segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Contrabando no Cairo

Título no Brasil: Contrabando no Cairo
Título Original: Tip on a Dead Jockey
Ano de Lançamento: 1957
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Charles Lederer, Irwin Shaw
Elenco: Robert Taylor, Dorothy Malone, Gia Scala

Sinopse:
Durante a década de 1950, em Madrid, um piloto veterano americano com problemas de vício e dívidas de apostas em corridas de cavalos é forçado por criminosos europeus a aceitar um perigoso trabalho de contrabando bem remunerado. Ele precisa levar uma carga para o Cairo, no Egito e não ser pego pelos policiais de fronteira. 

Comentários:
Dando um tempo em seus filmes de dramas românticos, o Robert Taylor fez esse filme que tinha um pouco mais de dose de adrenalina, quase um filme de ação, com a história girando em torno de contrabando através de antigos aviões bimotores de cargas. Só que como ele era um dos galãs mais famosos e populares daquela época não houve como ignorar isso. Então o roteiro também abriu espaço para mais uma daquelas novelizações exageradas, o que de certa maneira destoava do restante do filme. Se tivessem se concentrado apenas na tensão das cenas de contrabando pela aviação clandestina o filme teria sido melhor, tenho certeza disso. De qualquer forma o filme é bom. E a beleza da Dorothy Malone faz tudo parecer melhor do que realmente era. Essa atriz foi uma beldade e tanto dos anos 50. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Como filmes que se passavam no continente africano, como esse, ou no oriente medio, faziam sucessso nessa epoca. Hoje em dia isso acabou. Hollywood só fala dessa região se for sobre guerra com interesses americanos.

    ResponderExcluir
  2. No passado eram terras exóticas, hoje em dia são vistas como terra de terroristas...

    ResponderExcluir