domingo, 5 de abril de 2015

O Caso Roswell

O Caso Roswell
Esse telefilme foi lançado em vídeo no Brasil nos anos 1990 e se revelou uma bela surpresa. O tema, todos já sabem, explora a queda de uma aeronave desconhecida no deserto do Novo México durante a década de 1940. Ao chegar no local o oficial Jesse Marcel (Kyle MacLachlan) acabou concluindo que aquela não era um nave do governo americano, mas sim proveniente de outro planeta, de vida alienígena. Assim que soube do fato ele começou a dar entrevistas para jornais e isso acabou causando uma grande comoção popular, o que obviamente despertou a máquina de acobertamento do governo americano que prontamente entrou em ação, fazendo inclusive com que o próprio Marcel fosse ridicularizado pelos órgãos de imprensa da época. 

Na realidade esse estranho acontecimento ocorrido em Roswell acabou criando toda a mitologia dos discos voadores, que depois iriam explodir na cultura pop, surgindo em filmes, séries, quadrinhos e livros. Um dos maiores méritos dessa produção é que ela adotou um tom muito equilibrado, procurando expor todos os fatos sem sensacionalismos desnecessários ou apelando para soluções banais e infantis. O roteiro não se posiciona claramente sobre o ocorrido, procurando apenas expor o que de fato aconteceu, sem tirar maiores conclusões. Provavelmente seja o filme que melhor captou essa situação, pois foi quase que inteiramente inspirado em um dos melhores livros escritos sobre o tema (de autoria dos doutores Kevin D. Randle e Donald R. Schmitt). Boa reconstituição de época, aliada a uma postura adequada, fazem de "O Caso Roswell" um programa obrigatório para quem se interessa em ufologia e sua história. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Minissérie ou filme produzido para a TV. 

O Caso Roswell (Roswell, Estados Unidos, 1994) Direção: Jeremy Kagan / Roteiro: Kevin D. Randle, Donald R. Schmitt / Elenco: Kyle MacLachlan, Martin Sheen, Dwight Yoakam. / Sinopse: O filme explora aquele caos bem conhecido de Roswell, onde supostamente teria ocorrido um acidente com um disco voador vindo de outro planeta. Verdade ou pura ficção?

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    O Caso Roswell ★★★★
    Blink - Num Piscar de Olhos ★★★

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir