terça-feira, 17 de maio de 2016

A Ascensão dos Krays

Filme inglês que conta a história de dois irmãos que se tornam gangsters em Londres durante os anos 1950. Inicialmente eles sobem na hierarquia do submundo do crime extorquindo comerciantes do leste da cidade. Em troca de proteção (deles mesmos, é bom frisar) cobram dinheiro desses pequenos estabelecimentos. Aos poucos vão subindo usando de chantagem, suborno, violência e extorsão. Tudo começa a correr bem para os Krays até que um dos irmãos, Ronnie (Simon Cotton), começa a apresentar problemas mentais. Diagnosticado como esquizofrênico ele se torna uma bomba relógio, cometendo atos de extrema violência gratuita, o que começa a colocar em risco a própria sobrevivência de sua quadrilha. A partir daí rompe-se o suposto equilíbrio entre os próprios irmãos, desencadeando uma verdadeira guerra nas ruas.

Essa produção britânica, até bem realizada, com bom roteiro e boa reconstituição de época poderá agradar aos que gostam de filmes de gangsters. Um dos aspectos que mais me chamou atenção foi a forma como essas gangues inglesas escolhiam para resolver suas diferenças. Enquanto as quadrilhas americanas partiam logo para o uso de metralhadoras e armas de grosso calibre, havia ainda um tabu no uso de armas entre os criminosos ingleses. Tudo era resolvido no punho, em brigas de socos das mais violentas. Essa regra não escrita entre criminosos de Londres só seria quebrada justamente por um dos irmãos Kray, o insano Ronnie, que passou a andar armado, promovendo inclusive torturas em membros de bandos rivais. Nesse aspecto o filme recria o dia em que esse bandido colocou as mãos em um irmão de um de seus inimigos. Não foi certamente algo bonito de se ver. Enfim, bom filme policial, com uma trilha sonora recheada de clássicos do rock inglês em seus primórdios, que no geral cumpre bem seus propósitos.

A Ascensão dos Krays (The Rise of the Krays, Inglaterra, 2015) Direção: Zackary Adler / Roteiro: Ken Brown, Sebastian Brown / Elenco: Matt Vael, Simon Cotton, Kevin Leslie / Sinopse: Dois irmãos se tornam líderes de uma gangue que passa a dominar Londres durante os anos 1950. Para subir no mundo do crime não seguem limites, usando de violência e tortura para subjugar todos aqueles que cruzam seu caminho. Filme vencedor do Marbella Film Festival na categoria de Melhor Ator (Kevin Leslie).

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir