quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 6

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 6
Dissecamos Elvis 30 # 1 Hits para você! - Outubro 2002 (Londres) - O CD Elvis Number One Hits foi virado ao avesso para análise por nossa equipe, com tudo o que você precisa saber sobre esse lançamento histórico, ouvimos e estudamos todas as faixas, uma por uma, ressaltando todas as mudanças significativas, para melhor ou para pior. O CD foi ouvido nos mais modernos equipamentos de som, com profunda atenção ao mínimos detalhes. Além disso, em um trabalho de resgate, trazemos para você todas as capas originais dos Singles que fazem parte do CD Elvis Number One Hits, além de nota dada a cada inovação tecnológica. Venha conhecer todas as mudanças feitas pela tecnologia na Obra de Elvis, com exclusividade aqui no Site Elvis Presley Home Page (Pablo Aluísio). Para acessar click na figura do CD!

Faith Hill desbanca Elvis na liderança das paradas dos EUA - Outubro 2002
(Los Angeles) - A diva do country pop Faith Hill tirou o rei do rock Elvis Presley da liderança das vendas de discos nos Estados Unidos na quarta-feira com seu novo CD, "Cry". O álbum vendeu 472 mil cópias na primeira semana de lançamento, quase o dobro do disco de estréia de Hill, "Breathe", que também ficou no número 1, disse sua gravadora, Warner Bros. Segundo um dos principais analistas da NEM (New Musical Express), o CD de Elvis é um long seller, ou seja, um título que irá vender muito nas próximas semanas e nos meses posteriores, pois se trata de um resumo da carreira de um dos mais importantes nomes da música e do Rock internacional. Apesar de deixar após três semanas o trono da Billboard, o templo sagrado da música americana, "Elvis Number One Hits" ainda continua em primeiro lugar em diversos países europeus. O Último grande mercado consumidor que viu o CD chegar nas lojas foi o Japão, onde as vendas superaram as expectativas dos executivos nipônicos.

DVD de "Ed Sullivan Show" revisita idade de ouro do rock - Outubro 2002
(Los Angeles) - Quase 40 anos depois que Ed Sullivan apresentou os Beatles aos Estados Unidos, todos que deliraram na época com a banda britânica poderão reviver o momento. A estréia dos Beatles na televisão americana em fevereiro de 1964, tornando-se ícones de uma nova era do pop, está sendo lançada nos EUA em uma coleção de DVDs com clássicos do programa de auditório "The Ed Sullivan Show". A caixa com nove DVDs da Rhino Home Video, chamada "Ed Sullivan's Rock'n Roll Classics", mostra o advento do rock'n'roll na perspectiva do "Sullivan", cobrindo o período de 1955 a 1971, quando o programa terminou. Entre as atrações estão Buddy Holly, Fats Domino, Jefferson Airplane e Jackson 5. Boa parte da coletânea é dedicada a Elvis Presley, à "invasão britânica", aos artistas do selo Motown (especialmente The Supremes e Temptations) e a roqueiros psicodélicos como Steppenwolf e Vanilla Fudge. Ao todo, há 144 apresentações de dezenas de artistas e bandas, além de imagens raras do programa, discografias e entrevistas com artistas que passaram pelo palco de Ed Sullivan. O apresentador, ex-colunista de jornal famoso por sua rigidez no programa, construiu sua reputação por mostrar artistas que revolucionaram a cena musical, embora seu gosto pessoal estivesse mais para o conservadorismo de artistas como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Peggy Lee. "Ele nos deixou um arquivo maravilhoso de cultura pop nos EUA, que cobre quase um quarto de século de televisão", disse Andrew Solt, produtor da coletânea. Outros destaques da caixa são a apresentação polêmica de "Light My Fire", com os Doors, que nunca foi ao ar, a estréia de Elvis em 1956, e várias imagens em cores dos Rolling Stones. (Steve Gorman)

Em apenas 3 semanas, Elvis Presley vende 6 milhões de cópias - Outubro 2002
(Londres) - Viva o Rei! Elvis Presley está estendendo seu reinado nas paradas pop americanas pela terceira semana consecutiva, graças a um álbum com seus maiores hits lançado 25 anos após sua morte, revelaram dados relativos a vendas divulgados na quarta-feira. O álbum "Elvis: 30 #1 Hits" vendeu 205 mil cópias na semana que terminou em 13 de outubro, elevando seu total de vendas nos EUA para acima de 1 milhão e relegando a veterana banda Bon Jovi ao segundo lugar, com a maior estréia de álbum de sua carreira. Algo semelhante aconteceu nas paradas americanas na semana anterior, quando a retrospectiva de Elvis Presley privou os Rolling Stones do que teria sido seu primeiro álbum a ser o número 1 em 21 anos. O mais recente pacote de hits dos Stones, "Forty Licks", caiu da segunda para a terceira posição em sua segunda semana nas lojas, vendendo 147 mil cópias, de acordo com a Nielsen SoundScan. Ajudado por uma campanha de divulgação pesada, o álbum "Elvis" também vem fazendo enorme sucesso no exterior, tendo vendido 6 milhões de cópias no mundo inteiro e liderado as paradas em mais de 20 países, segundo a RCA Records. O álbum está no primeiro lugar na Europa pela segunda semana consecutiva. Elvis manteve seu domínio póstumo sobre as paradas com a ajuda de uma campanha publicitária de 10 milhões de dólares da RCA e com uma coletânea que inclui clássicos como "Don't Be Cruel", "Jailhouse Rock" e "Return to Sender". Além disso, o álbum se beneficiou do interesse renovado no Rei do Rock'n'Roll gerado pelo 25o aniversário de sua morte e pela remixagem da canção "A Little Less Conversation", que consta do novo CD. Enquanto isso, "Bounce", a sequência de "Crush", lançado pelo Bon Jovi em 2000, vendeu quase 160 mil cópias em sua primeira semana nas lojas. É a melhor estréia até hoje da banda de Nova Jersey, cuja escalada para o sucesso começou com o hit "Runaway", de 1984.

Scotty Moore lança seu site oficial - Outubro 2002
(Nova Iorque) - O guitarrista de Elvis, Winfield Scotty Moore, finalmente lançou seu site oficial essa semana (www.scottymoore.net). Com muitas fotos, discografia e datas de seus próximos shows o site é parada obrigatória para os fãs de Elvis Presley. Além das informações e fotos das guitarras que usou durante sua carreira, Scotty Moore disponibiliza no site os links de outros músicos que tocaram com o Rei do Rock como DJ Fontana e os Jordanaires. A próxima façanha do guitarrista e compositor é visitar e realizar uma série de shows na Inglaterra. Desejamos todo o sucesso para Scotty. Para saber mais sobre Scotty Moore e sua história ao lado de Elvis leia "Scotty Moore, o guitarrista de Elvis" em nosso site.

50 anos da Sun Records vêm em edição caprichada - Outubro 2002
(São Paulo) - E no princípio era a Sun. Há 50 anos, um jovem e desconhecido saxofonista de nome Johnny London gravaria "Drivin" Slow", inaugurando aquele que seria o principal selo de rhythm'n'blues da história da música pop americana, o Sun Records. Dois anos e alguns singles de blues, bluegrass e boogie depois, um também então desconhecido Elvis Presley bateria às portas da pequena gravadora em Memphis, Tenessee. Ele queria gravar um country, "That's Alright", para dar de presente à sua mãe. Essas e outras peças que formaram o embrião do rock'n'roll estão em "Sun Records: The 50th Anniversary Collection", caprichadíssima edição comemorativa -e dupla- dedicada ao selo de Sam Phillips e lançada agora pela BMG no Brasil. Além das faixas já citadas, o primeiro disco da compilação reserva espaço a Junior Parker e seus Blue Flames (na verdade uma das principais fontes das músicas que Phillips repassaria a Elvis); à profética "I'm Gonna Murder my Baby", do guitarrista Pat Hare (que, de fato, assassinou a sua namorada e passou o resto da vida na cadeia); à soul music de Rufus Thomas, entre outros. Mas está aqui também -no primeiro disco- a verdadeira "santíssima trindade" dos primeiros anos da Sun: Elvis Presley, Johnny Cash e Carl Perkins. Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Elvis faz miséria, em agosto de 1955, ao redesenhar os contornos de "Misery Train", gravada dois anos antes por Junior Parker. Apesar disso, não fez o barulho esperado. Elvis não ficou parado esperando: "vendeu-se" para a RCA num contrato de US$ 35 mil. Perkins preencheria a lacuna, surgindo quatro meses depois com a enérgica "Blue Suede Shoes", que, mais do que as de Elvis, conquistou pela primeira vez a atenção nacional. Como Elvis, Cash e o próprio Perkins não durariam muito na Sun, que, passada a limpo, pode ser vista mais como uma descobridora de talentos do que propriamente uma indústria de hits _o que acabou ficando a cargo de majors da época, como a RCA e a Columbia. No final dos 60, o selo fecharia as suas portas. E essa nem é a metade da história. Roy Orbinson, Jerry Lee Lewis e Hayden Thompson, entre muitos outros, também tiveram seus trabalhos etiquetados com o galinho que caracterizava a gravadora de Sam Philips e estão na segunda parte (disco) da jornada pelo baú do r'n'b. Mas são de Lee Lewis, provavelmente, as maiores pérolas deste volume dois de "Sun Records: The 50th...". Estão aqui uma versão de 57 do piano "percussivo" de Lewis, em "Whole Lotta Shakin" Going On". "High School Confidential", gravação quase autobiográfica do pianista _que, na época, casava-se com uma garota de 13 anos- traz também a sua marca incendiária. Cinquenta anos de boa música. (Diego Assis)

"Elvis 30 Number One Hits" continua liderando as paradas mundiais - Outubro 2002
(Londres) - O CD "Elvis 30 Number One Hits" continua liderando as paradas mundiais, já em sua segunda semana consecutiva em primeiro lugar nos Estados Unidos, Inglaterra e demais 40 países. O Sucesso é imenso, levando Elvis a receber prêmios em diversos países. O CD foi lançado essa semana no Japão e caminha rapidamente para a marca de um milhão de cópias, um feito espetacular. No Brasil Elvis vendeu mais de 200.000 cópias, um feito fantástico, levando várias lojas a não ter mais em estoque o CD do Rei do Rock. O Los Angeles Times trouxe essa semana um caderno especial sobre Elvis, com artigos escritos por maestros, músicos e especialistas musicais sobre Elvis. Um trabalho de pesquisa de primeira qualidade. Enquanto isso os boatos sobre qual será o próximo remix de Elvis toma conta da internet americana, sendo uma das fortes candidatas a canção "Rubbernickin", seguida da conhecida "Power of My Love", vamos esperar para ver. O Site Elvis Presley Home Page foi o primeiro veículo de comunicação do Brasil a antecipar com três dias de antecedência que Elvis iria liderar as paradas há duas semanas atrás e seguindo nossa tradição (que ocorreu também com "A Little Less Conversation") iremos dar mais esse "furo de reportagem" em breve. Aguarde novidades aqui no site Elvis Presley Home Page.

(Elvis desbanca Rolling Stones do primeiro lugar) - Elvis Presley continua sendo o "rei do rock", inclusive 25 anos depois de morto, e tirou o primeiro lugar dos Rolling Stones na lista semanal dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos. Esperava-se que o novo álbum dos Rolling Stones, Forty Licks, que inclui uma recopilação de 36 canções do grupo, assim como quatro novos temas, fosse o número um da semana. No entanto, as 310 mil unidades vendidas no lançamento no mercado, cifra mais alta do grupo desde que as vendas começaram a ser computadas, foram ultrapassadas pelos 337.000 exemplares da retrospectiva Elvis: 30 números um, vendidos esta semana nos Estados Unidos. Este álbum, em comemoração ao 25º aniversário da morte de Elvis Presley, vendeu, em duas semanas no mercado, um total de 838 mil unidades e já se tornou o sucesso da temporada. Os Rolling Stones ficaram com um honroso segundo lugar, conseguindo sua melhor estréia musical desde 1997, com o lançamento de Bridges of Babylon. A última vez que a formação liderada por Mick Jagger esteve em primeiro lugar nas listas dos álbuns mais vendidos foi em 1981, com Tattoo You.

Lisa Marie Presley na luta pelas crianças - Outubro 2002
(Washington) - Lisa Marie Presley (foto) esteve no congresso norte americano para apoiar a campanha que visa arrecadar fundos para o tratamento de uma doença que atinge várias crianças ao redor do mundo a ADHD (Attention Deficit/Hyperactivity Disorder), um distúrbio que causa desordem e dificuldades no aprendizado, atenção e concentração das crianças. Lisa Marie fez um discurso para os representantes presentes, entre os quais estavam deputados e senadores dos Estados Unidos, além da comissão de cidadãos em defesa dos direitos humanos. Em seu pronunciamento Lisa Marie ressaltou que o congresso americano deve apoiar as pesquisas de novas drogas para aliviar os efeitos da doença. Foi muito aplaudida após seu discurso.

104 anos depois, é descoberto o verdadeiro autor de "O Sole Mio" (It's Now or Never) - Outubro 2002
(Nápoles) - It's Now or Never (O Sole Mio), a música que se tornou imortal na voz de Elvis Presley, pérola do cancioneiro italiano era atribuída a Di Capua, mas, conforme entendeu a Justiça do país, o compositor baseou-se em partitura de Alfredo Mazzucchi O Sole Mio, uma das música italianas mais conhecidas e cantadas no mundo, tem agora um novo autor. Um tribunal de Turim reconheceu que o maestro Alfredo Mazzuchi (1878-1972) compôs a música junto a Eduardo Di Capua. A letra de O Sole Mio foi escrita em 1898 pelo poeta Giovanni Capurro. A decisão judicial sobre a autoria da música já havia saído em março, mas como ninguém a contestou, agora é definitiva. A juíza Maria Alvaru reconheceu a Alfredo Mazzucchi a autoria de outras 18 famosas canções napolitanas. Mazzucchi, além de compositor, tocava violino e piano e também era diretor de orquestra. A autoria de O Sole Mio foi requerida na Justiça italiana pelos herdeiros de Mazzucchi, em abril de 2000. Segundo eles, Mazzucchi teria cedido a Di Capua 23 motivos musicais quando ainda era jovem e desconhecido. Destes 23, 19 teriam sido reeelaborados e publicados com créditos somente para Di Capua. Entre elas estão, além de O Sole Mio, Torna Maggio, I Te Vurria Vasa, A Serenata D’e’rrose e Mari Mari, todas canções napolitanas tradicionais. Agora, se quiserem, os herdeiros de Alfredo Mazzucchi podem exigir direitos autorais de várias fontes. Elvis Presley cantou O Sole Mio, só que com o título de It’s Now or Never, e vendeu milhões de discos. Criada em abril de 1898 em Odessa (Ucrânia), O Sole Mio tem uma lenda por trás de sua história. Eduardo Di Capua estava passeando com um padre quando teria tido um momento de nostalgia e se sentou diante de um piano, onde escreveu a música, evidentemente inspirado numa partitura de Mazzucchi. A letra foi composta por Giovanni Capurro. Ambos morreram na miséria. Di Capua, que morreu em 1917, ainda viu seu piano ser vendido por sua mulher, numa tentativa desesperada de obter dinheiro para comprar comida.

"Elvis 30 Number One Hits" chega ao primeiro lugar nos EUA e Inglaterra! - Outubro 2002
(Elvis Presley estoura em número 1 nas paradas mundiais) - Uma coletânea de sucessos de Elvis Presley foi direto para a primeira posição nas paradas dos álbuns mais vendidos esta semana, mostrando que o Rei do Rock ainda está no trono mesmo 25 anos após sua morte. Na semana que terminou em 29 de setembro, o disco "Elvis 30 Number One Hits", da RCA Records, vendeu 500.318 unidades, de acordo com a Nielsen Soundscan -- foi a primeira vez que um disco de Elvis estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos. Com apoio de uma campanha agressiva de marketing de 10 milhões de dólares, a coleção, com músicas como "Don't Be Cruel", "Jailhouse Rock", e "Return to Sender" também ficou no número 1 na Espanha, Bélgica, Argentina, Nova Zelândia, Irlanda, Dinamarca, Suécia, Chile, Suíça, Áustria e Emirados Árabes Unidos. A Elvismania foi reativada este ano com milhares de fãs prestando homenagens ao ídolo no 25o aniversário de sua morte e alavancando a venda de uma remixagem de sucesso da canção "A Little Less Conversation", que também está no CD. "Está claro que nossa campanha foi eficiente em atingir uma ampla gama de fãs de música em todos os cantos do planeta", disse Joe DiMuro, vice-presidente de marketing estratégico da BMG, matriz da RCA. Nos compactos, o campeão foi o calouro vencedor do programa de TV "American Idol", Kelly Clarkson, continuando em número 1 na segunda semana consecutiva, com "A Moment Like This". Entre os CDs, o trio country Dixie Chicks ficou em segundo com "Home", e a cantora pop canadense Avril Lavigne garantiu a terceira colocação com seu álbum de estréia.

(Elvis Presley é consagrado mundialmente, mais uma vez) - Vinte e cinco anos após sua morte, Elvis Presley, o Rei do Rock'n Roll, está prestes a conseguir um feito que nunca alcançou em vida: lançar um álbum que já vai estrear como número 1 nas paradas de discos de todo o mundo. De acordo com observadores do setor da música, o CD "Elvis 30 Number One Hits", compilação de 30 canções de Elvis lançada pela RCA Records em 24 de setembro, deve liderar as paradas em pelo menos 12 países do mundo. Só nos Estados Unidos, a previsão é que as vendas tenham chegado a quase 500 mil unidades na semana passada, disse um porta-voz da RCA, observando, porém, que será a primeira vez que um álbum de Elvis já é lançado no primeiro lugar. Já existem mais de uma dúzia de compilações de grandes sucessos de Presley, mas os fãs de sua música antecipam ansiosos a chegada desta, graças em grande medida a uma campanha publicitária de 100 milhões de dólares para divulgar o Rei junto a uma geração mais jovem. A coletânea inclui faixas de cada parte da carreira de Elvis e abrange alguns de seus primeiros sucessos, como "Don't Be Cruel" e "Jailhouse Rock", além de canções posteriores como "Return to Sender" e "Burning Love". Milhares de fãs renderam homenagem ao Rei em agosto, no 25o aniversário de sua morte, quando a "Elvismania" tomou o mundo de assalto, movida em parte pelo sucesso de uma nova remixagem da canção "A Little Less Conversation", que também está no novo CD. "Esta é a maior campanha de marketing já montada para divulgar uma compilação de Elvis", disse Geoff Mayfield, diretor de paradas da revista de música Billboard. "Desconfio que o álbum vá vender muito bem até o Natal." Elvis Presley, o popstar que mais vendeu discos no mundo -- mais de 1 bilhão ao todo -- morreu de ataque cardíaco induzido pelo uso excessivo de medicamentos, em 16 de agosto de 1977, aos 42 anos. De acordo com especialistas, 68 de seus singles figuraram na lista American Top 20 de singles.

("Elv1s", a façanha póstuma do rei do rock) - Elvis Presley deve chegar ao topo da parada de pelo menos 12 países esta semana, 25 anos depois de sua morte, façanha que nunca conseguiu em vida. O disco em questão é a compilação Elv1s 30 Number One Hits, com 30 de suas canções que chegaram ao topo da parada de singles dos Estados Unidos, escolhids entre um total de 68 hits que encabeçaram a lista. Apenas na América, o álbum deve ter 500 mil unidades vendidas no período de uma semana, de acordo com a gravadora RCA. Por incrível que pareça, esta vai ser a primeira vez que um disco do ídolo chega ao topo da parada americana logo em seu lançamento. Elv1s 30 Number One Hits teve uma verba de marketing de US$ 10 milhões para ser promovido mundialmente para uma nova geração de jovens. O disco tem hits como Don´t Be Cruel e Jailhouse Rock, do início de sua carreira, e alguns de seus últimos trabalhos, como Return to Sender e Burning Love. Outros singles na compilação são Suspicious Minds, Love Me Tender, It´s Now Or Never e Can´t Help Falling In Love. O álbum também inclui o remix de A Little Less Conversation, do DJ holandês JXL. A expectativa da RCA é que o disco tenha números de vendas altos até o Natal e faça tanto sucesso quanto a compilação 1, dos Beatles, que teve 22 milhões de unidades vendidas em todo o mundo dois anos atrás. O rei do rock ´n roll teve 1 bilhão de discos vendidos em sua carreira. Ele morreu de um ataque cardíaco induzido por drogas em 16 de janeiro de 1977, aos 42 anos.

(Elvis Presley chega novamente ao topo das paradas) - Confirmado: Elvis Presley chegou ao topo das paradas americanas e inglesas, apenas uma semana depois do lançamento do CD "Elvis 30 Number One Hits". Nos Estados Unidos a notícia tomou conta dos mais importantes jornais do país como Los Angeles Times e Washington Post. A "Billboard" confirmou que ninguém mais tira Elvis do primeiro lugar essa semana. Foram vendidas, em apenas 5 dias mais de 600 000 cópias do álbum. Na Inglaterra a mesma coisa, o que deve se revelar uma tendência nos demais países europeus, ou seja, Elvis vai chegar ao topo de todas as demais paradas internacionais. Na Dinamarca o primeiro posto já está garantido, assim como na Austrália, onde o CD já ganhou o disco de platina triplo. Na Holanda o CD já está em segundo lugar. No Canadá o CD já foi premiado com duplo platina. No Japão e demais países asiaticos sua posição será confirmada ainda esta semana. Enquanto isso o single "Burning Love" foi lançado em diversos países no último dia 20 de setembro. As previsões indicam que o CD "Elvis 30 Number One Hits" venda mais de 10 milhões de cópias nas próximas semanas.

Acompanhe as notícias sobre "Elvis 30 Number One Hits" - Setembro 2002
(Sai álbum com os 30 maiores sucessos de Elvis) - Você sabe por que a televisão tem censores? Você sabe por que as mulheres jogam suas calcinhas no palco? Você sabe por que Britney toca em Las Vegas? Elvis é a explicação. Antes de alguém fazer qualquer coisa, Elvis fez tudo! Essa declaração é lida por uma voz solene no web site Elvisnumberones.com, na Internet, um dos veículos que disseminam o lançamento maciço amanhã de "Elvis: 30 #1 Hits" (RCA Records/BMG), coleção de 30 sucessos do Rei do Rock que pretende fazer frente ao megassucesso "1", dos Beatles. A partir de amanhã, Elvis está na TV, em outdoors, teasers publicitários, rádio, luminosos, numa campanha mundial de US$ 10 milhões do grupo Bertelsmann, o dono da BMG - em parceria com AOL Time Warner, Lycos e Nascar. O disco dos Beatles vendeu 8,2 milhões de exemplares há um ano, compilando as músicas que alcançaram o primeiro lugar nas paradas durante o apogeu da banda inglesa. "Elvis: 30 #1 Hits" é a resposta. "Ele revolucionou não só a música americana, mas também o cinema e a moda, assim com a sexualidade, as noções de classe social e as relações raciais", justifica a BMG, em texto no qual anuncia a coletânea definitiva de Elvis. Não é exagerada a definição. Elvis foi um turbilhão comportamental, além do artista que mais teve singles no Top 10 (40 músicas), o que ganhou mais discos de ouro e platina (139) e o que mais vendeu em todos os tempos (cerca de 1 bilhão de álbuns). As faixas do disco que chega amanhã às lojas foram remixadas e remasterizadas a partir dos master tapes originais. O encarte tem 24 páginas com fotos inéditas e comentários faixa a faixa de um dos grandes especialistas em Elvis, o escritor Peter Guralnik. O lançamento veio cercado de cuidados, como num filme de espionagem. À imprensa, para que recebesse o lançamento antecipadamente, era exigida a assinatura do responsável em um documento, comprometendo-se a não reproduzir nem deixar reproduzir o disco. A própria RCA já tinha lançado um disco semelhante de Elvis em 1987, The Number One Hits, com 18 faixas. A diferença é que a coletânea de 1987 trazia apenas os números 1 de Elvis na parada da Billboard. Faixas como "In the Ghetto" e "Burning Love" nunca alcançaram o topo, assim como as outras 12 do álbum. Há uma 31ª faixa no disco, que é a reapresentação de Elvis Presley ao público da era da eletrônica, "A Little less Conversation", reinventada pelo remix do DJ JLX. Alguns críticos acusam a remasterização das faixas de ter tirado o brilho original e ter tornado canções assépticas, caso de "A Fool Such as I. "Soa como se Elvis tivesse re-regravado seus vocais", escreveu o crítico Bill Holdship na Amazon.com. "É claro, nada disso vai importar para os jovens que começaram a cantar "Hound Dog" a partir da trilha sonora de "Lilo & Stitch", ou para outros neófitos." Elvis Aaron Presley fundiu tradições que pareciam irreconciliáveis àquela altura da música popular americana: o country, o gospel, o r&b, o lado branco e o lado negro da canção. Acrescentou à mistura uma dose explosiva de sensualidade e alegria, coisa que o tornou lendário. Era um ingênuo e isso também contava pontos a seu favor. "Não existe nenhum outro lugar do mundo onde você pode passar de dirigir um caminhão num dia a pilotar um Cadillac no outro", dizia, dos Estados Unidos. Essa convicção no sonho americano o levou a alistar-se como exemplo, e depois também foi sua ruína, engolido pela engrenagem do show biz. O reaquecimento do "fator Elvis" tem a ver com a data do 25º aniversário de sua morte, celebrada em 25 de agosto. As marcas dessa efeméride começaram antes, no primeiro semestre, quando a empresa Nike gastou US$ 100 milhões para lançar uma campanha milionária, com a música do Rei do Rock ao fundo e com um filme dirigido pelo premiado Terry Gilliam. "Minha música atrai adolescentes porque é fortemente emocional", dizia Presley. Depois, veio o desenho Lilo & Stitch, da Disney, dirigido para crianças, cuja trilha sonora tem Elvis cantando em seis canções: uma tentativa de reapresentar sua música para pessoas que jamais a ouviram, ou que só ouviram falar nela. A jogada foi relativamente bem-sucedida: o disco vendeu cerca de 250 mil exemplares desde seu lançamento. Recentemente, o semanário inglês "New Musical Express" fez uma pesquisa online para saber qual é a melhor música de Elvis Presley de todos os tempos. Deu "Suspicious Minds" na cabeça, com 24% dos votos. Em segundo lugar ficou "An American Trilogy" (17%), seguida de "Can´t Help Falling in Love" (14%) e "In the Ghetto" (12%). A votação mostra que os fãs lembram muito bem quem foi Elvis e qual é o seu legado. (Jotabê Medeiros)

(Faixas inesquecíveis de Elvis) - Conheça a história das principais faixas do disco Elvis: 30 #1 Hits (BMG Brasil). O preço médio do disco é de R$ 29,90. - Heartbreak Hotel - Foi gravada na primeira sessão de Elvis na RCA. Para tentar reproduzir o som das gravações da Sun Records, o engenheiro Bob Ferris construiu uma câmara no prédio do novo estúdio, buscando eco de telhas e vidro. Inacreditáveis as guitarras acústica e elétrica de Chet Atkins e Scotty Moore na gravação. A companhia de discos a considerou "um desastre", imprópria para tocar no rádio. Cinco semanas depois, tornava-se seu primeiro hit número 1. - Don´t Be Cruel - O single Hound Dog/Don´t Be Cruel foi lançado em 13 de julho de 1956 e ganhou ouro quase na mesma semana. - Hound Dog - Elvis conhecia a versão original de Big Mama Thornton, mas só optou por cantá-la após ouvir a versão de Freddie and The Bellboys em Las Vegas, em maio de 56. Antes de gravar a canção, Elvis já a havia cantado duas vezes na TV. Quando chegou a hora de gravá-la, precisaram executá-la 31 vezes para obter a versão perfeita. - Love me Tender - Elvis produziu Love me Tender durante sua primeira sessão de gravações na Costa Oeste, em agosto de 1956. Ele apresentou a canção no The Ed Sullivan Show, em 9 de setembro. Provavelmente, este foi o primeiro disco da história a ter 1 milhão de cópias pré-vendidas, graças à expectativa gerada em torno de seu lançamento. - All Shook Up - Esta canção foi gravada primeiramente como I´m All Shook Up por David Hill, na Aladdin Records. Elvis gravou fazendo percussão na parte de trás do violão. O single ficou durante nove semanas no topo das paradas dos EUA, seu maior tempo consecutivo como número 1. Também foi seu primeiro número 1 na Inglaterra. - Jailhouse Rock - Elvis ignorou a intenção satírica dos autores (Jerry Leiber e Mike Stoller) e interpretou a canção com fúria. Jailhouse Rock foi o primeiro single da história a ir direto para o topo das paradas no Reino Unido. - Don´t - É considerada uma das grandes baladas de Elvis, com temática adolescente. - One Night - Para aplacar a sanha dos censores, essa música teve um verso mudado. Em vez de "One night of sin is what I´m not paying for" (Uma noite de pecado é para o que não estou pagando), ele cantou "One night with you is what I´m now praying for" (Uma noite com você é pelo que estou rezando agora). Ainda assim, foi considerada escandalosa. A versão original era de Smiley Lewis. -A Big Hunk O´ Love - Gravada durante o engajamento de Elvis na campanha militar, na Alemanha, em Nashville, em 1958. - Stuck on You - Na volta a Nashville, em 1960, ele gravou essa canção num estilo diferente, mas que, em apenas alguns dias vendeu 1,4 milhão de discos. - It´s now or never - Gravada pouco mais de uma semana após Stuck on You, vendeu 10 milhões de discos do single mundo afora. É um dos maiores sucessos do cantor. - Are You Lonesome Tonight? - Bela balada gravada originalmente por Vaughn DeLeath, em 1927, e regravada por Elvis em 1960. - Surrender - Assim como It´s now or never, foi reescrita de uma canção italiana para um grande sucesso, Torna a Sorrento, que Dean Martin havia gravado. - His Latest Flame - Foi o lado A de um single com Little Sister e as rádios dos EUA tiveram problemas em promover as duas canções, que competiam entre si e acabaram alcançando apenas as 4ª e 5ª posições, respectivamente, nas paradas americanas. Mas alcançou o topo no Reino Unido. - Can´t Help Falling in Love - Parte da trilha sonora do filme Blue Hawaii. O álbum ficou durante incríveis 20 semanas no nº 1 e vendeu mais de 2 milhões de exemplares. - Good Luck Charm - Gravado em Nashville, este pop típico dos 60 foi finalizado em apenas quatro tentativas. A última tornou-se um single, com Anything That´s Part of You no lado B. - In the Ghetto - A mais política das canções de Elvis, escrita por Mac Davis. - Suspicious Minds - A mais bela balada de Elvis, gravada em Memphis, nos American Studios. O single estreou na 77ª posição e subiu 40 lugares em apenas uma semana. Depois de oito semanas, tornou-se o primeiro nº 1 de Elvis nos EUA, reconciliando-o com o sucesso. - Burning Love - O cantor estava na fossa, tinha acabado de se separar em março de 1972. Portanto, ele não queria gravar essa música alegre. Era o único a não acreditar no sucesso desse rock elétrico. Acabou virando o maior sucesso de Elvis nos anos 70. - A Little Less Conversation - Essa é a 31ª canção do álbum, uma faixa-bônus que contraria as histórias de sucesso anteriores. Foi um single desprezado no seu tempo. Escrita em 1968 por Mac Davis e Billy Strange para o filme Live a Little, Love a Little, foi ressuscitado como remix no verão europeu pelo DJ holandês JLX. Um sucesso inominável agora, 34 anos depois. (O Estado de São Paulo)

(Clássico como os bons pratos) - á quem ainda seja purista o suficiente para preferir o vinil, incluindo seus habituais chiados. Até certo ponto é compreensível. O vinil preserva a música como ela foi planejada, com todas suas perfeições e naturais imperfeições. Em compensação, não há como negar: a cada dia, o CD carrega tantos avanços que, ache charmoso ou não, é possível saber até que o cantor estava com a boca seca no momento da gravação. Agora, se o assunto é Elvis Presley – um ídolo nascido nos primórdios dos estúdios, quando a guitarra ainda era considerada um instrumento histericamente alienígena –, todos os temores em mexer no seu legado vêm à tona. Elvis 30 #1 hits, no entanto, é um primoroso trabalho técnico e de respeito à obra do Rei do Rock. Elaborado em ordem cronológica, o repertório do disco beneficia os melhores momentos do cantor e suas canções, sem tirar um pingo da vitalidade original. Ao contrário, no momento em que o CD é tocado as caixas se enchem com todo o peso dos instrumentos e da voz única de Elvis, que, sem a menor e desnecessária modéstia, dizia: “Eu não pareço com ninguém.” O produtor David Bendeth soube dar precisão a cada faixa. E, independentemente da técnica, as canções denotam o imenso prazer de Elvis em tocar e cantar. Assim é com a pioneira Heartbreak hotel, de 1956, um blues-rock totalmente inusual, cuja idéia da letra veio de uma nota sobre um suicídio, publicada num jornal. Ou com a balançadíssima Return to sender e as definitivas baladas Love me tender, Are you lonesome tonight e Can’t help falling in love. É uma festa nostálgica, sim, mas com sabor daquele prato clássico que suplanta qualquer nouvelle cuisine. (Apoenan Rodrigues, Revista IstoÉ)

(30#1 Hits, Elvis Presley) - Recentemente, Elvis voltou às paradas graças a uma versão dançante de seu sucesso "A Little Less conversation". criada pela DJ holandês JXL. Essa coletânea de trinta hits do cantor que um dia ocupou o primeiro lugar das paradas demonstra, entretanto, que não há nada melhor do que ouvir as composições no original. Ainda mais se forem gravações remasterizadas, como é o caso desse lançamento mundial.A seleção começa com Heartbreak Hotel, que foi seu primeiro compacto pela RCA, lançado em 1956 e termina com Way down, faixa lançada um mês antes de sua morte, em 1977. Não faltam, é claro, seus eternos sucessos: Love me Tender, It's Now or Never e a deliciosa Suspicious Minds em que ele flerta com a soul music.(Veja)

(Festas ao redor do mundo) - Em Londres tudo está pronto para o lançamento do CD "Elvis 30 Number One Hits", com a presença de todos os presidentes de fã clubs de Elvis na terra da rainha. O Evento promete fechar uma das mais badaladas casas de show da capital inglesa. A Revista NME (New Musical Express), por sua vez, afirma na edição desta semana que "Elvis 30 Number One Hits" será o CD do ano e chegará ao primeiro lugar na Inglaterra e nos EUA. Nos Estados Unidos duas grandes festas estão programadas, uma em Nova Iorque e outra na costa oeste, em Los Angeles, nesta última provavelmente estará presente a filha de Elvis, Lisa Marie, que tem se especializado nos últimos dias em aparições surpresas para cantar. No Brasil o evento rolou em São Paulo, no bar Café Society, em uma promoção do fan club Gang Elvis.

(CD Tributo a Elvis Presley) - Enquanto o mundo se prepara para "Elvis 30 Number One Hits", a gravadora dos Beatles, a EMI prepara o lançamento de um CD tributo ao Rei do Rock, "A Tribute To The King". Que tal John Lennon cantando "Hound Dog" em pleno Madison Square Garden e disparando no meio da canção a frase "Elvis I Love You" ?. Pois é, esta é apenas uma das preciosidades deste album. Confira as demais faixas: "All Shook Up," Paul McCartney; "Blue Suede Shoes," Eddie Cochran; "Heartbreak Hotel," Willie Nelson & Leon Russell; "Are You Lonesome Tonight?", Bryan Ferry; "In The Ghetto," Candi Staton; "Jailhouse Rock," Jerry Lee Lewis; "That's All Right Mama," Canned Heat; "Don't Be Cruel" (ao vivo), the Smithereens & Otis Blackwell; "(Marie's The Name) His Latest Flame," Del Shannon; "Love Me Tender," Kenny Rogers; "(Now And Then There's) A Fool Such As I," Lou Rawls; "Suspicious Minds," Fine Young Cannibals; e "Hound Dog" (ao vivo), John Lennon. O CD será lançado em outubro.

(CD reúne as 30 melhores de Elvis) - Falta pouco para o lançamento do álbum Elvis 30 Hits. A gravadora BMG anunciou que o lançamento mundial acontecerá no dia 23 de setembro. A coletânea vai reunir 30 músicas do Rei do Rock, que atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso ao longo destes anos. Clássicos como Suspicious Mind e Burning Love estarão presentes no álbum. O disco traz ainda o remix de A Little Less Conversation como bônus track. A música chegou a ficar no topo da Billboard depois de ser incluída na trilha sonora do remake de Onze Homens e Um Segredo, que traz no elenco Julia Roberts, George Clooney e Brad Pitt. A Little Less Conversation foi ouvida pela primeira vez nos anos 60, quando foi incluída na trilha de um dos filmes de Elvis Presley. Ela também apareceu no lado B do compacto Almost in Love, lançado em 1968 e foi incluída num álbum do Rei lançado em 1971.

(Começa temporada de lançamentos de discos na América) - Falta pouco para o início do outono nos Estados Unidos e a temporada principal de lançamentos da indústria fonográfica. Nomes importantes da música, como Whitney Houston, Justin Timberlake, Christina Aguilera e Santana, vão lançar discos nos próximos meses e esperam ter números expressivos de vendas até a época do Natal. Executivos das grandes gravadoras estão preocupados com o apelo de seus artistas. Nomes como Macy Gray, Mariah Carey, Michael Jackson e Paul McCartney, por exemplo, tiveram fracassos de vendas com seus álbuns lançados no mesmo período do ano passado. Neste verão, que está quase no fim, as vendas de discos na América foram 10% menores do que na mesma estação no ano passado. Entre um dos mais esperados está o CD de Elvis Presley, depois do sucesso da compilação 1, dos Beatles, dois anos atrás, é a vez de as atenções estarem voltadas para um disco de hits do rei do rock. A expectativa é que ELV1S 30 Number One Hits seja para o rei do rock o que a coletânea foi para os Fab Four, com seus 8 milhões de unidades vendidas apenas nos Estados Unidos. O disco, com lançamento marcado para 24 de setembro, vai ter juntos os 30 singles do músico que chegaram ao topo da parada americana. A pedido dos fãs, o remix de A Little Less Conversation, do DJ holandês JXL, vai ser uma faixa bônus do disco.

(Filme de Elvis Presley vai ser refeito) - A Paramount Pictures vai refazer o filme que é considerado o melhor da carreira de ator de Elvis Presley. King Creole, de 1958, é sobre um delinqüente que arruma o emprego de lavador de pratos em um clube de New Orleans, onde tem a chance de fazer um show em uma determinada noite. O filme de Michael Curtiz, que também tem em seu elenco Carolyn Jones, Walter Matthau e Dean Jagger, foi o último do rei do rock antes de entrar para o Exército. O remake do estúdio vai ser passado na New Orleans atual e vai ter o protagonista como um cantor de rock ´n´ roll. O diretor do novo filme ainda não foi anunciado, nem o elenco da fita. Chegou hoje às lojas de todo o mundo uma coletânea de hits do ídolo. ELV1S 30 # 1 Hits reúne os 30 maiores sucessos do cantor.

Para crianças britânicas, Shakespeare e Elvis são compositores de música clássica - Setembro 2002
(Londres) - William Shakespeare, Leonardo Da Vinci, Elvis Presley e Michael Jackson são "compositores de música clássica", segundo um grupo de crianças e jovens britânicos entrevistados pela emissora de rádio britânica Classical FM. Segundo a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, 65% das crianças com idade entre 6 e 14 anos não são capazes de identificar um compositor de música clássica. Apenas 14% das 611 crianças entrevistadas em todo o país, sabiam que Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven foram compositores clássicos. Ao terem que citar um cantor clássico, as crianças citaram nomes como o pintor impressionista francês Claude Monet, a vocalista norte-americana Britney Spears, ou o do norte-americano Louis Armstrong. O tenor Luciano Pavarotti foi o tenor mais reconhecido pela enquete. Ao terem que indentificar os instrumentos musicais, mais de 60% não conseguiram reconhecer uma clarienta e 7% confundiram um violino com um violão. "Um papelão nacional", lamentou Julian Lloyd Weber, que promove uma campanha de popularização da música clássica nas escolas. "Essa pesquisa deveria servir como um sinal de alerta, pois crianças na Ásia e na Alemanha têm um conhecimento de música clássica muito superior ao nosso". "Esta pesquisa é devastadora", disse seu irmão Andrew Lloyd Weber, conhecido criador de comédias musicais. "Demonstra que neste país o conhecimento de música clássica é escasso e que o ensino deixa muito a desejar", enfatizou Weber.

AOL divulga resultado de pesquisa sobre Elvis Presley - Setembro 2002
(Nova Iorque) - A AOL Entertainment divulgou o resultado de sua pesquisa feita no mês em que se completou 25 anos da morte de Elvis Presley. A pergunta feita aos internautas foi: "Qual é a razão da popularidade de Elvis Presley hoje, 25 anos após sua morte?" 86.617 internautas votaram pela própria web e o resultado foi o seguinte: 54% o consideram o maior cantor de Rock da história e atribuem ao seu talento o fato de ainda hoje ser extremamente popular, 23% afirmam que a razão de sua popularidade decorre de seu imenso sex appeal, 17% dos internautas não entendem seu apelo ainda nos dias atuais e finalmente 6% atribuem seu sucesso às misteriosas teorias que surgiram após sua morte que afirmam que o Rei do Rock está vivo e escondido pelos órgãos de inteligência do governo americano. Apenas 0,5 % das pessoas que responderam a pergunta afirmaram que "não gostam de Elvis". A opção "nunca ouvi nenhuma canção de Elvis Presley" teve 0,1 % da votação. A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 30 de agosto de 2002.

Lisa Marie Presley no MTV Video Music Awards - Setembro 2002
(Nova Iorque) - Depois de sua apresentação na Elvis Week em Memphis, onde ela cantou a canção inédita "You made me / I love you", que irá fazer parte de seu disco de estréia, Lisa Marie Presley (na foto ao lado de Avril Lavigne) participou da MTV Video Music Awards no Radio City Music Hall em New York no último dia 29 de agosto. Lisa deu entrevistas e negou que estaria grávida de Nicolas Cage: "Isto não é verdade". Sobre sua lua de mel, Lisa afirmou que tudo está bem, mas que Cage teve que voltar a Hollywood para terminar as filmagens de "Matchstick Men", o novo filme do ator. Sobre seu disco Lisa disse que não há data confirmada, mas espera que seu lançamento seja breve. Já faz mais de um ano que o CD foi gravado e finalizado, esperando desde então a aprovação final da filha de Elvis para chegar ao mercado. Vamos aguardar.

Elvis The Concert volta à estrada em 2003 - Setembro 2002
(Los Angeles) - O show Elvis The Concert irá voltar à estrada em 2003, confirmou o porta voz da EPE (Elvis Presley Enterprises). Novamente os membros da TCB Band (Burton, Tutt, Scheff, entre outros) irão estar no palco para tocar as canções de Elvis com uma imagem do Rei do Rock aparecendo em um grande telão atrás. Scotty Moore foi oficialmente convidado a participar, mas recusou a proposta. "A minha banda foi outra, os Blue Moon Boys" afirmou o guitarrista. Estes são os shows que já foram oficialmente confirmados: 24 de maio, Londres, Inglaterra Wembley Arena / 25 de maio Birmingham, Inglaterra NEC Arena / 26 de maio Glasgow, Escócia, SECC / 27 de maio Belfast, Irlanda Odyssey Arena / 29 de maio Dublin, Irlanda RDS Arena / 30 de maio Manchester, Inglaterra MEN Arena / 31 de maio Sheffield, Inglaterra Sheffield Arena / 1 de junho Londres, Inglaterra London Arena / 03 de junho Rotterdam, Holanda AHOY / 04 de junho Antwerp, Belgium Sportpalais / 06 de junho Zurich, Suíça Hallenstadion.

-"Not Fade Away" por Swami Kaví - Setembro 2002
(Not Fade Away) - Trata-se de um programa apresentado por 3 Covers (pelo menos eles pensam que são) de Elvis, cada um representando uma década. O primeiro caracterizado de anos 50 me pareceu o mais fraquinho, o paletó dourado não convenceu. O Elvis mais maduro da década de 60 se apresentou com a famosa roupa preta de couro do show de 1968, mas também não convenceu. E por fim e indivíduo que representou a década de 70 é digno de pena. Muito afetado, se balançava mais que o Michael J. Fox do filme De Volta para o Futuro. Estes elementos desprezíveis apresentavam uma série de clipes de artistas que gravaram músicas que foram marcantes na voz do Rei ou ainda artistas e bandas que compuseram músicas inspiradas em Elvis. Entre um clipe e outro os bobos fazem alguns comentários idiotas. Pelo menos as informações dadas me pareceram corretas. Não percebi nenhum furo. O programa tem uma carinha de anos oitenta, muito mal produzido e mal editado!!! Por outro lado grandes nomes foram apresentados como Paul Simon, Willie Nelson, Madonna, UB40 entre outros. Tem ainda duas versões de In The Ghetto uma pelo ´´Ghetto People´´ e outra por ´´Beats International´´que mereceram uma suada nota 7,0, além do mico pago Sheryl Crow fazendo uma gracinha com Leaving Las Vegas (Viva las Vegas), com um monte de Imitações baratas do Rei, voando no clipe. Ridículo. A palhaçada termina com os três patetas tentando imitar Elvis. A edição dessas imagens é de quinta categoria. Para quem espera assistir um bom programa ou um documentário revelador, inteligente e bem produzido, desista. A decepção pode ser traumática. Eu definitivamente não recomendo. Gostei da sugestão daquele alemão (desculpe, não me lembro o nome dele) que dirige um fã clube. A idéia era fazer um grande evento, reunindo grandes nomes da música mundial como Paul MacCartney, Phil Collins, Elton John entre outros, para interpretar os grandes sucessos de Elvis num megashow beneficente para auxiliar no combate à violência, o trafico de drogas e a miséria . Acredito que Elvis, com seu bom coração, aprovaria esta idéia.(Swami Kaví)

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

Um comentário: