quinta-feira, 5 de outubro de 2006

10 Curiosidades Sobre Billy The Kid

1. O verdadeiro Billy The Kid (Billy, o Garoto) não tinha nada a ver com os galãs que o interpretaram no cinema um século depois de sua morte. Ele era baixinho, magro e tinha problemas de dentição. Uma imagem bem distante de Paul Newman que o interpretou no filme "Um de Nós Morrerá" de 1958 (foto ao lado).

2. O verdadeiro Billy The Kid se chamava William Bonney. Ele era um dos milhares de cowboys que vagavam pelo velho oeste em busca de algum tipo de serviço nas fazendas de gado da região. Pouco se sabe sobre seu passado. Provavelmente era órfão e viveu sem base familiar em seus primeiros anos.

3. Quando não encontrava trabalho Billy entrava em alguma quadrilha de roubo de gado ou de bancos. Foi também acusado de ser um ladrão de cavalos contumaz. Na época o roubo de cavalos era punido com a morte, geralmente em enforcamentos realizados em plena praça pública. Logo cedo começou a ter problemas com a lei por causa disso.

4. Billy The Kid matou o primeiro homem com apenas 17 anos. A vítima foi Frank P. Cahill, um ferreiro que gostava de caçoar dele. Certo noite Kid o encontrou no saloon da cidade. Como Frank continuou a dizer ofensas a Billy esse sacou seu revólver e o matou com um tiro no abdômen. Depois desse assassinato Billy precisou fugir, deixando o Arizona para sempre, indo parar a cavalo no Novo México.

5. A lenda afirmava que Billy The Kid tinha matado 21 homens durante sua vida. Historiadores modernos que fizeram várias pesquisas sobre a vida do pistoleiro acreditam que esse número é exagerado. Na verdade Billy só teria cometido 4 homicídios ao longo de sua curta vida.

6. Billy The Kid ficou notório por causa da guerra do condado de Lincoln, quando um comerciante, muito próximo a ele, foi morto por um concorrente. Billy uniu-se a uma quadrilha e juntos eles cometeram vários atos de vingança contra os homens responsáveis pela morte de seu amigo.

7. Ao ser preso pelos crimes que havia cometido, Billy The Kid conseguiu se libertar da cadeia em uma fuga realmente cinematográfica, matando o xerife e seu assistente nas escadas da delegacia. Esse fato trouxe uma notoriedade absurda para Billy na época, tornando seu nome imortal na mitologia do velho oeste. Pequenos livros de bolso com estórias de faroeste começaram a explorar seu nome, o tornando internacionalmente conhecido.

8. Sua vida foi muito breve. Em julho de 1881 o xerife Pat Garrett o encurralou em um rancho onde Billy estava escondido. O velho homem da lei, muito mais experiente e rápido no gatilho, matou Billy com um tiro certeiro na peito. Kid tinha apenas 21 anos de idade.

9. Ao contrário do que alguns roteiros de cinema mostram, Billy não era amigo pessoal do xerife Pat Garrett. Eles se conheciam, mas estavam muito longe de serem considerados realmente amigos.

10. A morte de Billy The Kid despertou várias lendas. Uma delas afirmava que ele não havia sido morto, mas sim fugido para o México onde assumiu uma nova identidade, morrendo com 81 anos de idade. Outra, nunca confirmada, afirmava que Billy foi morto à traição pelo xerife. Ele teria levado um tiro pelas costas ao sair de seu esconderijo, perguntando quem estava ali. Hoje existem apenas duas fotos históricas de Billy The Kid que são consideradas historicamente reais. Cada uma delas vale uma pequena fortuna.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    10 Curiosidades sobre Billy The Kid
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir