terça-feira, 26 de outubro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 1

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 1
Internet terá imagens inéditas de Elvis Presley - Dezembro de 2000
(LOS ANGELES) - Não há nenhum outro fã como um fã de Elvis Presley. Entre o site oficial do artista http://www.Elvis.com e uma simples busca no Yahoo, que revela a existência de outras quatro dezenas de sites sobre ele, a Internet revela as paixões que despertou durante sua vida. E mesmo depois da morte -- basta ver o site http://www.DeadElvis.com. E isso foi antes das descobertas de centenas de metros de negativos de filmes e 12 gravações de músicas nos arquivos da Warner Bros. Studios, há alguns anos. No material, estão imagens de um show promocional de 1970 e de Elvis ensaiando antes de uma apresentação em Las Vegas, na qual é visto fazendo palhaçadas com a banda TCB (Taking Care of Business). Essa filmagem será o ponto central de uma homenagem a Elvis que será feita na TV e na Internet. A rede de TV a cabo Turner Classic Movies (TCM) investiu 1 milhão de dólares na remasterização e edição do filme, intitulado "Elvis: Thats the Way It Is (Special Edition)", que vai ao ar em 15 de janeiro.

A partir de 1o. de dezembro, trechos do filme serão exibidos online. O site TurnerClassicMovies.com vai lançar uma página sobre o programa e o www.USAWeekend.com também terá clipes exclusivos do filme. O principal material online serão clipes das imagens redescobertas, entrevistas com amigos e integrantes da banda e os bastidores da restauração de "Thats the Way It Is." Um ex-parceiro de Elvis acredita que o filme mostrará um lado do cantor que poucos fãs conheciam. "O filme mostra uma real proximidade entre Elvis e a banda", disse James Burton, principal guitarrista que acompanhou Elvis Presley entre 1969 até a sua morte, em 1977, aos 42 anos (Elvis teria completado 65 em 8 de janeiro passado). "Éramos uma verdadeira união, que trabalhava muito junta. Ele dependia de nossa ajuda para tomar decisões." "Acho que os fãs vão amar o filme", diz Burton. "Ele mostra um lado mais pessoal. Ele era um palhaço e adorava se divertir. Mas, ao mesmo tempo, era muito sério sobre sua vida e sua música." Por Susan Karlin.

Seja um clone de Elvis enquanto é tempo - Dezembro de 2000
(LAS VEGAS) - Em 2019, o número de clones de Elvis Presley será tão grande que representará um terço da população mundial. Dá para acreditar? Isso faz parte de uma pesquisa que concluiu que o número de imitadores do Rei do Rock está meio fora de controle. Em agosto de 1977, quando ele morreu, havia apenas 150 pessoas imitando Elvis. Hoje em dia, esse número superou a marca de 85 mil. Estatisticamente, se este número continuar crescendo, em 2019, haverá três bilhões de Elvis circulando pelas ruas. O número foi levantado por Gordon Forbes, produtor de TV, que acabou de concluir um documentário sobre gente que se veste que nem Elvis.

Guitarras de heróis do Rock vão a leilão - Novembro de 2000
(LONDRES) - Uma companhia inglesa vai leiloar as guitarras de Jimi Hendrix e Elvis Presley, no próximo dia 29. A empresa espera arrecadar mais de 60 mil dólares por sessão. O mais interessante de tudo são as histórias que vêm junto com cada instrumento. A guitarra que pertenceu a Hendrix é a que ele teve que dar como pagamento de uma dívida, em 1970, poucos meses antes de sua morte. Já a de Elvis Presley é um modelo dos anos 50, usada durante os shows dos anos 70. Ele deu o instrumento para um fãs de Las Vegas e disse: "Agora você pode parar de brincar e aprender a tocar a minha guitarra. Ela me trouxe sorte, talvez funcione com você". Além destes itens, a companhia também vai pôr a leilão o contrato de edição da música "Happiness Is A Warm Gun", dos Beatles, assinado por John Lennon, e os óculos escuros que pertenceram a Bob Dylan.

Uniforme militar de Elvis Presley é colocado à venda - Novembro de 2000
LONDRES - A jaqueta do exército norte-americano pertencente à Elvis Presley, com uma mancha de tinta feita quando o cantor esbarrou numa janela recém-pintada, foi colocada à venda e pode alcançar 25.000 libras (36.000 dólares), disseram leiloeiros na segunda-feira. O uniforme foi usado pelo Rei do rock'n'roll quando ele estava na Alemanha. Durante a coletiva de imprensa ao chegar na Alemanha em outubro de 1958, Elvis encostou-se numa janela e manchou sua jaqueta com tinta fresca. Ele foi logo presenteado com um novo casaco e um dos pintores preservou a jaqueta manchada como lembrança. A jaqueta, agora de propriedade do fã britânico do cantor, Johnny Earle, é o principal item no leilão de quarta-feira em Londres pelos leiloeiros Bonhams e Brooks.

Rock da Flórida em exposição! - Novembro de 2000
(Londres) Preciosidades de Elvis Presley Tom Petty, Eric Clapton, Jim Morrison, Lynyrd Skynyrd e outras lendas do rock já estão confirmadas para a Follow That Dream: Florida's Rock and Roll Legends. A exibição, com inauguração marcada para o dia 3 de junho de 2001, ficará aberta para o público no Museum of Florida History, em Tallahassee. Se você estiver com viagem marcada para o States para essa época, não deixe de conferir ítens como o piano usado por Eric Clapton para compor "Laila", a porta do apartamento em que Jim Morrison (Doors) morou quando era estudante em Tallahassee, guitarras de Molly Hatchet, jeans de Tom Petty, um teclado da Allman Brothers Band e um traje que Elvis Presley usou durante uma apresentação na Flórida durante os anos 70 e parte de seu guarda roupa usado no filme "Follow That Dream" (Em cada Sonho um Amor) que ele filmou na Flórida em 1962.

Oasis em homenagem à Elvis Presley - Novembro de 2000
(Los Angeles) - O ator Johnny Depp já tinha passado por este problema, quando tatuou o nome de sua então namorada Wynona Ryder em seu corpo: vão-se os namoros e as tatuagens ficam. Liam Gallagher, vocalista do Oasis, acabou de aprender a lição. Logo depois do seu casamento com Patsy Kensit, ele mandou tatuar o nome de sua amada no seu braço. Agora que ela não é mais tão amada assim, ele teve que improvisar. Para cobrir a inscrição, ele usou um velho símbolo de Elvis Presley. Trata-se das iniciais TCB cortadas por um raio, o que significa "taking care of bussiness in a flash" (em português: dando conta do recado num instante). Ao lado do símbolo, estão as palavras "Faith" e "Spirit" (fé e coragem) e, logo abaixo, "discipline" (disciplina). Liam Gallagher resumiu tudo em uma frase: "Com Elvis não haverá problema, pois ele sempre será o maior, para sempre".

Elvis: Rei do rock e dos calendários - Novembro de 2000
(New York) - Só o título de rei do rock é pouco para Elvis Presley. Agora, ele também é soberano absoluto no reino dos calendários com fotos de artistas. O calendário que tem fotos de Elvis em Las Vegas e anda vendendo mais que ídolos mais recentes como Robbie Willians e Eminem. Uma rede de lojas dos Estados Unidos fez uma pesquisa e deu no que deu. Um porta-voz da rede de lojas disse que isso acontece porque nunca foram lançados muitos calendários com a figura dele e os fãs mais antigos, assim que vêem um exemplar, pagam o que for, mas voltam com ele para casa.

50 anos de Sun Records! - Outubro de 2000
HOLLYWOOD (Variety) - Lendas da música como Paul McCartney, Bob Dylan, The Who e Elton John já confirmaram presença na trilha sonora de um filme feito em homenagem aos 50 anos do selo Sun Records. Outras estrelas presentes no projeto incluem Jimmy Page, Robert Plant, Jeff Beck, Chrissie Hynde, Rod Stewart, Van Morrison, Mark Knopfler, Bryan Ferry, Aerosmith, Live, Third Eye Blind, Chris Isaak e Ben Folds Five, assim como o roqueiro francês Johnny Hallyday e o italiano Zucchero. Esses artistas cantarão músicas de Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison, Johnny Cash e outros pioneiros da gravadora Sun. Entre os destaques da trilha sonora estão Paul McCartney cantando ``That's All Right'', gravada por Elvis Presley em uma de suas primeiras sessões nos estúdios da Sun, em 1954.

Tennessee não esquece médico de Elvis - Outubro de 2000
(MEMPHIS) - O doutor George C. Nichopoulos é – a grosso modo – o que Mark Chapman é para um beatlemaníaco. Se Mark matou John Lennon, o "doutor Nick" era o médico que receitava montes e montes de pílulas para Elvis Presley. A sua licença para atuar profissionalmente está cassada há um bom tempo e, recentemente, ele entrou com um pedido de restauração na associação médica do estado do Tennessee. A junta que analisou o caso nem piscou e carimbou o pedido com um "não", dando a justificativa que é "para o bem-estar do cidadão do Tennessee".

Rock'n'Roll em Leilão! - Outubro de 2000
(LONDRES) - Diversas preciosidades do rock foram a leilão na terça-feira pela casa Christie de Londres. Pertences de Beatles, Jimi Hendrix, Elvis Presley e Bob Dylan foram arrematados por fãs mais abonados. Foram vendidas algumas partituras originais de canções gravadas por Elvis, contando inclusive com anotações do próprio Rei do Rock. O item que alcançou o maior valor foi uma guitarra Gibson Les Paul 1958 que pertenceu a Eric Clapton. O instrumento foi vendido por 68 mil dólares, mais de 120 mil reais. O dinheiro obtido com a venda foi doado ao Isabel Hospice, fundado em memória do antigo guitarrista do Free, Paul Kossoff. A guitarra foi dada a Eric por Kossof em 69, quando o Free e o Blind Faith excursionavam juntos.

E se Elvis estivesse vivo? - Setembro de 2000
(Londres) - O site de notícias Sonicnet. aproveitou as homenagens que aconteceram em Graceland, lembrando os 23 anos da morte de Elvis Presley e lançou uma pergunta interessante para os fãs e para pessoas ligadas à banda: "E se Elvis estivesse vivo?". Scotty Moore, o primeiro guitarrista a tocar com Elvis, brincou dizendo que ele estaria vivendo às custas da Previdência Social e, depois – em um tom mais sério – disse que ele poderia ter se tornado um pregador religioso. O baterista D.J. Fontana, na lata, concordou com Moore: "E seria um dos bons!". Para Moore, porém, ele ia ficar incomodado com o avanço da idade. "Elvis era uma pessoa muito vaidosa, sabe? Seria difícil para ele envelhecer com elegância". A cantora Ronnie McDowell, que trabalhou com Elvis, diz que não e acha que ele teria ficado parecido com o pai, que, segundo ela, era um "belo senhor". "Ele estaria usando Viagra como todos nós", finalizou Fontana. Elvis morreu no dia 16 de agosto de 1977, e foi o cantor que mais vendeu discos na história da música internacional em todos os tempos.

Elvis homenageado pela web - Setembro de 2000
(Londres) - O aniversário de 23 anos de morte de Elvis Presley foi lembrado por mais pessoas que nunca. Desta vez, o site oficial do rei do rock transmitiu a vigília que foi feita na antiga mansão de Elvis, Graceland, ao vivo pela internet. A homenagem durou uma semana e começou na terça, dia 15. Elvis Presley morreu no dia 16 de agosto de 1977, em Graceland, em Memphis, no estado de Tennessee. Todo ano ele é lembrado ao redor do mundo pelos seus fãs, sendo que o cantor ainda hoje é o que mais possui fãs-clubes ao redor do mundo, batendo inclusive artistas atuais como Michael Jackson e Madonna.

Rock saindo do armário - Setembro de 2000
(Londres) - Em outubro, Londres vai virar ponto de parada obrigatório para quem gosta de associar moda e rock'n'roll. A partir desse mês, vai rolar uma exposição programada para durar catorze semanas, no Barbican Centre da capital inglesa. A exibição, chamada "Rock Style", vai fazer um verdadeiro quem é quem no estilo rock'n'roll de se vestir. As grandes atrações devem ser os trajes dos Beatles, da fase Sgt. Pepper's. Além deles, a exposição deve trazer também algumas roupas usadas pelo The Who, Janis Joplin, Mick Jagger, Sex Pistols, Clash, Patti Smith, George Clinton, Prince, Alice Cooper e Marilyn Manson. Vai haver também uma ala especial, dedicada a Elvis Presley. Um livro ilustrado, escrito pelo estilista Tommy Hilfiger, fazendo uma alusão entre as relações entre o rock e a moda, vai acompanhar a exibição.

Site mostra vigília ao túmulo de Elvis - Setembro de 2000
(LOS ANGELES TIMES) - Os fãs de Elvis Presley não precisam mais viajar até os EUA para conseguir assistir à tradicional vigília que acontece todo ano em frente ao túmulo do ídolo. O site elvis-presley.com transmitiu na terça-feira a chegada dos fãs à mansão do cantor, chamada Graceland, localizada na cidade de Memphis. Anualmente, milhares de pessoas se dirigem ao local por ocasião do aniversário de morte de Elvis, que ocorreu no dia 16 de agosto de 1977. O evento costuma durar uma semana, com o encontro de, em média, 600 mil pessoas que cantam, dançam e rememoram a história do rei do rock no jardim de sua casa. O site promete editar as imagens captadas este ano e disponibilizá-las em breve para os internautas, no endereço www.elvis-presley.com.

Agosto é mês de lembrar Elvis - Agosto de 2000
(New York City) - Todo mês de agosto, sempre há uma homenagem a Elvis Presley. Foi nesse mês, mais exatamente no dia 16 de agosto de 1977, que Elvis morreu e, de lá para cá, o mundo inteiro sempre organiza várias homenagens para lembrar a perda. Elvis Presley foi o maior nome da história do Rock 'n' Roll mundial, pois foi a partir de seu sucesso internacional que este gênero musical deixou de ser um simples modismo para se transformar no estilo musical mais popular do século. Elvis com sua música e sua dança, abriu as portas para todos os grandes nomes da música e da cultura jovem do século XX como The Beatles, The Rolling Stones e tantos outros. Neste ano, a cidade de Memphis, no estado norte-americano do Tennessee, vai abrigar nada menos que cinqüenta eventos ligados à essa data. Um deles vai ser a exibição de uma nova edição do filme "That's The Way It Is", a partir do dia 12. As homenagens vão ser, na sua grande maioria, centradas entre os dias 10 e 16 de agosto.

Ex-Beatle junto com ex-Elvis - Agosto de 2000
(LONDRES) - Paul McCartney aceitou o convite de gravar uma música para o filme sobre a história da lendária gravadora Sun Records, responsável pelo lançamento de grandes nomes do rock ´n roll nos anos 50 como Jerry Lee Lewis, Roy Orbinson, Carl Perkins e o rei Elvis Presley. O baixista provavelmente fará uma versão de "That´s All right (Mama)" e, para completar a homenagem, ainda terá como banda de apoio os músicos que tocavam com Elvis . Vale lembrar que o rei é grande influenciador de Paul McCartney e que o ex-Beatle já fez versões de outras músicas de Elvis no memorável show no The Carvern Club, em Liverpool.

Os ídolos que valem milhões - Agosto de 2000
(Nova Iorque) - A revista especializada Forbes divulgou a lista das celebridades que mais geraram fortunas no ano passado. Entre os que estão no topo da lista: George Lucas, o pai de "Star Wars" e Steven Spielberg, diretor de alguns dos mais famosos filmes da história do cinema. uma curiosidade: a reportagem traz o quanto ainda rendem, em royalties e direitos autorais, alguns artistas que já se foram, como Elvis Presley (US$ 45 milhões), John Lennon (US$ 10 milhões) e Frank Sinatra (US$ 5 milhões).

Beatles e Elvis Presley: Os melhores momentos do Rock mundial na TV - Agosto de 2000
(LONDRES) - O site VH1.com realizou uma pesquisa nos Estados Unidos perguntando para os entrevistados qual o melhor momento do rock na TV. Segundo o site, os gritos estridentes de jovens garotas que encobria o som dos Beatles na apresentação no programa de Ed Sullivan, em 1964, foi o momento mais rock ´n´ roll de todos os tempos. Exatamente neste momento, a Beatlemania tinha seu início nos Estados Unidos. Elvis Presley entra em segundo lugar na lista com a apresentação feita na NBC em 1968 – após anos sem subir em um palco – fazendo filmes em Hollywood. A lista segue com as 20 melhores performances televisivas, vídeos e seriados e ainda conta com alguns fenômenos dos anos 90, como Nirvana.

Estrelas ganham prêmio On Line - Agosto de 2000
(Londres) - Aconteceu ontem, em Nova York, o terceiro Yahoo! Internet Life On-Line Music Awards, festa que premia os melhores da música na internet. Prince recebeu o prêmio de 'Melhor Música da Internet' com a canção "One Song". Como era de se esperar, Sir Paul McCartney levou o prêmio de 'Melhor Evento Ao Vivo On-Line' com o show que ex-Beatle fez ano passado no Cavern Club de Liverpool cantando músicas de Elvis Presley (All Shook Up, Party e I Got Stung) e Chuck Berry entre outros pioneiros do Rock. Já David Bowie ganhou os prêmios de 'Melhor Site' pelo seu web site BowieNet.com e de 'Pioneiro On-Line do Ano'. O Yahoo! Net Awards rola todo ano. Os indicados e vencedores são escolhidos pelo site do Yahoo! e pelas principais indústrias de internet.

Museu do rock abre hoje em Seattle - Julho de 2000
(Seattle) - Um museu de rock'n'roll, com um design que lembra uma guitarra, abre nesta sexta-feira (23 de junho de 2000), em Seattle, nos Estados Unidos. O prédio interativo, que custou US$ 240 milhões, um projeto arquitetônico do renomado Frank Gehry, foi concebido pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen, em homenagem a seu ídolo Jimi Hendrix. São mais de 80 mil artefatos relacionados ao rock e à música pop, incluindo uma jaqueta e um violão do Rei do Rock'n'Roll Elvis Presley.

Elvis Presley e Bart Simpson: Os mais famosos na Inglaterra - Julho de 2000
(Londres) - Bart Simpson, o guri endiabrado da série animada de TV "Os Simpsons", superou Marilyn Monroe e Nelson Mandela em uma pesquisa, feita na Grã-Bretanha, sobre os ícones mais populares do século vinte. Os personagens de desenhos animados nunca envelhecem, não te abandonam e podem ser muito mais simpáticos do que os ídolos reais – disse Tim Dowling, administrador da Boddington, que realizou a pesquisa entre pessoas de 18 a 35 anos. As quatro figuras que lideraram a lista de popularidade foram Elvis Presley,a princesa Diana, o líder negro Martin Luther King e Bart Simpson. Quando Elvis Presley cantou a música Love me Tender na TV, em cadeia nacional, um a cada três aparelhos de televisão dos EUA estavam ligados no "Rei do Rock". Este número nunca foi superado.

"Um Estranho Chamado Elvis": O rei voltou, e para te salvar, em pesadelo bom com Keitel - Julho de 2000
(Londres) - "Um Estranho Chamado Elvis" é uma espécie de pesadelo bom: você perdeu sua mulher em um choque com um trem e decide sair por aí em seu Cadillac sem a porta esquerda, até que encontra um estranho pedindo carona no meio da estrada. O homem de meia-idade segura uma placa de papelão em que se lê "Graceland" _nome de mansão em Memphis e alvo de peregrinações dos fãs de seu proprietário, Elvis Presley. O "freak" sobe no carro e se apresenta: "Eu sou Elvis". OK, ele está diferente, mais baixo, com o topete ralo e, para um homem de 60 anos, em bem melhor forma do que o cantor aos 42, quando teria deixado este mundo (em 1977). Dá para acreditar que Elvis não morreu e está voltando para casa? Como num pesadelo, todo mundo ao redor parece não ter nenhuma dúvida de que, sim, o caronista (Harvey Keitel, de "Cães de Aluguel" e "O Piano") é mesmo o finado Elvis Presley. Menos o rapaz que o leva de carona até o Tennessee, Byron Gruman (Johnathon Schaech, de "The Wonders - O Sonho Não Acabou"). Seja quem for, o Elvis-Keitel vai se revelando um anjo protetor dos infelizes que rondam pelas estradas norte-americanas. Se Jesus ainda não voltou, o rei do rock está de novo na Terra para te salvar. A "missão" do "The Pelvis" redivivo é traduzida em uma frase de efeito: "Todo mundo precisa de um guia. Que importa que seja Jesus, Buda ou Elvis?". É isso aí. Em uma mesa de cassino, Elvis reencontra Marilyn Monroe (Bridget Fonda, de "Jackie Brown" e "Mulher Solteira Procura") e logo depois Clark Gable, Judy Garland, Humphrey Bogart e Sammy Davis Jr. _vividos por aquele tipo de gente que ganha o pão imitando astros de Hollywood já idos em shows kitsch pelo interior dos EUA. Não deixa de ser engraçado. Na hora da verdade, o rei tem de mostrar que ele é ele mesmo, subir ao palco e cantar. É o ápice da incrível interpretação de Harvey Keitel em um longa-metragem divertido que troca, no final, a melancolia dominante pelo melodrama. Pena. De qualquer maneira, foi feito para os fãs do homem. É genial "reencontrá-lo", a trilha sonora é obviamente impecável, Graceland se deixa ver por quem nunca pôde ir a Memphis. E lá nos créditos aparece a autorização "oficial": a viúva, Priscilla Presley, é produtora executiva da película. Ousadias que pudessem fazer o rei revirar-se na tumba não podiam mesmo estar no roteiro. - "Um Estranho Chamado Elvis" (Finding Graceland) - Direção: David Winkley - Produção: EUA, 1999 Com: Harvey Keitel, Johnathon Schaech, Bridget Fonda.

Elvis não morreu, pelo menos no cinema... - Julho de 2000
(London Times) - Um Estranho Chamado Elvis ( Finding Graceland, EUA, 1998). Direção: David Winkler. Byron Gruman (Jonathon Schaech) perdeu o ânimo pela vida, desde que sua mulher Beatrice (Gretchen Mol) faleceu. Decide viajar sem rumo pela estradas dos Estados Unidos e em uma de suas viagens, enxerga ao longe um homem vestido com uma jaqueta cor-de-rosa, segurando uma placa onde se lê "Graceland". O homem se apresenta com o nome de Elvis e insiste em dizer que é o próprio Presley -- apesar de não ser nem um pouco parecido com ele. Byron dá carona ao estranho e começa uma aventura, que o faz mudar seus sentimentos em relação a vida, ajudado por acontecimentos inusitados, como o encontro com uma sósia de Marylin Monroe (Bridget Fonda), em um cassino no Mississipi. O longa-metragem estreia amanhã aqui na Inglaterra e sem dúvida se tornará um grande sucesso, pois a terra de sua majestade é um dos maiores centros de adoração do superastro do Rock. O filme demonstra que Elvis Presley está mais presente do que nunca no mundo atual, seja através de sua música ou de sua imagem. Elvis Presley, o rei do Rock'n'Roll, você queira ou não, definitivamente é um dos maiores mitos do século XX.

Presente para Beatlemaníacos - Julho de 2000
O site de música MCY.com, atendendo a pedidos, colocará novamente em seu site o webcast do histórico show de Paul McCartney no Cavern Club, que fica em Liverpool. Paul não tocava no local, onde os Beatles se apresentavam no início da carreira, desde agosto de 1963. A apresentação foi transmitida ao vivo em dezembro do ano passado. No show, o ex-beatle toca músicas de seu novo disco, "Run Devil Run", com covers de Elvis Presley nas canções "All Shook Up", "I Got Stung" e "Party", além de Little Richard, Chuck Berry e outros pioneiros do rock'n roll. Na banda que o acompanha, estão nomes famosos como Dave Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, e Ian Paice, baterista do Deep Purple. O show estará disponível apenas em alguns dias: hoje (1º de julho), 5 de julho, 8 de julho, 15 de julho, 20 de julho, 24 de julho, 4 de agosto e 10 de agosto.

Elvis era Galês? - Junho de 2000
Além do hambúrguer e de Marilyn Monroe, os norte-americanos sempre se orgulharam de ter dado ao mundo um dos maiores ícones do rock: Elvis Presley. Um livro recém-lançado acaba de jogar baldes de água fria nos brios ianques. Segundo Terry Beverton, em seu livro "A–Z de Gales", Presley tem as raízes fincadas no País de Gales. Beverton, historiador da Universidade de Gales, baseia essa afirmação bombástica em investigações genealógicas aprofundadas. "Apesar da maioria dos 'Elvisologistas' acreditarem que o Rei tinha uma mistura de sangue escocês e de índios cherokee, as pesquisas mais recentes apontam que ele tinha origem galesa, em detrimento aos escoceses", conclui Beverton.

Antepassados de Elvis Presley podem ser britânicos - Junho de 2000
LONDRES (Reuters) - O professor Terry Breverton, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, tem uma surpresa para todos os fãs de Elvis Presley que achavam que as raízes musicais do "Rei" estavam no sul dos Estados Unidos. Alguma vez você já parou para pensar nos vales do sul do País de Gales, famosos por seus corais de vozes masculinas? Breverton identificou os ancestrais do rei do rock não apenas como sendo originários da serra de Presili, no País de Gales, mas também como tendo vínculos com uma capela na região que é dedicada a São Elvis - "a única da Grã-Bretanha da qual se tem conhecimento dedicada a esse santo", segundo a edição de sexta-feira do jornal The Guardian. O jornal disse que Breverton, autor de um guia "de A a Z" ao País de Gales, acredita que existem outros indícios de vínculos entre Elvis e o País de Gales. "O segundo nome do irmão gêmeo de Elvis, Jesse Garon Presley, que morreu, é de origem galesa. O nome de sua mãe, Gladys, também é galês", disse Breverton. ''Sua avó, Doll Mansell, pode ter sido da famosa família de Mansell, de Oxwich, na península de Gower.'' Segundo o The Guardian, a secretária da Sociedade de Gower, Ruth Ridge, teria dito: "Vamos lançar um apelo por ajuda para verificar se essas afirmações têm fundamento. Se for verdade, será maravilhoso".

Lisa Marie Presley trabalha com Billy Corgan - Junho de 2000
Lisa Marie, filha de Elvis Presley, está contando com uma ajuda muito especial na gravação de seu primeiro disco. Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins está ajudando a filha do rei do rock a fazer uma das músicas. O produtor Glenn Ballard, que também está envolvido no projeto, confirma que isso está acontecendo, mas prefere não dar mais detalhes a respeito. O disco deve sair no fim deste ano ou no começo de 2001.

Viva a Sun Records! - Junho de 2000
Mark Knopfler e Bryan Ferry estão entre os primeiros artistas a gravarem faixas para um álbum tributo à Sun Records. O disco em homenagem à gravadora teve também Scotty Moore e D.J. Fontana, da banda de Elvis Presley, fazendo sua parte. Os dois participaram das sessões para as três primeiras faixas, gravadas no estúdio Abbey Road em Londres. De acordo com os organizadores do projeto, a Middle Fork Productions (de Los Angeles), The Who, Elton John, Van Morrison, Bonnie Raitt, Jimmy Page e Robert Plant foram convidados para participar. Por enquanto, não houve um comunicado oficial sobre a presença destes artistas no disco.

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

Um comentário: