quinta-feira, 9 de abril de 2015

Kurt Cobain: Montage of Heck

Título no Brasil: Ainda Sem Título Definido
Título Original: Kurt Cobain - Montage of Heck
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: HBO Documentary Films
Direção: Brett Morgen
Roteiro: Brett Morgen
Elenco: Kurt Cobain, Courtney Love, Krist Novoselic, Don Cobain, Jenny Cobain, Kim Cobain
  
Sinopse:
Documentário do canal HBO que conta a história de vida do cantor, compositor e líder do grupo Nirvana, Kurt Cobain (1967 - 1994). Através de entrevistas, filmagens caseiras e momentos captados durante shows da banda de rock, o espectador é levado de volta aos anos 1990, quando o Nirvana acabou se tornando um dos mais populares grupos de rock da história. A esposa de Kurt, Courtney Love, e o colega de banda Krist Novoselic são apenas algumas das pessoas que relembram em suas memórias a trajetória de Kurt rumo ao sucesso.

Comentários:
Não é o primeiro e nem tampouco será o último documentário explorando a vida do líder do grupo de rock Nirvana, mas certamente é um dos melhores já realizados. O diferencial fica no fato de que tudo foi produzido com o apoio da família Cobain, de sua esposa Courtney Love e dos demais donos dos direitos autorais da obra do grupo, o que significa que não existiram limites no uso da música do Nirvana e nem das cenas amadoras em Super-8 que pertenceram à família do músico em sua produção. Esse tipo de situação, a de um documentário sobre o Nirvana sem a utilização das músicas da banda, já tinha me aborrecido antes em outros documentários. Aqui pelo menos esse problema não existe. O filme se propõe a contar a vida de Kurt, desde a infância do roqueiro em Aberdeen, com muitas imagens tiradas do acervo particular da família Cobain, passando por sua juventude traumática marcada pelo divórcio dos pais até o sucesso como rockstar. 

O diretor teve uma ótima ideia ao utilizar diversas animações para contar parte da juventude de Kurt. Sem imagens ou fotos, ele acertou em cheio ao utilizar essa técnica. Essa fase foi uma das mais marcantes de sua vida pois ele sentiu muito o fato de não ter um lar estruturado. Com a separação dos pais ele ficou indo de casa em casa, tentando se adaptar, ora com o pai, ora com a mãe ou os avós, mas sempre sem sucesso. Praticamente largado na rua, acabou trilhando o caminho para a formação de sua banda de rock, algo que mudaria sua vida para sempre. Também há uma bem bolada animação de desenhos feitos pelo próprio Kurt. Seu diário pessoal acabou servindo de rica fonte de informações para o roteiro. A história de vida de Kurt Cobain assim vai sendo narrada, principalmente fundamentada em diversas entrevistas de pessoas que foram importantes em sua vida. O documentário é longo, com mais de duas horas e meia de duração, mas jamais cansa o espectador. Essa história é tão interessante que jamais poderia se tornar tediosa. No final temos mais um belo trabalho de resgate da história do rock, tudo realizado com extremo bom gosto e riqueza de detalhes. Um filme tão bom que certamente interessará todos os que gostam de um bom documentário musical e não apenas aos fãs do Nirvana. 

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir