sábado, 7 de outubro de 2006

John Wayne - Os Chacais do Oeste

Em 1973 o veterano astro dos filmes de faroeste John Wayne participou de uma produção ao lado da atriz Ann-Margret. Foi uma parceria incomum. Ela vinha de vários musicais, comédias românticas, com destaque para "Viva Las Vegas" ao lado do roqueiro Elvis Presley. Não era bem sua praia esse tipo de produção de western, passada no velho oeste americano.

O curioso é que a dupla acabou dando certo. Credito isso ao fato de John Wayne ter sim uma versatilidade em sua persona nas telas. Ele poderia se sair bem tanto em grandes filmes clássicos, como também em filmes mais leves, que trilhavam o caminho até do bom humor. Não raro ele também aceitava atuar em roteiros que de certa maneira tiravam graça de sua própria figura no cinema, de sua imagem. John Wayne tinha bom humor e isso só contribuiu para seu sucesso de bilheteria ao longo dos anos. O próprio John Ford já havia descoberto isso muitos anos atrás.

O filme mostra uma mulher que contrata um grupo de cowboys para encontrar o tesouro que seu marido falecido escondeu após a guerra civil americana. Claro que algo assim acaba atraindo também todos os tipos de criminosos, patifes e picaretas, ou seja, a nata da bandidagem do oeste. O filme tem ótimas cenas de ação, inclusive com o uso de uma velha Maria Fumaça, uma daquelas locomotivas históricas e nostálgicas. Porém além disso o roteiro também aposta no bom humor, com ótimo resultado. E não é nada mal encontrar a bela Ann-Margret com seu figurino de western, sensualizando em sua roupa de couro. Mais sensual do que isso, impossível.

Os Chacais do Oeste (The Train Robbers, EUA, 1973) Direção: Burt Kennedy / Roteiro. Burt Kennedy / Elenco: John Wayne, Ann-Margret, Rod Taylor, Ben Johnson, Christopher George, Bobby Vinton, Ricardo Montalban / Sinopse: Uma jovem viúva contrata um grupo formado por veteranos da Guerra Civil para recuperar meio milhão de dólares em ouro provenientes de um grande roubo de trem cometido por seu marido morto. O problema é que o ouro também desperta a cobiça de todos os pistoleiros e renegados da região. Chegar a ele será um grande desafio.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário