quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 15

Lisa Marie Presley é capa da Rolling Stone e afirma que casar com Jackson "foi um erro" - Março 2003
(Casamento com Jackson foi um erro, diz a filha de Elvis) - Foi uma das fusões mais estranhas do show business -- o furtivo casamento, em 1994, do autoproclamado "Rei do Pop" com a filha do Rei do Rock'n'Roll. Mas Lisa Marie Presley disse que a atração que sentiu por Michael Jackson, o segundo de seus três maridos, foi real. Em entrevista à revista Rolling Stone que chegou às bancas na quinta-feira, ela disse que ficou encantada com o jeito misterioso de Jackson, quis protegê-lo contra as acusações de abuso de crianças e achava que poderiam salvar o mundo juntos. Ela confirmou que transou com ele, sim, e disse que não sente orgulho da experiência toda. "Não sei dizer quais eram as intenções dele, mas posso lhe dizer que a minha era que me apaixonei profundamente por ele. Acabei caindo nessa coisa toda da qual, hoje, não sinto orgulho", disse Presley, 35 anos, na matéria de capa da revista, feita para promover o lançamento de seu primeiro álbum, "To Whom It May Concern", que terá lugar em 8 de abril. Presley contou que, durante algum tempo, fez o papel de boa esposa: por exemplo, beijou Jackson no palco na entrega dos MTV Video Music Awards, em setembro de 1994, atendendo a pedido do agente do cantor, e defendeu seu marido em entrevista conjunta à TV concedida a Diane Sawyer em 1995. Jackson, por sua vez, sumia por semanas a fio, obrigando-a a deduzir onde estava a partir das notícias publicadas pela imprensa, e irritou sua mulher ao afirmar, em entrevista à revista TV Guide, que ela tinha dito que seu pai, Elvis Presley, tinha feito uma cirurgia plástica do nariz. Na entrega dos MTV Video Music Awards de 1995, o mundo inteiro pôde ver que o casamento já estava acabado. Cansada do que disse ser o hábito de Jackson de ficar sempre calculando e manipulando, Presley olhou feio para ele enquanto o músico cantava uma miscelânea de hits. "A coisa ficou horrível no final", disse Lisa Presley. Ela pediu o divórcio, e ele passou algumas semanas sem falar com ela. O trauma todo levou Presley a sofrer um colapso físico e mental do qual levou dois anos para se recuperar. Ela começou a compor canções, e, na faixa "Disciple", faz referência a Jackson, falando de seus "hábitos masturbatórios". "Não curto falar mal de Michael", disse Presley, referindo-se à faixa. "Sei que as pessoas querem saber o que aconteceu entre nós e estou tentando revelar o que aconteceu sem retratá-lo como sendo má pessoa. Mas é difícil fazer isso, porque foi uma situação tão horrível."

(Filha de Elvis Presley lamenta ter se casado com Michael Jackson) - Lisa Marie Presley disse que "não tem orgulho" de seu casamento com Michael Jackson na década de 90. A filha de Elvis Presley foi casada com o popstar americano por 19 meses, em maio de 1994. Atualmente ela está promovendo seu álbum solo. Presley e Jackson se divorciaram em janeiro de 1996. Lisa Marie Presley disse em entrevista à revista americana Rolling Stone que foi atraída pelo estilo de vida misterioso de Michael Jackson e que, na época, queria protegê-lo das acusações de abuso infantil. "Eu não posso dizer quais eram as intenções dele, mas eu posso contar que estava totalmente apaixonada e acabei embarcando em toda essa coisa, da qual hoje não me orgulho", disse Presley. - Em público - Na época, o casal aparecia normalmente em público. Lisa Marie Presley beijou Michael Jackson na entrega do MTV Video Music Awards em 1994. No ano seguinte, o casal foi entrevistado pela jornalista americana Diane Sawyer. Na entrevista à Rolling Stone Presley contou que Jackson desaparecia durante semanas e a irritou ao declarar em uma entrevista que seu pai, Elvis Presley, havia passado por um cirurgia plástica no nariz. Na época da premiação MTV Video Music Awards de 1995 a hostilidade entre os dois era óbvia: Lisa Marie foi mostrada olhando furiosamente para Jackson enquanto ele se apresentava no palco. "As coisas ficaram bem feias no final", disse Lisa Marie Presley. Ela exigiu o divórcio, mas Jackson se recusou a conversar com ela. Presley disse que toda a experiência causou um colapso físico e mental e, por isso, ela começou a escrever canções. "Eu não estou entre aqueles que estão condenando Michael atualmente. Sei que as pessoas querem saber o que aconteceu e estou tentando contar tudo sem transformar Michael em um vilão. Isso é difícil pois a situação era muito ruim", disse Presley. Lisa Marie Presley se casou com o ator Nicholas Cage em agosto de 2002, mas eles se separaram depois de 107 dias. Para ver a matéria publicada na Rolling Stone, click na figura acima! (fonte: bbc e Rolling stone)

Memória, no tempo de Elvis...- Março 2003
(Londres) - inauguramos uma nova seção em nosso site: "memória, no tempo de Elvis..." - Elvis Presley reinou em um tempo em que havia muitas estrelas, radiantes, inesquecíveis, essa seção vai trazer para você todos os meses um ator, cantor, grupo musical, atriz ou qualquer grande artista que brilhou "no tempo de Elvis..." É uma parte de nosso site que vai preservar aquilo que é muito importante para qualquer amante da cultura: a Memória. Os primeiros artistas de nossa seção são: Marlon Brando, James Dean, John Wayne, Clint Eastwood, James Coburn e Rock Hudson. No próximo mês: Marilyn Monroe, a deusa. Mande sua sugestão sobre aquele artista que você sempre amou, esta seção será construída com seu apoio... então vamos lá, nosso E-mail é pabloaluisio@yahoo.com, para visitar nossa nova página click na foto de James Dean acima!

Lisa Marie Presley faz seu primeiro Show - Março 2003
(Orlando) - Lisa Marie Presley fez seu primeiro show, terça feira dia 18 de março em Orlando, Flórida. A apresentação ocorreu durante a convenção da NARM (National Association of Recording Merchandisers). Lisa Marie Presley não escapou dos percalços típicos de uma estréia. Houve alguns problemas técnicos no som do show e Lisa Marie deixou transparecer um pouco de nervosismo na primeira canção. Na segunda música ela relaxou um pouco mais, sorrindo e interagindo melhor com a banda. Na terceira canção ela já estava mais tranquila e demonstrou uma boa presença no palco. A grande prova que Lisa deixou foi o fato de querer ser reconhecida não só como uma celebridade, mas como uma verdadeira artista. Aos poucos Lisa vai amadurecer e sua carreira irá decolar. (fonte: los angeles times)

Os lançamentos de Elvis Presley em 2003 - Março 2003
(Londres) - Os novos lançamentos de Elvis Presley para este ano em DVD e CD são comentados e analisados por Pablo Aluísio em nosso site na seção "Elvis Presley CD & DVD 2003". Entre as novidades que estão chegando ao mercado nos Estados Unidos e Europa temos o CD "STUDIO B - Nashville Outtakes 1961-64" com takes alternativos de sessões realizadas entre os anos de 1961 a 1964 e o CD "Elvis - New Year's Eve '76 (Live in Pittsburgh)" que traz um show histórico da carreira de Elvis Presley. Além destes Pablo Aluísio dá uma geral nos mais novos lançamentos do selo FTD (Follow That Dream) e comenta, em primeira mão, a sua imprensão do novo CD de Lisa Marie Presley, "To Whom It May Concern". Além de todas as críticas e comentários, temos um review dos recém lançados filmes de Elvis em DVD no mercado internacional. Não perca, Para ficar informado e atualizado sobre Elvis Presley basta clicar na foto acima e acessar a seção.

"Lisa Marie Presley Galeria", a nova seção de nosso site! - Março 2003
(Tóquio) - Lisa Marie Presley (foto) esteve no Japão para promover seu CD de estréia. Entre os dias 24 a 28 de fevereiro, Lisa Marie deu uma série de entrevistas para diversos órgãos da imprensa japonesa. O CD promete muito no Japão, um dos países que mais possuem fan clubs de Elvis Presley (mais de 250). Mas a maratona de divulgação segue em diante: Dia 18 Lisa Marie irá se apresentar ao vivo na NARM (National Association of Recording Merchandisers) Convention, em Orlando, na Flórida. No dia 22, Lisa fará uma viagem à Alemanha, para se apresentar no programa Wetten, dass..? da ZDF-TV. Em abril mais apresentações na TV, desta vez nos programas "Good Morning America" e "Primetime Thursday". Em Abril Lisa deverá retornar ao Japão para aparecer em programas de TV, sendo provável que ela viaje também a Austrália. E para encerrar a agenda, os empresários de Lisa confirmaram uma turnê pelos EUA no verão. Todas as fotos das últimas aparições de Lisa Marie Presley você confere em nossa nova seção: "Lisa Marie Presley Galeria", com 30 fotos recentes da filha de Elvis. Nesta seção, que será atualizada sempre, você irá encontrar todas as fotos de Lisa Marie em suas últimas aparições públicas e shows. Mais um presente para os fãs brasileiros que visitam nosso site.

"Elvis Today" por Pablo Aluísio - Março 2003
(Londres) - Depois de um período de tempo afastado de seus textos, Pablo Aluísio volta a escrever em nosso site. Desta vez o disco analisado é "Elvis Today" de 1975. Comemorando o aniversário de gravação deste histórico disco, Pablo Aluísio, em seu estilo inconfundível e único, nos mostra a história deste trabalho de Elvis Presley, passando todas as faixas, uma a uma, em revista. Fruto de ampla pesquisa e resgate histórico, "Elvis Today" por Pablo Aluísio, é mais um presente de nosso site a todos os internautas que nos visitam. Leia um pequeno trecho: "... Elvis Today (1975) - Em 1975, Elvis, o coronel e o produtor Felton Jarvis se reuniram em Graceland, onde Elvis se recuperava de mais um problema de saúde. Elvis expôs a Felton seu descontentamento com a RCA Victor e seu método de trabalho. Elvis criticou particularmente as "maratonas" impostas pelo estúdio em que eram gravadas muitas canções em um pequeno espaço de tempo. Citou ao produtor as sessões de junho de 1970 e as de maio de 1971 em que tudo foi feito e gravado em uma correria incrível. Para Elvis isso prejudicava muito os resultados artísticos das músicas. Por fim Elvis falou a Felton Jarvis que ele deveria marcar uma nova sessão de gravação, se possível em um estúdio melhor do que o de Nashville. Elvis deu como exemplo o fato de que muitas das canções que foram gravadas em 70 e 71 sequer tinham a banda presente no estúdio, muitas vezes apenas com Elvis e um pianista e que isso estava destruindo sua inspiração. Felton explicou que essa era uma atitude padrão da gravadora. O cantor não gostou nada da posição e dos argumentos do produtor. Elvis encerrou a conversa mostrando muito desapontamento com tudo e se retirou bastante aborrecido da reunião. Em Nova Iorque o produtor levou as queixas aos executivos da RCA e recebeu a seguinte instrução: "Pelo amor de Deus, faça tudo o que Elvis Presley quiser". E assim Felton Jarvis resolveu tomar todas as providências que Elvis exigiu. De ínício escolheu os estúdios C da RCA em Hollywood, pois Elvis mantinha uma casa em Los Angeles e sua localização iria facilitar as gravações. Marcou cinco dias de gravação mas... Elvis não apareceu." Para ler e saber mais sobre "Elvis Today", com exclusividade em nosso site no Brasil, click na capa do disco ao lado.

Elvis Presley na lista dos artistas que mais faturaram em 2003 - Março 2003
(Los Angeles) - Estar morto não significa que não se pode enriquecer ainda mais. Elvis Presley apareceu na 12ª posição dos artistas que mais lucraram em 2003, devido às vendas da trilha de "Lilo & Stitch", da Disney, e de uma coletânea de sucessos, a "Elvis 30#1 Hits". Elvis Presley é um mito sem precedentes, mesmo falecido há mais de 25 anos ainda é uma máquina de fabricar dinheiro, para alegria de sua herdeira, Lisa Marie Presley, que irá lançar seu primeiro disco este ano. A lista dos artistas que mais ganharam dinheiro este ano é encabeçada pelos seguinte trio: 1ºPaul McCartney, 2ºRolling Stones, e em 3ºDave Matthews Band. (fonte: the washington post e los angeles times)

Violão de Elvis, The Pelvis, é vendido em leilão - Março 2003
(Los Angeles) - Um violão do rei do rock, o lendário Elvis Presley, foi arrematado em Hollywood por mais de 29 mil dólares, anunciou esta segunda-feira a casa de leilões californiana Butterfields. O instrumento, da marca Gibson e fabricado especialmente para o "rei", foi vendido ontem por 29.375 dólares, segundo a casa. O Rei do Rock o utilizou apenas uma vez, em um show em Las Vegas no ano de 1971. Um quimono de algodão e cetim vermelho que também pertenceu a Elvis foi adquirido por 17.625 dólares, e uma bíblia assinada por ele, por 15.875 dólares. O leilão incluiu, entre outros ítens, uma coleção de autógrafos dos Beatles, que atingiu 23,5 mil dólares, cinco vezes o valor estimado, disse a Butterfields, acrescentando que uma cópia pessoal de Orson Welles do roteiro revisado de "Cidadão Kane" foi comprada por 17.625 dólares.

Floyd Cramer, o pianista de Elvis, entra para o Rock'n'Roll Hall of Fame - Março 2003
(Los Angeles) - Floyd Cramer, o pianista de Elvis Presley, entrou para o Rock'n'Roll Hall of Fame, em um justo reconhecimento por sua obra, em cerimônia realizada nos EUA e que também homenageou The Clash, The Police e AC/DC. O pianista nasceu em Shreveport, Los Angeles no ano de 1933. Desde cedo demonstrou talento para a música e foi um dos criadores do famoso "Nashville Sound" ao lado de Chet Atkins. Floyd era um músico de estúdio e tocou ao lado de grandes nomes como Eddy Arnold, Roy Orbison, Jim Reeves, Hank Williams e The Everly Brothers. Com Elvis a parceria durou mais de dez anos, participando de praticamente todos os discos iniciais do Rei do Rock no selo RCA. O pianista ainda participou de mais de 50 álbuns de outros artistas e de grandes sucessos como "Lovin' Season", "Last Date," e "The Young and the Restless." Em 1979 Floyd Cramer ganhou um prêmio Grammy na categoria "best country instrumental" pela canção "My Blue Eyes". Seu maior sucesso solo foi a canção "Last date" que chegou ao segundo lugar na Billboard em 1960. Floyd Cramer morreu em 1998, aos 64 anos.(fonte: the washington post e los angeles times)

Morre Celly Campello, pioneira do rock brasileiro dos anos 50 e 60 - Março 2003
(Campinas) - É com grande pesar que noticiamos a morte de uma das mais queridas figuras da história do Rock brasileiro, Celly Campelo. Quem nunca se encantou com seus rocks inocentes e maravilhosos, como "Estúpido Cúpido", "Túnel do amor", " Lacinhos cor de rosa", "Banho de Lua" e "Broto legal"? Celly retratou mais do que ninguém a primeira geração da música jovem no Brasil. Célia Benelli Campello nasceu na cidade de São Paulo em 18 de junho de 1942 e passou a infância em Taubaté (a 130 km de São Paulo). Ela tinha dois irmãos: Nelson e Sérgio, conhecido como Tony Campello, que também era músico. Celly Campello adotou o nome artístico no ar, durante o programa "Parada de Sucessos" de Hélio Alencar na Rádio Nacional de São Paulo, pois sua gravadora a queria identificar como uma cantora norte-americana assim como seu irmão, Sérgio, que passou a se chamar Tony Campello. Em 1959, gravou "Estúpido Cupido", a versão de Fred Jorge para "Stupid Cupid", de Neil Sedaka e Howard Greenfield, que fez sucesso em todo país. Os irmãos Campello passaram, então, a comandar o programa "Crush em Hi-Fi", na TV Record, que ia ao ar nas terças-feiras às 19h. Primeiro programa de rock em São Paulo, era dirigido por Nelson Duarte. Em 1960, Celly era chamada de "namoradinha do Brasil", quando estourou com "Banho de Lua" - versão também de Fred Jorge para "Tintarella di luna", sucesso italiano da dupla P. de Fillipi e F. Migliacci. Celly foi eleita a "rainha do rock" - com Sérgio Murilo, o "rei do rock" - pela "Revista do Rock", com 40 mil votos. Apesar de todo o sucesso, Celly Campello deixou sua carreira para se casar em janeiro de 1962 com o contador José Eduardo Gomes Chacon, com quem namorava desde os 14 anos. Celly Campello é uma artista que vai deixar um vazio enorme em nossa cultura. Esta pequena nota é uma singela homenagem de todas as pessoas que fazem o site EPHP, à memória desta grande cantora. Descanse em paz, Celly. Para saber mais sobre Celly Campello e a primeira geração do Rock nacional leia "Elvis Presley e o Rock no Brasil" em nosso site.

As primeiras reações ao CD de Lisa Marie Presley - Fev. 2003
(Los Angeles) - Começam a sair as primeiras reações positivas ao CD de Lisa Marie Presley. A capa definitiva foi divulgada essa semana (foto). Leia a crítica que saiu na agência reuters: "Lisa Marie Presley segue os passos do pai" - A única filha de Elvis Presley está lançando sua própria carreira musical com um disco que agradou e emocionou parte da crítica. "Lights Out", o primeiro single do álbum de estréia de Lisa Marie Presley, que será lançado em breve, foi distribuído oficialmente a rádios de todo o país, na segunda-feira, pela gravadora Capital Records (da EMI). É o exemplo mais recente de filhos ou filhas de grandes nomes do pop seguindo o exemplo de seus pais famosos. Se Lisa Marie, 35 anos, vai alcançar o sucesso de pessoas como Jakob Dylan, Julian Lennon ou Hank Williams Jr., ainda é uma incógnita. Seu álbum de estréia enfrenta um desafio duplo: superar as inevitáveis comparações com o Rei do Rock e passar por cima de anos de manchetes nos tablóides resultantes de seus casamentos anteriores com Michael Jackson e Nicolas Cage. Mas "Lights Out", que contém uma referência estranha ao legado deixado por seu pai, já recebeu ótimas críticas por parte dos primeiros especialistas que ouviram a faixa. O crítico de música do Los Angeles Times Robert Hilburn descreveu a canção como "um trabalho poderoso e assombrosamente pessoal" e escreveu que "a voz de Presley, cheia de garra e com inflexão de blues, possui verve distintiva". Bill Ellis, do jornal Commercial Appeal, de Memphis, Tennessee, disse que, a julgar pela amostra de quatro faixas enviada aos críticos, o álbum "é melhor do que poderia imaginar." "Lisa Marie é uma cantora sólida, com muita personalidade em sua voz rouca -- algo como um cruzamento entre Sheryl Crow e Cher", ele escreveu. - "ARTISTA SÉRIA" - O álbum, "To Whom It May Concern", tem lançamento previsto para 8 de abril, e a faixa "Lights Out" já foi ouvida no rádio algumas vezes desde que foi vazada para uma emissora de Memphis, no mês passado. "Não a colocaríamos no ar se não fosse um disco de qualidade", disse o diretor de programação da rádio KIIS-FM. "Este disco tem a marca de uma artista séria." Lisa Marie, que tinha 9 anos quando seu pai morreu, em 1977, e foi criada por sua mãe, a atriz Priscilla Presley, fala do passado de sua família com uma letra evocativa. As letras do álbum foram quase todas escritas pela própria Lisa, mas ela teve ajuda do produtor Glen Ballard, conhecido principalmente por sua colaboração com "Jagged Little Pill", o enorme sucesso de Alanis Morissette. Outros colaboradores incluem o músico e compositor Danny Keough, primeiro marido de Lisa Marie e ainda seu amigo íntimo, e Billy Corgan, ex-líder da banda Smashing Pumpkins, que ajudou a compor e toca numa faixa intitulada "Savior". (fonte: Steve Gorman, da agência reuters)

Priscilla Presley é entrevistada na CNN - Fev. 2003
(Los Angeles) - Um dos programas de maior audiência dos Estados Unidos, o Larry King da CNN, trouxe essa semana uma entrevista muito especial com Priscilla Presley. Ainda muito bonita em seus 59 anos, Priscilla falou sobre sua vida, seus projetos atuais e claro sobre Elvis Presley. Entre os temas abordados por Larry King ainda estava a realização de um musical contando a história de Priscilla e Elvis, em que os atores principais serão escolhidos pessoalmente por ela e que deve chegar aos palcos americanos ainda esse ano. Priscilla deu uma força a carreira da filha, Lisa Marie Presley, falou sobre a morte de Elvis e seus problemas e comentou sobre seus dois netos. Priscilla nunca mais se casou após a morte de Elvis mas mantém um relacionamento feliz e duradouro há mais de 17 anos e tem um filho adolescente, com 16 anos, de sua atual união. Um dos melhores momentos foi quando Priscilla recordou o primeiro encontro com o Rei do Rock. Priscilla mostrou que ainda tem um enorme respeito pela memória de Elvis e que seu carinho e amor por seu ex-marido ainda permanece forte. Priscilla enfim mostrou que é uma mulher realizada e feliz com a vida. Click na foto para ler a entrevista completa de Priscilla Presley!

Lisa Marie Presley no ar ! - Fev. 2003
(Los Angeles) - Lisa Marie Presley, durante a semana que passou, fez várias visitas a rádios das principais cidades dos EUA (Star 94FM de Atlanta, 95.5 WPLJ e Z100 de Nova Iorque, Kiss-108 FM, Mix-98.5 FM e WBOS em Boston, Mix 1029 e Kiss FM em Dallas e finalmente na 104 KRBE em Houston). Extrovertida e simpática durante as entrevistas mostrou bom humor e disposição para falar sobre seu novo CD, inclusive conversando com ouvintes. Está programado para Lisa Marie uma viagem ao Japão para ela promover o CD também naquele país. Já a entrevista de Priscilla Presley no Larry King na rede de TV CNN foi adiada para o dia 11 de fevereiro, terça feira. (fonte: elvisworld japan, cnn)

Lisa Marie Presley começa a promoção de seu disco - Fev. 2003
(Los Angeles) - Lisa Marie Presley começou a maratona de entrevistas e aparições públicas para promover seu disco de estréia, agora com título definido de "To Whom It May Concern". Lisa afirmou: "Este disco sou eu, cada gravação sou eu, cada música é minha". As comparações já começaram, as cantoras Tanya Tucker, Sheryl Crow e Wynonna foram citadas como paradigmas a serem seguidas pelo novo CD de Lisa Marie. Já o crítico do Los Angeles Times, J. Burns, foi mais sarcástico ao afirmar que Lisa Marie Presley soava como "uma Britney Spears menos idiota e uma Cristina Aguilera menos vadia". Pois é, Lisa agora terá que lidar com todas as conseqüências que vem junto com a fama e a exposição pública. Então lá vai a agenda de Lisa: dia 29 ela deu entrevista no programa ET, dia 05 deste mês é a vez de mama Priscilla no canal CNN, no programa de Larry King e em data ainda não confirmada Lisa estará no programa do canal ABC, Primetime, onde será entrevistada por Diane Sawyer. Lisa pretende fazer shows, mas só após sairem as primeiras reações ao CD, tanto de crítica como de público. E para encerrar a Capitol divulgou a lista definitiva das músicas do CD de estréia de Lisa Marie Presley: "TO WHOM IT MAY CONCERN": S.O.B. / The Road Between / Lights Out / Better Beware / Nobody Noticed It / Sinking In / Important / So Lovely / Indifferent / Gone / To Whom It May Concern.

Obra de Elvis Presley é considerada patrimônio cultural dos EUA pelo Congresso americano - Jan. 2003
(Washington) - As gravações de Elvis Presley da gravadora Sun Records estão entre as primeiras escolhidas para o Registro Nacional das Gravações dos Estados Unidos, criado pela Biblioteca do Congresso, onde serão designadas para futura preservação. As 50 gravações escolhidas cobrem mais de um século e representam vários gêneros musicais, como também registros de literatura ou performances. Cronologicamente, vão das gravações em cilindros de Jesse Walter Fewkes dos índios Passamaquoddy em 1890 ao disco de rap "The Message", de Grandmaster Flash & the Furious, obra influente de 1982. Entre os shows escolhidas para a coleção, estão a primeira versão para o rádio de "O Gordo e o Magro" e "A Guerra dos Mundos", de Orson Welles, ambos de 1938. Todas as gravações são norte-americanas. "O registro não pretende ser um Grammy ou uma lista dos melhores", disse um bibliotecário do Congresso na segunda-feira. "O Congresso criou o registro para celebrar a riqueza e variedade de nosso legado em áudio e para frisar nossa responsabilidade em garantir a preservação a longo prazo do legado, de forma que ele possa ser apreciado e estudado pela futuras gerações." Para entrar na coleção, uma gravação precisa ser "cultural, histórica ou esteticamente significativa" e ter pelo menos dez anos. Outros nomes registrados incluem Miles Davis, Frank Sinatra, Bob Dylan, Tito Puente, Aretha Franklin, Ray Charles, Les Ford and Mary Paul e Original Dixieland Jazz Band. Entre os títulos de jazz e blues, aparecem gravações de Bessie Smith, Louis Armstrong, Duke Ellington Orchestra, Billie Holiday e Charlie Parker, entre outros. (fonte: variety, Por Pamela McClintock e Phil Gallo)

Música gravada por Presley é eleita a mais inovadora da história - Jan. 2003
(Londres) - Uma versão de Elvis Presley para uma canção de blues foi eleita a música mais inovadora da história. "That's All Right" foi gravada por Elvis em 1954, durante uma curta apresentação em Memphis. Foi com esta música que o cantor começou sua carreira e ela é vista como o marco do rock'n'roll. Um painel de jornalistas de música promovido pela revista britânica "Q" colocou "That's All Right" no topo da lista das 100 canções mais inovadoras e que mudaram o mundo. "That's All Right" ultrapassou alguns clássicos como "I Wanna Hold Your Hand", dos Beatles, "Like a Rolling Stone", de Bob Dylan, e "Good Vibrations", dos Beach Boys. A escolha gerou controvérsias. "That's All Right' é uma canção maravilhosa e nós a veneramos por ter dado início à carreira de Elvis, mas ela não mudou nada", afirmou o jornalista Paul Gambaccini. O Jornal Los Angeles Times ironizou: "Os ingleses realizam uma eleição com seus maiores especialistas musicais e quando Elvis, que é americano, ganha a eleição (merecidamente aliás), os britânicos fazem beicinho". O orgulho inglês anda ferido, principalmente depois do fracasso do pop britânico nas paradas americanas e pelo fato de Elvis ter ultrapassado os Beatles no ano anterior em número de sucessos #1. A edição especial da "Q" com a lista da 100 músicas que mudaram o mundo será lançada no Reino Unido amanhã. Veja a seguir a lista das 10 mais: • "That's All Right" (Elvis Presley) • "I Wanna Hold Your Hand" (The Beatles) • "God Save the Queen" (The Sex Pistols) • "Rapper's Delight" (Sugarhill Gang) • "Smells Like Teen Spirit" (Nirvana) • "Strange Fruit" (Billie Holiday) • "Like a Rolling Stone" (Bob Dylan) • "Walk This Way" (Run DMC) • "Blue Monday" (New Order) • "Do They Know it's Christmas" (Band Aid) (fonte: reuters, folha de são paulo, los angeles times)

Band exibe Festival Elvis Presley - Jan. 2003
(São Paulo) - O Rei do Rock ganha semana especial na Band com filmes de sucesso e documentário inédito A partir do dia 20 de janeiro a Band exibe o FESTIVAL ELVIS PRESLEY, série de filmes e documentário inédito sobre o mais famoso cantor de rock de todos os tempos. No mês em que Elvis completaria 68 anos, a emissora apresenta de segunda a sábado, às 22h15, uma seleção de filmes de sucesso e mostra a vida do astro cultuado até hoje por uma legião de fãs em todo o mundo. "Vamos mostrar filmes que lotaram os cinemas nos anos 60 e que se transformaram em clássicos. Durante uma semana, o telespectador poderá matar a saudade das músicas românticas, energia e do estilo inconfundível de Elvis. Também é uma ótima oportunidade para que as novas gerações conheçam um pouco mais esse mito.", afirma Rogério Gallo, diretor-geral de programação e produção da Band. O Festival começa na segunda-feira, dia 20, com a exibição do filme Garotas e mais garotas (Girls ! Girls ! Girls!), de 1962. Gravado em Kona Coast, no Hawai, o filme explora o belo cenário da ilha do Pacífico. Elvis interpreta um pescador que se interessa por duas garotas muito diferentes; uma vocalista sexy e uma menina rica que finge ser pobre para não magoar o pescador. Com belas canções como Song of the Shrimp e Return To Sender, que chegou a ficar em segundo lugar nas paradas, é o filme de Elvis de maior sucesso na televisão. No dia 21, terça-feira, ainda no clima de praias, música e mulheres, a Band exibe Feitiço Hawaiano (Blue Hawaii), de 1961. Foi o filme de melhor resultado comercial da carreira de Elvis, e que o transformou no ator mais bem pago de Hollywood. O musical reúne cenas divertidas, muitas canções e belas mulheres. No filme, Elvis vive um jovem que se recusa a assumir os negócios do pai para ser guia turístico. Na quarta-feira, dia 22, é a vez de Carrossel de Emoções (Roustabout), de 1964. Um elenco de grandes nomes como Bárbara Stanwyck, Leif Erickson e Jack Albertson fez do filme um ótimo veículo para a carreira de Elvis. A trilha sonora com músicas como It´s Carnaval Time, Roustabout, Litte Egypt e Wheels On my Heels, alcançou o primeiro lugar na lista de álbuns pop da Bilboard e é considerada uma das melhores gravadas pelo cantor. No filme, Elvis ganha a vida cantando num parque de diversão e aprende sobre ética e trabalho. No filme O Seresteiro de Acapulco (Fun in Acapulco), de 1963, que a Band exibe na quinta- feira, dia 23, Elvis Presley interpreta um ex- trapezista que passa a trabalhar como salva-vidas. Desafiando o seu produtor, ele fez questão de participar de todas as cenas arriscadas para provar que estava em perfeita forma física. A única tomada que o Rei do Rock não fez foi o famoso mergulho no penhasco de La Quebrada, em Acapulco, México. Aí já era demais, até para um rei. Entre as canções estão El Toro, Marguerita, The Bullfighter Was a Lady, Vino, Dinero Y Amor e Bossa Nova Baby. Na sexta-feira, dia 24, é a vez de No Paraíso no Hawai (Paradise Hawaiian Style), de 1965. Filme de aventura onde Elvis interpreta o namorador Rick, piloto de helicóptero que leva turistas para conhecer as ilhas. Ele contracena com Marianna Hill, que ao contrário de várias atrizes, rejeita as investidas do astro. No sábado, a Band encerra o Festival com Viva Elvis, um documentário inédito sobre a vida de Elvis. Apresentado pelo cantor Chris Isaak, o tributo de uma hora exibido com enorme sucesso na tevê americana, mostra imagens exclusivas de arquivo de shows, filmes e fotos. O programa especial traz ainda hits de Elvis interpretados por Dave Matthews, Liann Rimes e No Doubt e depoimentos de celebridades como Bono Vox, Eric Clapton, Bruce Springstenn, B.B King, Jon Bon Jovi, Shakira, Quincy Jones, John Lennon, Kevin Bacon, Steven Tyler e Bill Clinton. Eles ressaltam a importância e influência de Elvis Presley na música mundial e explicam porque 25 anos após a sua morte, Elvis ainda permanece em primeiro lugar nas paradas de sucesso de 24 países. (fonte: band news)

Elvis Presley na Speak Up - Jan. 2003
(São Paulo) - Elvis Presley está na capa da revista Speak Up deste mês. "Elvis Lives: The Legend Refuses to die" mostra como a lenda de Elvis continua viva na memória de uma legião de fãs. E como uma potente indústria de marketing está trabalhando para perpetuar Elvis como um "deus" para as novas gerações, faturando mais do que muitos astros ainda nos palcos. Não deixe de comprar a Speak Up deste mês "The King Forever". Mas não é só: a editora Sampa coloca nas bancas uma revista especial dedicada totalmente a Elvis, "A essência sobrevive a existência", com muitas fotos, textos e um poster super especial dupla face do começo da carreira do rei do rock. As duas revistas estão a sua disposição em uma banca bem próxima de você!.

Os prêmios de "Elvis 30 Number One Hits" - Jan. 2003
(Memphis) - A família de Elvis recebeu em Graceland os prêmios do CD "Elvis 30 number one hits". Eis a lista: Africa - Platina / Austria - Platina / Australia - Platina / Belgica - Platina / Brasil - Duplo Platina / Canada – 6x Platina / Chile - Platina / Dinamarca - Platina / Finlândia- duplo Platina / Alemanha - ouro e Platina / Hong Kong - Platina / Italia - Platina / Japão - Platina /Corea - ouro / Mexico - ouro / Holanda - Platina / Nova Zelândia - 3x Platina / Noruega- Platina / Portugal - ouro / Cingapura - 3x Platina / Espanha - duplo Platina / Suécia - duplo Platina / Suíça – 3x Platina / Taiwan - Platina / Tailândia - Platina / Reino Unido - Triplo Platina / Estados Unidos - Triplo Platina / Isso solidifica ainda mais Elvis como o maior recordista de vendas de discos de todos os tempos, deixando seus concorrentes mais próximos comendo poeira. (fontes: the new york times, cnn, elvisnews e riaa)

Novidades sobre o CD de Lisa Marie Presley - Jan. 2003
(Los Angeles) - Depois de adiar mais uma vez o lançamento de seu CD, Lisa Marie finalmente anunciou que agora a data definitiva será 8 de abril (será mesmo?). Novos detalhes sobre as músicas e a produção começam a ser divulgados. E como será o trabalho musical de Lisa? A primeira surpresa vem com o fato de que várias canções são escritas pela própria Lisa Marie, como por exemplo "The Road Between," "Gone," "Indifferent," "Excuse Me," "To Whom It May Concern", "So Lovely," e "SOB" entre outras. Não se sabia que a filha de Elvis fazia suas próprias composições. Há algumas parcerias como "Savior," escrita em parceria com Billy Corgan da banda the Smashing Pumpkins. Outra, que provavelmente fechará o CD, chama-se "Better Beware," e é uma composição de Lisa Marie com seu primeiro marido, o músico Danny Keogh. Não se sabe ainda que linha o trabalho de Lisa irá seguir, se irá se referir a seu pai famoso, se vai tocar na cientologia, nos seus casamentos com Michael Jackson ou Nicolas Cage, ou ainda se irá trazer alguma recordação de Graceland, mas sabe-se que uma das músicas, "The Road Between," supostamente se refere a Memphis, sua terra natal. São vários os produtores do disco, desde Eric Rosse, um produtor europeu, Glen Ballard que já produziu trabalhos de Alanis Morrissete e até mesmo um dos chefões da Capitol Records, Andy Slater, Isso tudo demonstra que o disco será muito bem elaborado com uma produção digna dos grandes astros. A capa do single foi divulgada essa semana (foto) e irá contar com as seguintes canções: 1. S.O.B. / 2. The Road Between / 3. Lights Out / 4. Nobody Noticed It. Em relação ao álbum não se chegou a uma lista definitiva das músicas, algumas que ainda não foram divulgadas poderão entrar na lista, como também algumas que estão aqui poderão ser retiradas, ou seja, esta não é a lista definitiva das canções, mas provavelmente será a base do CD: The Road Between, Gone, Indifferent, To Whom It May Concern, Excuse Me, So Lovely, Nobody Noticed It, S.O.B., Better Beware, Savior e Lights Out. Vamos aguardar o CD e conferir se Lisa Marie faz jus a sua herança musical, esperamos que sim. (fonte: fox news, billlboard, variety e yahoo news)

Elvis é considerado "o maior vencedor de 2002" pela revista People - Jan. 2003
Mesmo morto há mais de 25 anos a revista people elegeu o ano de 2002 como o ano de Elvis Presley. Elvis venceu o prêmio de "#1 Winner of 2002" enquanto Michael Jackson levou o de grande perdedor de 2002, "the #1 loser". Eis os cinco vencedores e os cinco perdedores de 2002, segundo a revista people, The Top 5 Winners: 1. Elvis Presley / 2. Paula Abdul / 3. Al Roker (considerado o homem saúde do ano, pois conseguiu perder 100 lbs.) / 4. Lance Armstrong (grande ativista em favor da luta contra o câncer e vencedor do "the Tour France") / 5. Tobey Maguire (o ator de Spiderman). The Top 5 Losers: 1. Michael Jackson (depois das plásticas ninguém mais sabe quem é ele, ou o que é ele) / 2. George Michael / 3. Trent Lott / 4. Lance Bass / 5. Liza Minnelli and David Gest (fonte: revista people)

Elvis no dia 08 de janeiro - Jan. 2003
(Londres) - Para comemorar o dia 8 de janeiro, aniversário de Elvis Presley, resolvemos mostrar o que aconteceu com o Rei do Rock em seus principais aniversários ao longo de sua vida: 1935 - Terça - Na casa que Vernon construiu com a ajuda do seu pai e irmãos, Gladys (assistida pelo Dr. William R. Hunt) dá à luz dois gêmeos. O primeiro, Jesse Garon, nasce morto às 4 horas da madrugada e é sepultado no dia seguinte numa sepultura sem marca no cemitério de Priceville. O segundo, chamado Elvis Aron Presley, nasce às 4.35 h. / 1946 - Terça - Para o seu 11º. aniversário, os pais de Elvis compram-lhe uma guitarra na loja Tupelo Hardware. Como Gladys recorda mais tarde, Elvis queria uma bicicleta, mas a idéia é posta de lado devido ao preço e ao fato de ela recear que ele se magoe. / 1949 - Sábado - Vernon oferece a Elvis um livro de desenhos animados de George Price com a inscrição, "Que o teu aniversário brilhe sempre com alegria, amor e bons momentos. O papá." Elvis leva o livro para a Alemanha e esquece-se dele na casa que aluga em Goethestrasse, nº. 14. / 1955 - Sábado - Elvis completa 20 anos e atua no Louisiana Hayride onde é apresentado como o "Memphis Flash". Canta That's All Right, Heart Of Stone, Blue Moon Of Kentucky e Fool Fool Fool. / 1956 - Domingo - Elvis e Red West voam de regresso a Memphis, onde chegam nas primeiras horas da madrugada. Elvis está a dormir quando o Coronel telefona para lhe desejar um feliz 21º. aniversário. Elvis faz um seguro para o Cadillac Fleetwood cor-de-rosa e preto de 1955 e para a carrinha Plymouth de 1956, usada por Vernon e Gladys. O Cadillac de 1954 Eldorado permanece em nome de Sam Phillips. / 1957 - Terça - Elvis passa o seu 22º. aniversário em casa com os pais. O centro de recrutamento de Memphis anuncia numa conferência de imprensa que Elvis Presley será classificado como 1A, o que significa que será recrutado provavelmente dentro de 6 a 8 meses. / 1958 - Quarta - A seguir à festa ao seu 23º. aniversário em Graceland, Elvis pede a Alan Fortas para o acompanhar à California. No início da semana, Elvis tinha contratado Lamar Fike e Cliff Gleaves depois de terem feito um jogo de badmington. / 1959 - Quinta - Elvis passa o seu 24º. aniversário na Alemanha. Nos Estados Unidos, Dick Clark faz um tributo a Elvis no programa American Bandstand. / 1960 - Sexta - Elvis é entrevistado por Dick Clark para o programa American Bandstand. No final do dia, ele celebra o seu 25º. aniversário num centro recreativo local com cerca de 200 convidados, incluindo Priscilla Beaulieu. O pessoal presenteia Elvis com um troféu com a inscrição: Elvis Presley - Artista de grande valor - Bad Nauheim Sunday Afternoon Football Association - 1959. / 1962 - Segunda - O 27º. aniversário de Elvis é passado no Sahara de Las Vegas. Milton Prell, o dono do casino, oferece um bolo de aniversário gigante. / 1964 - Quarta - Elvis passa o seu 29º. aniversário calmamente em casa. / 1965 - Sexta - Elvis chega aos 30 anos e passa o dia em casa com a família e amigos. / 1966 - Sábado - Elvis celebra o seu 31º. aniversário no Memphian onde assiste ao filme It's A Mad Mad Mad Mad World. Elvis recebe um telegrama de 90 executivos da RCA que diz, "A sua compreensão e colaboração fez de 1965 o melhor dos 10 anos que tem estado conosco." / 1967 - Domingo - Elvis passa o seu 32º. aniversário em casa onde recebe a visita de Ray Walker e os Jordanaires. / 1968 - Segunda - Elvis assiste a filmes no Memphian para celebrar o seu 33º. aniversário. / 1969 - Quarta - Um dia calmo em Graceland para o seu 34º. aniversário. / 1971 - Sexta - Elvis manda instalar um rádio policial no seu Mercedes e compra um arsenal de equipamento policial, incluindo luzes azuis, coldres, armas químicas e algemas. / 1972 - Sábado - Joyce Bova vai a Memphis para celebrar o 37º. aniversário de Elvis. / 1974 - Terça - Os prefeitos de Memphis City e Memphis County declaram o 39º. aniversário de Elvis como o Dia de Elvis Presley e organizam um parada especial. / 1975 - Quarta - O Memphis Commercial Appeal escreve que Elvis celebra o seu 40º. aniversário "num afastamento auto - imposto" em Graceland. / 1976 - Quinta - Elvis passa o seu 41º. aniversário numa casa alugada em Vail, com Jerry Schilling e Myrna Smith. / 1977 - Sábado - Elvis celebra o seu 42º. aniversário em Palm Springs. (Agradecimento especial à Ana Henriques e ao Clube Oficial de Fãs de Elvis "Burning Star")

Piano que Elvis tocou é vendido por US$ 685 mil dólares - Jan. 2003
(Londres) - Um piano Knabe branco que pertenceu a Elvis Presley foi vendido esta semana por US$ 685 mil. O guitarrista e produtor musical Robert A. Johnson e seu sócio, Larry Moss, venderam a relíquia na segunda-feira para o empresário Michael Muzio. O comprador espera fazer uma turnê promocional do piano patrocinada por cassinos, e depois exibi-lo num museu do rock que está sendo planejado pela Disney World. Muzio ainda comprou outros objetos com status de história do rock, entre eles, uma guitarra que também pertenceu a Elvis. No total, ele gastou US$ 1,3 milhão. Um amigo do Rei do Rock, George Klein, disse que Elvis costumava tocar o piano em sua mansão em Graceland. A história da relíquia, segundo o especialista em objetos históricos John Heath, é a seguinte: Evis comprou o piano logo depois de adquirir a mansão. Ele o teria usado até 1969, quando sua mulher, Priscila Presley, lhe presenteou com um piano Steinway novo. (fonte: yahoo news e o estado de são paulo)

"Graceland, o palácio de Elvis" no People + Arts - Jan. 2003
(São Paulo) - O canal People + Arts irá exibir dia 07 de janeiro (terça feira), às 22:00 hs o especial "Graceland, o palácio de Elvis", mostrando tudo sobre a lendária casa do Rei do Rock Elvis Presley. "É uma casa, um templo, um museu e um negócio que gera milhões de dólares todos os anos, venha para um passeio pelos segredos e pelo lugar mais importante da história de Elvis. Você não precisa mais ir a Memphis para conhecer a legendária mansão do maior cantor de rock da história", afirma o comercial do programa, que irá contar com muitas cenas inéditas e entrar em todos os recantos do templo do rock. Para maiores informações visite www.peoplearts.tv, o canal People + Arts está disponível pela net, sky, direct tv e bigtv. Só lembrando: dia 8 de janeiro Elvis completaria 68 anos de idade.

Elvis Presley é o maior vendedor internacional de discos no Brasil em 2002 - Jan. 2003
(Londres) - O CD "Elv1s 30#1 hits" acaba de ganhar o disco de platina triplo nos Estados Unidos por ter vendido 3 milhões de cópias naquele país, segundo dados oficiais da RIAA. No mundo todo o lançamento de Elvis Presley já vendeu um total de oito milhões de unidades, sendo considerado um dos mais vendidos em todo o ano. Além disso o CD já ganhou vários discos de ouro e platina ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde o álbum "Elvis 30 #1 hits", recebeu da Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD) o certificado de Platina pela vendagem superior a 125 mil cópias. Desta forma, o disco já ultrapassou a marca de 220 mil unidades vendidas sendo considerado o disco internacional mais vendido no Brasil este ano. A BMG, por sua vez, colocou no ar novamente o comercial do CD nas emissoras de TV para ajudar e promover as vendas para o Natal. Todos os prêmios serão entregues para a família no dia 8 de janeiro de 2003, aniversário do Rei, em cerimônia a ser realizada em Graceland.
(fonte: mtv, bmg e reuters)

Elvis: primeiro lugar na lista dos artistas que mais emplacaram hits nas paradas de sucesso - Jan. 2003
(Nova Iorque) - Elvis Presley reina absoluto na lista dos artistas que mais emplacaram hits nas paradas de sucesso, divulgou o site Ananova no final de ano. Os postos mais altos permanecem praticamente inalterados, já que são ocupados por artistas clássicos, com um histórico de décadas de hits numa época em que as músicas ficavam nas paradas por meses a fio. A lista é encabeçada por Elvis Presley, que já conta 1.185 hits. E 25 anos após sua morte o rei ampliou sua liderança com o sucesso "A Little Less Conversation", dando a ele 12 semanas extras entre as mais tocadas. Seu rival mais próximo, Cliff Richards, teria de passar mais 30 semanas nas paradas para superar a diferença que os separa. A única alteração entre os top 20 ao longo do ano que passou foi a subida de Stevie Wonder, que passou da 14 para a 13 posição. O Oasis experimentou uma ascensão considerável, passando da 29 para a 21 posição com a ajuda de hits como "The Hindu Times" em 2002 e ultrapassando Lonnie Donegan e o crooner Jim Reeves. Robbie Williams chegou ao 66 posto, nove posições acima do ocupado no ano anterior. O New Order é a única novidade no Top 100 de todos os tempos, aparecendo em 98lugar 21 anos depois de ter emplacado seu primeiro sucesso. O grupo chutou Neil Sedaka para fora da lista.
(fonte: the new york times, ananova e reuters)

Elvis e Eminem, os maiores vendedores de 2002 - Jan. 2003
(Los Angeles) - Começam a ser divulgadas todas as listas de vendas de 2002, dois nomes se destacam nelas: Eminem e Elvis Presley. O astro do hip-hop Eminem bateu todos os artistas que prometiam em 2002 e teve o disco mais vendido do ano nos EUA com mais de 7,4 milhões de cópias do álbum "The Eminem Show" (Interscope/Shady), segundo cifras divulgadas ontem pela Nielsen SoundScan. Apesar de todo o sucesso nos Estados Unidos, Eminem perde espaço em outros países em que ele é praticamente ignorado, ao contrário de Elvis, que conseguiu boas vendas em mais de 25 países ao redor do mundo, seu último lançamento, "Elv1s 30 number one hits", vendeu em torno de oito milhões de cópias, até o final de dezembro de 2002. Já em relação às gravadoras a briga fica entre Universal, BMG e Sony. A Universal emplacou mais quatro lançamentos classificados entre os top 10 em vendas, incluindo a trilha sonora do filme "8 Mile", do próprio Eminem, na quinta posição, o primeiro disco de Ashanti, na sétima, e a trilha de "E aí meu irmão, cadê você ?", em nono lugar. Logo atrás da Universal em termos de participação de mercado está a BMG com 17,4%. A gravadora se deu bem com o disco de Avril Lavigne, "Lets Go", que conquistou a terceira posição em vendas com quase 3,9 milhões de cópias, e o CD de outro ídolo teen, a cantora Pink, "Missundaztood", que vendeu 3 milhões de unidades e ficou com o sexto lugar, além de tudo a BMG conta com Elvis (oito milhões de cópias em apenas 3 meses) em seu plantel. A Sony vem logo em terceiro quando se contabilizam as vendas de discos lançados em 2002, mas teve sua participação diminuída de 15,8% para 15,2%. Seu best-seller de 2002 é "Home", das Dixie Chicks, que chegou ao quarto lugar com 3,4 milhões de cópias vendidas. A Sony é a terceira colocada em vendas gerais, abocanhando 15,6% do mercado fonográfico. A Warner Music Group ficou em quarto em relação às vendas de lançamentos, com 14, 2%, mas foi vice-campeã em vendas gerais. O desempenho do disco vai contra a maré de quedas que afeta a indústria fonográfica. As vendas de CDs caíram cerca de 9%, atingindo 624,2 milhões de unidades este ano até 22 de dezembro. A grande decepção vem com a EMI, a gravadora dos Beatles, que está praticamente falida. A participação da gravadora britânica caiu de 10,6% em 2001 para apenas 7,3% neste ano, quando se contabilizam as vendas dos lançamentos. Ao se considerar também os discos de catálogo, a queda foi de 10,7% para 8,4%.
(fonte: billboard, l.a.times e variety)

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

Um comentário: