sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 19

Filhas de Elvis Presley passam Natal com crianças carentes - dezembro 2004
(Memphis) - Como já fazem há alguns anos, Priscilla, Lisa Marie e Riley Keough Presley - as três gerações de mulheres da família de Elvis Presley - participaram da festa de Natal da instituição Presley Place, que abriga famílias de sem-teto até que adquiram conhecimentos básicos e necessários para se sustentar e ter onde morar. A festa teve a presença de Papai Noel, que distribuiu presentes, além das irmãs passarem o dia lendo histórias de Natal para os baixinhos, brincando e tirando fotos com todos. Presley Place é mantido pela Elvis Presley Charitable Foundation, por contribuição de centenas de fãs fervorosos de Elvis e da MIFA (Metropolitan Inter-Faith Association).

Escolhido o ator que viverá Elvis Presley na TV - dezembro 2004
(Escolhido o ator que viverá Elvis Presley na TV) - A CBS anunciou o nome do ator que viverá o Rei do Rock na minissérie Elvis. Será o irlandês Jonathan Rhys-Meyers, de Alexandre e Driblando o destino. Segundo a Variety, a série de TV será dirigida por James Sadwith. O roteiro é de Patrick Sheane Duncan. Completam o elenco Camryn Manheim como Gladys - a mãe do cantor -, Randy Quaid como Tom Parker - o empresário - e Rose McGowan como Ann-Margret. As filmagens do programa começarão em 10 de janeiro em Nova Orleans. A minissérie sobre Elvis Presley mostrará a vida do icônico artista, sua música, seus filmes, seus relacionamentos e o impacto que ele teve na cultura pop. (fonte: variety)

(Ator Irlandês irá interpretar Elvis) - A rede de TV americana CBS anunciou que vai realizar uma minissérie sobre a vida de Elvis Presley, com o ator irlandês Jonathan Rhys-Meyers no papel do rei do rock. A minissérie, que se chamará Elvis, está sendo produzida com a cooperação e participação dos herdeiros de Elvis Presley e incluirá versões originais dos maiores êxitos do cantor, diz um comunicado da CBS. Rhys-Meyers fez o papel de um treinador de futebol no filme Bend It Like Beckham (2002). A série também incluirá Camryn Manheim como a mãe de Presley e Randy Quaid como seu gerente, o coronel Tom Parker, informou ontem a CBS. A atriz Rose McGowan fará o papel de Ann-Margret, que atuou com Presley no filme Viva Las Vegas, de 1964. (fonte: agência estado)

(CBS divulga oficialmente o ator para Elvis) - Depois de muitas informações desencontradas e boatos a CBS finalmente anunciou oficialmente o nome do ator que irá interpretar o rei do rock Elvis Presley. O disputado papel ficou com o ator irlandês Jonathan Rhys-Meyers, que curiosamente não estava cotado entre os fãs americanos, que tinham como certa a contratação do ator Jesse Metcalfe para o papel. Os principais fãs clubs de Elvis nos EUA e Europa ainda não se manifestaram sobre o ator que fará Elvis - mas muitos torceram o nariz pela escolha. A polêmica agora recai sobre quem irá interpretar Priscilla Presley. Muitas atrizes estão sendo cotadas, principalmente depois que a CBS divulgou nota oficial em que desmente a participação de Lindsay Lohan no projeto. Esse deve ser o último ponto de controvérsia, já que a equipe está quase completa. Confira o nome dos atores e equipe técnica que já foram confirmadas oficialmente pela CBS: Jonathan Rhys-Meyers (Elvis Presley); Camryn Manheim (Gladys Presley); Randy Quaid (Tom Parker); Rose McGowan (Ann Margret); James Sadwith (direção); Patrick Sheane Duncan (roteiro).

Herança de Elvis Presley está sob nova administração - dezembro de 2004
(Herança de Elvis Presley vai trocar de mãos) - O empresário Robert F.X. Sillerman anunciou na quinta-feira ter concordado em comprar 85 por cento da herança de Presley, incluindo os direitos sobre o nome do cantor e a administração de sua célebre mansão Graceland, num negócio de 100 milhões de dólares. Sillerman, que fundou e mais tarde vendeu a operadora de rádio SFX Broadcasting e a empresa de promoção de shows SFX Entertainment, vai adquirir a participação na Elvis Presley Enterprises (Empreendimentos Elvis Presley) da filha do cantor, Lisa Marie Presley. Ele descreveu Elvis, que ficou conhecido como o Rei do Rock, como "o mais significativo ícone da cultura pop americana". Além de administrar Graceland, a residência de Elvis em Memphis, Tennessee, Sillerman vai ser dono do nome e da imagem do artista, dos direitos sobre suas fotos e da receita advinda de sua música, seus programas de TV e seus filmes, como "Jailhouse Rock". O título de propriedade de Graceland e do terreno em que a mansão está situada, além da maioria dos objetos pessoais de Elvis, vai continuar nas mãos de Lisa Marie Presley. O complexo para visitantes de Graceland e o "Heartbreak Hotel", do outro lado da rua, serão vendidos. Elvis Presley, que morreu em Graceland em 1977, atuou em 31 filmes e vendeu mais de 1 bilhão de discos. Mais de 600 mil pessoas visitam Graceland todos os anos. A Elvis Presley Enterprises gerou receita de 45 milhões de dólares em 2003 e 38 milhões nos três primeiros trimestres deste ano. Em comunicado à imprensa, Sillerman disse que vai pagar 53 milhões de dólares em dinheiro, assumir 25 milhões de dólares da dívida da Elvis Presley Enterprises e pagar o restante em ações. Lisa Marie Presley disse que há vários anos vinha procurando um sócio para ajudar a ampliar a Elvis Presley Enterprises e espera que o acordo preserve o legado de seu pai. "Minha maior responsabilidade para com meu pai é preservar e proteger seu legado, e esta é uma estrutura nova e promissora que abre uma gama incrível de oportunidades", disse ela. Priscilla Presley, mãe de Lisa Marie e ex-mulher de Elvis, vai continuar a exercer as funções de consultora executiva da empresa. (fonte: reuters)

(Herança de Elvis Presley está sob nova administração) - O empresário milionário Robert F.X. Sillerman, anunciou nesta quinta-feira um acordo no valor de 100 milhões de dólares para comprar 85% da herança de Elvis Presley. Sillerman, fundador da empresa de shows SFX Entertainment, adquirirá 85% da herança de Presley, incluindo os direitos intelectuais de seu nome e imagem, além da administração da mansão de Graceland, em Memphis (Tennessee). A famosa mansão atrai mais de 650 mil visitantes a cada ano, boa parte deles durante o mês de agosto, para comemorar no dia 16 o aniversário de morte do cantor americano (em 1977). O acordo também lhe dá direito à renda gerada pela música de Presley, os programas de televisão e os filmes estrelados por ele. Presley protagonizou 31 filmes e sua música vendeu mais de um bilhão de cópias. Sillerman, que considera Presley "o ícone mais importante da cultura popular americana", informou em comunicado que pagará 53 milhões de dólares à vista, mais a dívida de 25 milhões de dólares da Elvis Presley Entreprises, e o restante será pago em ações. O magnata criou uma nova companhia, CKX Inc, para administrar a herança de Presley. A ex-mulher do cantor, Priscilla Presley, seguirá como empresária da consultoria Elvis Presley Entertainment. A filha de Presley, Lisa Marie, explicou que durante vários anos tinha buscado a pessoa mais indicada para ampliar a empresa de seu falecido pai, que em 2003 teve lucros de 45 milhões de dólares. "Minha maior responsabilidade com meu pai é preservar e proteger seu legado, e isto representa uma nova e excitante aventura que abre toda uma incrível gama de oportunidades", disse Presley, que ficará com o título da propriedade de Graceland e dos 5,26 hectares de contíguos, além de todos os bens pessoais do artista (fonte: agência efe)

(Filha de Elvis Presley vende os direitos sobre as músicas do pai) - Lisa Marie Presley vendeu os direitos sobre o merchandising e a música de seu pai, Elvis Presley, por US$ 84 milhões. O comprador, o empresário americano Robert Sillerman, declarou que o Rei do Rock é, 'o mais significativo ícone da cultura pop americana'. Para ele, Elvis pode render muito dinheiro se for melhor trabalhado. 'Minha grande responsabilidade em relação ao meu pai é preservar e proteger seu legado e esta nova e excitante estrutura abre um incrível leque de oportunidades,' afirmou a filha do cantor. Lisa manteve Graceland, a propriedade de Elvis, que foi transformada num museu. O local onde estão enterrados Elvis e seus pais, Vernon e Gladys, recebe 650 mil visitantes por ano. (fonte: ananova)

(Elvis Mania ganha mais um empurrão) - O magnata do entretenimento Bob Sillerman planeja uma nova rodada de lançamentos para reviver o culto ao astro do rock Elvis Presley. Entre os planos do executivo estão um parque temático na Alemanha, um reality show chamado "Elvis Idol" e uma série de hologramas do cantor, em tamanho real, que serão distribuídos em cassinos da Ásia. Sillerman é bilionário e comprou todos os direitos envolvendo o nome de Elvis Presley por US$ 100 milhões. A notícia é destaque hoje em diversos jornais dos EUA. O acordo foi feito com a filha do artista, Lisa Marie Presley, que terá direito a 15% do faturamento total dos empreendimentos. Ela manterá apenas a famosa casa de Graceland, nos EUA, que recebe anualmente mais de 600 mil visitantes.
(fonte: agência estado)

Rose McGowan vai ser Ann-Margret em "Elvis" - dezembro 2004
(Los Angeles) - Rose McGowan vai fazer o papel da atriz Ann-Margret em Elvis, um telefilme sobre o rei do rock que vai ser produzido pela emissora de TV americana CBS. A cantora sueca tinha 23 anos quando trabalhou com o músico em Viva Las Vegas, de 1964. Os dois viraram amigos e sempre foram muito próximos. Ela foi a seu funeral em Memphis, Tennessee, em 1977. McGowan faz atualmente o seriado de TV Charmed (WB), mas é mais conhecida por seu longo noivado com o músico Marilyn Manson. Os dois separaram-se alguns meses atrás. (fonte: variety)

Fãs poderão alugar apartamento onde Elvis Presley morou - dezembro 2004
(Memphis) - Os fãs do cantor Elvis Presley terão a chance de dormir no mesmo quarto do apartamento onde o Rei do Rock morou em Memphis, nos Estados Unidos. Os proprietários reformaram a casa em que Elvis e seus pais moraram entre 1949 e 1953. O apartamento será alugado, mas, duas vezes por ano, ficará aberto a visitação pública. O imóvel fica em um complexo de prédios que passou por uma reforma de US$ 36 milhões e tem, agora, 347 apartamentos - o projeto recebeu o nome de Uptown Memphis. Aniversário - A residência ocupada pelo casal Vernon e Gladys Presley, com seu filho adolescente Elvis, foi redecorado com peças da época, como sugeriram os fãs do astro. O apartamento foi aberto ao público para coincidir com o aniversário de morte de Elvis, no dia 16 de agosto de 1977. Ainda não se sabe a que preço o imóvel será alugado. “Isso é uma coisa única no mundo, então acho que as pessoas pagarão o que acreditam ser apropriado para ficar aqui”, disse Alexandra Mobley, administradora do projeto. O prédio foi fechado em 2000 e corria o risco de ser demolido, mas foi salvo por residentes locais e fãs. (fonte: bbc brasil)

Mais novidades no set de Elvis na CBS - dezembro de 2004
(New York) - Continua a fase de pré produção da série "Elvis" na CBS. As filmagens tem previsão de início em meados de janeiro de 2005. A escolha do elenco ainda movimenta os bastidores, sendo que a presença de Jesse Metcalfe como o rei do rock é praticamente certa. Para o papel de Priscilla Presley a mais forte candidata ainda é Lindsay Lohan (foto), atriz muito popular entre os jovens nos EUA. O único problema em sua contratação ainda é o valor de seu cachê, 5 milhões de dólares, considerado alto demais pelos produtores executivos do projeto. Já o papel de Coronel Tom Parker já está definido, o velho espertalhão será interpretado pelo ator Randy Quaid. A CBS agora define os detalhes finais do roteiro e a da produção. Os produtores querem utilizar cenas reais de Elvis com cenas recriadas em estúdio pelos atores, mas nada ainda foi acertado de forma definitiva. Por enquanto a única certeza é a utilização de gravações originais de Elvis no programa. (fonte: variety, e!)

Começam as comemorações do 70º aniversário de Elvis Presley - dezembro de 2004
(Gravadora britânica comemora aniversário de Elvis com 18 singles) - A divisão britânica da RCA Records irá lançar uma ambiciosa campanha de singles no ano que vem para marcar o aniversário de 70 anos de Elvis Presley, dia 8 de janeiro. A RCA vai reeditar semanalmente cada um dos 18 singles de Presley que foram número 1 nas paradas britânicas, em ordem cronológica, em uma edição limitada de CDs ou de discos de vinil de 10 polegadas. A campanha começará dia 3 de janeiro com "All Shook Up" e "Jailhouse Rock" e terminará dia 25 de abril com a versão remixada do DJ holandês JXL "A Little Less Conversation". "All Shook Up" vem com uma caixa com formato para receber os 18 singles. (Tom Ferguson, Billboard)

(70º aniversário de Elvis vem aí com relançamentos) - No próximo dia 8 de janeiro comemora-se o 70º aniversário do nascimento de Elvis Presley. E como acontece em toda data "redonda" relacionada ao finado que mais rende dinheiro no mundo inteiro, parte de seus fãs mais entusiasmados terá acesso a uma nova fornada de (re)lançamentos. O braço britânico da RCA Records vai reeditar todos os 18 singles de Elvis que chegaram ao número 1 da parada do Reino Unido. Durante várias semanas os compactos serão lançados, em CD e vinil de 10 polegadas, em ordem cronológica coerente com a dos lançamentos originais. A série começa no dia 3 de janeiro com "All Shook Up" e "Jailhouse Rock", ambas de 1957, e termina em 25 de abril com "A Littles Less Conversation", remix do DJ Junkie XL feito em 2002. (fonte: mtv brasil)
Bob Dylan diz que se vê mais como um Elvis do que como um profeta - dezembro 2004

(Londres) - O cantor e compositor Bob Dylan disse em sua primeira entrevista à TV em 20 anos que nunca se viu como um ícone e que se sente mais confortável com a idéia de ser uma espécie de Elvis Presley, e não um profeta de sua geração. Dylan, 63, comentou que o fato de que a geração dos anos 60 o tenha transformado em um herói fez com que, muitas vezes, ele se sentisse como "um impostor". "Era como estar em um conto de Edgar Allan Poe, no qual uma pessoa não é o tipo de pessoa que todo mundo pensa que é, apesar de todo o mundo se referir a ela dessa forma", afirmou Dylan, de acordo com os trechos divulgados pela CBS, que transmitirá a entrevista no domingo (5). "Você é o profeta. Você é o salvador. Nunca quis ser um profeta, nem um salvador", frisou ele. "Melhor Elvis. Posso me imaginar me transformando nele, mas em profeta? Não", sentenciou. "Se olharem minhas canções, vão se dar conta de que não há nada que diga que sou um porta-voz de alguém, nem nada disso", completou. A entrevista foi dada dois meses após o lançamento de sua autobiografia "Chronicles: Volume One", na qual detalha seus problemas com o fato de ser famoso e a perseguição dos fãs. Além disso, há poucas semanas, a revista "Rolling Stone" elegeu "Like a Rolling Stone", seu clássico de 1965, como a melhor canção de todos os tempos. "Essas listas, elas mudam o tempo todo. A verdade é que não dou muita atenção para elas", minimizou. (fonte: folha on line)

Os melhores covers de todos os tempos - dezembro de 2004
(New York) - Jimi Hendrix fez o melhor cover de todos os tempos. O guitarrista ficou no topo de uma lista publicada pelo jornal britânico The Daily Telegraph. Ele foi o vencedor da eleição entre críticos do jornal com All Along The Watchtower, cover da canção de Bob Dylan lançada em 1967, no disco John Wesley Harding. O guitarrista fez a versão apenas alguma semanas depois da faixa original ser lançada. A lista de 50 faixas também inclui You Always on My Mind, hit de Elvis Presley em versão dos Pet Shop Boys (número 2); My Way (clássico de Frank Sinatra), na voz de Sid Vicious (número 3); o cover de Respect, de Ottis Redding, por Aretha Franklin (número 5); Comfortably Numb, primeiro hit da banda nova-iorquina Scissor Sisters, um cover do Pink Floyd (número 9); e a versão do Devo para (I Can't Get No) Satisfaction, dos Rolling Stones (número 22) (fonte: reuters)

Textos inéditos sobre Elvis na seção "Fotos do Mês" - dezembro de 2004
(Londres) - Na seção "fotos do mês" de dezembro trazemos dois textos inéditos em nosso site. No primeiro, extraído do livro "Elvis e Eu", Priscilla Presley recorda seu primeira natal em Graceland ao lado de Elvis. Acompanhando o texto de Priscilla e Sandra Harmon trazemos uma foto rara e inédita de Elvis. Mas as novidades não param por aí, Pablo Aluísio nos brinda com um texto inédito onde ele analisa um dos discos mais subestimados da carreira do Rei do Rock, "Elvis For Everyone". Pablo Aluísio mostra como esse disco foi montado pela RCA Victor sob a supervisão do produtor Chet Atkins e mostra as principais músicas desse disco de Elvis. Então não perca tempo! Para acessar basta clicar na foto de Elvis Presley acima! (erick steve)

Exposição relembra passagem de Elvis pela Alemanha - novembro 2004
(Berlim) - Elvis Presley completaria 70 anos no dia 8 de janeiro de 2005. A Casa da História de Bonn homenageia o rei do rock 'n' roll com uma exposição que relembra sua passagem pela Alemanha. A canção alemã Muss i denn, muss i denn zum Städtele hinaus ressoa dos alto-falantes no hall de entrada, um telão exibe o filme Saudades de um Pracinha (G.I Blues). Ao lado, na parede, protegida por vidros resistentes, a transcrição fonética que Elvis Presley fez da canção popular antes de gravá-la. O cacho de cabelo que o barbeiro guardou na época em que o astro prestava serviço militar na Alemanha também está bem protegido. "Não queremos que as coisas acabem indo parar no site da e-bay", diz Jürgen Reiche, o organizador da exposição, rindo. A Casa da História em Bonn está preparada para receber uma multidão de visitantes. Cegueira após os shows - A mostra é composta de mais de 300 objetos de coleções públicas e particulares, entre os quais roupas com que o cantor se apresentava nos palcos, cartazes e discos. Uma farda foi emprestada pelo fã ardoroso que a roubou do carro de Elvis, na década de 50. O saco de viagem que ele trazia consigo ao desembarcar em Bremerhaven, em 1958, igualmente exposto, faz parte do acervo do próprio museu. Da mesma forma os móveis e instrumentos originais da barbearia no quartel de Friedberg, onde Elvis mandou cortar sua basta cabeleira. Completada por áudios e vídeos, a mostra informa também sobre lados menos glamourosos da vida do cantor. O visitante fica sabendo, por exemplo, que Elvis sofria de muitas doenças, como glaucoma e diabetes. Após cada apresentação no palco, ele perdia temporariamente a visão. Ainda assim, seu empresário, Tom Parker, insistia em agendar sempre novos shows. O revolucionário - Elvis na Alemanha é o nome da exposição, mas ela poderia se chamar Elvis não morreu, na opinião de Reiche. "A questão é que ele continua existindo em nossas mentes, é conhecido por diferentes gerações, deu origem a uma revolução sexual, musical e social." Nos anos 50, ainda reinava a segregação racial nos Estados Unidos, a sociedade se orientava por valores conservadores. Elvis chegou então, com suas calças justas, os movimentos lascivos e um estilo musical que unia os ritmos dos brancos e dos negros. Elvis ousou renovar, afirma Reiche: "Ele concedeu impulso e movimento à sociedade. Era embaixador de um estilo que se dirigia a pessoas dispostas a mudar as coisas". Novo mundo - Elvis Presley personificou como ninguém o American dream, ascendendo de motorista de caminhão a superstar. Foi ele que uniu os estilos country e gospel com o rhythm 'n' blues, tornando acessíveis aos brancos ritmos até então cultivados apenas por negros. Com isso, o estilo musical do rock 'n' roll conquistou uma camada de bom poder aquisitivo, deixando ser underground para se tornar um fenômeno de massas. Para os adolescentes, o novo ritmo significava ao mesmo tempo um estilo de vida próprio, distante do conservadorismo da geração de seus pais. A geração do pós-guerra na Alemanha sentiu-se especialmente atraída por Elvis, não apenas pelo fato de ele ter prestado seu serviço militar no país durante um ano e meio. "Ele abriu para eles uma janela para o mundo, serviu de orientação com sua música e todo o seu jeito. Afinal, muitos deles tinham crescido sem pai", esclarece Reiche. A exposição pretende ser também uma viagem pelo tempo, já que a chegada de Elvis à Alemanha marcou o início de um processo que levou à adoção de um certo estilo americano de vida. Elvis na Alemanha está à mostra na Casa da História de Bonn até 27 de fevereiro de 2005. (fonte: Kerstin Winter)

Escolhido o ator que irá interpretar Elvis em série da CBS - novembro 2004
(Los Angeles) - A rede de TV CBS ainda não confirma, mas o FilmForce garante que a minissérie da emissora sobre Elvis Presley está perto de encontrar seu protagonista. Aparentemente, Jesse Metcalfe (Desperate housewives, Smallville) é presença quase certa no programa como o Rei do Rock. O ator foi recentemente eleito pelo Us Weekly como o "homem mais sexy da televisão" e tem exatamente a mesma altura do cantor, além, é claro, de grande semelhança física. Veja a foto dele ao lado. A minissérie sobre Elvis Presley mostrará a vida do icônico artista, sua música, seus filmes, seus relacionamentos e o impacto que ele teve na cultura pop. (Érico Borgo)

Gravações raras de Elvis não encontram comprador em leilão - novembro 2004
(Los Angeles) - Um lote das primeiras gravações de Elvis Presley na RCA, feitas há quase 50 anos, não alcançou o preço mínimo pedido num leilão realizado na segunda-feira. Mas outros objetos menores do Rei do Rock and Roll renderam mais de 6.000 dólares. O destaque do leilão de dois dias, promovido pela casa internacional Bonhams & Butterfields, era uma coleção particular de seis gravações em fitas de rolo de canções de Elvis Presley, avaliadas em entre 30 mil e 50 mil dólares. As gravações "pré-master" feitas de algumas das primeiras sessões de Elvis na RCA incluíam versões nunca antes ouvidas de sucessos como "All Shook Up" e "Jailhouse Rock", além de bate-papos casuais no estúdio entre o cantor, membros de sua banda e o engenheiro de som que fez as gravações, Thorne Nogar. Foi Nogar quem, trabalhando sob contrato para a RCA, acabou de posse das fitas e cuja família as ofereceu em leilão através da Bonhams & Butterfields. Nogar morreu em 1994. O representante do leilão, Erik Simon, disse à Reuters que as fitas acabaram sendo retiradas do leilão porque "não foi alcançado o preço mínimo fixado pelos proprietários". Simon disse que a família de Nogar não quis divulgar o preço de reserva fixado para a coleção, nem os lances recebidos. Vários outros itens de Elvis Presley foram leiloados, incluindo uma foto autografada do cantor (2.115 dólares), um cartaz autografado de seu filme de 1968 "Joe é Muito Vivo" ("Stay Away Joe") (3.525 dólares) e uma capa de LP autografada (470 dólares). Em um dos maiores lances do leilão, que arrecadou ao todo 1,1 milhão de dólares, os quatro ternos originais usados pelos Beatles na foto de capa do álbum "Please Please Me" foram arrematados por 110 mil dólares. (fonte: reuters)

Fitas inéditas de Elvis Presley vão a leilão - novembro 2004
(Los Angeles) - Algumas das primeiras gravações que Elvis Presley fez para a RCA quase 50 anos atrás, incluindo versões nunca antes ouvidas de "All Shook Up" e "Jailhouse Rock", foram oferecidas no domingo num leilão. As seis fitas de rolo não editadas -- originais "pré-master" vindas da coleção particular do engenheiro de estúdio que as gravou -- estavam sendo avaliadas entre 30 mil e 50 mil dólares, segundo a casa de leilões internacionais Bonhams & Butterfields. Trechos das gravações foram tocados no sábado para os compradores potenciais na galeria Bonhams em Los Angeles, disse à Reuters um porta-voz do leilão. Será a primeira vez que elas serão ouvidas em público. São mais de duas horas de áudio compostas de 57 faixas musicais, incluindo várias versões de canções que Presley cantou no estúdio, além de momentos de bate-papo casual entre Presley, membros de sua banda e o engenheiro do estúdio, Thorne Nogar. Foi Nogar, trabalhando sob contrato para a RCA no estúdio Radio Recorders, em Los Angeles, que acabou de posse das fitas e cuja família resolveu oferecê-las em leilão, através da Bonhams & Butterfields. "Essas fitas estão conosco há muitos anos, e acho que outras pessoas deveriam poder curti-las", disse o filho do engenheiro, Stephen Nogar, 57 anos, caminhoneiro aposentado hoje residente em Kentucky. "Além disso, francamente, precisamos do dinheiro." Nogar disse que, como sua família não possui os direitos autorais sobre a música de Elvis Presley, só pode vender as fitas para outra pessoa para seu "prazer pessoal". As fitas não poderão ser reproduzidas para fins de lucro comercial, disse ele. As fitas foram gravadas entre setembro de 1956 e setembro de 1957, nas sessões iniciais de gravação de Elvis na RCA, que comprou o passe do cantor da Sun Records por 35 mil dólares. Nogar, que morreu em 1994 aos 72 anos, tinha o hábito de gravar duas fitas simultaneamente quando gravava Elvis Presley, para que pudesse ter um backup das sessões, no caso de os produtores da RCA mudarem de idéia quanto a qual versão de uma canção preferiam, depois de a fita master já ter sido editada. O engenheiro guardou as fitas de backup. "Ele as chamava de suas fitas de salvação da pátria", contou seu filho, acrescentando que a qualidade do som é notavelmente mais nítida do que num disco de vinil novo, que é quatro gerações "distante" do som criado no estúdio. As fitas incluem alguns dos primeiros sucessos de Elvis, como "Jailhouse Rock" e "All Shook Up", todo o material que ele gravou para seu primeiro álbum de Natal, e um conjunto de músicas religiosas. Stephen Nogar disse que seu favorito pessoal é uma balada intitulada "Have I Told You Lately That I Love You". As fitas Presley fazem parte de um leilão maior que a Bonhams está promovendo e que vai incluir também os ternos originais vestidos pelos Beatles na capa de seu primeiro álbum, uma guitarra que foi de Jimi Hendrix, alguns celulóides de animação raros da Disney e uma coleção de posters de cinema. A seguir a íntegra das músicas dos tapes:

Tape 1: Blue Christmas, the complete album (10 tracks) Tape 2: Jail House Rock (Begin fade at 1:50) - Jailhouse Rock (Begin Fade at (2:15) - Treat Me Nice - Don't Leave Me Now - Don't Leave me Now - I Want to be Free - Young and Beautiful (3 tracks) - And then there are copious notes Tape 3: Precious Lord - It is no Secret - Blueberry Hill - Have I told you Lately - Is it so Strange Tape 4: Playing for Keeps - Love Me - Paralyzed - How do you think I feel - How is the world treating you - When my blue moon turns to gold - Long Tall Sally - Ole Shep -- (Alternate Master) - Ole Shep - Too much - Anyplace is Paradise - Rip it Up - Tape 5: I believe - Got a lot of living to do - All Shook Up - Mean Woman Blues - Peace in the Valley - I beg of You - That's when your heartache begins - Tell me why (extra number) Tape 6: Don't Leave me now - One night - True Love - I need you so - Loving you - When it rains it pours - I beg of you (original mono tape) - Teddy Bear (para tape) - Lonesome Cowboy (para tape) - Lets have a party (vocal and group) - Lets have a party (vocal and band) - Hot dog (para tape)

Os novos lançamentos de Elvis Presley - novembro 2004
(Nova Iorque) - E os lançamentos de Elvis não param, foi anunciado pela BMG e pelo selo FTD os novos CDs de Elvis para o final de 2004 e janeiro de 2005, confira os títulos e músicas: "On Tour, the Rehearsals" (FTD #30) - Track Listing: Proud Mary 2:44 Polk Salad Annie 2:46 See See Rider 2:32 A Big Hunk O' Love 2:09 Johnny B. Goode 2:20 Young And Beautiful 2:37 Love Me 1:50 Hound Dog 1:23 Lawdy Miss Clawdy 2:15 For The Good Times 3:09 El Paso 1:06 Funny How Time Slips Away 2:47 Help Me Make It Through The Night 2:38 Release Me 2:31 Burning Love 3:15 ALways On My Mind 3:44 First Time Ever I Saw Your Face 3:53 Never Been To Spain 3:38 Separate Ways 3:38 - "Rocking Across Texas" (FTD #31) - Amarillo, TX (June 19, 1974) See See Rider I Got A Woman Love Me Trying To Get To You All Shook Up Love Me tender Hound Dog Fever Polk Salad Annie Suspicious Minds Heartbreak Hotel Help Me I Can't Stop Loving You An American Trilogy Big Boss Man Bridge Over Troubled Water (others) Fort Worth, TX (June 3, 1976) You Gave Me A Mountain Steamroller Blues All Shook Up Burning Love Little Darlin' Young And Beautiful Love Letters Shake A Hand Early Morning Rain Jailhouse Rock "Follow That Dream" (FTD #1011) - Follow That Dream Angel What A Wonderful Life I'm Not The Marrying Kind Sound Advice A Whistling Tune Outtakes (Stereo) Angel (takes 1,2) Follow That Dream (takes 1,2) What A Wonderful Life (takes 2,1) A Whistling Tune (takes 2,3) Angel (take 4) I'm Not The Marrying Kind (takes 2,3,4,6) Follow That Dream (take 3) Sound Advice (take 1) Angel (take 5) What A Wonderful Life (takes 3,4,5,6) Angel (take 6) Follow That Dream (take 4) Angel (take 7) Angel (vocal overdubs) A Whistling Tune (take 4, stereo master without overdub) On Top Of Old Smokey (0:18 Mono) "Kid Galahad" (FTD #1012) - King Of The Whole Wide World This Is Living Riding The Rainbow Home Is Where The Heart Is I Got Lucky A Whistling Tune Outtakes King Of The Whole Wide World (1st version) (takes 1,2) Home Is Where The Heart Is (takes 13,14) Riding The Rainbow (1st version) (take 1) I Got Lucky (1st version - alternate master) (take 6) King Of The Whole Wide World (1st version) (takes 7,8) This Is Living (take 2) Home Is Where The Heart Is (takes 1,2,3,6,7) King Of The Whole Wide World (1st version) (take 13) A Whistling Tune (take 2) King Of The Whole Wide World (1st version) (takes 14,15,16,17,20,21,25) I Got Lucky (1st version) (take 1) Home Is Where The Heart Is (take 10) King Of The Whole Wide World (1st version) (take 31) Riding The Rainbow (1st version) (take 7) King Of The Whole Wide World (2nd version) (takes 1,2,3) Double Feature Stereo Masters King Of The Whole Wide World This Is Living Riding The Rainbow Home Is Where The Heart Is I Got Lucky A Whistling Tune "Artist Collection: Elvis Presley" (BMG 82876-63627-2) - Mystery Train Blue Moon Lawdy, Miss Clawdy (You're So Square) Bady I Don't Care Crawfish Ain't That Loving You Baby (fast) Fever The Girl Of My Best Friend Guitar Man Reconsider Baby Suspicion Patch It Up (live) Polk Salad Annie (live) There Goes My Everything "Love, Elvis" - Are You Lonesome Tonight? Can't Help Falling In Love Always On My Mind It's Now Or Never Love Me Tender I Want You, I Need You, I Love You Don't A Fool Such As I Any Way You Want Me Surrender Hawaiian Wedding Song Doin' The Best I Can Fever It Hurts Me I Just Can't Help Believin' The Wonder Of You Let It Be Me It's Impossible For The Good Times (previously unreleased) There Goes My Everything And I Love You So You Don't Have To Say You Love Me Unchained Melody If I Can Dream

Revista Rolling Stone elege as melhores músicas de todos os tempos! - novembro 2004
(Los Angeles) - Veja a lista com as 200 músicas entre as 500 melhores "de todos os tempos" listadas na mais recente edição da revista americana "Rolling Stone", que chega às bancas nesta sexta-feira (19). 1. Bob Dylan "Like a Rolling Stone" 1965 2. Rolling Stones "(I Can't Get No) Satisfaction" 1965 3. John Lennon "Imagine" 1971 4. Marvin Gaye "What's Going On" 1971 5. Aretha Franklin "Respect" 1967 6. Beach Boys "Good Vibrations" 1966 7. Chuck Berry "Johnny B. Goode" 1958 8. Beatles "Hey Jude" 1968 9. Nirvana "Smells Like Teen Spirit" 1991 10. Ray Charles "What'd I Say" 1959 11. The Who "My Generation" 1966 12. Sam Cooke "A Change Is Gonna Come" 1965 13. Beatles "Yesterday" 1965 14. Bob Dylan "Blowin' in the Wind" 1963 15. The Clash "London Calling" 1980 16. Beatles "I Want to Hold Your Hand" 1964 17. Jimi Hendrix "Purple Haze" 1967 18. Chuck Berry "Maybellene" 1955 19. Elvis Presley "Hound Dog" 1956 20. Beatles "Let it Be" 1970 21. Bruce Springsteen "Born To Run" 1975 22. The Ronettes "Be My Baby" 1963 23. Beatles "In My Life" 1966 24. Impressions "People Get Ready" 1965 25. Beach Boys "God Only Knows" 1966 26. Beatles "A Day in the Life" 1967 27. Derek and the Dominos "Layla" 1971 28. Otis Redding "Sittin On the Dock of the Bay" 1968 29. Beatles "Help!" 1965 30. Johnny Cash "I Walk the Line" 1956 31. Led Zeppelin "Stairway To Heaven" 1971 32. Rolling Stones "Sympathy For The Devil" 1968 33. Ike and Tina Turner "River Deep, Mountain High" 1966 34. Righteous Brothers "You've Lost That Lovin' Feelin'" 1964 35. The Doors "Light My Fire" 1967 36. U2 "One" 1991 37. Bob Marley and the Wailers "No Woman No Cry" 1974 38. Rolling Stones "Gimme Shelter" 1969 39. Buddy Holly and the Crickets "That'll Be the Day" 1957 40. Martha and The Vandellas "Dancing In The Street" 1964 41. The Band "The Weight" 1968 42. The Kinks "Waterloo Sunset" 1967 43. Little Richard "Tutti Frutti" 1956 44. Ray Charles "Georgia On My Mind" 1960 45. Elvis Presley "Heartbreak Hotel" 1956 46. David Bowie "Heroes" 1977 47. Simon and Garfunkel "Bridge Over Troubled Water" 1969 48. Jimi Hendrix "All Along The Watchtower" 1968 49. The Eagles "Hotel California" 1977 50. Smokey Robinson and the Miracles "The Tracks Of My Tears" 1965 51. Grandmaster Flash and The Furious Five "The Message" 1982 52. Prince "When Doves Cry" 1984 53. Sex Pistols "Anarchy In The UK" 1977 54. Percy Sledge "When A Man Loves A Woman" 1966 55. The Kingsmen "Louie Louie" 1963 56. Little Richard "Long Tall Sally" 1956 57. Procol Harum "Whiter Shade Of Pale" 1967 58. Michael Jackson "Billie Jean" 1983 59. Bob Dylan "The Times They Are A-Changin'" 1963 60. Al Green "Let's Stay Together" 1971 61. Jerry Lee Lewis "Whole Lotta Shakin' Goin' On" 1957 62. Bo Diddley "Bo Diddley" 1957 63. Buffalo Springfield "For What It's Worth" 1968 64. Beatles "The She Loves You" 1964 65. Cream "Sunshine of Your Love" 1970 66. Bob Marley and the Wailers "Redemption Song" 1968 67. Elvis Presley "Jailhouse Rock" 1957 68. Bob Dylan "Tangled Up In Blue" 1975 69. Roy Orbison "Cryin'" 1961 70. Dionne Warwick "Walk On By" 1964 71. Beach Boys "California Girls" 1965 72. James Brown "Papa's Got A Brand New Bag" 1965 73. Eddie Cochran "Summertime Blues" 1958 74. Stevie Wonder "Superstition" 1972 75. Led Zeppelin "Whole Lotta Love" 1969 76. Beatles "Strawberry Fields Forever" 1967 77. Elvis Presley "Mystery Train" 1956 78. James Brown "I Got You (I Feel Good)" 1965 79. The Byrds "Mr. Tambourine Man" 1968 80. Marvin Gaye "I Heard It Through The Grapevine" 1965 81. Fats Domino "Blueberry Hill" 1956 82. The Kinks "You Really Got Me" 1964 83 Beatles "Norwegian Wood" 1965 84. Police "Every Breath You Take" 1983 85. Patsy Cline "Crazy" 1961 86. Bruce Springsteen "Thunder Road" 1975 87. Johnny Cash "Ring of Fire" 1963 88. The Temptations "My Girl" 1965 89. Mamas And The Papas "California Dreamin'" 1966 90. Five Satins "In The Still Of The Nite" 1956 91. Elvis Presley "Suspicious Minds" 1969 92. Ramones "Blitzkrieg Bop" 1976 93. U2 "I Still Haven't Found What I'm Looking For" 1987 94. Little Richard "Good Golly, Miss Molly" 1958 95. Carl Perkins "Blue Suede Shoes" 1956 96 Jerry Lee Lewis "Great Balls of Fire" 1957 97. Chuck Berry "Roll Over Beethoven" 1956 98. Al Green "Love and Happiness" 1972 99. Creedence Clearwater Revival "Fortunate Son" 1969 100. Rolling Stones "You Can't Always Get What You Want" 1969 101. Jimi Hendrix "Voodoo Child (Slight Return)" 1968 102. Gene Vincent "Be-Bop-A-Lula" 1956 103. Donna Summer "Hot Stuff" 1979 104. Stevie Wonder "Living for the City" 1973 105. Simon and Garfunkel "The Boxer" 1969 106. Bob Dylan "Mr. Tambourine Man" 1965 107. Buddy Holly and the Crickets "Not Fade Away" 1957 108. Prince "Little Red Corvette" 1983 109. Van Morrison "Brown Eyed Girl" 1967 110. Otis Redding "I've Been Loving You Too Long" 1965 111. Hank Williams "I'm So Lonesome I Could Cry" 1949 112. Elvis Presley "That's Alright (Mama)" 1954 113. The Drifters "Up On The Roof" 1962 114. Crystals "Da Doo Ron Ron (When He Walked Me Home)" 1963 115. Sam Cooke "You Send Me" 1957 116. Rolling Stones "Honky Tonk Women" 1969 117. Al Green "Take Me to the River" 1974 118. Isley Brothers "Shout - Pts 1 and 2" 1959 119. Fleetwood Mac "Go Your Own Way" 1977 120. Jackson 5, "I Want You Back" 1969 121. Ben E. King "Stand By Me" 1961 122. Animals "House of the Rising Sun" 1964 123. James Brown "It's A Man's, Man's, Man's, Man's World" 1966 124. Rolling Stones "Jumpin' Jack Flash" 1968 125. Shirelles "Will You Love Me Tomorrow" 1960 126. Big Joe Turner "Shake, Rattle And Roll" 1954 127. David Bowie "Changes" 1972 128. Chuck Berry "Rock & Roll Music" 1957 129. Steppenwolf "Born to Be Wild" 1968 130. Rod Stewart "Maggie May" 1971 131. U2 "With or Without You" 1987 132. Bo Diddley "Who Do You Love" 1957 133. The Who "Won't Get Fooled Again" 1971 134. Wilson Pickett "In The Midnight Hour" 1965 135. Beatles "While My Guitar Gently Weeps" 1968 136. Elton John "Your Song" 1970 137. Beatles "Eleanor Rigby" 1966 138. Sly and the Family Stone "Family Affair" 1971 139. Beatles "I Saw Her Standing There" 1964 140. Led Zeppelin "Kashmir" 1975 141. Everly Brothers "All I Have to Do is Dream" 1958 142. James Brown "Please Please Please" 1956 143. Prince "Purple Rain" 1984 144. Ramones "I Wanna Be Sedated" 1978 145. Sly and the Family Stone "Every Day People" 1968 146. B-52's "Rock Lobster" 1979 147. Iggy Pop "Lust for Life" 1977 148. Janis Joplin "Me and Bobby McGee" 1971 149. Everly Brothers "Cathy's Clown" 1960 150. Byrds "Eight Miles High" 1966 151. Penguins "Earth Angel (Will You Be Mine)" 1954 152. Jimi Hendrix "Foxy Lady" 1967 153. Beatles "A Hard Day's Night" 1965 154. Buddy Holly and the Crickets "Rave On" 1958 155. Creedence Clearwater Revival "Proud Mary" 1964 156. Simon and Garfunkel "The Sounds Of Silence" 1968 157. Flamingos "I Only Have Eyes For You" 1959 158. Bill Haley and His Comets "(We're Gonna) Rock Around The Clock" 1954 159. Velvet Underground "I'm Waiting For My Man" 1967 160. Public Enemy "Bring the Noise" 1988 161. Ray Charles "I Can't Stop Loving You" 1962 162. Sinead O'Connor "Nothing Compares 2 U" 1990 163. Queen "Bohemian Rhapsody" 1975 164. Johnny Cash "Folsom Prison Blues" 1956 165. Tracy Chapman "Fast Car" 1988 166. Eminem "Lose Yourself" 2002 167. Marvin Gaye "Let's Get it On" 1973 168. Temptations "Papa Was A Rollin' Stone" 1972 169. R.E.M. "Losing My Religion" 1991 170. Joni Mitchell "Both Sides Now" 1969 171. Abba "Dancing Queen" 1977 172. Aerosmith "Dream On" 1975 173. Sex Pistols "God Save the Queen" 1977 174. Rolling Stones "Paint it Black" 1966 175. Bobby Fuller Four "I Fought The Law" 1966 176. Beach Boys "Don't Worry Baby" 1964 177. Tom Petty "Free Fallin'" 1989 178. Big Star "September Gurls" 1974 179. Joy Division "Love Will Tear Us Apart" 1980 180. Outkast "Hey Ya!" 2003 181. Booker T and the MG's "Green Onions" 1969 182. The Drifters "Save the Last Dance for Me" 1960 183. BB King "The Thrill Is Gone" 1969 184. Beatles "Please Please Me" 1964 185. Bob Dylan "Desolation Row" 1965 186. Aretha Franklin "I Never Loved A Man (the Way I Love You)" 1965 187. AC/DC "Back In Black" 1980 188. Creedence Clearwater Revival "Who'll Stop the Rain" 1970 189. Bee Gees "Stayin' Alive" 1977 190. Bob Dylan "Knocking on Heaven's Door" 1973 191. Lynyrd Skynyrd "Free Bird" 1974 192. Glen Campbell "Wichita Lineman" 1968 193. The Drifters "There Goes My Baby" 1959 194. Buddy Holly and the Crickets "Peggy Sue" 1957 195. Chantels "Maybe" 1958 196. Guns N Roses "Sweet Child O Mine" 1987 197. Elvis Presley "Don't Be Cruel" 1956 198. Jimi Hendrix "Hey Joe" 1967 199. Parliament "Flash Light" 1978 200. Beck "Loser" 1994 (fonte: Rolling Stone e France Presse)

John Lennon desbanca Elvis Presley em pesquisa - novembro 2004
(Revista Q elege John Lennon) - John Lennon ficou na frente de Elvis Presley em uma pesquisa da revista de música Q para decidir quem é o maior ícone do rock and roll de todos os tempos. Paul McCartney, companheiro de Lennon nas composições dos Beatles, ficou apenas em 12º lugar na pesquisa da revista britânica. Em uma homenagem a Lennon, Yoko Ono disse à publicação: "Lennon foi um homem obstinado: parecia que ele sabia que estava na Terra por um período relativamente curto." Lennon foi assassinado por um fã obcecado do lado de fora de seu apartamento em Nova York, em 1980, aos 40 anos. Yoko disse: "ele mudou a consciência das pessoas de uma maneira incrível, tanto com palavras como com música. Ele não tinha medo de dizer a verdade e nos dar um cenário claro do que estava realmente acontecendo." (fonte: terra)

(John vence eleição, Elvis é vice) - John Lennon foi eleito o ícone número um do rock em uma pesquisa realizada pela revista britânica Q. Em geral, as coisas funcionam assim: revistas norte-americanas elegem artistas norte-americanos e revistas inglesas elegem artistas ingleses. É bem natural que seja assim, a final a maioria dessas pesquisas é feita entre os leitores da revista. Assim, John Lennon pegou o primeiro lugar e desbancou Elvis Presley. Paul McCartney pegou só um décimo segundo lugar. A viúva de Lennon, Yoko Ono, participou da homenagem e declarou "ele era um homem determinado. Era como se ele soubesse que ele estava para ficar na Terra só por um período de tempo relativamente curto". (fonte: rockwave)

Em busca do Elvis Presley perfeito - novembro 2004
(Los Angeles) - Alguns imitadores de Elvis Presley submeteram-se a testes nesta semana, na luta pelo papel principal na minissérie Elvis, que vai ao ar pela emissora de TV CBS no ano que vem. Os testes foram realizados em Los Angeles. Os candidatos, todos com idade entre 18 e 33 anos, tiveram que cantar e dançar. Os produtores esperam contratar três atores diferentes para as três fases da vida de Elvis: na infância, da puberdade até os 40 anos e um que irá interpretar Elvis nos anos finais. "O ator que irá interpretar deve saber cantar bem, dançar de forma maravilhosa, ter carisma e acima de tudo tem que ser um ótimo ator pois Elvis foi uma pessoa com várias facetas" A CBS decidiu que a série terá cenas reais de Elvis misturadas com cenas recriadas em estúdio. Já foi acertada as locações em Memphis, Tupelo e Nova Iorque. Na Foto: Michael Wroughton, um dos candidatos a Elvis Presley, faz teste em Los Angeles.

Priscilla Presley recebe prêmio em homenagem a Elvis - novembro 2004
(Inglaterra revela artistas do 1º hall da fama musical) - Cidade dos museus, Londres ganhou ontem mais um projeto para turistas: o primeiro hall da fama voltado exclusivamente aos músicos. Ainda sem sede fixa, a iniciativa deve ter endereço e promover exposições a partir do ano que vem. Selecionados por um grupo de executivos da indústria da música, cinco artistas e bandas foram escolhidos e anunciados, durante uma cerimônia, como "membros fundadores": Elvis Presley (que foi representado na cerimônia por sua ex esposa Priscilla Presley), os Beatles, Bob Marley, Madonna e U2. Outros cinco foram escolhidos pelo próprio público, que decidiu incluir Cliff Richard, os Rolling Stones, Queen, Michael Jackson e Robbie Williams, cada um representando uma década, de 50 a 90. A polêmica agora gira em torno dos nomes que não conseguiram uma indicação, como os gigantes do rock e do pop Elton John, The Who, Pink Floyd e George Michael.

(Elvis e Beatles são homenageados em noite de estrelas) - Madonna e Robbie Williams foram os protagonistas da primeira edição do "Boulevard da Fama" do Reino Unido, prêmio conferido pelo Channel 4 em reconhecimento ao trabalho de cantores e músicos em diferentes décadas. O escolhido para representar os anos 80 foi Michael Jackson, que deixou para trás o REM, George Michael, Prince e The Smiths, entre outros. Ninguém foi enviado para receber o prêmio do cantor, que ultimamente tem se preocupado mais em se livrar da cadeia do que em receber prêmios. O Queen representou a década de 70, segundo os eleitores. Led Zeppelin, Pink Floyd e David Bowie foram alguns dos preteridos. O ex-guitarrista do Queen, Brian May, recebeu o prêmio. Para representar a década de 60 foram escolhidos os Rolling Stones e, para os 50, Cliff Richards. O guitarrista Ron Wood pegou a estatueta. A cerimônia contou com a presença de diversas estrelas e famosos, como o cantor do U2, Bono Vox, que recebeu um prêmio de honra; Priscilla Presley, que representou Elvis, também premiado e sócio fundador da galeria da fama; e George Martin, produtor dos Beatles. Rita, viúva de Bob Marley, parafraseou uma de suas músicas ao receber um dos prêmios, convidando o público a "se unir e curtir juntos".

(Festa reúne deuses e monstros em Londres) - Uma série de artistas e bandas pop compareceram na noite de quinta-feira (11.11) ao Hackney Empire, em Londres, para receberem homenagens na primeira cerimônia do Music Hall Of Fame britânico. A surpresa ficou por conta da indução do jovem Robbie Williams. O cantor foi o representante dos anos 90 na homenagem, ao lado de Michael Jackson (anos 80), Queen (70), Rolling Stones (60) e Cliff Richard (50). Outros nomes condecorados foram Elvis Presley (maior recordista de vendas de discos da história), Beatles, Bob Marley, U2 e Madonna. “Significa muito tantas coisas legais terem sido ditas sobre mim e eu ter sido eleita para o Hall Of Fame do Reino Unido”, disse Madonna, que foi apresentada pela atriz Gwyneth Paltrow e pela estilista Stella McCartney. O U2 foi representado por Bono Vox, que recebeu a homenagem das mãos do ator Dennis Hopper. Já Roger Taylor e Brian May, do Queen, foram induzidos por Justin Hawkins, do The Darkness. Ron Wood, que entrou nos Stones “só” em 1975, representou sua banda. As viúvas Rita Marley e Priscila Presley também compareceram para honrar seus falecidos maridos.

[Elvis está em G.I. Blues na seção "Fotos do Mês" - novembro de 2004
(Hollywood) - A seção "fotos do mês" de novembro já está on line com tudo o que você precisa saber sobre o filme "Saudades de um pracinha" (G.I. Blues, 1960), um dos maiores sucessos da carreira de Elvis Presley no cinema. De quebra você vai ler um texto sobre o primeiro disco gospel da carreira de Elvis: "His Hand In Mine". Além de tudo isso terá acesso a informações sobre outro filme de Elvis produzido em 1960, "Estrela de Fogo" (Flaming Star). Então, o que você está esperando? Para acessar nossa nova seção click na foto do pracinha acima!

Página de Internet tenta mostrar o lado gospel do Elvis Presley - novembro 2004
(Los Angeles) - Lançado nos Estados Unidos, o site www.elvisgospel.com tem o objetivo de evangelizar os fãs do maior nome da história do rock. De acordo com a equipe da página, Elvis teria sido chamado por Deus para ser um grande evangelista, mas se desvencilhou do caminho e acabou sendo “levado” por Deus deste mundo, por misericórdia, para sair da miséria moral em que se encontrava. Ainda segundo o site, Elvis cantava hinos de louvor em suas apresentações como forma de mostrar às pessoas sua fé. “A canção evangélica mais conhecida que ele cantou foi provavelmente ‘Quão Grande És Tu’. Durante suas apresentações, ele personalizaria a música para ‘Meu Deus, Quão Grande Eu Penso que Tu És’”. Os responsáveis pelo site acreditam que os fãs devem “terminar o trabalho que Elvis começou”. Nas páginas, há histórias curiosas como o episódio em que ele teria repreendido uma fã por tê-lo chamado de rei. “Elvis, você é o rei”, teria dito a moça. Ao que ele teria respondido: “Não, doçura. Só existe um rei, e ele é Jesus Cristo”. O cantor também manteria o hábito de levar a seus shows intérpretes gospel como Imperials, Sweet Inspirations, J. D. Summer e Stamps. O site é totalmente em inglês. (Fonte: Elnet)

Elvis Presley encabeca lista dos mortos mais ricos - novembro 2004
(Nova York) - Um seleto grupo de pessoas violou as leis da lógica ao demonstrar que é possível acumular fortuna mesmo após a morte. Entre elas, está o ’Rei do Rock’, Elvis Presley, que arrecada US$ 40 milhoes por ano através da empresa fundada para administrar sua imagem, a Elvis Presley Enterprise, cuja beneficiária é sua filha, Lisa Marie Presley. A receita desta empresa não vem tanto das canções de Elvis, já que os direitos foram vendidos à Sony Music por US$ 5 milhões, mas da venda de produtos ligados ao artista e das visitas a sua mansão de Graceland (Tennesse). Segundo a revista Forbes, Elvis encabeça a lista dos 20 mortos mais ricos, para alegria de seus herdeiros. O segundo lugar é ocupado pelo cartunista Charles M. Schulz, falecido há quatro anos, criador de um dos personagens mais reproduzidos do mundo: o cachorro Snoopy. O cão das historinhas Peanuts é imagem constante na publicidade da seguradora Metlife, nos anúncios da Pepsi, nas lojas Wal-Mart e H&M e nos cartões da Hallmark. Como resultado, os herdeiros de Schulz ficam US$ 35 milhões mais ricos anualmente. O império de Peanuts, segundo a Forbes, continua sendo um negócio familiar, já que os herdeiros revisam e aprovam cada um dos projetos. O próximo é a celebração do 40º aniversário do desenho A Charlie Brown Christmas, em 2005. O terceiro lugar fica com o escritor J.R.R. Tolkien, falecido em 1973, que retornou ao primeiro plano com os filmes da trilogia O senhor dos Anéis, que garantiram uma renda de cerca de US$ 3 bilhões. Os herdeiros do escritor receberam uma parte deste dinheiro e do que será arrecadado posteriormente com a venda em vídeo da trilogia. Mas, por uma falta de habilidade nos negócios, perderam a oportunidade de lucrar com a comercialização de produtos, que gerou cerca de US$ 700 milhões adicionais. A maior parte da renda dos artistas falecidos procede da reprodução de suas obras, especialmente se são escritores ou músicos, como é o caso do ex-Beatle John Lennon, compositor de algumas das canções mais ouvidas da história. Lennon, com US$ 21 milhões de renda anual, ocupa a quarta posição no ranking da revista, seguido de Theodor ’Dr Seuss’ Geisel, autor de livros infantis que inspiraram filmes como ‘O Gato. Em outros casos, a renda procede da comercialização da imagem do artista, especialmente nos casos de Marilyn Monroe e James Dean, dois atores de curta carreira, mas que, décadas após sua morte, continuam protagonizando campanhas de publicidade. A seguinte tabela mostra a lista dos 20 artistas mortos com maiores rendas anuais: POSTO - NOME - ATIVIDADE - RENDA (em milhões de dólares) 1 - Elvis Presley - músico - 40 / 2 - Charles M. Schulz - desenhista - 35 / 3 - J.R.R. Tolkien - escritor - 23 / 4 - John Lennon - músico - 21 / 5 - Theodor ‘Dr. Seussá Geisel - escritor - 18 / 6 - Marilyn Monroe - atriz - 8 / 7 - George Harrison - músico - 7 / 8 - Irving Berlim - compositor - 7 / 9 - Bob Marley - músico - 7 / 10 - Richard Rodgers - compositor - 6,5 / 11 - George e Ira Gershwin - compositores - 6 / 12 - Jimi Hendrix - músico - 6 / 13 - A.Lerner e F.Loewe - compositores - 6 / 14 - Cole Porter - compositor - 6 / 15 - James Dean - ator - 5 / 16 - Dale Earnhardt Sr. - piloto - 5 / 17 - Jerry Garcia - músico - 5 / 18 - Freddie Mercury - músico - 5 / 19 - Tupac Shakur - músico - 5 / 20 - Frank Sinatra - músico - 5 / (Fonte: Forbes)

Elvis mais vivo do que nunca - novembro 2004
(Nova York) - O Rei do Rock lidera lista das personalidades que mais faturam após a morte. Elvis não morreu mesmo. Pelo menos quando o assunto é dinheiro, o Rei do Rock está mais vivo do que nunca. A revista americana Forbes divulgou lista de celebridades que mais geram lucros, mesmo após a morte. Algumas conseguem a proeza de produzir mais riqueza agora do que antes. O cantor Elvis Presley lidera a relação, com faturamento de US$ 40 milhões. O segundo lugar está com o cartunista Charles Schulz, criador de Charlie Brown, com US$ 35 milhões. Na terceira posição aparece o autor da série de livros do Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien, com US$ 23 milhões. De acordo com a Forbes, os ganhos vêm do pagamento de direitos autorais, royalties, licenciamento, merchandising e venda de produtos. Na maioria das vezes, quem embolsa os lucros são parentes das personalidades ou instituições que compraram os direitos autorais. Um bom exemplo é o da eterna estrela Marilyn Monroe, que aparece em sexto lugar, com faturamento de US$ 8 milhões, resultado da expressiva ajuda da musa para vender milhares de produtos pelo mundo. Confira a lista (em US$): 1– Elvis Presley (40 milhões); 2 – Charles M. Schulz (35 milhões); 3 – J.R.R. Tolkien (23 milhões); 4 – John Lennon (21 milhões); 5 – Theodor “Dr. Seuss” Geisel (18 milhões); 6 – Marilyn Monroe (8 milhões); 7 – George Harrison (7 milhões); 8 – Irving Berlin ( 7 milhões); 9 – Bob Marley (7 milhões); 10 – Richard Rodgers (6,5 milhões); 11 – George and Ira Gershwin (6 milhões); 12 – Jimi Hendrix (6 milhões); 13 – Alan Lerner e Frederick Loewe (6 milhões); 14 – Cole Porter (6 milhões); 15 – James Dean ( 5 milhões); 16 – Dale Earnhardt Sr. (5 milhões); 17 – Jerry Garcia (5 milhões) 18 – Freddie Mercury (5 milhões); 19 – Tupac Shakur (5 milhões); 20 – Frank Sinatra (5 milhões). (fonte: new york times)

O melhor testamento do mundo - novembro 2004
(Nova York) - O melhor testamento do mundo. Mesmo tendo falecido há 27 anos, Elvis Presley continua sendo uma figura excepcionalmente lucrativa. Entre todas as celebridades finadas, o rei do Rock é a que mais gera dinheiro a seus descendentes – representados pela empresa Elvis Presley Enterprises, da filha Lisa Marie – por meio dos direitos de suas canções, vendagens de disco, visitas a sua casa (Graceland), merchandising e outras fontes de dinheiro. No total, Elvis tem gerado em média US$ 40 milhões (R$ 112 milhões) por ano. O balanço foi publicado pela revista americana Forbes, que em sua edição mais recente revelou sua quarta lista dos famosos mortos que mais lucram. Nas três edições anteriores da relação, Elvis também foi o campeão. A tendência é que o faturamento póstumo do rei aumente daqui para frente, com a montagem de um espetáculo da Broadway e o lançamento de uma grife de roupas, ambos inspirados em Elvis. O 2º lugar do ranking 2004 ficou com o cartunista Charles Schultz, criador de Snoopy e Charlie Brown (US$ 35 milhões). Em 3º aparece o escritor JRR Tolkien, responsável pelos livros “O Senhor dos Anéis” (US$ 23 milhões), seguido de perto por John Lennon (US$ 21 milhões). Outros músicos que aparecem no Top 10 são George Harrison e Bob Marley (ambos em 7º, com 7 milhões). (fonte: mtv brasil)

Começa temporada de caça a Elvis Presley nos EUA - outubro 2004
(CBS procura por Elvis) - A CBS anunciou que está à procura de atores/cantores para interpretar Elvis Presley em uma nova minissérie. Os candidatos devem ir a Los Angeles, no dia 10 de novembro, para testes. Espera-se que mais de cinco mil candidatos compareçam à seleção. Esse provavelmente será um dos mais concorridos papéis da história da cidade. Os atores serão julgados por suas habilidades vocais, pelo seu carisma e pela semelhança com o rei do rock, falecido em agosto de 1977. (Aberta temporada de caça a Elvis Presley nos EUA) - Elvis Presley vai ser tema de uma minissérie. A emissora de TV CBS está à procura de um ator parecido com o rei do rock para atuar em Elvis. Os testes com desconhecidos, inclusive vários imitadores do músico, vão ser realizados na semana que vem, em Los Angeles. A CBS ainda não decidiu, no entanto, se vai contratar um desconhecido ou algum ator famoso. O ator que vai fazer o cantor tem de ter entre 18 e 33 anos e saber cantar muito bem. Não há mais detalhes sobre o projeto.

Lisa Marie Presley estaria grávida novamente? - outubro 2004
(Los Angeles) - Jornais americanos apontam duas razões para Lisa Marie Presley estar engordando visivelmente e também estar com muita pressa de subir ao altar, com seu namorado, Michael Lockwood. A primeira, seria a morte do grande amigo da filha de Elvis, Johnny Ramone, que fez com que ela quisesse viver intensamente todos os momentos. E, a segunda, seria uma gravidez. Vale lembrar que, a moça já foi casada com Michael Jackson, com Nicholas Cage e com Danny Keough, com quem teve dois filhos.

Museu do Rock mistura contestação e consumismo nos EUA - outubro 2004
(Cleveland) - O rock and roll é uma subversão que une e apaixona como poucas coisas na vida, e prova disso é o museu que a cidade de Cleveland, em Ohio, dedica ao ritmo contestador que mudou o mundo. Na porta da pirâmide de cristal que I.M Pei imaginou às margens do lago Eire, um cabeludo nostálgico cheirando a cigarro, a bordo de uma Harley-Davidson, junta-se a um grupo de cinqüentões que, em um ônibus de excursão, cruzaram Ohio vindos do estado vizinho de Indiana. Entre eles não há muitas semelhanças, mas o rock and roll os marcou em uma fase de suas vidas que agora retorna, refletida nas paredes deste museu dedicado integralmente ao rock. Alguns trazem os filhos. "Quero que meu filho, que tem 17 anos, saiba que sua mãe também foi rebelde um dia. Estes jovens de hoje acham que inventaram tudo", diz uma mãe, orgulhosa de seu passado. Outros desfrutam em silêncio deste museu que abriu suas portas em 1995. George e Helen são um casal de "baby boomers" - nascidos na explosão demográfica após o fim da Segunda Guerra Mundial - de Wisconsin, que tiraram o fim de semana para ir até Ohio ensinar a seu filho a história do ritmo que marcou sua juventude e que continua marcando gerações posteriores. O passado rebelde se mantém vivo em suas aparências. George cultiva o cabelo comprido e os dois compartilham o gosto pelas tatuagens, que se insinuam sob suas camisetas. O filho, de 15 anos, está muito interessado em toda vitrola que encontra pela frente e a mãe, orgulhosa, assegura que "ele já sabe muito". Apesar do frio intenso e do vento gelado que sopra do Eire, todos aproveitam para tirar fotos entre as enormes e coloridas guitarras que enfeitam a entrada do edifício. Elvis Presley, o rei do rock, logicamente tem sua vitrine particular em um recinto carregado de lembranças de cada um dos mestres da música urbana por excelência. "Ele se dava mal com os Beatles. Mas ninguém notava. Ainda assim, ele e seu empresário, o coronel Parker, foram cumprimentá-los depois de sua viagem pelos EUA, em 1964", explica Helen a seu filho. Jimi Hendrix também ocupa um espaço à parte em uma mostra que honra a sensação do guitarrista. "Tenho que juntar os sons que escuto em minha cabeça, porque, se não, ninguém mais o fará", teria dito Hendrix uma vez. Esta lenda serve de explicação para o que alguns entendem como as loucuras deste gênio que, como outros muitos desta geração de artistas, tinha grande tendência às extravagâncias. O museu abriga uma grande quantidade de lembranças e memórias dos gênios do rock e está impecavelmente organizado. Os especialistas recomendam começar a visita pelo "Mystery Train", um documentário que explica a singular mistura de blues, gospel e música country que criou o rock nas grandes cidades como Chicago. A moda foi se espalhandoe o museu destaca - ordenadamente demais, na opinião de seus críticos - as explosões do rock em São Francisco, Los Angeles, Seattle e Detroit, para citar algumas cidades. Depois do "Mystery Train", a mostra segue diretamente para "Kick out the Jams", outro documentário, no qual a suavidade do blues cede passagem à energia do rock interpretado por seus grandes personagens. Para alguns de seus estudiosos, como Stewart Varner, o rock é "uma voz poderosa dos grupos pobres e marginalizados". É por isso que surgem algumas das críticas a este museu que, para alguns, não respeita a essência do rock and roll, pecando por uma organização excessivamente mercantilista e consumista. No final de um grande percurso por décadas de contestação e subversão, os visitantes dão de cara, indefectivelmente, com a loja de souvenirs, onde é possível adquirir de CDs a ímãs de geladeira. (por María Luisa Azpiazu)

Herdeiros de Marlon Brando querem 'patentear' seu estilo - outubro 2004
(Nova Iorque) - A calça jeans e a jaqueta de couro sobre a camiseta branca, que marcaram a imagem de rebelde de Marlon Brando no filme "O selvagem", poderão deixar de ser um visual de domínio público. De acordo com o jornal britânico "The Guardian", os executores do espólio do ator, falecido em julho deste ano, estão solicitando proteção de marca junto ao escritório de patentes dos Estados Unidos. Ou seja: eles querem proibir o uso do look. Pelo menos, comercialmente. Se por um lado eles querem proteger a imagem de Brando do uso indevido, por outro o pedido é uma arbitrariedade. É como se Audrey Hepburn entrasse na justiça contra todos que usassem tubinho preto: afinal, foi ela quem eternizou a roupa em "Bonequinha de luxo", usando um modelo de Givenchy. Ou ainda: os herdeiros de Sid Vicious ou de qualquer um dos Sex Pistols resolvessem patentear o look camiseta-rasgada e coturnos. Os Kennedys iríam ficar ainda mais ricos com os royalties do "uso do estilo" de Jackie O.. E muitos cantores do brit-pop teriam que pagar "um extra" para os Beatles. Ou então, para a fotógrafa Astrid Kirscherr que, segunda a história, foi quem concebeu o corte de cabelo dos rapazes. No caso de Brando, a ação do espólio prevê ainda a proteção do uso da imagem de Brando em cartões de crédito ou débito, como recentemente aconteceu a Frank Sinatra. Uma das mais importantes marcas registradas do ator, no entanto, está fora do alcance do espólio: a imagem de Don Vito Corleone, de "O poderoso chefão", cujos direitos pertencem à Paramount. - A última coisa que vou permitir que aconteça é algo que barateie a imagem de Brando - declarou Mike Medavoy, um dos executores do espólio do ator, ao jornal americano "Los Angeles Times" . O "Guardian" lembra que muitos astros de Hollywood fizeram fortuna depois de sua morte, como Humphrey Bogart, John Wayne e Marilyn Monroe, cujo espólio chegou em 1992 a US$ 7 milhões, somente em publicidade. Elvis Presley é o campeão, com mais de US$ 22 milhões. (fonte: Globo Online)

Elvis Presley Flashes - outubro 2004
(Shreveport imortaliza Elvis) - Uma nova estátua de Elvis Presley foi inaugurada essa semana. Neste caso ela irá adornar o endereço do Shreveport Municipal Auditorium, 705. Este local é especial para os fãs de Elvis pois foi aqui que o cantor teve pela primeira vez a chance de mostrar seu trabalho no programa de rádio Louisiana Hayride. Antes de se apresentar no Hayride, Elvis havia sido literalmente chutado do Grand Ole Opry, um outro programa de rádio que o tinha expulsado por cantar "músicas de negros"!. Elvis deu a volta por cima e começou sua escalada ao sucesso no rival do Opry, o Louisiana Hayride da cidade de Shreveport, que era receptivo a novos talentos e sons. Assim Elvis, o garoto branco que levou a cultura negra para o lado mais racista da sociedade sulista americana, ficará para sempre imortalizado na entrada do antigo auditório que um dia sediou o Louisiana Hayride, o primeiro programa de rádio que levou a voz de Elvis Presley em nível nacional. A estátua de Elvis Presley foi erguida por donativos recolhidos pelos próprios moradores da cidade de Shreveport e foi inaugurada no último dia 15 de outubro. Esse fato nos ensina algo: as boas causas sempre vencem no final! Ninguém nunca pensou em erguer uma estátua para Jim Denny, o apresentador do Grand Ole Opry, que um dia disse a Elvis: "Ei cara, vá embora daqui! Não gostamos dessa música de negros por aqui! Se eu fosse você voltaria a dirigir caminhão!" - Caia no esquecimento para sempre Denny... (Grupos vocais de Elvis se reúnem) - Os dois mais importantes grupos de apoio vocal de Elvis nos anos 70 resolveram se reunir e gravar um disco de homenagem ao Rei do Rock. Os grupos The Imperials Quartet e Stamps Quartet irão lançar o CD "The Gospel Side of Elvis" no próximo dia 26 de outubro. Também prometem começar uma turnê pelas principais cidades dos EUA levando seu show homenagem. Elvis certamente iria adorar esse CD, logo ele que tanto apreciava quartetos gospel. Essa é a lista das músicas do CD: How Great thou Art - Swing Low Sweet Chariot - Where Could I Go - Peace in the Valley - So High - Bosom of Abraham - His Hand In Mine - I've Got Confidence - Lead Me, Guide Me - He Touched Me - Sweet Spirit - Blue Christmas (TCB Band na luta contra o câncer) - A TCB Band, que em breve irá partir para uma turnê européia com o projeto "Elvis - The Concert", resolveu entrar na luta contra o câncer. Na Bélgica o grupo resolveu doar mil euros a instituições de combate a doença. Mas isso foi apenas parte da contribuição do grupo. Jerry Scheff, James Burton, Ronnie Tutt, John Wilknson e Glen D.Hardin resolveram doar um violão assinado pelo grupo para ser leiloada no site E-Bay, com toda a renda revertida para instituições que lutam contra o câncer. A próposito; praticamente todos os ingressos belgas do show Elvis, The Concert, se esgotaram em poucas horas após serem colocados à venda pela internet. (Graceland Rosa na luta contra o câncer de mama) - E por falar em boas causas, a mansão de Elvis neste mês de outubro terá uma iluminação especial. Tudo para entrar na luta contra o câncer, já que neste mês de outubro os EUA promovem o National Breast Cancer Awareness Month - mês de combate ao câncer de mama. E para lembrar a todos a luta das mulheres contra esse mal que ceiva muitas vidas todos os anos, Graceland estará recebendo uma iluminação na tonalidade rosa durante todo o mês. Visite nossa seção "Graceland ao vivo" e confira a nova decoração da mansão.

O Outro lado da discografia de Elvis Presley - outubro de 2004
(Londres) - Quem pensa que a discografia de Elvis Presley se resume a seus discos oficiais dos selos BMG e FTD está redondamente enganado. Ao lado de sua discografia oficial existe um outro universo paralelo de lançamentos que superam em muito o número de discos oficiais lançados. É o mundo dos Bootlegs, discos que são lançados todas as semanas pelo mundo afora sem autorização que trazem shows, gravações inéditas, takes desconhecidos, etc. Estima-se que existam pelo mundo mais de 5.000 títulos piratas do Rei do Rock, desde lançamentos americanos, europeus, japoneses e até de países distantes como Tailândia e Birmânia. Entre esses títulos existem CDs totalmente toscos, mas também CDs de luxo que superam em muito a qualidade dos discos oficiais de Elvis. E é nesse mundo corsário que vamos mergulhar a partir de hoje: o universo não oficial da discografia de Elvis. Toda semana iremos trazer um CD bucaneiro escolhido dentre os lançados para comentar em nossa nova seção: Elvis Bootleg. Assim você irá conhecer o que de melhor é lançado sobre Elvis nesse mundo proibido. Para visitar nossa nova seção click no link em nossa página inicial! (Pablo Aluísio)

Elvis Presley News - outubro 2004
(100.000.000 Bon Jovi Fans can´t be wrong) - O cantor e compositor Jon Bon Jovi traz em seu último lançamento uma homenagem a Elvis Presley. A capa de seu disco é inteiramente inspirada na capa do antológico disco de Elvis, "50.000.000 Elvis fans can't be Wrong, Elvis Golden Records, vol.2". Até em seu título Jon Bon Jovi copia o estilo do lançamento de Elvis: "100.000.000 Bon Jovi Fans can´t be wrong". E para encerrar a homenagem, Jon Bon Jovi e todos os membros da banda aparecem vestidos com a famosa jumspuit Gold Leaf, uma obra do famoso estilista Nudie, feita especialmente para Elvis na segunda metade dos anos 1950. (Elvis Presley Home Page atinge 100.000 visitas!) - E por falar em números, nosso site atingiu essa semana a marca de 100.000 visitas! Fruto de nosso empenho e dedicação à memória de Elvis, o crescente aumento de visitas vem coroar nosso trabalho de manter acessa a chama da memória de Elvis. Fica nosso agradecimento a você internauta, que sempre nos prestigia com sua inestimável presença. Sem dúvida 100.000 visitantes de nosso site também não podem estar errados (100.000 Elvis fans can't be wrong). Muito obrigado a todos. (Com quem você gostaria de falar ao telefone?) - Uma curiosa pesquisa foi elaborada nos Estados Unidos. A pergunta feita a mais de 15.000 pessoas indagou: "Se você pudesse fazer uma ligação agora, de 15 minutos de seu celular, com quem você falaria?" O resultado apurado foi o seguinte: 1. Deus: 60% / 2. Presidente George W. Bush: 11% / 3. Abraham Lincoln: 5% / 4. Albert Einstein: 5% / 5. Bill Gates: 5% / 6. Senador John Kerry: 4% / 7. Marilyn Monroe: 3% / 8. Hillary Clinton: 3% / 9. Elvis Presley: 2% / 10. Martha Stewart: 2%

DVDs trazem dez horas com Elvis Presley - outubro 2004
(São Paulo) - Meio século depois de chocar o mundo com um requebrado de corpo e uma música infernalmente contagiante, cujo estilo foi chamado de rock'n' roll, Elvis Presley continua sendo alvo de redescobertas. As mais recentes, e que agora chegam ao Brasil, são os DVDs triplo Elvis: '68 Comeback Special (BMG, R$ 220 em média) e duplo, Elvis, Aloha From Hawaii (BMG, R$ 140 em média) ambos com embalagens luxuosas. Juntos, eles somam cerca de dez horas de Elvis Presley, em dois momentos históricos de sua carreira. Elvis: '68 Comeback Special revela um marco de sua trajetória. O ano era 1968. Elvis já amargava quase uma década enfraquecido musicalmente por conta do esfacelamento da sua geração contemporânea, dentro do rock, e do surgimento de bandas como Beatles e Rolling Stones. Até então, vivia mais dos filmes de cinema que havia feito. A volta triunfante viria por meio de um especial de TV produzido pela NBC e que colocava Elvis de volta aos palcos, na sua melhor forma. Com calças e jaqueta (esta, de gola alta) de couro pretas, o jovem artista de Memphis subiu a um palco minúsculo, do tipo arena, para cantar sucessos antigos e lançar algumas novidades. Elvis estava esbelto, forte, feliz. O show é uma espécie de "acústico". Sentados bem próximos uns dos outros e rodeados pelo público, que com as mãos poderia tocar qualquer um deles sem o menor esforço, Elvis e os músicos estão à vontade. A "bateria", inclusive, é feita com um case de violão, sobre o qual Fontana percute as baquetas. O músico é de sua banda original, dos tempos da Sun Records, assim como o guitarrista Scotty Moore, que os acompanha. Essas imagens são entremeadas por outras, em que Elvis fica sozinho no palco, cantando músicas como Hound Dog, Jailhouse Rock e Something. São trechos bem curiosos, porque o público fica incrivelmente comportado durante a execução das músicas. As moças, à beira do palco, exibem um ar inebriado pela presença do astro, mas conseguem conter o ímpeto de se lançarem em seus braços. A parte em que Elvis está com a banda é melhor. Até porque ele escapa dos exagerados arranjos acrescentados às suas interpretações. Como o coral angelical que insiste em acompanhá-lo, por exemplo, em Love me Tender. Clipes - Nesse mesmo especial, há vários "clipes". No primeiro, o tema é gospel. Elvis desce de um tipo de altar com três backing vocal negras, enquanto vários bailarinos fazem sua performance no ambiente. Em outro, ingressa em uma "casa de tolerância", onde é assediado por mulheres cuja maquiagem e figurinos são esdrúxulos. É engraçada também a cena de Elvis vestindo paletó dourado para cantar em uma boate onde se apresenta uma dançarina do ventre. Em outro momento, Elvis enfrenta um grandalhão e seus capangas em uma festa no pier. Ele não só "rouba" a mocinha como lança, sem dó, golpes coreografados contra seus adversários. Os outros dois volumes desta caixa trazem horas e horas de cenas dos bastidores. E revelam o lado duro da vida do astro, que não era nem um pouco poupado de repetir as cenas. Mas em nenhum momento das gravações Elvis perde o bom-humor. Ele demonstra ser um sujeito muito, muito amável e simples. Tanto nos bastidores como com as fãs, durante seus shows. Aloha - E ele continuaria com essa mesma postura humilde mesmo anos depois, quando deu uma nova injeção de ânimo na carreira ao desembarcar no Havaí para fazer um show que seria transmitido ao vivo, via satélite, para mais de dez países. Um grande feito para aquele janeiro de 1973. Com o rosto mais inchado e vestindo roupa branca, Elvis desce de helicóptero na praia. Tranqüilo, cumprimenta as crianças havaianas que fizeram um coral para recepcioná-lo. Apanha os colares típicos dados pelos fãs e, sorrindo, cumprimenta-os com apertos de mão e beijos. Nesses shows, porém, Elvis não é o mesmo jovem que vibrava por reconquistar seu posto, como ocorreu em 1968. O repertório é recheado de baladas e, mesmo nas músicas mais agitadas, Elvis se limitava a poucos gestos e ao balançar de pernas que tornou sua marca registrada. No palco, simpático como sempre, se abaixa para cumprimentar fãs e receber mais colares. Aquele era o prenúncio da decadência de Elvis que, abatido sobretudo por questões emocionais e de saúde, aos poucos iria abandonar os palcos. Até ser abruptamente tirado do showbiz e da vida em agosto de 1977. Mas ninguém poderia imaginar que, em pleno século XXI, Elvis teria uma guinada com o remix de A Little Less Conversation, que serviu de trilha sonora para o comercial "torneio secreto", da Nike, feito para a Copa de 2002. A nova geração redescobriu Elvis. E continua redescobrindo. Até hoje, o cantor vendeu 100 milhões de discos nos Estados Unidos; 1 bilhão no mundo. Após sua redescoberta, A Little Less Conversation vendeu 20 mil unidades no Brasil, em tiragem esgotada. O álbum Elvis 30 #1 Hits vendeu mais de 9 milhões de cópias no mundo, das quais 250 mil no Brasil. Os DVDs já ultrapassaram, cada um, 120 mil cópias vendidas no primeiro mês de lançamento, em junho, nos Estados Unidos. Só é imperdoável que o produto que chega aos brasileiros não tenha legendas em português. (fonte: Gislaine Gutierre, Diário do Grande ABC)

O Ocaso de um Rei - outubro 2004
(Fortaleza) - Apenas os fãs de Elvis Presley ou aqueles que acham o ''filme B'' a quintessência do divertimento vão delirar com a Coleção Elvis, box de seis DVDs que chega agora às lojas. A realeza cobra um preço alto. Que o diga Elvis Presley. Após balançar os alicerces da conservadora moral americana da década de 1950, com o estouro do rock'n'roll, o cantor decidiu repetir o êxito no cinema. Seu ídolo era outro ícone do inconformismo, o ator James Dean - reza a lenda que Elvis sabia de cor todas as falas de Dean em Rebelde sem Causa (Rebel Without a Cause, 1955). A estréia até causou boa impressão. Em Ama-me com Ternura (Love me Tender, 1956), faroeste filmado em preto e branco, Elvis conseguiu elogios da crítica e ainda cantou a canção-título (hit até hoje). Em seguida, mais comentários elogiosos para aquele que é considerado seu melhor filme: O Prisioneiro do Rock (Jailhouse Rock, 1957), que também teve um sucesso emprestado do título do filme. Após servir ao exército americano numa base na Alemanha Ocidental, entre 1958 e 1960, Elvis voltou à América e tudo mudou. Saiu o transgressor e entrou o bom moço. Perderam a música e o cinema. As canções passaram a servir basicamente de apêndice para os longas-metragens - sem contar o período que Elvis passou sem gravar novos álbuns. E as produções seguiam o ritmo de uma linha de montagem - o Rei chegava a lançar três por ano. A Coleção Elvis Presley, que chega agora às lojas, é exatamente dessa fase. Kitschs até a alma, os seis filmes da caixa só devem agradar realmente aos ardorosos fãs do Rei do Rock ou então aos fissurados por ''filmes B''. Por ordem cronológica, a coleção começa com Feriado no Harém (Harum Scarum, 1965). Nele, a referência não poderia ser mais explícita: as aventuras de ''mil e uma noites''. Elvis vive Johnny Tyronne que vai parar num reino árabe que parou no tempo, uma vez que está isolado do resto do mundo há dois mil anos. Uma curiosidade: o filme recicla o cenário utilizado pelo cineasta Cecil B. DeMille em O Rei dos Reis (The King of Kings, 1927). Nos demais, a fórmula é única: Elvis às voltas com dezenas de garotas e ainda arranjando um tempinho para interpretar canções para lá de descartáveis, a exemplo de ''Could I Fall in Love?'', ''There's so Much World to See'', ''Almost'', ''Your Time Hasn't Come Yet'', ''Your Groovy Self'' e ''I'm Falling in Love Tonight''. Os títulos já dizem tudo: Canções e Confusões (Double Trouble, 1966), Loiras, Morenas e Ruivas (It Happened at the World's Fair, 1966), Minhas Três Noivas (Spinout, 1966), O Bacana do Volante (Speedway, 1968), Lindas Encrencas, as Garotas (The Trouble with the Girls, 1969). Melhor do que os filmes, só mesmo as caixas dos DVDs com as chamadas. O que dizer de ''Tão americano quanto o 4 de julho, a torta de maçã e o próprio Elvis'', na apresentação de Lindas Encrencas, as Garotas? Ou o melhor de todos: ''Elvis traz o grande ritmo para Bagdá em uma aventura de rock'n'roll e balanço'', presente em Feriado no Harém. O box deixa de fora a fase Hawaii - campeã de audiência na Sessão da Tarde nos anos 1980. Entre a estréia no cinema, em 1956, e o último longa protagonizado por Elvis, Ele e as Três Noviças (Change of Habit, 1969), foram 13 anos e 31 filmes - ainda deve ser descontado o período na Alemanha. A decadência veio com a década de 1970. Elvis abandonou o cinema e se concentrou nos shows. Em 1976, teve a oportunidade de trabalhar numa produção ''séria''. Barbra Streisand o convidou para ser seu par na refilmagem de Nasce uma Estrela (A Star is Born). Elvis não aceitou e o papel acabou com Kris Kristofferson. No ano seguinte, o cantor-ator morreu de overdose de remédios, deixando uma carreira cinematográfica aquém de sua realeza. Filmes: Feriado no Harém (Harum Scarum) - De Gene Nelson. Com Elvis Presley, Mary Ann Mobley, Fran Jeffries e Michael Ansara. 1965. 85 min. O astro do showbiz e mago das artes marciais Johnny Tyronne (Presley) é sequestrado por um grupo clandestino, chamado Os Assassinos, que o leva a um remoto reino árabe, isolado do mundo há dois mil anos. Canções e Confusões (Double Trouble) - De Norman Taurog. Com Elvis Presley, John Williams, Yvonne Romain e Annette Day. 1966. 92 min. Guy Lambert (Presley) decide levar seu show de Londres para Bruxelas. O que ele não sabe é que duas garotas o seguem secretamente. Uma (Annette Day) é uma herdeira apaixonada, a outra (Yvonne Romain), uma enigmática tentação. Minhas Três Noivas (Spinout) - De Norman Taurog. Com Elvis Presley, Shelley Fabares, Deborah Walley e Diane McBain. 1966. 93 min. Três belas mulheres que só pensam em casar. Um solteirão cantor e corredor de carros que só tem um pensamento: manter seus olhos na estrada. O resultado é esta comédia com muita velocidade e, claro, Elvis soltando a voz. Loiras, Morenas e Ruivas (It Happened at the World's Fair) - De Norman Taurog. Com Elvis Presley, Joan O'Brien e Gary Lockwood. 1966. 105 min. Elvis Presley interpreta o piloto de aluguel Mike, cuja esperança de começar seu próprio negócio é sempre aterrada pelo problema com as apostas de seu co-piloto, Danny. O Bacana do Volante (Speedway) - De Norman Taurog. Com Elvis Presley, Nancy Sinatra, Bill Bixby e Gale Gordon. 1968. 94 min. Presley divide os holofotes com a filha de Frank Sinatra, Nancy. Mais uma vez, ele interpreta um corredor, enquanto Nancy vive uma agente do Serviço Interno de Renda. Desnecessário dizer que os dois se apaixonam. Lindas Encrencas, as Garotas (The Trouble with Girls) - De Peter Tewksbury. Com Elvis Presley, Marlyn Mason e Vincent Price. 1969. 99 min. Um dos últimos filmes de Presley, desta vez a história se passa em 1927 e Elvis é o líder de um show itinerante. A curiosidade fica para a para a participação do ícone do terror, Vincent Price. Serviço: Coleção Elvis Presley - Box com seis filmes do cantor e ator americano, produzidos na década 1960. Lançamento em DVD. Preço médio: R$ 149,90. fonte: Patrícia Karam, jornal O Povo)

Loja Elvisly Yours vai virar restaurante temático - outubro 2004
(Londres) - O homem que lutou para ter o imóvel que pertenceu a Elvis Presley recebeu também o direito de utilizar o nome do rei do rock fora dos Estados Unidos. Sid Shaw, que gerencia desde 1979 a Elvisly Yours, loja ‘memorabilia’ de Elvis, na Baker Street, em Londres, está planejando o lançamento de uma rede de restaurantes temáticos sobre Elvis Presley em Londres, no ano de 2005. As cidades-alvo, que seguirão o lançamento no Reino Unido, incluem Tóquio, Berlim, Dublin, Paris e Roma. "O apelo a Elvis é algo infinito", diz Shaw. "Os restaurantes não tocarão apenas música do cantor, eles receberão também artistas em tributo a Elvis e tocarão músicas que o influenciou, incluindo blues e gospel". Shaw continua: "Há muitas músicas e imagens que podemos utilizar. Podemos realizar do Havaí e somos capazes, também, de convencer os convidados a vestir fantasias". O ponto em Londres custará entre um a três milhões de libras esterlinas e terá capacidade para 300 pessoas. Os clientes que vierem para jantar entrarão no restaurante por uma construção eletrônica e gigantesca (sete metros) do cantor nos anos 50. Tal boneco fala, mexe e contorce os lábios, e até se despede das pessoas. Brownies Jailhouse Rock As paredes do local serão cobertas por fotos exclusivas da lenda do rock, e os funcionários estarão vestidos com fantasias que lembrarão o cantor. Pratos dos Estados Unidos, típicos da cozinha cajun e do Sul estarão no cardápio. Sanduíches de creme de amendoim e geléia, entre outras especialidades estarão em destaque. Leia-se como: panquecas Las Vegas, brownies Jailhouse Rock e coquetel-vodka All Shook Up. A principal característica de todos os restaurantes é que o bar será o mais comprido do mundo, áreas do bar e de jantar são combinadas e tematizadas, como o braço de uma guitarra, que recobre o espaço de apresentações. Os dois lados do palco são áreas privadas, com decoração rústica exclusiva, as quais podem ser reservadas antecipadamente. Entre os souvenires à venda estarão champanhes Elvisly Yours, pratos, canecas, réplicas de jóias e kit de roupas do cantor. Shaw espera que os cardápios e as listas de coquetéis, cobertos em camurça azul e com uma imagem estampada do cantor, se tornem ítens de colecionadores. Elvisly Yours - 233 Baker Street, Londres, Reino Unido, NW1 6XE; +44 (20) 7486-2005 (fonte: London service press)

Ai, que saudade! - outubro 2004
(Londres) - Entre as 360 mil revistas que você encontra numa banca de jornais britânica, há uma chamada Yours, dedicada àqueles com mais de 55 anos, e não à garotada consumidora situada na faixa etária entre os 16 e os 24 anos. Como é de praxe, a Yours fez uma pesquisa entre seus leitores. A pesquisa, não nos esqueçamos, é a alma do negócio. Nós, pesquisados, limitamo-nos a responder às perguntas e, depois, fazer tudo que seu mestre --a mídia-- mandar. A Yours perguntou de que e de quem seus leitores mais sentiam falta. Três mil pessoas responderam, todas doidas para participarem de alguma coisa, já que a vida, também para os com mais de 55 anos, é triste e sem graça. Todo mundo concordou que "antes a vida era muito melhor". Ora, isso acontece nas melhores famílias do mundo inteiro. A vida era muito melhor no Brasil, na República Dominicana, no Zimbábue, e até mesmo no --e serei controvertido-- Iraque. Nossos cinquentões britânicos lamentam o declínio da civilização. Vêem os dias que correm como, digamos assim, guardas correndo atrás de ladrões, ou, em termos cariocas, polícia correndo atrás de moleque de "arrastão" nas praias da zona sul. Consideram que, de bom mesmo, nos nossos dias paradões, só valem a pena as máquinas de lavar roupa, a calefação e o banheiro interno com água corrente. Sentem falta principalmente de chegar em casa e voar para a frente da televisão para assistir seriado americano (igualzinho feito hoje). Só que, então, com Lassie ou Rin Tin Tin. Sem bicho perto, inglês não é inglês. Também não notaram que a televisão deveria ser praga --ontem, hoje e amanhã. Mas lamentam a ausência de certas pessoas, como eu também lamento e, talvez, até mesmo a turma boa da República Dominicana, do Zimbábue e do Iraque lamente. Queriam que a música popular ainda fosse dominada por gente como --para citar aqueles que conhecemos-- Elvis Presley, Frank Sinatra, Bing Crosby e Doris Day. Nas telas, que ainda estivessem lá Gregory Peck, Cary Grant, James Mason, Doris Day (pegando acumulada) e Elizabeth Taylor. Já fazendo minha listinha, paro por aqui. Quem quiser ir, pelo menos, nas duas categorias que citei, pode começar já e me comunicar. Aceito e aplaudo presenças de Celly Campello e até mesmo Jerry Adriani, mas, pelamordeDeus!, que não me esqueçam de Sílvio Caldas, Lúcio Alves, Eliana e Anselmo Duarte. (fonte: bbc brasil)

Estilo Elvis Presley domina semana da moda em Milão - outubro 2004
(Milão) - O clima foi de uma volta aos anos 1960 na Semana de Moda de Milão, quando a Pucci voltou a suas raízes hippies e a Dolce & Gabbana agitou a passarela com um desfile inspirado em Elvis Presley. A D&G tinha usado a neta de Elvis como uma de suas modelos na temporada passada. Embora a garota não estivesse presente no desfile da coleção primavera/verão 2005, o próprio Rei era visível em camisetas cinzas curtas. A dupla de estilistas foi encontrar Elvis no set de "Feitiço Havaiano", de 1961, envolvendo as modelos em estampas havaianas vermelhas e estampando flores e pássaros tropicais nas criações de brim que são sua marca registrada. Em lugar de sapatos de camurça azul, as garotas da D&G percorreram a passarela de botinhas cor-de-rosa molinhas ou sapatilhas sem salto, enfeitadas com flores feitas de paetês. Para curtições noturnas, a dupla criou uma minúscula saia de franjas rosa e laranja ou micro-vestidos havaianos estampados com fendas laterais altas. No underwear, a D&G trouxe calcinhas pink cravejadas de falsos diamantes. A Pucci expôs um lado mais hippie dos anos 1960, com o estilista Christian Lacroix mostrando que vasculhou os arquivos da maison atrás de estampas em curvas e espirais. Desenhos curvos em pink e água desciam mirabolantes por vestidos levinhos de chiffon e calças capri. Mas a garota do século 21 que não pode deixar de trabalhar todo dia vai gostar de saber que as mesmas estampas felizes e despreocupadas enfeitaram saias de trabalho estruturadas e trench coats. As estampas Pucci estavam pintadas em paetês brilhantes em vestidos de noite, e, para um dia de descanso no campo, saias de camponesa com bordado inglês, com um ou outro patchwork Pucci costurado por cima. "Eu adorei os anos 1960. Eu era adolescente na época, e curti tanta liberdade, tanto otimismo naquela época. Sem falar que havia tantas meninas lindas andando por aí usando as estampas Pucci", contou Lacroix à Reuters depois do desfile. "Precisamos desse tipo de injeção de ânimo hoje em dia, então não pude deixar de mergulhar fundo. De volta ao futuro!" (fonte: jane barret, reuters)

(Milão) - O cantor, compositor e ator Elvis Presley pode ter morrido há mais de duas décadas, mas continua reinando nas paradas musicais. E agora o eterno mito é mais uma vez lembrado, desta vez pelo mundo da moda. Elvis reinou em Milão em desfiles das principais grifes do mundo. Em sua segunda linha, D&G, Domenico Dolce e Stefano Gabbana convidam a uma viagem ao Havaí, com palmeiras, areia e flores exóticas, em homenagem aos filmes de Elvis Presley, que inspiraram a coleção. Isto é, para o guarda-roupas pode-se escolher entre trajes masculinos justos dos anos 50, os jeans desbotados combinados com camisetas sem mangas com a imagem do "rei do rock" ou calças brancas de boca sino, como os que o próprio Elvis usava em seus últimos concertos. Se a inspiração é a mulher do rei, Priscilla, o vestido com estampados havaianos é perfeito para a praia. Estiveram presentes ao desfile no dia 1º de outubro a família Presley: Lisa Marie Presley, filha de Elvis, Riley Keugh, neta do cantor e Priscilla Presley, sua ex-esposa.

Christie's leiloa 200 itens de deuses do pop - outubro 2004
(Londres) - Mais de 200 itens pertencentes a estrelas do pop foram leiloadas pela Christie's, em Londres, nesta quarta-feira. Entre os destaques do leilão, estava uma bateria do grupo The Who, vendida por £139.650 (mais de R$ 750 mil). A Gibson SG Special, fabricada em 1963, que foi do guitarrista do Who, Pete Townshend, também foi vendida por mais de £ 100 mil. Um exótico traje de couro negro usado por Madonna para uma sessão de fotos do polémico livro Sex, de 1992, foi vendido por £ 5.377. Entre os outros lotes, estava por exemplo uma elaborada capa usada pelo cantor Ozzy Osbourne, quando ele integrava o Black Sabbath, nos anos 70. A capa de Ozzy foi vendida por £9.560, mais de duas vezes o valor estimado. Outro objeto curioso colocado à venda foi um coldre dourado que Elvis Presley ganhou do ampresário dos Beatles Brian Epstein. O rei do rock recebeu o presente quando se encontrou com o grupo, em agosto de 1965. (fonte: reuters)

Elvis está em Bad Nauheim na seção "Fotos do Mês" - outubro de 2004
(Bad Nauheim) - Encontre Elvis servindo o exército americano na cidade de Bad Nauheim, Alemanha Ocidental. Esta é a segunda parte do texto que enfoca os anos de Elvis no U.S.Army. Leia um trecho: "Goethhestrasse 14 foi onde os Presleys moraram em Bad Nauheim, por 15 longos meses. A vida nessa casa era uma rotina que nunca variava. Às 4:30 hs da manhã, Lamar acordava para esquentar o motor do carro de Elvis, uma BMW esporte branca. Quando Elvis acordava, todo mundo também tinha que acordar: essa era uma regra não escrita. Vovó e Elizabeth iam para a cozinha preparar a comida que era feita para agradar ao paladar de uma única pessoa, mas que era servida para todos. Bacon e ovos fritos, geléia, manteiga, café e pêssegos em calda. Depois do Breakfast, Elvis entrava no

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

Um comentário: