terça-feira, 26 de outubro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 2

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 2
Elvis Presley entra para o Gospel Music Hall of Fame - dezembro 2001 - (Franklin, TN) - O cantor Elvis Presley entrou para o Gospel Music Hall of Fame, em cerimônia realizada no Estado americano do Tennessee. O Rei do Rock foi representado na cerimônia por vocalistas que o acompanharam durante sua carreira. Estavam lá, Joe Moscheo dos Imperials, Gordon Stoker do quarteto vocal The Jordanaires e Ed Enoch do grupo gospel J.D. Sumner & The Stamps. Foi lido uma declaração da filha de Elvis, Lisa Marie Presley, que agradeceu a todos as homenagens a seu pai. Na declaração, Lisa ainda lembrou como era presente e importante a música religiosa na vida de Presley. Um tape de Elvis cantando "How Great Thou Art" e "Peace in the Valley" foi exibido, deixando todos os presentes à cerimônia, emocionados. Entraram para o Gospel Hall of Fame ainda os seguintes artistas: Albertina Walker, Kurt Kaiser, Keith Green, Larry Norman, Doris Akers, Wendy Bagwell & the Sunliters and The Rambos. Os membros que fazem parte deste tributo foram escolhidos por uma comissão de 300 pessoas, entre jornalistas, críticos e especialistas musicais. O GMA Gospel Music Hall of Fame foi fundado em 1964 e conta com mais de 5000 membros em todo o país. Elvis Presley se tornou o único artista da história a fazer parte de todas as galerias musicais dos Estados Unidos. Ele já era membro do Rock'n'Roll Hall of Fame e do Country Music Hall of Fame.

Venda de músicas de Elvis Presley é investigada pela polícia - dezembro 2001
(Londres) - A polícia britânica está investigando a venda, em uma casa de leilões, de letras de músicas de Elvis Presley suspeitas de serem falsas. A informação é da polícia metropolitana de Londres. "Nós podemos confirmar que a polícia(...)está investigando uma acusação de fraude relativa a objetos vendidos em uma casa de leilões durante um período de tempo. Não houve prisões e as investigações continuam", disse uma porta-voz da polícia londrina. A polícia disse que as acusações foram feitas na segunda-feira mas se recusou a dar maiores detalhes. A letra de três canções, que teriam sido encontradas em uma pensão alemã onde Elvis se hospedou durante o tempo em que serviu ao exército dos EUA, foram vendidas pela Christie's por US$ 14.300, de acordo com uma matéria do jornal britânico "Sun" deste sábado. A Christie's confirmou que o incidente estava sendo investigado, mas se recusou a dar detalhes. "Essa questão é assunto de uma investigação que está em andamento e nós não podemos fazer mais comentários", disse
o porta-voz da Christie's. Segundo as informações publicadas no jornal, as letras das canções teriam sido colocadas à venda por Johnny Earle, fã de Elvis e colecionador. Earle teria dito que a Christie's está pedindo uma indenização a ele no valor equivalente ao da venda. "Estou absolutamente chocado com isso. Eu não tenho o dinheiro para indenizar a Christie's. Eu tenho uma boa reputação e comprei essas recordações com boa fé", disse Earle ao jornal "Sun".

Elvis para saudosistas - dezembro 2001
(Los Angeles) - A BMG e a Castle Music estão lançando um pacote de LPs de Elvis Presley nos Estados Unidos. Isso mesmo, LP, o antigo vinil. É uma forma de agradar os diversos colecionadores deste tipo de formato que ainda existem naquele país. Os títulos são: as trilhas sonoras de "G.I. Blues" (saudades de um pracinha, 1960) e "Blue Hawaii" (feitiço havaiano, 1961), em tudo iguais aos originais lançados no começo dos anos 60, inclusive com etiquetas de preço da época, em réplicas perfeitas. Ainda serão lançados a trilha de "Loving You" (a mulher que eu amo, 1957), com o compacto duplo "Wild in the country" incluído. A BMG também reuniu trilhas de Elvis em compactos duplos como "Change of habit" (ele e as três noviças, 1969) e unificou, em um único LP as trilhas de "Jailhouse Rock" (o prisioneiro do rock, 1957) e de "The Trouble With Girls" (lindas encrencas, as garotas, 1969). Tudo de muito bom gosto. Alguns irão trazer ainda novas capas e pequenos encartes com fotos e informações. Material de primeira qualidade, ótimo para colecionadores.

Mundo do Rock em Luto! - dezembro 2001
(Nahsville) - Após a morte de George Harrison, o mundo do Rock sofre mais duas importantes perdas. O guitarrista Thomas Grady Martin, um dos maiores nomes da música instrumental americana morreu, aos 72 anos, no Marshall Medical Center em Lewisburg, Tennessee. Grady tocou guitarra para mitos como Bing Crosby, Buddy Holly, Willie Nelson, Kris Kristofferson, J.J. Cale. Joan Baez, Hank Williams e Elvis Presley. Com Elvis, Grady Martin tocou entre os anos de 1962 a 1965. Sua estréia ao lado do Rei do Rock aconteceu no disco "Pot Luck", em 1962. Junto a Chet Atkins, Hank Garland, o baterista Buddy Harman e o pianista Floyd Cramer formaram e ficaram conhecidos como "A-Team". Eram considerados a elite musical de Nashville. A outra morte foi a do compositor Kal Mann, autor da canção "(Let Me Be Your) Teddy Bear", que se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Elvis. A música chegou ao primeiro lugar nas paradas em 1957 ficando 7 semanas nesta posição. Ela fez parte dos trabalhos musicais do filme "Loving You" (a mulher que eu amo, 1957). Foi o compositor ainda de grandes sucessos como "Let's Twist Again" de Chubby Checker, "Take Me Back to Toyland" cantada por Nat King Cole e "Butterfly", grande sucesso na voz de Andy Williams, que também chegou ao primeiro lugar em 1957. Kal Mann morreu aos 84 anos.

Contrato de Elvis Presley na Internet - dezembro 2001
(Nova Iorque) - O site de vendas pela internet, www.Recordmecca.com, especializado em raridades do mundo da música está colocando à venda a cópia do primeiro contrato de Elvis com a RCA Victor. Datado de 31 de janeiro de 1956, um dia após Elvis gravar o sucesso "Blue Suede Shoes" e três dias após o Rei do Rock aparecer pela primeira vez na televisão americana. O documento raro está sendo vendido ao preço nada amigável de 40.000.00 dólares. Muito mais do que o próprio Elvis ganhou ao assinar tal contrato, em valores atualizados.

Elvis Presley na TV paga: em oportuno revival - dezembro 2001
(São Paulo) - O MC Country apresenta e reapresenta em dezembro dois especiais com o rei do rock: 'Elvis Presley: 56 Special' (hoje, 2 de dezembro) e 'Elvis Presley: Lost Love' (terça, 4 de dezembro), Apesar da frase "Elvis não morreu" ter sido explorada ao máximo, o que fica muito claro é que quem está vivo mesmo é o fã-clube do astro. Aproveitando essa deixa, o canal pago MC Country leva ao ar, durante o mês de dezembro, dois especiais sobre o cantor que provocou o mundo com seu requebrados e, em seguida, o conquistou com sua música. Hoje, às 18h30, estréia no bloco Live! o programa Elvis Presley: 56 Special, que faz um apanhado das aparições do cantor na tevê no seu ano de estréia, quando o sulista sacudiu a sociedade americana com seu mix de voz e gestual que acabou mudando toda a concepção da música popular nos EUA e no mundo, entre elas, a apresentação de Hound Dog, a qual canta ao lado de um cachorro (a mais ridícula da sua carreira, segundo o próprio). A produção traz também entrevistas, depoimentos e gravações digitais remasterizadas de clássicos de Elvis, como Blue Suede Shoes, Love Me Tender e Don't Be Cruel, canções que abriram a trilha do rock n'roll e o lançaram para o estrelato. Na terça, às 21h30, o MC começa a transmitir o documentário Elvis Presley: Lost Love. O programa dá voz a uma das várias ex-namoradas do cantor, a hoje idosa June Juanico, falando sobre o início da carreira do popstar, quando ainda fazia parte de sua vida. Lost Love exibe também imagens do cantor em seus momentos de lazer, pescando, nadando e almoçando com seus familiares e amigos. Dia 08 de dezembro será exibido no canal MGM o filme "Clambake" (o barco do amor, 1967).

Morre o cantor e compositor George Harrison - dezembro 2001
LONDRES - George Harrison, que chegou ao estrelado mundial ao lado dos Beatles, morreu com "amor em sua mente", em Los Angeles (EUA), após uma longa luta contra o câncer, afirmou um amigo da família na sexta-feira. Harrison, conhecido como o "Beatle discreto" por ter vivido à sombra de John Lennon e Paul McCartney, morreu na casa de um amigo. A mulher dele, Olivia, e o filho Dhani estavam a seu lado. O músico tinha 58 anos. Amigo da família há vários anos, Gavin De Becker disse: "Ele morreu com um pensamento na cabeça -- amem-se uns aos outros". McCartney disse ter ficado arrasado com a notícia da morte. "Ele era um cara adorável e um homem muito corajoso. Tinha um senso maravilhoso de humor. Ele era meu irmão mais novo, na verdade", afirmou McCartney do lado de fora de sua casa em Londres, capital britânica. "Conheço George desde sempre e ele era um lindo cara, que eu amava profundamente." Yoko Ono, cujo marido John Lennon foi morto com um tiro na frente de seu prédio em Nova York quase 21 anos atrás, disse: "Obrigado, George. Foi maravilhoso conhecê-lo". "George dedicou tanto de si para nós durante sua vida e continua a fazê-lo mesmo depois da sua morte com sua música, seu talento e sua sabedoria", acrescentou. Harrison, que entre seus vários sucessos conta com "All Things Must Pass", revelou pela primeira vez em 1998 que lutava contra um câncer de garganta. "Isso lembra a gente de que qualquer coisa pode acontecer", disse então o músico, cuja vida viu-se também ameaçada quando um intruso o esfaqueou dentro de sua casa na Grã-Bretanha em 1999. Philip Hunter, que escreveu livros sobre os Beatles, disse: "Outro Beatle se foi. Esse é um pensamento horrível. O grupo era uma entidade na vida das pessoas". "Ele se viu encoberto por Lennon e McCartney e nunca conseguiu aceitar isso. Havia um certo amargor nele, mas, depois, ele percebeu a sorte que havia tido." - O BEATLE MAIS NOVO - O membro mais novo do grupo de música pop mais famoso do mundo será lembrado por sua devoção ao misticismo oriental. Foi Harrison que convenceu os outros integrantes dos Beatles a voar para a Índia e sentar-se aos pés de Maharishi Mahesh. O grupo conquistou o mundo com 27 músicas no primeiro lugar nas paradas de sucesso dos EUA e da Grã-Bretanha. Harrison tinha apenas 27 anos em 1970, quando a banda se separou. O também pop star Bob Geldof disse sobre Harrison: "Ele não era um Beatle relutante. Ele sabia que seu lugar na cultura popular estava assegurado". Referindo-se ao ataque de 1999, Alan Clayson, biógrafo de Harrison, disse: "Ele foi esfaqueado no pulmão na época em que descobriu ter câncer de pulmão. O ataque teve um efeito psicológico sobre ele". Em 1973, Elvis Presley gravou o maior sucesso de George, a música "Something" no show Aloha From Hawaii, transmitido para todo o mundo, ao vivo, via satélite. O SIte Elvis Presley Home Page não poderia deixar de prestar suas homenagens ao ex-beatle, toda a comunidade do Rock mundial está de luto hoje! Que George Harrison encontre todas as respostas para a vida agora que se foi, ele que tanto procurou chegar até elas, seja através da religião ou da filosofia oriental.

O Rei do Pop não é o Rei do Rock - dezembro 2001
(Los Angeles) - O CD de Michael Jackson, Invicible, não tem correspondido às expectativas de vendas de seus realizadores. Em pouco mais de uma semana o disco foi retirado do primeiro lugar nas paradas pelos novos lançamentos de Britney Spears, Pink Floyd e Garth Brooks. Parece que os sucessivos escândalos envolvendo o cantor com pedofilia foram demais para o público que o acha fora de realidade e bizarro demais. No jornal L.A. Times Jeff Ayeroff escreveu: "Eu acho que o seu pior inimigo foi esse negócio todo de Rei do Pop, O objetivo não deveria se fazer 'maior' e sim 'melhor'... A primeiro coisa que penso é o show de Elvis em 1968, sentado, usando couro, onde ele se apresentou de forma nova. Michael precisa disso, ele necessita de algo intimo - emocionalmente intimo - algo que o faça interagir com a audiência. Pena que ele tenha se tornado uma aberração de circo e não tenha nem uma grama do talento de Elvis Presley. Definitivamente o Rei do Pop não é o Rei do Rock".

Compositores de Elvis Presley processam MusicCity - dezembro 2001
(Los Angeles) - Dois compositores veteranos estão processando a MusicCity, serviço de trocas de arquivos MP3. Jerry Leiber e Mike Stoller, responsáveis por alguns sucessos de Elvis Presley como "Jailhouse Rock", afirmam que a MusicCity não pediu autorização para permitir a troca de "centenas de milhares" de músicas. A ação da dupla é centrada no Morpheus, software que conecta milhares de usuários ao serviço de trocas online. Ao contrário do Napster, o Morpheus não opera com uma central, o que dificulta ainda mais o controle que a indústria fonográfica pretende exercer sobre as trocas de arquivos MP3. Leiber e Stoller pedem uma indenização de US$ 150 mil para cada música usada sem permissão. Na ação, a dupla afirma que o Morpheus permite a “troca por atacado das músicas mais populares do mundo”. A ação citou ainda outros dois serviços de trocas de música on-line, entre eles o Grokster.

Mansão de Elvis Presley tem menos visitantes após ataques - novembro 2001
(Memphis) - A redução no número de visitantes estrangeiros desde os ataques de 11 de setembro contra Nova York e Washington transformaram o Boulevard Elvis Presley na rua Solitária. A companhia que mantém viva lembrança do "rei do rock and roll" em um complexo de atrações turísticas, cujos pontos centrais são seu túmulo e mansão, informou na sexta-feira que demitiu 50 funcionários recentemente, o que corresponde a 15 por cento de sua equipe. A Elvis Presley Enterprises comunicou que os ingressos baixaram consideravelmente, por causa da falta de visitantes estrangeiros, que representam um-terço dos negócios. O turismo já havia diminuído antes dos ataques de 11 de setembro, mas a tendência continuou, acrescentou a empresa. O presidente da companhia, Jack Soden, disse que o declínio nos negócios em Graceland é parecido ao sofrido por outras atrações turísticas norte-americanas. "Está acontecendo onde quer que se olhe", falou Soden. "Os vôos das companhias aéreas baixaram, o que se reflete especialmente em menos visitantes estrangeiros e francamente houve um enfraquecimento do turismo em geral no último ano e meio". Soden não citou de quanto foi a queda de visitantes, mas os estrangeiros "parecem ser o segmento que foi afetado de forma mais drástica". Em um ano normal, Graceland e locais semelhantes atraem por volta de 650 mil visitantes. Presley morreu em 16 de agosto de 1977, aos 42 anos, em Graceland, sua mansão situada no Boulevard Elvis Presley. Milhões de pessoas já visitaram seu túmulo, caminharam por sua casa e visitaram diversos restaurantes, tendas e museus relacionados a ele. Em tempo: o último single de Elvis, "America the beautiful", não deixa de subir nas paradas, em menos de duas semanas pulou 2 posições, agora é o sexto single mais vendido dos EUA.

Elvis: 45 anos de sucesso nas paradas! - novembro 2001
(Los Angeles) - "America the Beautiful", o single de Elvis lançado em ajuda às vitimas do WTC, continua muito bem colocado nas paradas de Singles dos EUA. "America the beautifull / If I Can Dream / Amazing Grace" ocupa atualmente a sétima posição entre os mais vendidos. A revista de música Billboard lembrou em um artigo que com este single Elvis chega a uma marca histórica: o Rei do Rock está há 45 anos e seis meses ininterruptos na parada norte americana. É um recorde só superado por Bing Crosby, que está há 46 anos e um mês e Dean Martin, que está há exatos 45 anos e 11 meses nas paradas de singles. O primeiro single de Elvis classificado na Top 100 Singles da Billboard foi "Heartbreak Hotel / I Was the One", que foi lançado em 11 de maio de 1956 e chegou ao primeiro lugar uma semana depois. A Billboard lembra ainda que 113 canções de Elvis foram classificadas, durante 546 meses, sem intervalos, um recorde absoluto. Logo atrás de Elvis vem Frank Sinatra que está há 44 anos, 6 meses e 3 semanas nas paradas, o primeiro single de "the voice" a entrar nas charts foi "Young at Heart", em julho de 1954, e o último foi "They All Laughed" em Janeiro de 1999.

Elvis no Guinness Book of World Records - novembro 2001
(Los Angeles) - O sucesso de Elvis levou o Guinness Book a criar uma categoria nova feita especialmente para o Rei do Rock. A nova categoria irá se chamar "Entertainer who has drawn the most fans to his concerts after he was dead", que numa tradução livre pode ser entendida como "artista que levou mais fãs para seus concertos depois de morto". Justifica-se o título pelos shows que são feitos nos EUA e na Europa com a antiga banda de Elvis, cuja imagem aparece atrás em um imenso telão. Os concertos são um grande sucesso, batendo recordes de bilheteria. Além desta categoria "especial", Elvis está presente no Guinness Book como "Artista solo de maior sucesso de todos os tempos" e "maior recordista mundial de vendas de discos".

Músicas de Elvis em novos filmes de Hollywood - novembro 2001
(Hollywood) - Entre os vários filmes em produção em Hollywood atualmente, dois contam com canções de Elvis Presley nas suas trilhas sonoras. O primeiro é da Disney e tem como título "Lilo & Stitch", na verdade é um longa de animação que irá estrear no próximo verão americano. Depois do relativo fracasso de "Atlantis", os estúdios Disney jogam todas suas fichas neste filme. A intenção é ganhar a disputa com o estúdio de Steven Spielberg pelo filão da animação no mercado americano. No verão deste ano o filme "Shrek", da Dreamworks de Spielberg, arrasou com a Disney nas bilheterias. A intenção agora é fazer um dos melhores filmes dos estúdios Disney. Na trilha sonora várias canções de Elvis. A cantora Wynonna Judd fez questão de gravar sua "Burning Love" em Nashville, a mesma cidade que Elvis gravou a maioria de suas canções. O outro filme a contar com músicas de Elvis é a superprodução "Ocean's Eleven", estrelada por George Clooney, Brad Pitt e Julia Roberts. Na trilha deste "arrasa quarteirão" com previsão de lançamento para o ano que vem, está a canção "A Little Less Conversation", gravada por Elvis no final dos anos 60.

"America the beautiful" nas paradas - novembro 2001
(Nova Iorque) - O single "America the beautiful", lançado após os atentados terroristas à Nova Iorque e Washington, estreou nas paradas de single dos Estados Unidos, chegando a ótima colocação de oitavo lugar entre os mais vendidos. É o maior sucesso de Elvis desde o lançamento do single "The Elvis Medley" em 1982. Os dados foram obtidos através da Billboard's Sales Top 100, a mais importante parada norte americana de música. O sucesso também se repetiu na Europa, principalmente na Inglaterra, principal aliada dos Estados Unidos na guerra contra o terrorismo.

Elvis no Uzbesquistão - novembro 2001
(Uzbesquistão) - Enquanto as tropas americanas e britânicas esperam para entrar no front do Afeganistão, a rádio das forças armadas toca 24 horas de música para os soldados. Entre as mais tocadas está "America the beautiful" cantada por Elvis Presley. Segundo o coronel John Klock, as canções servem para manter alto o moral das tropas. "Tocamos esta canção para nossos homens não esquecerem de onde vieram, por que estão aqui e pelo que estão lutando" afirmou à CNN o oficial americano. O coronel Klock ainda afirmou: "Além do mais sempre lembro aos soldados que Elvis foi um de nossos rapazes", disse o oficial lembrando o fato de que Elvis serviu o exército americano durante dois anos, de 1958 a 1960, nas tropas americanas estacionadas em Bad Nauhein, Alemanha. A rádio das força armadas tem alcance em toda a região, chegando as tropas americanas estacionadas no Uzbesquistão, na Arábia Saudita e nos navios da armada, como os porta aviões Theodore Roosevelt e Kitty Hawk.

European Elvis Convention será na Suécia em 2002 - novembro 2001
(Londres) - A European Elvis Presley Convention 2002 - 25th Anniversary, será realizada na cidade de Norrköping, na Suécia, durante os dias 15 a 17 de Agosto de 2002. Esta será uma das maiores convenções de fã clubes de Elvis na Europa, pois será realizada durante o vigésimo quinto aniversário da morte de Elvis. O evento que será organizado pelo fã clube oficial de Elvis na Grã Bretanha, um dos maiores e mais organizados do mundo, irá contar com exposições, feiras, eventos e shows. A cidade sueca foi escolhida por ser uma das mais belas da Europa escandinava. Entre os convidados para tão importante evento está Pablo Aluísio, que mantém o site "Elvis Presley Home Page" para países de língua portuguesa.

RCA lança CD em beneficio das famílias do atentado ao WTC - Outubro 2001
(Nova York) - A RCA Victor, gravadora de Elvis Presley, irá lançar um CD em beneficio das famílias das vitimas do atentado ao World Trade Center, ocorrido em Nova Iorque no dia 11 de Setembro. O CD contará com três canções: If I Can Dream, America, The Beautiful e Amazing Grace. Além das músicas o CD irá trazer um programa especial para rodar em computador com o clipe de If Can Dream, gravado por Elvis para o programa NBC TV Special em 1968. Não há uma data confirmada para o lançamento, mas a renda será revertida para a fundação American Red Cross Disaster Relief Fund.

Graceland na luta contra o câncer de mama - Outubro 2001
(Memphis) - A Mansão Graceland, local onde o cantor Elvis Presley morava, irá entrar na luta contra o câncer de mama. Em Outubro ocorre o National Breast Cancer Awareness Month nos Estados Unidos, algo como Mês nacional de prevenção e luta contra o câncer de mama. As luzes que iluminam a mansão serão todas mudadas para rosa, numa forma de lembrar a luta contra a doença. Esta foi a forma que Priscilla Presley encontrou para dar apoio ao movimento.

Fãs clubes de Elvis se unem na tragédia - Outubro 2001
(Nova Iorque) - Vários fãs clubes de Elvis nos Estados Unidos se uniram para recolher donativos e doações para ajudar nas buscas e resgates nos destroços do World Trade Center em Nova Iorque. Unidos através da Elvis Presley Charitable Foundation, os fãs de Elvis prestaram suas homenagens às vitimas. A mobilização nacional e o nacionalismo que tomaram conta dos Estados Unidos se refletiu em todos os campos sociais, com a arte mais uma vez ajudando nas grandes tragédias mundiais.

Hard Rock Cafe de Londres faz leilão da história do rock - Setembro 2001
(Londres) - Os arquivos médicos de Elvis Presley e uma limusine das Spice Girls estão entre os itens da história do rock à venda na noite de terça-feira em um leilão em Londres. Filmes raros dos Beatles, uma mesa de sinuca dos Rolling Stones e um colete salva-vidas de Concorde que pertencia ao líder do Nirvana Kurt Cobain também estarão sob o martelo no Hard Rock Cafe. Os 200 lotes têm fotos autografadas e um bateria de Elvis, por 100 mil dólares de preço de reserva. "As vendas incluem uma ampla seleção de autógrafos, pôsteres originais, discos de apresentações, gravações raras e muito mais", disse a porta-voz dos organizadores, a empresa de artigos de colecionadores Fleetwood Owen, co-fundada pelo baterista Mick Fleetwood. A ficha de saúde de Elvis Presley foi compilada pelo seu médico de família e inclui detalhes de seu nascimento. Deverá ser arrematada por 35 mil dólares. Artigos dos Beatles também estão presentes, com um filme da banda chegando ao Aeroporto de Liverpool, que deverá atingir os 3 mil dólares. A mesa de bilhar dos Stones deverá ser arrematada por 14.500 dólares e um postal de Jerry Hall a Mick Jagger poderá chegar ao preço mais em conta de 300 dólares. Entre lotes mais recentes, figuram Oasis, Spice Girls e Elton John. O lote 51 tem o piano em que John fez suas primeiras apresentações públicas em uma escola em Middlessex e que poderá levantar cerca de 30 mil dólares.

BBC recupera gravação perdida dos Beatles em programa de TV - Setembro 2001
(Londres) - Foi entregue à BBC (British Broadcasting Corporation) uma gravação de áudio dos anos 60, que estava perdida, de um programa de televisão no qual os Beatles bateram papo e comentaram singles de rock and roll. A gravação da participação de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison no programa "Juke Box Jury", da BBC, em dezembro de 1963, foi feita por um telespectador num gravador antigo, de rolos, informou a BBC no domingo. Uma porta-voz da BBC disse que a fita não tem qualidade apropriada para ir ao ar, mas que "é maravilhoso tê-la". A emissora disse que vai tentar juntar a gravação ao filme mudo feito do mesmo programa, que está guardado em seus arquivos. No programa -- no qual um júri de convidados qualificava canções pop como "hits" (acertos ou sucessos) ou "misses" (erros), os Beatles comentaram novos singles de vários artistas, entre eles o grupo Swinging Blue Jeans e o ídolo da juventude dos próprios Beatles, Elvis Presley. "Adoro sua voz e adoro todos os discos como "Blue Suede Shoes", mas não gosto das canções de agora", disse Paul McCartney na fita, fazendo pouco caso de "Kiss Me Quick". O single de Elvis com "Kiss me Quick" / "Suspicion" estava sendo lançado naquela semana na Inglaterra. O jovem George Harrison acrescentou: "Elvis é ótimo, mas não curto as canções". Mas os "Fabulous Four" previram, com razão, que "Kiss me Quick" faria sucesso nas paradas. Os Beatles, que apareceram várias vezes na rádio e televisão BBC nos primeiros anos de sua carreira, lançaram uma coleção de várias de suas apresentações ao vivo no álbum "Live at the BBC", de 1994.

Música de Elvis na lista negra - Setembro 2001
(Nova York) - Junte a recente tragédia acontecida nos Estados Unidos, na semana passada, e a correção política própria do povo norte-americano e o que você tem? Exatamente. Uma lista de músicas que não devem ser tocadas no rádio, em nome dos bons costumes. A Clear Channel, que é uma das maiores empresas ligadas ao meio radiofônico nos EUA, divulgou uma lista de músicas que, por causa do ataque terrorista, deveriam ser evitadas em virtude do momento que o país atravessa. As indicações são polêmicas, uma vez que grandes clássicos como "Stairway To Heaven", do Led Zeppelin, e "Imagine", de John Lennon, fazem parte dela. O grande prejudicado foi o Rage Against The Machine - a entidade aconselhou que nenhuma de suas músicas fosse tocada. Uma porta-voz da Clear Channel diz que trata-se de um conselho e não de uma ordem. "Fica a cargo dos programadores locais descobrir como sua audiência se sente", declarou. A maior surpresa foi a inclusão nesta lista da canção pop "(You're The) Devil In Disguise", de Elvis Presley. A canção não traz nada que seja nem ao menos próximo ou ofensivo ao momento atual, a letra é bobinha e não há explicação plausivel para sua inclusão; talvez só pelo fato de ter "Devil" (diabo, em português) em seu título. O que será que o patriota Elvis acharia disso tudo se estivesse vivo? Que Deus salve a América!.

Elvis Presley no Hall da Fama Gospel - Setembro 2001
(Los Angeles) - Elvis Presley vai entrar para o Hall da Fama Gospel. O Rei do Rock usou elementos de música gospel em suas apresentações por várias vezes, gravou mais de cinqüenta músicas gospel em seus discos e ganhou o Grammy três vezes em categorias ligadas à musica gospel. Alguns trabalhos na carreira de Elvis foram exclusivamente de canção Gospel como o compacto duplo "Peace in the Valley" (1957) e os discos "His Hand in Mine" (1960), "How Great Thou Art" (1967) e "He Touched Me" (1972). Desta maneira, a partir do dia 27 de novembro, quando a cerimônia de nomeação acontece, Elvis Presley será o único artista presente em três galerias da fama: rock, country e gospel.

Ex namorada fala pela primeira vez sobre Elvis - Setembro 2001
(Los Angeles) - Anita Wood, que namorou Elvis no auge de sua carreira, de 1957 a 1962, deu a primeira entrevista sobre seu caso amoroso com o cantor. Anita nunca tinha falado sobre seu romance antes, naquele que foi um dos mais sérios casos amorosos de Elvis. O Rei do Rock inclusive chegou a pensar seriamente em casar com Anita quando ele voltasse do exército, em 1960. Anita contou em sua entrevista como conheceu Elvis, falou ainda sobre os momentos dramáticos que passou ao lado do namorado durante a morte da mãe do cantor no final dos anos 50, lembrou seu último encontro com o cantor nos anos 70, em Las Vegas e falou sobre o relacionamento de Elvis com Priscilla, na Alemanha. Anita ainda disse que não se casou com Elvis porque o empresário do cantor, coronel Parker, disse a Presley que o casamento iria influenciar negativamente na sua carreira. Anita recordou, em tom de nostalgia, que com Elvis teve vários momentos memoráveis e ternos, mas a sua lembrança mais doce era a das férias passadas com o cantor na California, onde "Elvis foi realmente a pessoa mais doce e maravilhosa do mundo". Durante a entrevista Anita Wood disse que Elvis foi o seu primeiro grande amor, mas que o seu verdadeiro amor era a do seu atual marido, o jogador de futebol americano, Johnny Brewer, com quem teve três filhos. Ela afirmou que nunca quis explorar o seu romance e que se surpreendia como várias pessoas que nunca fizeram parte da vida de Elvis acabaram lançando livros "escandalosos" sobre aspectos particulares e íntimos do artista. Anita afirmou ainda que nunca tinha falado sobre Elvis antes porque não queria recordar a trágica morte do cantor e que "Elvis era uma alma bondosa e gentil e que tinha um grande senso de humor". Anita Wood mora atualmente no Mississippi, onde é professora em uma Escola religiosa.

Músicas de Elvis no novo filme da Disney - Setembro 2001
(Hollywood) - O novo filme de animação da Walt Disney Company irá contar em sua trilha sonora com seis músicas da carreira de Elvis Presley: "Hound Dog", "Devil in Disguise", "Burning Love", "I'm Coming Home", "Stuck on You" e "Heartbreak Hotel". O desenho irá se chamar "Lilo & Stitch" e tem previsão de lançamento para o verão de 2002. É esperar para ver.

The Jordanaires e Sam Phillips no Country Music Hall of Fame - Setembro 2001
(Nashville) - O grupo vocal que acompanhou Elvis na maior parte de sua carreira, The Jordanaires, e o produtor que o descobriu, Sam Phillips, irão entrar para o CMA - Country Music Hall of Fame. A cerimônia irá ser realizada no dia 04 de outubro. Sam Phillips era o dono da pequena gravadora Sun Records, localizada em Memphis, e foi o descobridor do talento de Elvis, na época com apenas 18 anos. O grupo vocal gospel The jordanaires teve sua estréia com Elvis na canção "Hound Dog" em 1956 e esteve ao seu lado até 1970.

CD de Elvis bate recordes de vendas no japão - Setembro 2001
(Tóquio) - O CD "My Favorite Elvis Songs" que traz as canções selecionadas pelo primeiro ministro do Japão, Junichiro Koizumi, está batendo recordes de vendagem no país do sol nascente. Em apenas uma semana o CD vendeu 100.000 cópias, entrando direto nos charts japoneses em oitavo lugar. O sucesso de Elvis atingiu até países exóticos como a Nova Zelândia em que o CD "50 Greatest Hits" ocupa o terceiro lugar entre os mais vendidos.

Lisa Marie Presley desmente que esteja fechando Graceland - Setembro 2001
(Memphis) - A filha de Elvis, Lisa Marie Presley, desmentiu em nota oficial que esteja pensando em fechar Graceland a visitação pública a partir do ano que vem. O desmentido ocorreu após um jornal inglês afirmar que Lisa estava descontente com a exploração comercial em torno do nome de seu pai. Havia vários boatos a este respeito, pois no ano que vem comemora-se os 25 anos da morte do cantor. Lisa Marie só não desmentiu seu namoro com o ator Nicolas Cage, enlance romântico este, alvo de várias reportagens dos tablóides ingleses. Em relação ao lançamento de seu CD de estréia, Lisa o adiou para o ano que vem.

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

Um comentário: