quinta-feira, 5 de maio de 2016

Terremoto - A Falha de San Andreas

O cinema catástrofe, que teve seu auge nos anos 1970, nunca realmente saiu de cena. De tempos em tempos surgem filmes nesse estilo, principalmente atualmente quando não existem mais limites para a computação gráfica. Assim temos mais um exemplo desse tipo de produção. A bola da vez agora é explorar a falha de San Andreas, um acidente geográfico que atravessa a Califórnia na costa oeste dos Estados Unidos. São duas placas que mais cedo ou mais tarde vão se chocar causando um terremoto de proporções gigantescas e imensuráveis. O roteiro do filme assim explora como seria esse desastre natural, mas procurando dar um ponto de vista subjetivo a tudo o que acontece. E esse ponto de vista é representado justamente pelo protagonista Ray (Dwayne Johnson). Em seu dia a dia ele já salva vidas pois é um piloto de helicóptero de salvamentos. Agora imagine em uma situação de calamidade pública... Ele tenta salvar sua filha no meio do caos, mas logo percebe que isso não será nada fácil.

O filme, como era de esperar, é extremamente bem feito. A computação gráfica atingiu um nível de veracidade absurdo onde em muitos momentos não conseguimos mais distinguir o que é real e o que é digital do que vemos na tela. O ator Dwayne Johnson, vulgo The Rock, se sai bem, tanto em termos de ação - quando seu preparo físico é levado ao extremo - como nos momentos em que ele tenta trazer alguma humanidade para seu personagem, principalmente em relação à sua filha. Eu considero Johnson um ator carismático. No começo não o achava nada mais do que um halterofilista em cena, mas agora ele vem desenvolvendo bem seu carisma em cada filme, em cada nova produção que estrela. O roteiro é básico, não muito bom e nem original. Há situações em que se força muito a barra. Porém temos que entender que essa é uma característica desse tipo de produção. É preciso dar um desconto. Agora o que realmente faltou mesmo foi um desfecho melhor pois achei o final e a conclusão não muito bem bolados. De qualquer maneira, como pura diversão chiclete, até que San Andreas cumpre seus objetivos.

Terremoto - A Falha de San Andreas (San Andreas, Estados Unidos, Austrália, 2015) Direção: Brad Peyton / Roteiro: Carlton Cuse, Andre Fabrizio / Elenco: Dwayne Johnson, Carla Gugino, Paul Giamatti / Sinopse: Pai que trabalha como piloto de helicópteros de salvamento tenta salvar sua própria filha quando um enorme terremoto se instala em cidades da Califórnia, nos Estados Unidos, em decorrência de uma falha natural chamada San Andreas.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 5.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir