sexta-feira, 6 de maio de 2016

Operação França II

Assistir a essa sequência do clássico original é essencial. Isso porque o filme parte do final do anterior e traz a conclusão de toda a trama. Agora o policial Popeye Doyle (Gene Hackman) está na França. O departamento de narcóticos de Nova Iorque o envia para colocar um ponto final no caso do tráfico internacional de heroína que vimos no primeiro filme. Como se sabe o chefe de toda aquela operação, o traficante conhecido como Charnier (Fernando Rey). conseguiu escapar da lei americana. O jeito é pegá-lo em seu país natal. Os policiais franceses por outro lado não parecem muito dispostos a ajudar Popeye. Eles mostram muita má vontade com o tira americano e o proíbem de usar armas em solo francês. Mesmo com tantas limitações Doyle segue em frente. Em pouco tempo consegue seguir os rastros de Charnier, mas acaba caindo numa emboscada. Nas mãos dos traficantes acaba sendo dopado com heroína para desenvolver um vício na droga.

Essa parte do enredo dá ao ator Gene Hackman a oportunidade de atuar em ótimas cenas de torpor químico seguido de uma grave crise de abstinência. Ótimo trabalho físico e dramático de Hackman que se sai extremamente bem em todos os momentos. Depois de recuperado ele finalmente parte para o acerto de contas e não deixa barato - em um dos melhores momentos resolve tocar fogo em um hotel barato onde ficou refém da quadrilha de Charnier. O diretor John Frankenheimer deixou um pouco as sutilezas do primeiro filme para investir em ação, muita ação. A sequência no cais é um exemplo perfeito disso. Optando por um filme mais movimentado a continuação de "Operação França" acabou sendo ignorada pela Oscar, mas isso não fez muita diferença. Posso dizer que esse filme tem melhor ritmo e melhor desenvolvimento do que o original que é tão elogiado pela crítica. Provavelmente por ter sido uma fita policial de ação poucos tenham reconhecido seu valor, porém nunca é tarde para corrigir uma injustiça. Não se engane sobre isso, "Operação França II" é muito melhor do que dizem.

Operação França II (French Connection II, EUA, 1975) Direção: John Frankenheimer / Roteiro: Alexander Jacobs, Robert Dillon / Elenco: Gene Hackman, Fernando Rey, Bernard Fresson, Philippe Léotard / Sinopse: O policial americano Popeye Doyle (Hackman) vai até a França para colocar as mãos no traficante internacional Alain Charnier (Fernando Rey). Não será uma missão fácil de cumprir. Filme indicado ao Globo de Ouro e ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Ator (Gene Hackman).

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Comments no Music: Eagels, Eleanor Rigby.

    ResponderExcluir
  2. Pablo, se tiver um tempinho veja esse sujeito do link abaixo.

    https://www.youtube.com/watch?v=OSwuy8K0qZk

    ResponderExcluir
  3. Ok, estarei indo lá. Sobre o vídeo: gostei. Uma boa versão acústica.

    ResponderExcluir
  4. Você viu o a como o Joe Var Veri toca essa guitarra? O cara é uma orquestra com um instrumento só.

    ResponderExcluir