sábado, 7 de outubro de 2006

10 Curiosidades Sobre Clint Eastwood

10 Curiosidades Sobre Clint Eastwood:

1. Todos os que já trabalharam ao seu lado dizem que Clint é um perfeccionista que beira a obsessividade. Ele é capaz de rodar uma cena várias vezes até considerá-la satisfatória ou boa.

2. O ator trabalhou praticamente a vida inteira em apenas um estúdio: a Warner Bros. Apesar de gostar bastante da empresa ele fundou na década de 70 sua própria produtora, a Malpaso, para ter maior controle artístico sobre seus filmes.

3. Por ser muito sério e austero na realização de seus filmes nem sempre Clint despertou simpatias com quem trabalhou ao seu lado. Vários profissionais de cinema reclamaram depois de sua dureza nas filmagens que para ele não é lugar para brincadeiras.

4. Clint também é conhecido por sua eficiência por trás das câmeras. Ele jamais deixou de cumprir um cronograma de filmagens - terminando seus filmes na data exata prometida ao estúdio. Também nunca estourou um orçamento. É considerado um mestre na direção e produção de seus filmes.

5. Embora tenha uma longa carreira o ator jamais venceu o Oscar nessa categoria. Já como cineasta Clint se saiu melhor, sendo reconhecido pela Academia com a premiação em 1992 com o Oscar de Melhor Direção pelo filme "Os Imperdoáveis".

6. Em 1995 Clint Eastwood foi premiado com o Irving G. Thalberg, um prêmio especial da Academia que reconhece a importância do conjunto de uma obra em relação a atores, diretores e produtores do cinema americano.

7.  Vários filmes dirigidos por Clint foram indicados ao prêmio de Melhor Filme do ano, entre eles "Os Imperdoáveis", "Sobre Meninos e Lobos", "Menina de Ouro", "Cartas de Iwo Jima" e "Sniper Americano".

8. Apesar da idade (ele fará 87 anos em maio), ele não pensa em se aposentar. Sobre isso Clint declarou: "Não vou me aposentar. A aposentadoria me mataria!".

9. Politicamente Clint é um seguidor dos valores tradicionais. Embora nascido em San Francisco - uma das cidades mais liberais dos Estados Unidos - o ator sempre foi um conservador de carteirinha. Uma de suas frase mais conhecidas resume seu pensamento: "Engole o choro! Seja um homem e faça o que tem que fazer!"

10. Sobre seu segredo ou filosofia de vida o ator certa vez resumiu seu pensamento: "Dê o seu melhor em tudo e não espere reconhecimento por isso. Não perca muito tempo pensando nas coisas, simplesmente vá e faça! Eu não acredito no pessimismo. Se algo não vem do jeito que você quiser, vá em frente. Esqueça os derrotistas de plantão. Respeite seus esforços, o respeito a si mesmo. O auto-respeito leva à auto-disciplina. Quando você tem ambos firmemente sob seu controle, você conseguirá ter o poder real”.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    10 Curiosidades sobre Clint Eastwood
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. É, esse cara é homem de verdade; e igual a esse já não tem nascido a muito tempo. Esse novo homem sensível e bobalhão das últimas décadas destruiu a essência da masculinidade, criando um ser fraco e ambíguo, que só quer agradar e ser feliz, porém, paradoxalmente, não consegue nem um coisa, nem outra.

    ResponderExcluir
  3. O próprio Clint pensa de forma semelhante. Recentemente ele disse que a última geração de grandes homens nascidos nos Estados Unidos havia sido aquela que lutara na II Guerra Mundial. De lá pra cá pouca coisa se salva...

    ResponderExcluir