quarta-feira, 4 de outubro de 2006

10 Curiosidades Sobre o duelo em Tombstone

O Duelo no OK Curral em Tombstone foi um dos eventos mais celebrados da mitologia do velho oeste. Aqui vão algumas curiosidades históricas sobre os fatos reais.

1. A cidade de Tombstone e o OK curral, onde os acontecimentos históricos reais se passaram, foram consumidas completamente por um grande incêndio quatro anos depois do famoso duelo. Durante décadas o lugar virou uma autêntica cidade fantasma por isso.

2. O famoso pistoleiro Doc Holliday morreu aos 36 anos de idade, de tuberculose, na cidade de Glenwood Springs, Colorado, para onde ele tinha ido em busca de algum tratamento. Ele estava muito mal, completamente debilitado, mas isso não o impediu de participar de um último duelo contra um jovem desafiador que queria matar o famoso pistoleiro. Doc o matou na rua principal da cidade com um tiro certeiro na cabeça. Depois foi a um hotel onde morreu uma semana depois. 

3. Segundo a enfermeira que o tratou nos últimos dias, Doc estava sempre soltando pequenas ironias de humor negro, mesmo quando acamado. Certa vez o médico lhe perguntou: "Como está seu pulmão hoje?" ao que Doc respondeu: "Não o tenho mais, o cuspi há alguns anos atrás". Suas últimas palavras antes de morrer foram "Não é uma incrível ironia eu morrer assim, com minhas botas?" - se referindo a um famoso ditado americano que afirmava que os verdadeiros heróis morriam em suas próprias botas - obviamente se referindo aos soldados mortos em campos de batalha.

4. Doc foi enterrado no velho cemitério de Glenwood Springs em uma cova rasa. Com o tempo o lugar exato de seu túmulo se perdeu. Assim a cidade resolveu colocar um pequeno monumento em sua homenagem. Estima-se que Doc Holliday matou mais de vinte opositores em duelos e tiroteios ao longo de sua vida. Ninguém jamais o feriu com gravidade.

5. Morgan Earp, irmão do xerife Wyatt Earp, foi morto pelas costas na noite de 18 de março de 1882. Ele estava em um saloon quando se envolveu em uma briga com cowboys locais. Sua arma com cabo de madrepérola, ainda manchada com seu sangue do dia de sua morte, se encontra em exposição em um museu em Branson, Missouri. No dia de sua morte o jornal da cidade disse que não havia forma de matar Morgan a não ser pelas costas, de forma covarde, pois ele certamente teria matado seu inimigo se as regras leais do duelo fossem respeitadas. Seu assassino foi morto dois meses depois, segundo alguns historiados, por Wyatt Earp que teve sua vingança contra a morte do irmão.

6. Warren Earp, o irmão mais jovem de Wyatt, também foi assassinado na mesma cidade onde o irmão mais velho havia sido morto. Sua morte até hoje é cercada de mistérios. Para alguns historiadores Warren estava atrás dos assassinos de seu irmão quando caiu em uma emboscada. Para outros ele foi morto por um pistoleiro que se irritou com seus comentários em uma rua da cidade. Ninguém foi preso por seu assassinato.

7.  Virgil Earp foi emboscado nas ruas de Tombstone, na noite de 28 de Dezembro de 1881, por pistoleiros escondidos que disparam do segundo andar de um edifício em obras. Ele conseguiu matar dois dos atiradores, mas acabou ferindo gravemente seu braço, que se tornou inutilizado com os anos. Depois caçou o último homem que o havia emboscado e o matou no deserto, perto de Tombstone. Depois de tantas mortes Virgil resolveu ir embora para a Califórnia onde se tornou empregado da estrada de ferro. Ele morreu com 62 anos de idade em 1905, de pneumonia.

8. O assassino e pistoleiro Johnny Ringo foi encontrado morto misteriosamente em um campo aberto  próximo de Tombstone. Até hoje sua morte é atribuída aos irmãos Earp, porém nada nunca foi provado. Ringo estava bêbado e sempre dizia que iria matar todos os membros da família Earp, nem que fosse a última coisa que faria. Acabou sendo encontrado com um tiro no peito, debaixo de uma árvore em um rancho distante. 

9. O famoso xerife e homem da lei Wyatt Earp acabou virando herói de filmes já na era do cinema mudo em Hollywood. Sua incrível história serviu de inspiração para muitos roteiristas da indústria do cinema. Wyatt era muito crítico em relação a esses primeiros filmes (que ele chegou a assistir) dizendo que o velho oeste era muito mais violento e brutal do que o mostrado nessas pioneiras produções cinematográficas de western.

10. No fim da vida Wyatt Earp foi para a grande cidade, indo morar em Los Angeles. Lá ele decidiu que iria escrever suas memórias, mas morreu antes de concretizar o que queria. Sobre os agitados anos em Tombstone ele declarou: "Todos os meus irmãos estão mortos, Doc está morto, mas antes disso nós mandamos todos aqueles bandidos como a quadrilha Clanton para o inferno, que era o lugar deles!"

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    10 Curiosidades sobre Tombstone
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir