto com o diretor os papéis foram finalmente trocados.

3. Os planos iniciais do estúdio contavam com John Wayne e Gary Cooper como os astros do filme, mas antes das filmagens começarem o astro Cooper foi internado com sérios problemas de saúde (ele tinha câncer). Depois de meses de adiamento finalmente veio a terrível notícia: o ator havia falecido. Com isso Wayne pediu para sair do projeto e a MGM precisou escalar dois outros atores para o filme. Randolph Scott e Joel McCrea então foram finalmente contratados.

4. Esse roteiro era tão bom que em meados dos anos 80 o ator Charlton Heston comprou os direitos autorais para realizar um remake. Ele queria Clint Eastwood como seu parceiro em cena, mas infelizmente o projeto não foi adiante. Não por causa de Eastwood, que até considerou o convite muito bom, mas sim por Heston que enfrentava problemas de saúde.

5. A intenção de Joel McCrea também era a de se aposentar após esse filme, mas ao contrário de Randolph Scott, que realmente nunca mais atuou, ele resolveu voltar em 1976 para uma despedida definitiva no bom filme "Mustang Selvagem". Para muitos McCrea teve que deixar a aposentadoria de lado por problemas financeiros. 

6. Randolph Scott queria Budd Boetticher, seu velho amigo, como diretor do filme. Esse porém não poderia aceitar por já estar comprometido com outro filme, rodado no México. Assim o estúdio se voltou para Sam Peckinpah que prontamente aceitou o convite. Seu trabalho foi considerado essencial para que o filme se tornasse um dos grandes clássicos da história do western americano.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    Pistoleiros do Entardecer
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. "Pistoleiros do Entardecer" é o melhor título nacional para um filme de Hollywood de todos os tempos. O Sam Pekinpah tem sorte com nomes para os seus filmes no Brasil, pois também é dele outro filme com título ótimo, até pela dramaticidade, apesar de meio piegas, "Meu Ódio Será Tua Herança".

    ResponderExcluir
  3. Como diria um grande amigo meu, já não se criam títulos nacionais tão poéticos como antigamente... Hoje em dia essa tradição de certa maneira se perdeu...

    ResponderExcluir
  4. Preciso rever . Ainda acho o melhor Western de Peckinpah.

    ResponderExcluir