terça-feira, 26 de outubro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 3

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 3
CD de Elvis Presley celebra 24 anos da morte do "Rei do Rock" - Agosto 2001 - (Los Angeles) - Em comemoração do 24º aniversário da morte de Elvis Presley, na próxima quinta-feira (23), a gravadora BMG lançará um álbum exclusivo para o público japonês, com canções do rei do rock escolhidas pelo primeiro-ministro do país, Junichiro Koizumi, informou em Los Angeles Michael Omansky, da RCA Records, filial da BMG. O premiê japonês "é um dos maiores fãs de Elvis e se mostrou muito empolgado com a idéia de ele mesmo escolher as canções", contou Omansky, porta-voz da RCA, detentora dos direitos sobre a obra do cantor. O CD traz 26 músicas, entre elas "It's Now Or Never" e "Are You Lonesome Tonight". Serão lançadas 100 mil cópias, que estarão à venda a partir do próximo dia 22. Depois dos Estados Unidos, o Japão é o melhor mercado para os discos de Elvis.

Tributo à lendária Sun Records - Agosto 2001
(Los Angeles) - Paul McCartney, Elton John, Machbox Twenty e Bob Dylan são apenas alguns dos nomes que vão participar do disco tributo à Sun Records, gravadora que revelou gente como Elvis Presley, Roy Orbison , Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. O disco se chama "Good Rockin' Tonight (The Sun Records Tribute) e vai ser lançado no dia 2 de outubro. O grande destaque fica para a música "Sitting On The Top Of The World", de Howlin' Wolf, gravada em um dueto com Van Morrison. É a última gravação de Perkins, que morreu em 98. Veja abaixo a lista completa das músicas que vão estar no CD tributo:

Paul McCartney - "That's All Right"
Bob Dylan - "Red Cadillac and a Black Moustache"
Elton John - "Whole Lotta Shakin' Goin' On"
Eric Clapton - "Walkin' in the Rain"
Johnny Hallyday - "Blue Suede Shoes"
Sheryl Crow - "Who Will the Next Fool Be"
Jeff Beck e Chrissie Hynde - "Mystery Train"
Kid Rock - "Drinkin' Wine, Spo-Dee-O-Dee"
Jimmy Page e Robert Plant - "My Bucket's Got a Hole in It"
Matchbox Twenty - "Lonely Weekends"
Live - "I Walk the Line"
Mark Knopfler - "Rock 'n' Roll Ruby"
Tom Petty - "Blue Moon of Kentucky"
Third Eye Blind - "Cry Cry Cry"
Van Morrison e Carl Perkins - "Sitting on Top of the World"
Bryan Ferry - "Don't Be Cruel"

24 anos sem Elvis Presley - Agosto 2001
(Memphis) - Como acontece ano após ano, todo dia 16 de agosto é lembrada a morte do cantor Elvis Presley. Um dos ídolos que se recusam a morrer, Elvis é hoje, nos Estados Unidos, um dos mais cultuados ícones daquele país. Já virou selo postal, sua casa é ponto turístico e tudo que leva seu nome vende horrores. Qual é o seu papel dentro de nossa cultura, o que ele representa para milhares de pessoas ao redor do mundo e porque seu legado se recusa a morrer, ainda é um mistério, mas "The Pelvis" sempre viverá no coração daqueles que amaram e amam ao som de sua voz. Elvis Aaron Presley, que nasceu miserável em um Estado rural dos EEUU é hoje um dos mais vivos símbolos da cultura de massa mundial. Um viva para este homem que revolucionou a cultura e a sociedade do mundo ocidental. Viva Elvis!.

George Harrison grava com ex-companheiros de Elvis Presley - Agosto 2001
(Londres) - A impressão que dá é que, depois de ter desmentido em palavras a morte anunciada pela imprensa, George Harrison, agora, está empenhado em demonstrar a mesma coisa, desta vez em atos. Depois de confirmar a participação no disco solo do ex-Traffic, Jim Capaldi (em que vai tocar guitarra em uma versão em inglês de "Anna Júlia", do Los Hermanos), o ex-beatle não tem parado quieto. O ex-baixista dos Rolling Stones está lançando um single solo chamado "Love Letters" (faixa do CD duplo "Double Bill") cuja slide-guitar é obra de George. Como se isso fosse pouco, ele também agendou algumas datas de estúdio em Memphis, nos Estados Unidos, e deverá gravar algumas músicas com Scotty Moore e D.J. Fontana, músicos que acompanhavam Elvis Presley. George e Moore são amigos de longa data e, embora nada tenha sido oficialmente acertado, a associação pode ser dada como certa. Lance Cowan, representante da dupla, declarou que, segundo Scotty, se George chamá-lo, ele para o que estiver fazendo e vai correndo para o estúdio, na hora que for. Scotty Moore foi o guitarrista oficial de Elvis Presley durante 14 anos, de 1954 a 1968.

Comercial de TV desencadeia mania de Elvis em miniatura - Agosto 2001
(Frankfurt) - - Elvis está rebolando novamente em carros espalhados pela Alemanha, graças a um comercial de TV que mostra um boneco miniatura do cantor em ação. A EM.TV & Merchandising AG disse na terça-feira que está recebendo muitos pedidos do boneco de Elvis Presley que os motoristas podem colocar ou pendurar sobre o painel do carro e que rebola os quadris. O bonequinho virou mania instantânea quando a Audi colocou no ar um comercial mostrando um clone de Elvis que fica decepcionado porque seu bonequinho não dança -- porque o carro é macio demais. Elvis Presley viveu na Alemanha entre 1958 e 1960, enquanto servia no exército americano. A versão do bonequinho usada no comercial é loira, porque não foi licenciada pela Elvis Presley Enterprises. O boneco se tornou tão popular que a Audi produziu 15 mil deles para vender. Na semana passada a EM.TV adquiriu o direito de fabricar um boneco "genuíno", que pretende colocar à venda a partir de agosto.

Elvis é exposto no Hall da Fama Rockabilly - Agosto 2001
(Jackson, Tennessee) - Tudo que Elvis Presley usou acaba virando relíquia. Até as coisas mais bizarras. Uma dessas relíquias bizarras vai estar em exposição no Hall da Fama Rockabilly, que fica na cidade de Jackson, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos. Trata-se do equipamento médico que foi usado na tentativa de ressuscitá-lo, na ocasião de sua morte, em agosto de 77. O local ainda está sendo construído e esta é apenas uma das relíquias que eles pretendem trazer.

Em que diabos de língua Elvis está cantando??? - Agosto 2001
(Finlândia) - Você acha que o (não tão) santo nome de Elvis Presley já foi usado até o limite? É bem provável que não... Um estudioso finlandês lançou um disco com músicas de Elvis Presley cantadas no antigo idioma sumério. Esta língua era falada na Mesopotâmia (região onde, atualmente, fica o Iraque) entre 4000 e 1800 antes de Cristo. Jukka Ammondt já foi reconhecido mundialmente por seu trabalho quando gravou músicas de Elvis em latim e chegou a ganhar uma medalha do Papa por isso. "Acredito que este disco vai dar às pessoas uma percepção de suas raízes e de que aqui na Finlândia elas são respeitadas", disse Ammondt.

Morre Chet Atkins, o produtor de Elvis - Julho 2001
(Nashville) - O influente guitarrista e produtor Chet Atkins, que ajudou a modernizar a música country na década de 60, abrindo caminho para o enorme sucesso comercial do gênero, morreu em Nashville no último sábado (dia 14). Ele tinha 77 anos. Em 1973 e em 1997 Atkins lutou contra o câncer de cólon e o de cérebro, tendo passado por várias cirurgias. Atkins teve uma carreira multifacetada: como músico de estúdio, participou de gravações com Elvis Presley e os Everly Brothers; como artista com uma grande produção própria; e como um "caçador de talentos", descobrindo novos artistas country. Entre suas descobertas estão Charley Pride e Waylon Jennings. Chet Atkins produzia alguns dos maiores sucessos de Elvis como "It's Now or Never", "Are You Lonesome Tonight?", "Surrender", "Kiss Me Quick" e várias outras canções interpretadas pelo cantor. Atkins era uma das pessoas mais poderosas em Nashville, a capital da música country dos Estados Unidos, principalmente durante os anos 60, quando trabalhava na RCA Records, produzindo estrelas como Eddy Arnold, Don Gibson e Jim Reeves. Ele era chamado de "o rei da Viela dos Músicos", referência à região de Nashville onde ficavam todas as gravadoras. Até sua morte, ele manteve um escritório na mesma área. Artistas como Mark Knopfler, George Harrison e Paul McCartney frequentemente citavam o estranho estilo de Atkins tocar guitarra como uma importante influência. Atkins devolveu o favor aos Beatles ao gravar, em 1966, o álbum "Chet Atkins Picks on the Beatles." Knopfler, que liderava o Dire Straits, dividiu dois prêmios Grammys com Atkins em 1990 pelo aclamado disco "Neck and Neck." Atkins venceu 14 Grammys no total, o último deles em 1996. Aos 49 anos, ele foi a pessoa mais jovem a ser indicada para o Country Music Hall of Fame. Começando no meio da década de 50, Atkins lançou mais de 100 álbuns, e ganhou o apelido de Mr. Guitar Man. Sempre que assinava um papel, ele acrescentava as iniciais "cgp" -- certified guitar player, ou guitarrista certificado. Seu legado será o "Som de Nashville", que ele ajudou a criar ao lado do lendário produtor da Decca Records, Owen Bradley, o homem que criou Patsy Cline e Loretta Lynn.

Implodido estádio do último show de Elvis Presley - Julho 2001
(Indianápolis) - Foi implodido no último domingo (dia 08) o estádio Market Square Arena, em Indianápolis, local do último show realizado pelo cantor Elvis Presley em 1977. O local histórico foi implodido para a construção de um novo estádio, mais moderno, num processo semelhante ocorrido com o estádio de Wembley na Inglaterra. O último show da carreira de Elvis aconteceu no dia 26 de junho de 1977, com lotação esgotada, naquela que seria a última vez que o Rei do Rock pisaria em um palco. Menos de dois meses depois Elvis seria encontrado morto no banheiro de Graceland, por sua namorada na ocasião, Ginger Alden.

Paul McCartney compara Elvis a cantor de Rap! - Junho 2001
(Londres) - Depois de Elton John, foi a vez de outro cavaleiro do Império Britânico declarar que é fã de Eminem. Desta vez, foi Paul McCartney. O ex-Beatles disse que a polêmica que cerca o rapper é bem parecida com aquela que havia na época em que era adolescente e as pessoas caíam matando em cima de um cantor rebolativo, um tal de Elvis Presley. A declaração (que ainda vai dar muito pano para manga), foi dada na última edição da revista britânica Mojo Collections. Paul também disse que a música “Stan” é uma de suas favoritas. “Eu meio que gosto de ‘Stan’. Gostei do que Elton John fez com ele no Grammy (ele e Eminem cantaram a música juntos) porque todo mundo suspeitava que ele fosse homofóbico. Então, eu acho que aquilo botou essa idéia abaixo. O que é legal, porque isso tudo é uma indústria. É bom lembrar disso, senão, a gente acaba pensando ‘porra, o que é que tem de errado com o mundo?’”. Sir Paul contou que chegou a ficar preocupado quando viu seu filho, James, falando palavrões enquanto cantava rap. “’É só uma música, pai’, disse ele. Isso me lembrou que tivemos tudo isso quando o rock’n’roll surgiu. Elvis Presley não estava tentando transar com ninguém. Ele estava só mexendo os quadris”.

Premiê do Japão gosta de Wagner e de Elvis Presley - Junho 2001
TÓQUIO - De Richard Wagner a Elvis Presley, passando pelo heavy metal, o premiê do Japão, Junichiro Koizumi, escuta todo tipo de música. Koizumi falou de seu eclético gosto musical na segunda-feira, quando respondeu a um parlamentar que lhe perguntou se a ópera era seu verdadeiro amor. "Não escuto apenas ópera, embora, se vou a um espetáculo, prefiro que seja de ópera, porque é algo glorioso... mas em casa escuto sinfonias e outros tipos de música", respondeu Koizumi. "Quando eu era pequeno gostava de ouvir Elvis Presley, mas também escutava "enka" (baladas populares japonesas) e a X Japan", acrescentou, referindo-se à banda japonesa de heavy metal. Koizumi está moldando sua imagem de excêntrico num perfil mais série e agora é visto como um reformador. Com essa atitude e sua forte personalidade, vê sua popularidade subir ainda mais em meio a uma população que deseja ver como o novo premiê romperá os velhos e tradicionais moldes da economia e da política japonesas. Entre os obstáculos que Koizumi tem à sua frente está a enorme dívida japonesa.

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

Um comentário: