segunda-feira, 13 de abril de 2015

Rapa Nui

Desde o começo do desenvolvimento da literatura romântica na Europa (e no Brasil, por tabela) temos a figura do indígena bem idealizado, romanceado e totalmente distante da realidade. Agora junte esse tipo de estética com a história pouco conhecida de toda uma civilização que simplesmente sumiu da noite para o dia e você entenderá um filme como "Rapa Nui". Aqui há uma tentativa de descrever como vivia esse povo da distante Ilha da Páscoa. O problema é que não existem artefatos arqueológicos suficientes para tentar reconstruir seu estilo de vida e sua cultura. No vácuo da história os roteiristas acabaram trazendo de volta o índio dos velhos enredos românticos do século XVIII.

Embora seja uma produção muito bem realizada não temos como fugir da conclusão que o filme em si é uma grande bobagem do ponto de vista histórico. Os selvagens de "Rapa Nui" desfilam valores e conceitos que obviamente ficam mais certos na pele de um europeu ou de um americano do século XX. Os diálogos, seus sentimentos e seus princípios culturais são mera ficção. De bom mesmo apenas o clima de aventura exótica que parece ter sido o grande incentivo para a realização dessa obra cinematográfica. Assista, se divirta, mas nunca o leve muito à sério, porque "Rapa Nui" definitivamente não foi feito para isso. Filme indicado ao prêmio da Political Film Society.

Rapa Nui (Rapa Nui, Estados Unidos, 1994) Direção: Kevin Reynolds / Roteiro: Kevin Reynolds, Tim Rose Price / Elenco: Jason Scott Lee, Esai Morales, Sandrine Holt / Sinopse: Uma drama de ficção passada na Ilha da Páscoa antes do desaparecimento dessa civilização.

Pablo Aluísio.

Um comentário: