quarta-feira, 22 de abril de 2015

Adeus, Lenin!

Em 1989 o bloco comunista liderado pela União Soviética (URSS) ruiu. E o velho muro de Berlim, símbolo máximo daqueles tempos sombrios de guerra fria, também veio abaixo. Agora imagine uma senhora em coma, socialista de carteirinha, que voltasse para sua vida normal. Antes dela descobrir tudo, seu filho decide esconder as mudanças da mãe, afinal ela ainda está com saúde bem frágil. E aí surgem as dúvidas, como dar essa notícia e ela? Como explicar que o socialismo, que ela tanto ama, já não existe mais em sua nação?

A história do filme se passa no ano de 1990, ou seja, um ano após o fim do bloco oriental socialista. A mãe do protagonista do filme amava a Alemanha Oriental e quando ela acorda do coma, esse país já não mais existe. A Alemanha é unificada, Alemanha Ocidental e Oriental deixam de existir. Um filme bem interessante mostrando o ponto de vista de uma parcela da população daquelas nações. No geral eu recomendo ainda mais para quem gosta de história e quer entender melhor as transformações pelas quais passaram os países do Leste europeu durante aquela fase de transição política.

Adeus, Lenin! (Good Bye Lenin!, Alemanha, 2003) Direção: Wolfgang Becker / Roteiro: Bernd Lichtenberg, Wolfgang Becker / Elenco: Daniel Brühl, Katrin Saß, Chulpan Khamatova / Sinopse: Um jovem tenta proteger sua mãe socialista depois que ela sai de coma. Sua amada Alemanha Oriental já não existe mais!

Pablo Aluísio.

Um comentário: