quinta-feira, 5 de outubro de 2006

O católico John Wayne

O Católico John Wayne
Esse é um aspecto pouco conhecido dos fãs de John Wayne que recentemente foi revelado por uma excelente biografia publicada nos Estados Unidos. O astro maior do western americano na verdade era católico! Tudo começou há muitos anos. John Wayne era o nome artístico de Marion Robert Morrison, nascido em 1907 em uma pequena cidade do Iowa. A família Morrison era presbiteriana, de formação protestante. Embora o jovem Marion não fosse particularmente religioso ele acompanhava seus pais nos cultos de domingo.

Os anos passaram, Marion virou John Wayne no cinema, e ele continuou a se considerar um bom cristão e tudo mais, porém não era alguém que se visse todos os domingos na igreja presbiteriana da cidade. Sobre isso Wayne confidenciou: "Minha família era cristã, mas não muito religiosa. A religião era algo que não nos definia, não éramos tão integrados nela como outras famílias da cidade".  Como se pode perceber a fé de Wayne era bem morna nesses tempos.

Tudo começou a tomar um novo rumo quando ele se apaixonou e se casou com Josephine Alicia Saenz em 1933. Ela era católica devota e exigiu que seu casamento fosse feito em uma igreja católica, seguindo todos os dogmas de sua religião. Para Wayne tudo bem. Acontece que ela era uma católica atuante em sua comunidade, não se resumindo a ir em missas dominicais, pelo contrário, ela estava sempre envolvida em encontros e eventos católicos de caridade. Assim Wayne também começou a fazer parte da comunidade católica de Los Angeles. também se tornando um membro atuante.

O casamento infelizmente acabou depois de 12 anos, em 1945. Mesmo assim John Wayne não se afastou da paróquia onde frequentava. Continuou a ajudar e participar de eventos de caridade. Ele se casaria mais algumas vezes, curiosamente com mulheres católicas também. Todos os filhos de Wayne assim frequentaram escolas e universidades mantidas pela Igreja Católica. Ele estava completamente envolvido com os católicos da Califórnia. Seu casamento com Pilar Pallete, também uma católica fervorosa, definiu tudo. Eles ficaram juntos por 25 anos, até a morte de John Wayne, no final da década de 1970.

Um de seus amigos mais próximos acabou sendo o Arcebispo da Arquidiocese de Los Angeles, Tomas Clavel. Curiosamente ao longo dos anos, mesmo estando tão envolvido com católicos, Wayne não se considerava ele mesmo um católico. Ele só se converteu mesmo em seus últimos dias de vida, quando descobriu que estava morrendo de um câncer agressivo. No leito de morte ele aceitou definitivamente a fé católica em seu coração. As pessoas próximas a ele sempre o consideraram um homem espiritual. Quando deixou o hospital por alguns dias ele pediu ao Acebispo Clavel que fosse até sua casa e lá John Wayne se tornou oficialmente um católico. Poucos dias depois morreu no hospital de câncer de Los Angeles. Era o fim de uma lenda.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    O Católico John Wayne
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Essa história do "Duke" católico, me encanta muito. Eu tenho o filme "Atalhos do Destino" (Trouble Along the Way), 1958- dirigido por Michael Curtiz, com John Wayne, Donna Reed, Charles Coburn e Sherry Jackson - Neste filme da Warner, Charles Coburn é o simpático Padre Burke, que recorre da ajuda do ex-jogador Steve Williams (Wayne - um personagem meio que desajustado socialmente, pois, é separado e cuida sozinho de sua única filha (Sherry Jackson). Mesmo com suas teimas,no final acaba revelando-se um homem generoso. Acredito que este filme, tenha incentivado o ator na vida real, no que diz respeito a sua opção religiosa. Outro fator que possa ter influenciado, é sua esposa, Pilar, mexicana de origem. Wayne era apaixonado pelo povo mexicano. É salutar lembrar que Wayne tem um neto sacerdote, Mateo Munoz. Sua avó era Josefina Sáez, com quem Wayne casou-se em 1933 - Uma das filhas do casal, Melinda, é a mãe do Padre Munoz. E, segundo o próprio, Padre Munoz, foi sua avó quem realmente incentivou Wayne para o mundo católico. Tenho o livro "The Films of John Wayne" (197O), em minha coleção, que guardo com estima na minha biblioteca pessoal; pois, John Wayne foi um dos atores que mais admirei nessa vida. Que Deus o abençoe sua alma e sua gente pra sempre!....

    ResponderExcluir
  3. Ótimas informações essas que você trouxe Marcos. Muito interessante saber que John Wayne tem um neto que se tornou padre! São as trilhas do destino, planos de Deus, que o homem desconhece. Obrigado pela postagem. Grande abraço, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  4. Até o Elvis que era da Igreja Batista também foi um pouco católico, com direito ao uso de crucifixos, filmes católicos (Change of Habit) etc.

    Eu que canto em até cinco missas por final de semana na igreja católica e sou salmista, tenho dificuldade em ser católico por conta da falta de nexo nos dogmas professados em paradoxo com a mensagem de Jesus Cristo segundo os evangelhos. Complicado.

    ResponderExcluir
  5. O Churchill uma vez disse: "A democracia é o pior regime político do mundo, tirando todos os outros, é claro". O mesmo vale para o catolicismo em termos de religião. Tem seus problemas? Certamente sim. Porém não existe nada melhor, mais histórico, mais tradicional, mais coerente. O catolicismo é a raiz do cristianismo. Assim foi no passado, assim é no presente. E o Elvis? Bem ele foi mais católico do que muita gente por ai. Basta lembrar de sua emocionada gravação de "Miracle of Rosary" onde ele declara todo o seu amor para a Virgem Maria.

    ResponderExcluir