quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 7

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 7
Acompanhe as notícias sobre a Elvis Week 2002 - Agosto 2002 (Lisa Marie Presley canta em homenagem ao pai) - No show de encerramento da Elvis Week 2002, os fãs foram presenteados com uma grande surpresa, a filha de Elvis, Lisa Marie Presley (foto) subiu ao palco e cantou em homenagem ao pai. Foi um momento emocionante para todos, pois ninguém previa que isso fosse acontecer. Até poucos minutos antes da apresentação, Lisa não havia decidido se iria cantar ao vivo ou em playback, mas no final seu nervosismo falou mais alto e Lisa resolveu usar o playback mesmo. Nem parece que ela se casou essa semana. Estava muito bem no palco, com uma roupa branca que lembrou muito as do próprio Elvis. Nicolas Cage compareceu e levou com ele uma constelação de astros de Hollywood. Priscilla Presley também agradeceu a todos os fãs que vieram a Memphis homenagear o Rei do Rock, mesmo depois da chuva forte que caiu na celebração à luz de velas no dia 15. Um grande encontro ocorreu nos bastidores, entre Scotty Moore e James Burton, que trocaram elogios entre si. Os dois guitarristas de Elvis mostraram no palco logo após que ainda são deuses da guitarra. Todos os antigos membros da banda de Elvis estiveram presentes, Estavam lá músicos que fizeram parte da TCB Band, The Blue Moon Boys, The Jordanaires, The Sweet Inspirations, Joe Guercio Orchestra, The Imperials Quartet, JD Summer and The Stamps, Sam Phillips, Jerry Leiber e Mike Stoller, Don Robertson e muitos outros. Foi um final digno de uma semana que chamou a atenção de toda a imprensa mundial, com uma repercussão na mídia digna de um Rei.

(Fãs lembram os 25 anos da morte de Elvis Presley) - A chuva forte não afastou os milhares de fãs que, em vigília em frente à casa de Elvis Presley, lembraram os 25 anos de sua morte. Ao longo da semana, mais de cem mil pessoas passaram pela casa do Rei do Rock. A chuva parou de cair e os fãs, muitos vestidos como o ídolo e na fila desde quarta-feira, seguiram lentamente para Graceland, um verdadeiro museu de Elvis. "Com chuva ou sol, amamos Elvis", dizia uma fã canadense. Muitas pessoas, algumas que ainda nem haviam nascido no ano da morte do ídolo, choravam compulsivamente em frente aos túmulos de Elvis, sua mãe, seu pai, e sua avó Minnie Mae, que viveu mais que todos os outros. "A emoção sempre me inunda", disse Larry Geller, cabeleireiro de Elvis e convertido em guru espiritual do artista. Bill Rowe, um fã de carteirinha, acampou por dois dias nas portas de Graceland para ser um dos primeiros a render homenagens a quem algum dia já foi um humilde caminhoneiro. Nas imediações da mansão, eram vendidos todos os produtos imagináveis do cantor, como roupas, lembrancinhas, camisetas e até roupas íntimas. Os fãs que por vários motivos não foram a Memphis, puderam acompanhar a vigília pela internet (www.elvis.com).

(Milhares de pessoas homenageiam Elvis em base militar alemã) - Não foi apenas em Graceland, mansão-museu de Elvis Presley, que milhares de fãs se concentraram hoje para lembrar os 25 anos de sua morte. Na Alemanha, mais precisamente na base militar de Friedberg, em Bad Nauheim, várias pessoas lembrar o aniversário da morte do artista. Foi lá onde Elvis viveu durante o tempo em que serviu ao Exército, de outubro de 1958 a abril de 1960. Desde ontem, já havia engarrafamento nas rodovias de acesso à pequena cidade, que organizou o "Festival Elvis" para cerca de 12 mil pessoas.

(Concerto em homenagem a Elvis comemora os 25 anos da morte do ’Rei do Rock’) - Milhares de fãs de Elvis Presley comemoram hoje o 25° aniversário de sua morte, em Memphis, com uma apresentação especial da banda que tocou com o rei do rock. A previsão é de 12 mil fãs compareçam esta noite ao Pyramid Arena de Memphis para o espetáculo em que os 30 membros do grupo original interpretarão suas canções. Entre os artistas que se apresentarão estará Cissy Houston, a mãe da diva da música pop, Whitney Houston. Ela é membro-fundadora do grupo The Sweet Inspirations e vocalista nas apresentações de Elvis, nos anos 70. Os fãs esperam poder ver a filha de Elvis, Lisa Marie, que ocupou as páginas dos jornais por seu casamento com o ator Nicholas Cage. O concerto de hoje, cujas entradas se esgotaram há vários meses, encerra uma semana de eventos para comemorar a morte de Elvis, que reuniu mais de 10 mil fãs do cantor.

(Fãs se reúnem em Memphis para homenagear Elvis Presley) - Fãs e amigos de Elvis Presley de todas as partes do mundo se encontraram para prestar homenagens à memória do astro hoje, com milhares de velas acesas em uma procissão que marca o aniversário de 25 anos de sua morte. "Ele me mostrou tanto prazer, nós devemos a ele. Se não aparecermos, o que será dele?", disse Helen Rose, 40, que veio de Melbourne, Austrália, para Memphis, às margens do barrento rio Mississipi. "É comovente demais para mim. Começo a chorar assim que entro no bulevar Elvis Presley. Esse homem significa tudo para mim", disse Barbara Barges, de Houston, em sua terceira peregrinação. "Morro quando venho aqui e ele não está." A rua larga em frente à mansão de colunas brancas de Presley, Graceland, foi fechada para o tráfego de veículos, a fim de abrir espaço para os cerca de 50 mil a 70 mil devotos do cantor ali reunidos. Câmeras de TV registravam a vigília e a transmitiam ao vivo pelo site oficial do astro ( www.elvis.com). "É impressionante que venha gente do mundo todo -da Europa, da América do Sul, da Ásia", disse Bill Haddon, 53, de Denton, Texas, acrescentando que ficou também surpreso ao ver tantos fãs jovens. Cartões, arranjos de flores e outros objetos em tributo ao cantor foram colocados em seu túmulo em Graceland. A semana de memória inclui concursos, apresentações de imitadores de Elvis, concertos e palestras.

(Fãs vão a Memphis para 25o aniversário da morte de Elvis Presley) - Ostentando sapatos de camurça azul e cabelos com topete, milhares de fãs de Elvis Presley irão disputar nesta semana o caminho até a famosa mansão do cantor, Graceland, ainda fascinados e apaixonados pelo rei do rock and roll, no 25o. aniversário de sua morte. A partir de quinta-feira até as primeiras horas da sexta, 16 de agosto, data em que Elvis morreu de um ataque cardíaco aos 42 anos, no ano de 1977, fãs carregando velas e prestando homenagens irão se dirigir à sua sepultura, no jardim de sua casa de colunas brancas, nos subúrbios de Memphis. Organizadores da "Semana Elvis", que começou no sábado nesta cidade por onde passa o lamacento rio Mississippi, disseram esperar entre 50 mil a 75 mil pessoas de todos os lugares do mundo. A fama do Presley parece crescer a cada ano, ilustrada pelo lançamento em junho de um remix de uma canção pouco conhecida do cantor "A Little less Conversation". A canção, que agora tem uma batida tecno colocada por um disc jockey holandês, é a mais tocada em muitos lugares da Europa, dando a Presley 18 canções no primeiro lugar das mais tocadas na Grã-Bretanha e colocando-o na frente dos Beatles nesta pontuação. Embora os fãs atravessem gerações, muitos daqueles esperados para participar das celebrações cresceram na época do pós-guerra, na década de 1950, disseram organizadores. O rebolante Elvis, o único gêmeo sobrevivente de pais batalhadores, personificava a rebeldia cheia de emoção quando explodiu no cenário musical em 1956 com uma mistura vigorosa de country e rhythm and blues, que ficou conhecida como rock and roll. "A música de Elvis era, em seu tempo, revolucionária, e muitas pessoas se envolveram naquela controvérsia e investiram um pedaço de suas vidas na defesa de Elvis. Eles simplesmente sentem que ele é uma parte deles mesmos", disse John Bakke, um professor de comunicação na Universidade de Memphis e organizador de um seminário para avaliar a importância de Presley. "Ele era percebido como alguém que representava liberdade e diversidade, versus a conformidade e o impulso para a segurança que era muito parte das eras da Depressão e do pós-guerra", disse Bakke. A presença de Elvis será sentida e vista em Memphis durante nove dias, começando com um desfile na rua Beale, apresentações de vídeos de seus shows, performance de covers e lembranças de seus amigos. O Sun Studio, onde Presley gravou suas primeiras canções quando ainda era adolescente, fará uma "festa-bloco" na rua. Um desfile de moda inspirado em Elvis também está na programação e os clubes, hotéis e restaurantes vão promover jantares e festas. É claro que Elvis também continua vivendo em piadas, paródias e visões suspeitas. Sua imagem nos últimos anos de sua vida declinou bastante, mas não apagou o brilho de sua carreira vitoriosa.

(25 anos sem Elvis Presley) - A cidade de Memphis começa a se preparar para as festividades que irão relembrar os 25 anos sem Elvis Presley. Vários eventos serão realizados entre os dias 10 e 18 de agosto. Vários amigos e companheiros de Elvis irão participar, entre eles Scotty Moore, James Burton, George Klein, Sam Phillips, The Jordanaires entre outros. O ponto alto da semana será o show que será realizado no Pyramid Arena no dia 16, com as presenças de Lisa Marie e Priscilla Presley. O "Elvis-The Concert" pretende reunir músicos que tocaram com The Pelvis em diversas fases de sua carreira. No dia 15 haverá a tradicional "Candlelight Vigil", a vigília à luz de velas, na mansão Graceland, uma celebração emocionante em homenagem ao cantor e que poderá ser acompanhado através de nosso site ao vivo. Você está convidado, venha compartilhar conosco esta grande emoção. Além destes dois eventos serão realizados vários shows durante a semana com as presenças, entre outras, das Sweet Inspirations e do que restou do antigo grupo Voice, agora rebatizado de Classic Voice, além da entrega de discos de ouro / platina e prêmios a família de Elvis Presley.

(Semana Elvis espera 70 mil em Memphis) - "Se o rock´n´roll é uma religião, sua terra santa é Graceland. E Elvis Presley seu eterno pastor." A frase atribuída a Paul Simon, em meados da década de 80, soa como uma profecia para os milhares de admiradores do rei do rock´n´roll, que todos os anos vão a Memphis, no Tennessee (Estados Unidos), visitar a mansão do ídolo. E o número de turistas é tão grande que a Graceland Mansion se tornou a segunda casa mais visitada da nação, perdendo apenas para a Casa Branca, em Washington. A visita ao mundo de "Elvis, The Pelvis" - um complexo turístico com hotel, restaurante, lojas e museus em sua homenagem -, fica ainda mais especial quando chega agosto. É neste mês, entre os dias 10 e 18, que ocorre anualmente a Elvis Week (Semana Elvis), uma maratona de shows, palestras, festas e encontros em celebração ao astro. São esperados 70 mil turistas só durante esses nove dias. Este ano o tributo promete ser ainda mais especial, pois no dia 16 fará 25 anos da morte do astro. E, antes mesmo da data comemorativa chegar, o fenômeno Elvis já voltou a explodir. Nas rádios, com o single remixado A Little Less Conversation, na trilha sonora dos filmes Lillo and Stitch e Onze Homens e Um Segredo e no novo CD com as 30 melhores músicas do cantor, que deve chegar ao Brasil em setembro. Mais atrativos do que estes? Somente se ficasse comprovado que Elvis realmente não morreu.(Lygia Rebello)

(Elvis vive, 25 anos depois) - Vinte e cinco anos após o dia 16 de agosto de 1977, o mundo começa a se conformar com o fato de que Elvis Presley de fato morreu. E as lembranças do rei do rock são em grande estilo, a começar por um remix — o primeiro de uma música sua feito com autorização da família — que chegou ao primeiro lugar na parada americana: “A little less conversation”, turbinado pelo JXL, botou “The Pelvis” na frente dos Beatles em canções que chegaram ao primeiro lugar das paradas americanas ao longo da H istória. A gravadora não perderia a chance de ganhar uns trocados com uma efeméride como essa: em setembro, a BMG estará lançando “30 #1”, uma coletânea com 30 canções como “Suspicious mind” e “Burning love” — “#1”, dos Beatles, tem apenas 27 músicas. Uma caixa com cem músicas, chamada “Today, tomorrow and forever”, também está prestes a chegar ao mercado. E até o universo infantil está recebendo sua dose de Elvis: a trilha sonora do desenho animado “Lilo & Stitch” tem várias canções do rei, como “Hound dog”, “Devil in disguise” e “Heartbreak hotel”. Os fãs podem visitar um site completíssimo criado especialmente pela BMG para badalar seus lançamentos: www.elvisnumberones.com. O site oficial, www.elvis.com, dá outro show para os fãs. A televisão também se manifesta: o Multishow está exibindo um Festival Elvis Presley, com programas todos os domingos, às 21h45m. Para amanhã está previsto o show “His comeback special”, em que o rei recebe velhos amigos em um pequeno palco; dia 18 é a vez de “Aloha from Hawaii”, um show transmitido via satélite para todo o mundo em janeiro de 1973 e visto, na ocasião, por mais de um milhão de pessoas. No dia 25 a emissora mostra “Not fade away”, um tributo a Elvis, com documentário sobre o astro e apresentações de artistas que admitem sua influência, como Madonna, os Pet Shop Boys e Cher. O GNT mostra um documentário, “A Memphis de Elvis Presley”, a partir de 16 de agosto, em dias e horários diversos. As homenagens no país natal do cantor são diversas, desde um livro com 620 fotografias, “Elvis: a celebration” (a R$ 35 na Amazon.com), a um calendário de eventos em Memphis, a partir de hoje. Lá acontece uma semana de carnaval roqueiro. Hoje é dia de parada, com fogos, dançarinos de hula-hula e tudo o mais. O ápice das comemorações acontece no próprio dia 16, com um grande show coalhado de artistas da época (como o grupo The Sweet Inspirations) e mais a viúva, Priscila, e a filha do rei, Lisa Marie, ex-sra. Michael Jackson. (Bernardo Araújo)

(Espírito de Elvis percorre os EUA) - Durante toda a semana, o espírito de Elvis Presley tomará conta dos Estados Unidos. Devido ao aniversário de sua morte na próxima sexta-feira (dia 16), uma turnê, composta por itens valiosos, percorrerá diversas cidades do país. A maioria dos itens tiveram grande importância na carreira e na vida pessoal do rei do rock e estavam expostos na mansão Graceland, onde ele morava. Entre eles, o uniforme que o rei do rock usou durante o serviço militar, objetos de palco e uma carta escrita pelo presidente Richard Nixon. O evento começará em Memphis e depois seguirá para Filadélfia, Cleveland, Chicago, St. Louis, Las Vegas, New Orleans, Atlantic City, Reno e Nevada. De acordo com Jennifer Burgess, diretora de marketing da Elvis Presley Enterprises, a idéia é dividir as experiências do artista com pessoas que, por um motivo ou outro, não podem ir até Memphis. Mesmo assim, a mansão continuará recebendo visitantes ao longo da semana (os organizadores esperam receber cerca de 75 mil fãs). Afinal, foi em Graceland que Elvis morreu, vítima de um ataque cardíaco, aos 42 anos. Além da turnê, outros eventos serão prestados em homenagem a Elvis Presley. A cidade de Memphis, por exemplo, promoverá nove dias de festa, incluindo mostras de vídeo, uma parada, audições e concursos de sósias. O Sun Studio, onde Elvis gravou suas primeiras músicas, fechou uma rua para convidados. E, para completar, Priscilla Presley e Lisa Marie, respectivamente ex-mulher e filha do rei do rock, vão aparecer em um show na sexta-feira.

(As criaturas que habitam o submundo dos adoradores de Elvis) - A comemoração do 25o. aniversário da morte do rei Elvis Presley esta semana representa um dilema para seus admiradores mais radicais, que se perguntam: como comemorar algo que nunca aconteceu? A teoria que afirma que Elvis nunca morreu, apoiada pelas versões de inúmeras pessoas que asseguram tê-lo visto depois de sua suposta morte, é parte do folclore popular e alimenta uma subcultura que coexiste entre os investigadores de OVNIS e os estudiosos de fenômenos paranormais. No entanto, os adeptos do grupo "Elvis está vivo" ainda são considerados normais se comparados a outros habitantes do obscuro mundo da "Elvisologia". O "Oráculo do Elvis de madeira", uma prancha de madeira do tamanho de um homem, desenterrada nas colinas do estado de Montana (noroeste), oferece conselhos pessoais aos corajosos que se atrevam a consultá-la. Já os "Americanos pela clonagem de Elvis" reúne assinaturas para um pedido de clonagem do rei, enquanto que a "Primeira Igreja de Jesus Cristo Elvis" disputa, em uma batalha teológica, as almas de todos os fãs de Presley com a "Primeira Igreja Presleyteriana de Elvis, o Divino". O tema Elvis demonstrou ser terreno fértil para os teóricos da conspiração, incluindo um grupo que assegura que o cantor foi escravo dos Illuminati, um grupo quase maçônico fundado no século XVIII com a intenção de dominar o mundo. É, como é inevitável, existe um site na internet que afirma que "Elvis disparou em JFK". Os grupos e indivíduos que habitam o submundo dos fãs de Elvis, sejam meros admiradores inofensivos ou genuínos perturbados, evideciam que o rei também é o campeão das celebridades falecidas. Apesar do mundo do entretenimento estar cheio de mortes prematuras, e algumas transformadas em ícones culturais, ninguém reportou ter visto depois de morto um James Dean ou um John Lennon, enquanto que sobre Marilyn Monroe, que está à altura de Elvis no seleto clube das celebridades reconhecidas apenas por seu primeiro nome, a única interrogação existente se refere a como ela morreu. O professor Vernon Chadwich, que organiza uma série anual de conferências acadêmicas nos Estados Unidos sobre o fenômeno Elvis, acredita que o fascínio em relação ao rei tem todas as características de uma religião. "Os clubes de fãs são igrejas, os sósias são sacerdotes, as canções são escrituras, as recordações são relíquias (...) e, sendo assim, Graceland e Memphis são a Terra Santa para os fãs de todo o mundo que visitam o túmulo de Elvis não como turistas, e sim como peregrinos", explica Chadwich. Os organizadores do aniversário acreditam que pelo menos 100.000 pessoas se reunirão na mansão Graceland, em Memphis (Tennessee, sul), no próximo dia 15 de agosto para uma vigília em comemoração aos 25 anos da morte de Elvis. No mundo dos aficcionados por Elvis se destaca um grupo ainda maior de excêntricos que mantém um relação mais saudável, mesmo que estranha com o cantor: os que gostam de parecer fisicamente com o cantor. Na Nova Zelândia, ao policial Brian Childs foi dada duas opções: ou se dedicava à polícia ou a sua carreira como sósia de Elvis, o que lhe valeu vários prêmios. Childs, obviamente, escolheu as costeletas do rei ao invés da insígnia policial. No norte da Inglaterra, o sacerdote Conor Stainton-Pollard comprovou que, cantando canções de Elvis nos serviços religiosos e usando os trajes do rei, atraía mais fiéis do que sendo um padre comum. "A religião e a fé devem ser sérias, mas podem ser amenas e entusiasmar também", explicou a um jornal local. (Giles Hewitt)

Leitores da NME elegem "Suspicious Minds" como a melhor canção de Elvis - Agosto 2002
Londres - No dia em que o mundo só fala no 25o aniversário da morte de Elvis Presley, a revista especializada New Musical Express publicou o resultado de uma pesquisa entre os leitores segundo a qual "Suspicious Minds" foi eleita a melhor música do Rei do Rock. Na pesquisa, promovida online pelo site da publicação britânica (http://www.nme.com), a canção composta por Mark James e gravada por Elvis em 1969 conquistou 24 por cento dos votos. O segundo lugar ficou com "American Trilogy", com 17 por cento da preferência dos internautas que, curiosamente, deixaram de lado os maiores sucessos do astro, como "Jailhouse Rock" e "All Shook Up". Apesar do repentino sucesso do remix de "A Little Less Conversation", que ocupou o topo das paradas dos dois lados do Atlântico, a canção também ficou de fora. O resultado da pesquisa foi divulgado na sexta-feira, 16 de agosto, dia em que milhares de fãs no mundo todo lembrar os 25 anos desde a morte do cantor. Elvis faleceu em sua residência, Graceland, em Memphis, de ataque cardíaco causado pelo uso excessivo de medicamentos. Acompanhe a lista completa das 10 melhores canções de Elvis segundo os leitores da NME: 1. "Suspicious Minds" - 24 % / 2. "An American Trilogy" - 17 % / 3. "Can't Help Falling In Love" - 14% / 4. "In The Ghetto" - 12% / 5. "Stranger In My Own Home Town" - 10% / 6. "Mystery Train" - 7% / 7. "Hound Dog" - 7% / 8. "Burning Love" - 4% / 9. "Money Honey" - 3% / 10. "Guitar Man" - 2%.

Lisa Marie Presley e Nicolas Cage se casam no Havaí - Agosto 2002
(Los Angeles) - Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley, e o ator Nicolas Cage, sobrinho do diretor Francis Ford Coppola, se casaram no fim de semana passado no Havaí, informaram os agentes do casal na segunda-feira. Presley, 34, e Cage, 38, selaram a relação de um ano em uma cerimônia no Hotel da Baía de Mauna Lani no sábado à noite, disse uma porta-voz da noiva. Entre os convidados do evento restrito a familiares estavam a mãe de Presley, Priscilla, e seus avós maternos, informou a porta-voz. Os filhos da noiva, Danielle, 13, e Benjamin, 10, dividiram a responsabilidade de carregar as alianças com o filho de Cage, Weston, 12. É o terceiro casamento de Presley e o segundo de Cage. A união da única filha de Elvis com o músico Danny Keough, em 1988, gerou as duas crianças e terminou em divórcio em 1994. Presley depois de casou com Michael Jackson, mas separou-se em 1996. Cage divide a custódia de seu filho com a modelo Kristina Fulton. Ele se casou com a atriz Patricia Arquette em 1995, ano em que ganhou um Oscar pela performance em "Despedida em Las Vegas". O relacionamento terminou em maio. Cage e Presley fizeram a primeira aparição pública como casal na pré-estréia do "O Capitão Corelli" em Los Angeles. Elvis Presley morreu aos 42 de ataque cardíaco na casa dele em Memphis em 16 de agosto de 1977. Lisa Marie Presley, a única herdeira do astro norte-americano, e a mãe dela, Priscilla, vão participar de um evento lembrando os 25 anos da morte de Elvis em Memphis na sexta-feira, acrescentou a porta-voz.

(KONA, EUA) - O ator americano Nicolas Cage se casou com a filha de Elvis Presley, Lisa Marie Presley, durante uma cerimônia celebrada na ilha de Kona, no romântico Hawaí. As bodas aconteceram sábado, mas só hoje a notícia foi divulgada por Michele Vega, porta-voz de Lisa Marie, sem querer dizer como a noiva se vestiu para a ocasião. À cerimônia, compareceram os familiares do casal e amigos mais íntimos.

Britânicos apostam que Elvis Presley continua vivo - Agosto 2002
(Londres) - Os apostadores britânicos estão convencidos de que Elvis Presley não morreu. Pode ter passado um longo tempo -25 anos- desde o falecimento do Rei do Rock, mas a agência William Hill está recebendo apostas de que o astro norte-americano continua vivo. "Recebemos uma aposta de 50 libras (US$ 76,5) com probabilidades de 1.000 a 1 de que Elvis está vivo", informou o porta-voz da William Hill, Graham Sharpe, na véspera dos 25 anos da morte do cantor e ator. Sharpe disse em um comunicado: "Recebemos dezenas de apostas de 5 e 10 libras todos os anos sobre o mesmo tema." "Com um pagamento de seis cifras ao ganhador (da aposta), nós ficaríamos estremecidos se Elvis reaparecesse", acrescentou.

Forbes coroa Elvis como a celebridade morta que mais fatura - Agosto 2002
(Wall Street) - Até na morte, Elvis ainda é o rei. Elvis Presley, o Rei do Rock 'n' Roll, foi coroado na segunda-feira como a celebridade falecida que mais faturou nos últimos 12 meses, de acordo um uma lista compilada pelo site Forbes.com. Presley lucrou 37 milhões de dólares de junho de 2001 a junho de 2002, de acordo com o Forbes.com (www.forbes.com). Logo atrás do astro está o desenhista Charles Schulz, criador do Snoopy, que lucrou 28 milhões no ano. No top 5 ainda estão o ex-Beatle John Lennon, com 20 milhões de dólares; o piloto de corrida Dale Earnhardt, também com 20 milhões; e and Theodor "Dr. Seuss" Geisel, com 19 milhões. Também foram citados o ator James Dean e os artistas plásticos Andy Warhol e Keith Haring. Forbes.com disse que compilou a lista através de entrevistas com membros da família, advogados e administradores. Elvis Presley morreu em 16 de agosto de 1977 de ataque cardíaco em sua casa em Memphis. Ele tinha 42 anos. Lisa Marie Presley é a única herdeira do pai.

17 milhões de americanos imitam Elvis para lembrar 25 anos de morte - Agosto 2002
(New York City) - Mais de 17 milhões de adultos americanos tentaram imitar Elvis Presley, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira antes do 25º aniversário da morte do cantor. A pesquisa on-line indica que 71 milhões de americanos acima de 18 anos se consideram fanáticos por Elvis, e 70% da população adulta viram pelo menos um dos 33 filmes do cantor. A pesquisa foi feita com mais de 2.000 adultos americanos em todo o país, e os resultados foram divulgados antes do aniversário da morte do "rei do rock" em 16 de agosto de 1977. Prevê-se que 100 mil pessoas se reúnam perto da casa de Elvis em Graceland (Memphis) para lembrar sua morte. Segundo a pesquisa, um de cada dez entrevistados já visitou Graceland e um de cada 20 viu shows de Elvis antes de sua morte. 10% dos americanos tentaram copiar Elvis.

Elvis e Beatles trazem de volta rivalidade dos anos 1960 - Agosto 2002
Londres - Uma batalha de titãs entre The Beatles e Elvis Presley está sendo aguardada nos próximos meses quando lançamentos dos dois grandes nomes da música chegarão às lojas quase simultaneamente, disse o site da revista New Musical Express na terça-feira. Enquanto a permanência de Presley no topo das paradas de singles por quatro semanas com o remix de "A Little Less Conversation" deu um empurrãozinho para que o Rei do Rock ultrapassasse os Beatles com 18 pódios (contra 17 dos britânicos), a briga prevista deve mostrar de quem é a coroa definitiva do pop. Segundo o site da NME, há fortes rumores de que a Parlophone, gravadora dos Beatles, está planejando uma coletânea em outubro para comemorar o 40o aniversário do lançamento do primeiro single do grupo, "Love Me Do", que incluiria 50 faixas. O porta-voz de Paul McCartney não confirmou tais rumores, mas admitiu para a NME que há "coisas excitantes a serem lançadas em outubro." A única pessoa que poderia jogar areia no reinado absoluto de um grande lançamento dos Beatles é Elvis Presley. Apesar da morte do astro norte-americano há 25 anos em 16 de agosto, a "Elvismania" está de volta, principalmente devido ao remix de "A Little Less Conversation". A gravadora de Presley, por sua vez, está planejando um CD duplo com 30 músicas do cantor que alcançaram o topo das paradas nos Estados Unidos e Grã-Bretanha para lembrar sua morte. O álbum deve chegas às lojas em 23 de setembro. O especialista em paradas pop da rede de lojas HMV, Gennaro Castaldo, declarou à NME que a coletânea de Presley será o maior álbum do ano e vencerá os Beatles. "O CD de Elvis tem apelo de massa. Há dois tipos de fãs em potencial. Os mais antigos, que comprarão qualquer coisa dele, e os mais novos, que conheceram Elvis através do remix. Isso fez dele um cara legal para a nova geração. Para o público jovem, ele não é mais apenas um nome", declarou. Apesar de apostar no astro norte-americano, Castaldo disse que os quatro rapazes de Liverpool vão agitar as paradas. "Será uma grande rivalidade, parecida com aquela vista nos anos 1960. É excitante pensar que a batalha nas paradas de 40 anos estará volta", acrescentou ele à NME.

Brad Pitt pode interpretar Elvis no cinema! - Agosto 2002
(Los Angeles) - Há uma forte especulação em Hollywood sobre os dois mais ambiciosos projetos da Warner Brothers: "Superman Vs Batman" e "Elvis A.". O primeiro promete custar a bagatela de U$$ 200 milhões e não tem nem atores nem diretor definido. O outro grande projeto da Warner é "Elvis A.", que contará a história do cantor Elvis Presley, desde seu nascimento até sua morte. O roteiro e a pré produção será entregue a Michael Bay, que dirigiu "Pearl Harbour". Elvis, ao que tudo indica, será interpretado por Brad Pitt, que já disse estar interessado no papel. Matt Damon corre por fora e também se disse disposto a fazer o Rei do Rock. Falta a Warner dar o sinal verde ao cachê de Pitt, algo em torno de U$$ 20 milhões. É esperar para ver. Façam suas apostas.

Entrevistas raras trazem novas informações sobre Elvis - Agosto 2002
(LOS ANGELES) - Enquanto a revista Time prepara uma edição especial sobre Elvis na semana que se comemora 25 anos de sua morte, novos trechos de entrevistas antigas, que não chegaram a ser publicadas, revelam que Elvis Presley preferia usar roupas simples fora do palco, atribuía seu ganho de peso a sua preferência por alimentos fritos e rebolava os quadris para chamar a atenção do público. A revista Esquire disse na sexta-feira que, em sua próxima edição, vai publicar uma página de frases reproduzidas de um punhado de entrevistas inéditas dadas pelo artista entre 1954 e 1972. Os planos da revista coincidem com o 25o aniversário, ainda este mês, da morte de Elvis Presley, em 16 de agosto de 1977. As frases reproduzidas não contêm revelações espantosas mas, vistas em conjunto, fortalecem a imagem popular do Rei do Rock'n'Roll como um homem de origens humildes, que comia para satisfazer um apetite desmedido e se deleitava com prazeres simples. Mais do que qualquer outra coisa, porém, Elvis era artista que agia sempre pensando em seu público. "Observo e ouço a platéia, e sei que tanto eles quanto eu estamos pondo alguma coisa para fora", disse ele, certa vez. "Nenhum de nós sabe o que é. O importante é que estamos nos livrando disso, sem ninguém se machucar." Seguem algumas pérolas do pensamento de Elvis Presley, conforme reproduzidas pela Esquire. - "Eu não diria que garotas são um hobby meu. São um passatempo." - "Não gosto de ser chamado de Elvis, the Pelvis. É uma das expressões mais infantis que já ouvi vinda da boca de um adulto. Mas, se quiserem me chamar assim, não posso fazer nada, sou obrigado a aceitar." - "Quando comecei a cantar eu pesava 70 quilos. Hoje peso 84. Não fiquei mais alto, mas estou ganhando um pouco de peso." - "Gosto de costeletas de porco e presunto da roça, batatas em creme, coisas assim. Gosto de molho caipira, que é feito de presunto, bacon, coisas assim. É a gordura na qual você frita as coisas. Como muito Jell-O (gelatina) de frutas." - "Em público, gosto de roupa bem conservadora, alguma coisa que não seja espalhafatosa. Mas, no palco, gosto da roupa mais espalhafatosa que puder." - "A única malhação que faço é no palco. Se não fosse por isso, eu ficaria meio barrigudo, de tanto que como." - "A única vez em que me meti em problemas foi quando roubei ovos, quando era menino. Acho que sei diferenciar o certo do errado." - "O primeiro carro que comprei foi o mais lindo que já vi. Era usado, mas eu o estacionei na porta do meu hotel no dia em que o comprei e passei a noite inteira sentado, só olhando para ele." - "É preciso rebolar para atrair uma multidão. Se eu só ficasse lá parado, cantando, sem me mexer, as pessoas diriam 'eu poderia ficar em casa, ouvindo os discos dele'. É preciso montar um show para as pessoas." - "O que eu gosto do sucesso é saber que tenho tantos amigos. Um monte de amigos íntimos mesmo que conheci desde que entrei para o show business." - "Aprendi uma coisa importante sobre a natureza humana. É mais importante tentar se cercar de pessoas que podem lhe dar um pouco de felicidade, porque você só passa por esta vida uma vez. Não vai ter bis."

Perfomances de Elvis Presley nas rádios vão virar disco - Agosto 2002
(São Paulo) - As performances de Elvis Presley ao vivo nas rádios na década de 1950 foram restauradas para um novo álbum que será lançado este mês nos Estados Unidos, informou o site Ananova na quarta-feira. O disco chamado "Elvis Presley/Roots Revolution: The Louisiana Hayride Recordings" deve estar nas lojas a partir de 13 de agosto pela gravadora Tomato Records, marcando o 25o aniversário da morte do rei. Entre as faixas estão "That's All Right, Mama", "Baby, Let's Play House", "Blue Moon Of Kentucky" e "Maybellene". Maiores informações em "Novidades em CD 2002".

-Ao vivo de Graceland 24 horas por dia! - Agosto 2002
(Memphis) - A partir deste mês vamos trazer um presente para todos os fãs brasileiros de Elvis Presley. Estaremos ao vivo de Graceland 24 horas por dia! Através de duas webcams instaladas diretamente na mansão do Rei do Rock em Memphis. Depois de duas semanas negociando as imagens com a EPE (Elvis Presley Enterprises) trazemos pela primeira vez ao Brasil essa grande novidade. É o primeiro site nacional a mostrar o que acontece em Graceland 24 horas por dia, num evento inédito no Brasil. Tudo faz parte das comemorações dos 25 anos da morte de Elvis Presley. Para ver as imagens vá até a seção "Graceland" na página inicial, onde você irá assistir as imagens geradas ao vivo de Graceland. Este é um presente do site Elvis Presley Home Page (Pablo Aluísio) a todos os fãs do Rei do Rock em nosso país.

Priscilla Presley produz musical sobre seu casamento com Elvis - Agosto 2002
(Los Angeles) - A ex-mulher de Elvis, Priscilla Presley, e o Immortal Entertainment Group, de Los Angeles, anunciaram na quarta-feira planos de desenvolver uma peça musical baseada na lendária história de amor entre a atriz e o Rei do Rock. O presidente da Immortal, David Codikow, prometeu que será um espetáculo "alto-astral", como a produção atual de "Mama Mia" - que usa canções do grupo pop Abba, sensação da década de 1970. O espetáculo sobre os Presley, ainda sem título, vai abranger os anos 1950, 1960 e 1970. "Vai ser a versão de Priscilla, a história dela. Será sobre o rei e a rainha, sobre o nascimento do rock", disse Codikow. Ele afirmou que pode levar entre 12 e 14 meses para o musical começar a ser apresentado e que sua companhia pretende conduzir uma busca nacional para encontrar atores para os papéis principais. O musical terá como objetivo chegar à Broadway, mas muito possivelmente terá sua estréia em Las Vegas, onde o astro norte-americano marcou presença em seus últimos anos de vida. O casal se conheceu quando Priscilla tinha apenas 14 anos de idade. Ela acabou se mudando para a casa de Elvis, Graceland, em Memphis, Tennesse, onde morou e concluiu o segundo grau do colégio, diplomando-se em 1963. Eles se casaram em 1967 e, nove meses depois, nasceu a única filha, Lisa Marie. A união foi marcada por altos e baixos, incluindo a infidelidade e o uso de drogas por parte de Elvis. Os dois se divorciaram em 1973. Priscilla acabou fazendo carreira própria como atriz, tendo atuado em seriados de TV como ``Dallas'' e nas comédias "Corra que a Polícia Vem Aí". O romance de Elvis e sua Teen Angel já virou um best seller, escrito por Priscilla, de nome "Elvis e Eu" e uma série de sucesso na TV americana, que chegou a ser exibida no Brasil, também com grande audiência. O anúncio do musical quase coincide com o 25o aniversário da morte de Elvis, ocorrida em 16 de agosto de 1977. Para maiores informações visite "Bibliografia essencial sobre Elvis Presley" neste site.

"Lilo & Stitch" leva um milhão de pessoas aos cinemas brasileiros - Agosto 2002
(São Paulo) - Segundo dados oficiais (fonte: Exhibitor Relations Co. Inc.), o filme "Lilo & Stitch" já levou aos cinemas brasileiros um público de 1.389.409 (mais de um milhão e trezentas mil pessoas). É um recorde e o torna um dos filmes mais vistos das férias brasileiras no ano. Enquanto isso nos Estados Unidos a trilha do filme ganhou disco de ouro pelas vendas de mais de meio milhão de cópias. A trilha sonora ocupa o primeiro lugar na Billboard na categoria "Soundtrack Album". É a trilha sonora mais vendida no momento nos EUA. Esta semana a BMG americana divulgou a capa de "Elv1s30: Number One Hits" e a seleção definitiva das canções que irão fazer parte do CD. São essas as músicas: Heartbreak Hotel - Don't Be Cruel - Hound Dog - Love Me Tender - Too Much - All Shook Up - Teddy Bear - Jailhouse Rock - Don't - Hard Headed Woman - One Night - I Need Your Love Tonight (A Fool Such As I) - A Big Hunk O' Love - Stuck On You - It's Now Or Never -Are You Lonesome Tonight - Wooden Heart - Surrender -His Latest Flame (Little Sister) - Can't Help Falling In Love - Good Luck Charm - She's Not You - Return To Sender - Devil In Disguise - Crying In The Chapel - In The Ghetto - Suspicious Minds - The Wonder Of You - Burning Love - Way Down - A Little Less Conversation. Confira a nova capa e todas as informações na seção "Lançamentos em CD 2002" neste site. O Single "A Little Less Conversation", por sua vez, continua em primeiro lugar em vários países, entre eles Canadá, Portugal, Noruega, Suécia, Chile e Austrália (onde ganhou disco de platina duplo).

Single de Elvis será lançado dia 25 no Brasil - Julho 2002
(São Paulo) - Remix de "A Little Less Conversation" faz Elvis ganhar novos fãs -Finalmente depois de várias semanas os fãs brasileiros de Elvis terão a oportunidade de comprar o grande sucesso internacional do Rei do Rock este ano, o single "A Little Less Conversation". A data de lançamento será no dia 25 de julho. Enquanto isso nos Estados Unidos os fãs de Elvis Presley - cujo 25º aniversário de morte é celebrado este ano - enviaram um cartão virtual do cantor para várias pessoas no mundo inteiro em comemoração ao 4 de julho. Tanta vibração é resultado da ótima campanha que o superdançante remix de "A Little Less Conversation" vem desempenhando por todo o planeta. E, para supresa da gravadora BMG, os fãs de Elvis não se resumem a nostálgicos roqueiros. Há uma nova legião de jovens que até então não tinham tido muito contato com sua obra, curtindo "A Little Less Conversation" - que está tocando bastante nas rádios de vários países, incluindo o Brasil. O Single estava sendo usado pelos DJs brasileiros nas melhores pistas de dança do país, mas quem não tinha o importado ficava de fora, agora com seu lançamento nacional as coisas mudam. O single com as três versões da música (radio edit, extended e versão original) poderá ser adquirido em todas as lojas do Brasil a partir da próxima semana. Dica: os sites especializados em vendas de CD já estão com ofertas.

"3000 milhas para o inferno" é lançado em vídeo e DVD no Brasil - Julho 2002
(São Paulo) - Acaba de ser lançado no Brasil o filme "3000 milhas para o inferno" (3000 Miles to Graceland), com Kevin Costner, Kurt Russell, Christian Slater, Courteney Cox e Ice T no elenco. O filme conta a estória de um grupo de trapaceiros, liderado por Michael (Kurt Russell) e Murphy (Kevin Costner), que planeja um assalto a um cassino de Las Vegas. Porém, como o assalto ocorrerá em meio à uma convenção de imitadores de Elvis Presley, eles precisam se vestir a caráter para executar o roubo. Esta é a segunda vez em que Kurt Russell se fantasia como Elvis Presley para um filme. Antes de "3000 Milhas Para o Inferno", Russell já havia protagonizado "Elvis", uma cinebiografia de Elvis Presley para a TV americana, produzida em 1979. No filme são apresentados várias canções de Elvis como "Such a Night", "My Way" e "Trouble". Não desligue antes de terminar os créditos finais, pois há um clip especial com Kurt Russel dublando o grande sucesso do Rei, "Such a Night". O filme é garantia de diversão para todos. Além de muita ação para toda a família, vale ainda procurar as diversas citações sobre Elvis que aparecem ao longo do filme. Vá até sua locadora e não deixe de assistir.

Depois de 4 semanas Elvis deixa o topo da parada Britânica - Julho 2002
(Londres) - Depois de 4 semanas Elvis deixou o topo da parada Britânica nas charts publicadas hoje (dia 14). Elvis perdeu a liderança para outro artista da BMG, Gareth Gates, com a canção "Anyone Of Us (Stupid Mistake)". Isto levou vários sites na Internet a levantar a hipótese de que a própria gravadora de Elvis o estaria boicotando, com o objetivo de colocar o novo single de Gareth Gates em primeiro lugar. Como a BMG investiu muito em Gates eles estariam promovendo muito mais esse novo artista, deixando o single de Elvis em segundo plano. Coisas de marketing. De qualquer forma o single de Elvis, "A little less conversation", ocupa agora o terceiro lugar, com Scooter em segundo. Ashanti e Bryan Adams completam as cinco primeiras posições.

Elvis em primeiro lugar nos EUA - Julho 2002
(New York) - Após o sucesso nas paradas da Europa e da Ásia, o remix de "A little less conversation", de Elvis Presley, está arrebentando nos Estados Unidos. É bom lembrar que o remix, feito pelo DJ JXL, alcançou o topo das paradas na Inglaterra, Irlanda, Japão, Hong Kong, Dinamarca, Noruega, Países Baixos, Austrália e México. Agora é vez da América. "A little less conversation" abocanhou a primeira posição nas paradas de single americanas, apenas uma semana após o seu lançamento. De acordo com a Soundscan, o single de Elvis é sete vezes mais vendido que o segundo colocado (DJ Sammy & Jano). A recém-lançada caixa de Elvis, "Elvis: Today, tomorrow & forever" (foto), já ultrapassou as 70 mil unidades vendidas na terra do Tio Sam. (BMG News)

Elvis 5x5: Novas fotos de Elvis Presley - Julho 2002
(EPHP) - Para iniciar as comemorações do vigésimo quinto aniversário da morte de Elvis Presley, uma nova seção com 25 fotos de Elvis Presley é anexada ao site "Elvis Presley Home Page". São fotos que fazem parte da coleção particular de Izsbet Szaboó, membro do fã club oficial de Elvis na Polônia. Agradecemos deste já sua preciosa colaboração. Para entrar na seção basta apenas clicar na foto acima. Enquanto isso pelo jeito, este será o verão de Elvis Presley na Europa. O "Rei" já está em primeiro lugar das paradas britânicas (veja internota) e agora vai voltar às lojas em DVD. No dia 13 de agosto, sai "Elvis: The Great Performances", uma caixa de três DVDs que promete mostrar toda a trajetória do cantor. O primeiro volume, "Center Stage", traz a primeira aparição de Elvis na TV e clipes dos filmes "Love Me Tender" e "Jailhouse Rock", entre outras imagens. "Volume 2: The Man and His Music" mostra trechos dos especiais "Aloha From Hawaii", "Elvis on Tour" e "Welcome Home Elvis". Já "Volume 3: From the Waist Up" imagens raras do começo da carreira de Presley e narração de Bono, do U2. A caixa com três DVDs custará 49 dólares, mas os discos poderão ser comprados separadamente.

Elvis, o retorno - Julho 2002
(São Paulo) - O cantor volta ao topo das paradas, graças a um comercial e a um desenho animado - Há muito tempo isso não acontecia: Elvis Presley angariando novos fãs. Há três semanas, o cantor americano, morto em agosto de 1977, encabeça a parada inglesa com a canção A Little Less Conversation. Para chegar lá, ele bateu concorrentes de peso, como os Beatles e o Oasis. Ao mesmo tempo, a trilha sonora do desenho animado Lilo & Stitch, da Disney, se tornou uma das onze mais vendidas nos Estados Unidos, trazendo como prato principal seis canções do pioneiro do rock. Os dois fatos, é claro, não se deram por acaso. O retorno do cantor vem sendo planejado há tempos pela gravadora BMG, que detém boa parte de seu catálogo. Pesquisas da companhia mostravam que os adolescentes conheciam muito pouco de Elvis e o consideravam um artista ultrapassado. Mesmo seu contingente de fãs incondicionais parecia estar diminuindo. Sim, marmanjos nostálgicos (e um tanto amalucados) ainda vestem perucas com topete e macacões com lantejoulas para tomar parte em concursos de imitadores do ídolo. Mas, no ano passado, o número de visitantes de Graceland, mansão onde Elvis morou e que se transformou em museu, foi 15% menor que a média histórica. "Era urgente reverter essa situação até por uma questão de justiça, já que Elvis foi, sem dúvida nenhuma, um grande músico", diz Adam Bradley, executivo da BMG.  O sucesso de A Little Less Conversation - canção gravada em 1968 que nunca esteve entre as mais famosas de Elvis - deveu-se a uma ótima jogada de marketing. Ela foi cedida para a marca esportiva Nike, como trilha sonora de um comercial especialmente gravado para a época da Copa do Mundo de Futebol. Além de contar com a direção do badalado cineasta americano Terry Gilliam, a propaganda é estrelada por ídolos do esporte, como o brasileiro Roberto Carlos, o português Figo e o francês Zidane. A voz e a interpretação de Elvis permaneceram intactas. O resto da música sofreu uma remixagem, que ficou a cargo do DJ holandês JXL (originalmente ele assinava como Junkie XL, mas a família de Elvis pediu que ele trocasse de nome: junkie em inglês quer dizer drogado, e o cantor morreu de ataque cardíaco depois de abusar de tranqüilizantes e anfetaminas). Impulsionada pelo comercial, A Little Less Conversation tornou-se a 18ª composição de Elvis Presley a atingir o topo da parada inglesa. Nenhum outro artista ou grupo chegou lá tantas vezes - os Beatles tem dezessete campeãs.  Segundo Adam Bradley, foi a própria Disney que procurou a BMG para usar músicas de Elvis em Lilo & Stitch. Mais que depressa, o pedido foi aceito. O desenho tem por cenário o Havaí, onde o roqueiro filmou bobagens como Feitiço Havaiano, ainda hoje reprisadas em tardes modorrentas da televisão. Lilo, a heroína da história, é uma menina rebelde que faz de Elvis seu modelo de comportamento. Mas o esforço para reviver a reputação do roqueiro não pára aí. Nos próximos meses, serão lançados DVDs com shows antológicos, caixas de CDs e novos remixes de canções clássicas. Para aqueles que não abrem mão do lado cafona de Elvis, uma canja: uma versão do jogo Banco Imobiliário será posta no mercado, toda ilustrada com as propriedades do cantor. (Sergio Martins - Revista Veja - Edição de 7 de julho)

Pela terceira semana consecutiva Elvis lidera Parada Inglesa - Julho 2002
(Londres) - Pela terceira semana consecutiva Elvis Presley lidera a parada inglesa e de oito outros países europeus. O Single caminha rapidamente para um milhão de cópias vendidas, marca que deve atingir dentro de poucos dias. Durante essas três semanas Elvis enfrentou concorrência da pesada, como os singles do Oasis, de Eminem e de Will Young. Bateu todos eles, inclusive o single do Oasis começa a descer ladeira abaixo indo para a quarta posição. Depois de uma certa hesitação da BMG americana, decidiu-se finalmente lançar o single nos Estados Unidos, decisão tomada após o sucesso da trilha sonora de "Lilo & Stitch" na parada ianque, o CD que traz canções de Elvis ocupa agora a décima sexta posição na Billboard. Enquanto isso o single "A Little Less Conversation" ficou em primeiro lugar na 75 Top Singles UK Official Chart (lista do dia 30), seguido da canção "The Logical Song" do Scooter e "Wherever You Will Go" do Calling em terceiro lugar. O Oasis ficou fora do pódio, em quarto. Bye bye irmãos Gallagher!

Textos publicados no site EPHP
Compilação: Pablo Aluísio. 

Um comentário: