Para muitos o comediante Billy Crystal é apenas aquele cara meio chatinho e metido a engraçadinho que de vez em quando apresenta o Oscar. Pois bem, na verdade ele sempre foi considerado um dos melhores atores cômicos dos Estados Unidos. Esse aqui foi um projeto bem pessoal dele, onde Crystal dirigiu, escreveu o roteiro, produziu e atuou ao mesmo tempo. Com óbvios toques autobiográficos o filme narra a estória de Buddy Young Jr (Crystal), um sujeito que se considera engraçado e que aposta em uma carreira de humorista, inicialmente em clubes de Stand Up, para depois conquistar os grandes palcos e até mesmo o cinema.
Embora seja considerado basicamente uma comédia o filme também aposta no lado mais dramático, onde Crystal procura mostrar também o lado duro da profissão de fazer rir. Além disso perpetua a velha imagem do palhaço triste, ou seja, daquele artista que vive de divertir os outros enquanto que na intimidade cultiva uma alma melancólica dentro de si. No saldo final temos um bom filme, que não fará você se arrepender de conferir.
Mr. Saturday Night - A Arte de Fazer Rir (Mr. Saturday Night, Estados Unidos, 1992) Direção: Billy Crystal / Roteiro: Billy Crystal, Lowell Ganz / Elenco: Billy Crystal, David Paymer, Julie Warner / Sinopse: A história de um comediante norte-americano. Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (David Paymer). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator - Comédia ou Musical (Billy Crystal) e Melhor Ator Coadjuvane (David Paymer). /
Pablo Aluísio.
Mr. Saturday Night
ResponderExcluirPablo Aluísio.