terça-feira, 3 de maio de 2016

Ipcress: Arquivo Confidencial

"Ipcress: Arquivo Confidencial" é um filme de espionagem inglês passado durante a guerra fria. Naqueles tempos o mundo estava dividido em dois blocos: o capitalista ocidental, liderado pelos Estados Unidos e o socialista oriental, comandado pela União Soviética (Rússia e demais nações fronteiriças invadidas por Moscou). Durante esse período histórico houve o auge dos serviços de espionagem dos países europeus. Isso porque era vital descobrir os planos do inimigo em uma época onde a tensão internacional era enorme. Nesse filme Michael Caine interpreta Harry Palmer, um membro do serviço de inteligência inglês. Indisciplinado, insolente, insubordinado e com tendência para atos criminosos (segundo sua própria ficha no departamento) ele é designado para uma nova missão.

Vários "cérebros" (físicos, químicos e cientistas em geral) estão desaparecendo do Reino Unido. A situação preocupa o governo inglês que resolve investigar. Palmer é então designado para essa operação. Provavelmente algum país socialista estaria planejando sabotar os ingleses eliminando justamente seus melhores quadros científicos. Aos poucos Palmer vai chegando na verdade, algo que o colocará em sério risco de vida. "Ipcress" é bem interessante porque segue de certa maneira os passos dos filmes de James Bond, mas tudo sob um ângulo mais realista, pé no chão. Não é tão fantasioso como 007. O próprio agente Palmer não é um super-herói, bem ao contrário, é apenas um agente comum, sem grandes heroísmos. Os vilões do filme são albaneses. A Albânia teve um dos regimes comunistas mais sombrios e fechados do mundo. Na época isso causou um certo mistério em relação a eles e o roteiro aproveita esse aspecto. No geral é um bom filme, com aquela sofisticação e elegância que sempre marcou o cinema inglês. Não é uma aventura tão movimentada como os filmes de Bond e nem se propõe a ser. A intenção é ser um filme de espionagem mais intelectual, mais introspectivo.

Ipcress: Arquivo Confidencial (The Ipcress File, Inglaterra, 1965) Direção: Sidney J. Furie / Roteiro: W.H. Canaway, James Doran / Elenco: Michael Caine, Nigel Green, Guy Doleman / Sinopse: Com o desaparecimento de um grande número de cientistas o governo inglês determina que seu serviço secreto comece a investigar o que de fato estaria acontecendo. O agente Harry Palmer (Michael Caine) é então designado para o solucionar o mistério. Filme premiado pelo BAFTA Awards nas categorias de Melhor Fotografia (Otto Heller), Melhor Direção de Arte (Ken Adam) e Melhor Direção (Sidney J. Furie).

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir