quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Namorados Para Sempre

Em uma época em que o cinema parece ser um jovem que só lê gibis, "Blue Valentine"é um sopro de ar fresco nessa situação infanto juvenil. O filme tem temática adulta, é muito humano, sensível, realista e para falar a verdade até mesmo barra pesada. Isso porque ao longo do filme somos apresentados a duas linhas narrativas que retratam o mesmo casal em momentos distintos de sua vida, ao se conhecerem e ao vivenciarem a destruição de seu relacionamento. Como quase sempre acontece nas relações humanas tudo é lindo e maravilhoso no começo do namoro mas conforme a vida passa os dois acabam descobrindo que o amor, se um dia chegou a existir, simplesmente desapareceu. Uma situação tão realista que todos vão de uma forma ou outro se identificar.

Esse título nacional é simplesmente absurdo e só pode ter sido criado por alguém que não viu o filme! "Namorados Para Sempre" é tudo o que o filme não é. Aliás se eu fosse utilizar a mesma fórmula idiota do tradutor nacional colocaria o nome do filme de "Não Somos Mais Namorados e o Casamento é uma Droga". Isso porque é justamente essa frase que resume o enredo aqui. Todo argumento inteligente de um filme bom tem uma tese por trás. Na minha forma de entender a tese por trás de "Blue Valentine" é a de que não existe possibilidade de sucesso em um relacionamento de duas pessoas que estão em momentos diversos da vida. Ela, estudiosa e exercendo uma profissão está em um ponto diferente da vida dele, que nunca estudou, é uma pessoa sem ambições e estagnado. O fato é que conforme mostrado no filme as pessoas mudam ao longo do tempo, conhecem outras pessoas interessantes, criam outros vínculos e nesse processo o que poderia ser interessante em uma época já não é mais em outra fase da vida. E isso se refere a tudo, inclusive amores. Quantas vezes você não já se viu nessa situação? O namoradinho da adolescência já não é mais a pessoa que seria adequada a você nesse momento de sua vida. O filme discute justamente essa questão, pois muitas vezes o amor do passado pode se tornar facilmente o fardo do presente. Reflita sobre isso.

Namorados Para Sempre (Blue Valentine, Estados Unidos, 2010) Direção: Derek Cianfrance / Roteiro: Derek Cianfrance, Joey Curtis / Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams, John Doman / Sinopse: Jovem casal passa por várias dificuldades em seu prematuro e instável relacionamento.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo, nada é feito mais para adultos, nem filme pra maiores de 18 anos. Acredite, mas tem jovens que não querem mais cenas de sexo nos filmes. No seu tempo de adolescente você conheceu algum moleque que não quisesse ver mulher pelada e muito mais?

    ResponderExcluir
  3. Eu sou da geração X. E quando jovem adorava ver mulher pelada nos filmes. Basta ver os filmes da época para bem entender isso. O corpo da mulher é algo maravilhoso de se ver, mas tem que gostar de mulher antes para chegar nessa conclusão... rsrs

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao filme certa vez e, apesar de saber dos inúmeros títulos esdrúxulos dados a filmes estrangeiros no Brasil, sempre achei que o dado a este era um tanto irônico.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, só por ironia mesmo para entender o título nacional. O título original, por outro lado, mostra o lado melancólico desse relacionamento problemático.

    ResponderExcluir