terça-feira, 26 de outubro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 4

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 4
Elvis de volta às paradas! - Maio 2001
(LONDRES) - Elvis Presley está de volta às paradas! Depois de mais de trinta anos a música "Suspicious Minds" volta aos charts britânicos. Na Austrália o CD "Elvis 50 Greatest Hits" chegou ao quinto lugar entre os mais vendidos no dia de seu lançamento. O sucesso também se repete na Irlanda onde Elvis ocupa um honroso terceiro lugar entre os mais vendidos do mês. Mesmo morto há mais de vinte anos a chama do sucesso de Elvis ainda brilha!

Morre Jackie Kahane, o comediante de Elvis - Maio 2001
(Los Angeles) - Morreu no último dia 26 de março o comediante que abria os shows de Elvis nos anos setenta, Jackie Kahane. Jackie foi contratado pelo Coronel Parker no começo dos anos 70 para abrir os shows de Elvis. Ele pode ser visto no filme "Elvis On Tour", de 1972, contando algumas piadas, enquanto Elvis se aquece no camarim. Jackie Kahane foi enterrado no cemitério Mount Sinai em Los Angeles no dia 29 de março. Descanse em paz Jackie!

Lisa Marie em estúdio - Maio 2001
(Los Angeles) - Lisa Marie praticamente acabou os trabalhos de gravação de seu disco de estréia. Ao contrário de seu pai que chegou a gravar um disco inteiro em apenas uma noite nos anos 60, Lisa vem arrastando a gravação de seu CD há mais de um ano. Seu grande tremor é ser comparada a Elvis. O disco deve ser lançado ainda este ano em data não confirmada.

Frank Sinatra e Elvis Presley: as melhores vozes do século XX- abril 2001
LONDRES- O cantor Frank Sinatra é a "A Voz do Século". Este foi o resultado de uma pesquisa da rádio BBC, divulgado nesta segunda-feira. Segundo a emissora, foram recebidos mais de 44 mil votos no concurso para escolher a voz mais marcante do século XX. Elvis Presley ficou em segundo lugar, seguido por Nat "King" Cole, Ella Fitzgerald, Bing Crosby, John Lennon, Aretha Franklin, Billie Holiday, Barbra Streisand e Freddie Mercury.

Filha de Elvis Presley sofre mais uma decepção amorosa - abril 2001
LOS ANGELES - Lisa Marie Presley, a filha do Rei do Rock "n" Roll, não consegue evitar de se apaixonar. Lisa Marie, de 33 anos, única herdeira da fortuna de Elvis Presley, rompeu o noivado com o roqueiro John Oszajca, mas eles continuam "muito bons amigos", disse seu agente na quinta-feira. Segundo Paul Bloch, da firma de Relações Públicas Rogers & Cowan, os motivos da separação não foram divulgados, mas Lisa Marie não estava com ninguém atualmente. Lisa Marie Presley, que vem trabalhando em seu álbum de estréia nos últimos anos, conheceu Oszajca em maio de 1999. Lisa Marie Presley se casou pela primeira vez em 1988 com o músico Danny Keough. Eles tiveram dois filhos antes de se separar em 1994. No mesmo ano, ela se casou com o cantor Michael Jackson numa cerimônia secreta. Ela entrou com um pedido de divórcio em janeiro de 1996.

Jailhouse Rock na Broadway - abril 2001
(New York) - O filme "Jailhouse Rock" (lançado no Brasil com o título de "O Prisioneiro do Rock") estrelado por Elvis Presley, deve virar musical na Broadway. Os roteiristas ingleses Dick Clement e Ian La Frenais é que estão encarando a empreitada. Para chegar no melhor resultado, a dupla pretende montar vários grupos de discussão em Los Angeles, antes de começar a levar o musical em uma turnê por todos os Estados Unidos. No fim, o musical deverá aportar na Broadway, o sonho de qualquer musical. As músicas originais do filme serão utilizadas na adaptação, mas seu roteiro já está sendo reescrito. Quem vê agora, tem a impressão de que os caras começaram a fazer a adaptação anteontem, mas, na verdade, Clement e Le Frenais vem trabalhando há dez anos para levar o musical lançado em 1957 para cima do palco.

James Burton e Ritchie Valens no Hall da Fama do Rock and Roll - abril 2001
(NOVA YORK) - O cantor Ricky Martin interpretou músicas imortalizadas por Ritchie Valens em sua curta carreira, que passou a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll. Valens ficou imortalizado com canções como "La Bamba" e "Donna". Sua história foi contada no cinema no filme "La Bamba", no qual foi interpretado pelo ator Lou Diamond Phillips. O clássico "Let"s Go" foi um dos interpretados por Martin na cerimônia de gala realizada no Waldorf Astoria, em Nova York. Também foram aceitos na galeria de estrelas Paul Simon, Aerosmith, Michael Jackson, Queen e Steely Dan. A cerimônia estendeu-se até as primeiras horas da terça-feira. Além de Valens, que morreu junto com Buddy Holly em um acidente aéreo em 1959, entraram no Hall da Fama os Flamingos, Chris Blackwell, Johnnie Johnson, que tocou piano com Chuck Berry, e James Burton, que acompanhou na guitarra estrelas como Elvis Presley e Merle Haggard. Burton iniciou sua carreira com Rick Nelson, um cantor dos anos 50 que imitava o estilo de Presley. No final dos anos 60 James Burton se tornou o guitarrista oficial da banda do próprio Elvis e esteve com ele até a sua morte em 1977. Burton afirmou que "Este é um grande dia" e que "tinha plena consciência que o prêmio foi lhe dado por causa dos anos em que tocou com Elvis", para Burton "ainda me deixa perplexo o sucesso de Elvis após todos estes anos"; "Ele realmente foi muito querido e ainda o é". James Burton, finalizou dizendo: "Fico muito feliz e orgulhoso da músicas que toquei com Elvis, fico feliz de ter sido parte de sua história". Johnson e Burton foram apresentados pelo guitarrista do grupo Rolling Stones, Keith Richards. Os artistas podem ingressar no Hall da Fama 25 anos depois de terem lançado seu primeiro disco. Uma vez integrados, os músicos passam a ser representados permanentemente no local, localizado em Cleveland (Ohio, norte dos EUA). Simon e Jackson já pertenciam ao Hall. Simon como parte do duo Simon & Garfunkel, e Jackson como membro dos Jackson Five. Agora, porém, os dois ganharam destaque por seus trabalhos individuais. Jackson se retirou da cerimônia logo depois de ter sido homenageado, pois apresentava uma lesão no pé. Simon afirmou, ao subir no palco, que gostaria de se reconciliar com seu ex-companheiro Art Garfunkel, de quem encontra-se afastado.

O novo endereço oficial do Rei do Rock na Internet / abril 2001
(Memphis) - Depois de anos no endereço elvis-presley.com, o site oficial do rei do rock muda de endereço. Agora o site Graceland está reformulado com novo endereço (elvis.com), contando ainda com e-mail gratuito a todos os visitantes. Priscilla, a esposa de Elvis e Lisa Marie, sua filha, seguiram os passos da cantora Madonna e ganharam na justiça americana o direito de usar o domínio elvis.com. O site ainda possui algumas sessões em construção, mas não deixa de ser parada obrigatória a todos os fãs do saudoso astro do Rock.

Ricky Martin fazendo o papel de Elvis??? - abril 2001
Ricky Martin está sendo cotado para fazer, no cinema, o papel que era de Elvis Presley no filme "Viva Las Vegas" (conhecido nas Sessões da Tarde da vida como "Amor A Toda Velocidade"). Os fãs de Elvis, alguns dos mais dedicados que existem no mundo, ainda não se manifestaram a respeito. O roteirista, Jason Schafer, está fazendo algumas modificações no roteiro e pretende deixar a ação girando em torno de um cantor porto-riquenho que vai para Las Vegas para tentar a sorte grande. Jennifer Lopez foi sondada para ser a atriz principal do filme. Seja o que Deus quiser...

Elvis morreu, mas continua faturando - março 2001
(Londres) - Segundo pesquisa do jornal britânico Daily Mail e a Revista americana de finanças Forbes, Elvis Presley é o morto que mais fatura grana com direitos autorais no mundo. Só no ano passado, o Rei, morto há 24 anos, acumulou cerca de 42 milhões de dólares. Depois dele vem Charles Schulz, criador do Snoopy, que morreu no ano passado. Em 2000, o cartunista faturou 20 milhões de dólares, em direitos autorais, com a turma do Charlie Brown. Em seguida, para completar o top-five, aparecem John Lennon, Jimi Hendrix e Bob Marley. Ainda estão presentes na lista o eterno rebelde James Dean com 3 milhões de dólares ganhos ano passado e a eterna musa Marilyn Monroe com 2 milhões. Se os Beatles fizessem parte da lista (não estão pois Paul, George e Ringo estão vivos) eles iriam liderar com 70 milhões de dólares ganhos somente em 2000, graças em parte ao disco "The Beatles 1" que liderou diversas paradas de sucesso em vários países ao redor do mundo.

Revista desvenda empregos sem glamour de cantores famosos - março 2001
LONDRES - Eminem era cozinheiro. Elvis Presley, motorista de caminhão. Rod Stewart era coveiro. No longo caminho rumo ao sucesso, os pop stars de hoje e ontem certamente já passaram por maus bocados. A revista britânica de música Q investigou como as estrelas ganhavam a vida antes da fama. O polêmico rapper Eminem já fritou hambúrgueres num restaurante suburbano onde o gerente o descreveu como um bom funcionário. Elvis Presley, o rei do rock, podia ser também "rei dos bicos". Ele testou suas habilidades como porteiro de cinema, motorista de caminhão e eletricista antes de se acertar como cantor. "Eu duvidava se me sairia bem nisso (como eletricista) porque você tem que manter sua cabeça no que está fazendo ou pode explodir a casa de alguém", disse Presley certa vez.O veterano roqueiro escocês Rod Stewart, famoso por sua voz rouca, tentou a sorte como jogador de futebol antes de se inscrever para um emprego de coveiro no cemitério Highgate, de Londres. "Eles meio que batizam você colocando-o dentro de um caixão e fechando a tampa, o que é uma experiência muito aterrorizante, porque você fica imaginando se eles vão deixá-lo ali", ele lembrou. O roqueiro inglês Sting ajudou seu pai a entregar leite na madrugada, recebeu aulas para ser inspetor do imposto de renda e depois começou a ganhar dinheiro como professor."Foi uma boa experiência porque aprendi a não ficar nervoso diante das pessoas. Eu aprendi o timing, como falar com crianças sem fazê-las pensar que sou um idiota", disse Sting.

Uma Homenagem diferente para Elvis na Inglaterra - março 2001
(LONDRES) - Nesta semana, no Reino Unido, comemora-se a "Semana Nacional da Batata Frita". Por lá, todos os vendedores de batatas-fritas vão estar fantasiados de Elvis Presley. O que Elvis tem a ver com a batata? Seria um típico exemplo para ilustrar a expressão "viajou na batatinha", mas até que faz sentido. Eles se fantasiam assim por causa de uma promoção que vai levar consumidores das lojas de batatas-fritas para Las Vegas. Ainda assim... O que diabos Elvis tem a ver com as batinhas??? O caso é que tem uma música, de uma mulher chamada Kirsty MacColl, que chegou a fazer algum sucesso na terra da Rainha e se chama "There's A Guy Works Down The Chip Shop Swears He's Elvis" (em bom português: Tem Um Cara Que Trabalha Lá Na Loja De Batatas Fritas Que Jura Que É Elvis). Acha que é brincadeira? Os britânicos comem 38 mil toneladas de batatas fritas por semana e a educação que eles recebem diz para não brincar com a comida.

Testamento de Elvis Presley será leiloado na Espanha - Fev 2001
(Madrid) - O testamento de Elvis Presley será leiloado pela primeira vez no dia 4 de março durante a 9º Feira de Disco de colecionadores de Girona, no nordeste da Espanha. A informação foi dada pelos organizadores do evento. Também estão na lista do leilão shortinhos e luvas da cantora e atriz Madonna, uma coleção de 46 fotos dos Beatles (com John Lennon dançando flamenco), uma guitarra do músico B.B.King, e o roteiro do filme "Casablanca". O testamento de Elvis Presley tem 13 páginas, das quais a número 12 é assinada pelo próprio Elvis. O documento tem dois atestados de autenticidade.

Converse agora com Elvis Presley e John Lennon - Fev 2001
(New York) - Quem diria? Agora você pode conversar com Elvis Presley e John Lennon pela internet. O jornal inglês The Guardian conversou virtualmente com os dois ídolos. O rei do rock revelou, entre outras coisas, que gosta de Spice Girls, que "Suspicious Minds" é sua canção favorita e ainda pediu para escolher uma de suas músicas para ele cantar. Já Lennon foi mais na paz. Disse que não admira muito o Oasis e pensa sempre na Yoko Ono. Estes papos virtuais são possíveis graças a um programa que foi desenvolvido pela empresa Triumph PC para atrair visitantes e anunciantes. O único problema é que Elvis e Lennon ainda não aprenderam o português. Para conversar com Elvis Presley e com John Lennon, é só visitar o site. Bobagens virtuais.

Relógio de Elvis na mão do povo - Fev 2001
(LONDRES) - Um relógio que foi de Elvis Presley vai ser leiloado pela internet. O artefato é um "Estrela de David", um dos 33 relógios de mão desenhado pelo próprio Rei e que, depois de usados, eram dados de presente para amigos próximos. Este, em especial, foi o mesmo usado em seu casamento com Priscilla e na temporada que passou no exército dos Estados Unidos. O leilão está sendo promovido pelo site QXL.com e vai até o dia 25 de janeiro. O preço do relógio já ultrapassou a marca dos U$$ 4 mil na primeira semana.

Pacote de CDs de Elvis é lançado no Brasil - Jan 2001
(S.Paulo) - De tempos em tempos, a BMG solta generosos pacotes de relançamentos de Elvis Presley, seu astro de maior vendagem. Agora, mais uma fornada: 14 CDs inéditos por aqui, sem unidade estética ou preocupação cronológica, mas que marcam momentos-chave da trajetória de Elvis. Para os que querem investigar do primeiro ao último hit de Elvis, a pedida é a série Golden Records. Os cinco volumes saíram originalmente em vinil e agora reaparecem com livreto e faixas-bônus. O primeiro engloba o período 56-57, quando Elvis explodiu comercialmente e definiu o conceito de rock star. Com 20 faixas, o CD traz alguns dos maiores clássicos dos primórdios do rock ("Blue Suede Shoes", "Heartbreak Hotel", "All Shook Up", "Jailhouse Rock") e baladas como "Love me Tender" e "Loving You". Já o número 2 ficou famoso pela capa, com Elvis em seu legendário terno dourado. Tem sucessos de 58-59, alguns lançados quando Elvis esteve no Exército -como "Don't", "One Night", "A Fool Such as I" e "King Creole". Os volumes 3 e 4 dão uma geral nos 60, tidos por muitos como pouco significativos. Uma visão equivocada: Elvis diversificou, indo a Nashville para elaborar um som mais suave e depurado. O cantor resgatou canções ancestrais como "Are You Lonesome Tonight" (de 1926, gravada por Al Jolson) e flertou com estilos como country pop ("She's Not You", "Good Luck Charm") e até gospel ("Crying in the Chapel"). Foi um dos primeiros a notar que a canção napolitana era excelente matéria-prima para hits pop; vide "It's Now or Never" (baseada em "O Sole Mio") e "Surrender" (que tem a melodia emprestada de "Torna a Sorrento"). O quinto volume é um apanhado do Elvis do fim dos 60 e começo dos 70, destacando "Burning Love", "In the Ghetto", "Suspicious Minds" e "Moody Blue". Canção de protesto - Elvis passou os anos 60 fazendo filmes B. Seu renascimento aconteceu no final de 68, quando apareceu num especial de TV da NBC. Chamado "The Comeback Special", o show mostrou Elvis em plena forma, vestido de couro, o eterno Rei. A trilha do especial está no pacote. Além de hits, Elvis mostrou novas criações como "Memories" e "If I Can Dream", poderosa canção de protesto. Seu próximo passo foi conquistar novamente o mundo do disco. Em 69, gravou novamente em Memphis, cidade onde foi criado e, então, uma meca do pop americano, principalmente por causa dos American Studios, frequentados por Neil Diamond, Dusty Springfield, Box Tops e outros. As gravações realizadas ali estão em "Suspicious Minds", CD duplo com muito material inédito. Da mesma forma que Roberto Carlos aqui, Elvis entrava de cabeça na soul music. Canta com intensidade e paixão "Any Day Now" (de Burt Bacharach), "Only the Strong Survive" e "Inherit the Wind". A canção-título do disco se tornou uma das marcas registradas do Rei do Rock. Elvis também não escapou do "disco conceitual", praga nos 70. Em 71 saiu "Elvis Country", uma jornada nostálgica em que revisitava músicas que fizeram parte de sua formação musical, como "Little Cabin on the Hill", "Faded Love" e "Tomorrow Never Comes". Até a capa é evocativa, com a primeira foto de Elvis, aos 2 anos. Em 72, foi a vez de "Elvis Now", um de seus discos que mais venderam aqui, puxado por "Sylvia". O Rei do Rock dedicou boa parte de seu tempo nos anos 70 às apresentações ao vivo. Três CDs focalizam esta fase. "On Stage" saiu em 70 com registros de sua volta triunfal em Las Vegas. "As Recorded at Madison Square Garden", como diz o título, mostra Elvis, em 72, no famoso palco nova-iorquino. E se você não podia ir até Elvis, ele ia até você. Como em 73, com "Aloha from Hawaii": Elvis foi até as ilhas e o show alcançou mais de um bilhão de pessoas, via satélite. Muitos têm na cabeça a caricatura de Elvis gordo, em macacões bizarros e suando por todos os poros. Esta trágica fase está em "Moody Blue" e "In Concert". Último disco lançado em vida, "Moody Blue" é uma colcha de retalhos de gravações em estúdio e alguns registros ao vivo. "In Concert" é a trilha de um especial que fez para a TV CBS em junho de 77, dois meses antes de morrer. Ofegante, erra as letras, mas tenta agradar. Estraga propositalmente, de forma cruel, a romântica "Are You Lonesome Tonight". Em "My Way", quando canta "agora que o fim está próximo e eu encaro a última cortina", praticamente avisava que estava mesmo deixando o prédio, como anunciava o final de seus discos ao vivo.

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

Um comentário: