quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Cine Western - Estilos

Poucos sabem, mas o Western (conhecido no Brasil também como Faroeste) também possui suas subdivisões em categorias próprias. Aqui vão as principais: 

1. Epic Western
Nesse subgênero do Western temos geralmente roteiros que exploram a conquista do oeste pelos colonos americanos do leste. O que se louva nesse tipo de produção é a coragem dos que foram para o oeste em busca de uma nova vida. O homem comum que se torna herói na conquista do oeste selvagem. Exemplos: Da Terra Nascem os Homens e A Conquista do Oeste.

2. Singing Cowboy
Os astros mais populares do western dos anos 40 e 50 também eram ótimos cantores. Entre os campeões desse tipo de filme, do cowboy cantador, estavam Gene Autry e Roy Rogers. Elvis Presley também arriscou alguns passos nesse estilo em filmes como "Ama-me com Ternura" e "Estrela de Fogo".

3. Spaghetti Western
Nosso velho conhecido, alguns dos filmes de maior sucesso de bilheteria foram desse estilo. Basicamente eram filmes europeus (rodados na Itália e Espanha) que tentavam imitar os originais norte-americanos. O curioso é que com o tempo os Spaghettis acabaram superando os filmes Made in USA em termos de bilheteria e crítica. Basta lembrar dos filmes de Sergio Leone com Clint Eastwood para bem entender que esse estilo foi longe, muito mais do que era esperado.

4. Revisionistic Western 
Esse gênero procurava corrigir algumas injustiças históricas que foram cometidas nos primeiros filmes de western. Procuram trazer um certo revisionismo de teor histórico dentro dos roteiros. Um dos grandes exemplos é "Dança com Lobos" que procurou mostrar a realidade do nativo americano. "Pequeno Grande Homem" foi um dos grandes precursores desse estilo cinematográfico. É um novo olhar sobre a conquista do velho oeste pelo homem branco.

5. Post-apocalyptic Western
É curioso que o gênero ficção acabou utilizando elementos dos filmes de faroeste para criar um clima de devastação, deserto, desolação. Assim surgem filmes que mostram o mundo após um verdadeiro apocalipse, um colapso da humanidade. Os especialistas costumam citar filmes como "Mad Max 2", "The Road Warrior" e "The Postman" como exemplos perfeitos desse subgênero.

6. Space Western
O céu é o limite. Nos anos 70 alguns filmes começaram a mesclar ficção com western, nascendo dai o Space Western. Um dos primeiros filmes a apostar nessa mistura foi "Outland" com Sean Connery. E o que dizer de "Westworld - Onde Ninguém tem Alma"? Esses são os dois grandes clássicos desse estilo, para alguns bizarro, de fazer western.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário