domingo, 5 de abril de 2015

A Força em Alerta

Um navio de guerra da marinha americana é dominado por um grupo terrorista. Tudo estaria perdido se não fosse o próprio cozinheiro da embarcação, Casey Ryback (Steven Seagal), que na verdade é um bem treinado combatente do grupo de elite S.E.A.L, especializado em situações assim, de extremo perigo. Esse "Under Siege" é o maior sucesso da carreira do ator Steven Seagal no cinema e também é de longe o mais bem produzido de todos eles. Para se ter uma ideia temos nada mais, nada menos, do que Tommy Lee Jones interpretando William Stranix. Quem diria que Jones, hoje tão consagrado, seria coadjuvante de Seagal? Coisas que só aconteciam mesmo nos anos 90. 

O roteiro, como era de se esperar, passa longe de ser o forte dessa produção. O que vale mesmo são as inúmeras cenas de ação - algumas realmente muito boas - e o carisma sempre presente de Tommy Lee Jones, embora ele não seja a simpatia em pessoa, muito pelo contrário. O diretor Andrew Davis já vinha de outros filmes ao lado de Seagal, entre eles "Nico - Acima da Lei" (a estréia do ator em um grande estúdio). Além disso também já havia trabalhado ao lado de Tommy Lee Jones no movimentado "Entrega Mortal" com Gene Hackman. Como tinha intimidade com ambos os atores foi questão de tempo para o estúdio lhe escalar para dirigir mais esse action movie. No geral o filme se resume ao que se espera dele mesmo, sem nenhuma maior surpresa, o que pode ser uma grande notícia para fãs de Seagal e uma péssima ideia para quem detesta seus filmes. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som. Também indicado ao MTV Movie Awards na categoria de Melhor Filme de Ação. 

A Força em Alerta (Under Siege, Estados Unidos, 1992) Direção: Andrew Davis / Roteiro: J.F. Lawton / Elenco: Steven Seagal, Gary Busey, Tommy Lee Jones. / Sinopse: Um ex-membro da equipe de elite da Marinha americana que virou cozinheiro passa a ser a única pessoa que pode parar um grupo de terroristas quando eles tomam o controle de um navio de guerra dos EUA.

Pablo Aluísio.

Um comentário: