sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Mussum: O Filmis

Título no Brasil: Mussum: O Filmis
Título Original: Mussum: O Filmis
Ano de Lançamento: 2023
País: Brasil
Estúdio: Globo Filmes
Direção: Silvio Guindane
Roteiro: Paulo Cursino
Elenco: Ailton Graça, Cacau Protásio, Yuri Marçal, Neusa Borges, Gero Camilo

Sinopse:
Cinebiografia do humorista brasileiro Antônio Carlos Bernardes Gomes. Assumindo o personagem Mussum, ele se tornou um dos mais populares comediantes da história do Brasil. Ao lado dos seus companheiros Didi, Dedé e Zacarias, fez parte dos Trapalhões que fez muito sucesso na televisão e no cinema. 

Comentários:
Quem foi criança nos anos 1970 e 1980 lembra com carinho do Mussum. É um daqueles nomes da história do humor em nosso país que dispensa maiores apresentações. Sua história também foi muito interessante e esse cativante filme acerta em cheio ao mostrar a vida do menino negro pobre da Mangueira que foi abrindo os caminhos de sua trajetória pessoal, primeiro pelos estudos que o levariam até mesmo a ser da FAB, depois passando pelo samba, sua grande paixão, onde criou o grupo popular Os Originais do Samba, chegando até sua carreira como humorista. Ele foi da primeira Escolinha do Professor Raimundo e depois tirou a sorte grande entrando para os Trapalhões. Uma bela história de vida resultando no filme nacional mais premiado do ano, algo raro de acontecer pois geralmente filmes desse estilo quase sempre nunca são premiados em importantes e prestigiados festivais de cinema. Com o Mussim isso não foi problema. E o filme mereceu todos os prêmios que venceu. É muito bem realizado e com aquele sabor de nostalgia da infância que vai agradar aos mais velhos que viveram os tempos em que ele estava em pleno auge de seu sucesso. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Quando eu e minha mulher vimos esse ator que faz o Mussum, o Ailton Graça, na sua primeira novela de sucesso, há mais de 10 anos atrás, a primeira coisa que notamos foi a sua incrível semelhança com o Mussum. Ate achamos que fosse algum filho, ou irmão mais novo dele. A semelhança física e tanta que o próprio filho do.Mussum não se parece com o pai como ele.

    ResponderExcluir
  2. Ele está ótimo no papel do comediante, uma daquelas escolhas perfeitas de elenco.

    ResponderExcluir