sábado, 18 de abril de 2015

Diên Biên Phú

Um drama passado no Vietnã, antes da intervenção americana naquele país. Na estória acompanhamos um jornalista americano que é enviado para aquela região como correspondente de guerra para informar aos leitores de seu país o que se passava lá. Havia uma guerra aberta entre os colonialistas franceses e o povo do Vietnã que lutava por sua independência. O foco história é justamente realizado em cima da terrível batalha de Diên Biên Phú, quando os franceses foram finalmente derrotados, abrindo campo assim para a desastrosa entrada dos Estados Unidos na região, que daria origem no futuro ao sangrento conflito da Guerra do Vietnã, onde milhares de pessoas perderiam suas vidas.

O roteiro desse filme é muito bom porque procura mostrar os eventos que deram origem a um dos mais desastrosos conflitos militares da história americana. O momento em que o ovo da serpente foi plantado naquele solo. Curiosamente a sensação é a de que os americanos não tinham a menor ideia do que se passava e pelo visto continuaram a não ter depois, quando a guerra finalmente eclodiu. Pior para os milhares de jovens americanos que foram enviados para aquelas selvas tropicais, sem nem ao menos saberem porque realmente estavam lá, morrendo e lutando por suas vidas. Filme indicado ao César Awards na categoria de Melhor Música (Georges Delerue).

Diên Biên Phú - A Última Batalha da Indochina (Diên Biên Phú, França, 1992) Direção: Pierre Schoendoerffer / Roteiro: Pierre Schoendoerffer / Elenco: Donald Pleasence, Patrick Catalifo, Jean-François Balmer / Sinopse: Um outro olhar sobre uma guerra travada no fim do mundo.

Pablo Aluísio.

Um comentário: