quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Elvis Presley - Let's Be Friends - Parte 3

Elvis Presley - Let's Be Friends - Parte 3
O velho vinil segue sendo tocado pela surrada agulha da vitrola... Esse é um disco incrivelmente curto, com apenas nove faixas. Mesmo para discos promocionais do selo RCA Camden era um número abaixo da média em termos de LPs de Elvis Presley. O comum era ter dez faixas, isso em uma época em que suas trilhas sonoras vinham com 12 faixas, chegando até mesmo a 14 em alguns casos. Só que aqui, para um álbum composto para sair baratinho nas lojas, a RCA cortou mesmo sem dó e nem piedade. A edição era mais do que enxuta! 

Pois bem, como falamos em trilhas sonoras, a próxima música vinha justamente de um filme. "Change of Habit" foi a canção tema do filme "Ele e as três noviças". Esse foi o último filme de Elvis ao velho estilo, com roteiro, elenco, direção e argumento mais tradicional. Apesar disso o filme tinha também novidades interessantes, fugindo daquelas estorinhas mais bobas que rechearam muitas das produções com Elvis em Hollywood. Com direção musical do maestro Billy Goldenberg, Elvis começou as sessões de sua última trilha sonora. "Change of Habit" tem um belo arranjo, com um guitarra bem presente. 

A melodia tem uma cadência própria, bem de acordo com o som da época. Não é tola e nem tem uma letra óbvia demais. De maneira em geral gosto bastante dessa gravação. Elvis já estava com aquele estilo vocal que iria se destacar em suas gravação no American Studios em Memphis. Uma voz mais encorpada, forte! Isso contribuiu bastante para o bom resultado. Outro ponto digno de citação foi o belo trabalho do baixista Lyle Ritz em raro solo dentro da discografia de Elvis. Um bom momento, sem dúvida.

"Have a Happy" é outro bom momento do disco e foi gravado também para a trilha sonora de "Change of Habit". No entanto essa faixa era bem mais convencional. Nesse dia, o último de gravação, algumas mudanças foram feitas na equipe musical que acompanhava Elvis. O guitarrista Robert Bain assumiu o baixo e Max Bennett chegou para ajudar nas sessões. Essa segunda canção de "Ele e as três noviças" que foi selecionada para esse álbum "Let's Be Friends" pode ser considerada uma das mais pueris desse disco. Ao contrário da anterior não tenta inovar muito e nem absorver as mudanças da sonoridade da época. É de certa maneira uma herderia tardia das antigas trilhas de Elvis. Um último adeus a aquele tradicional estilo de Hollywood dos velhos tempos.

Pablo Aluísio. 

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Change of Habit" tem aquela pegada soul que o Elvis abraçou no final da decada de '60 e início decada de '70 em estúdio. Nesse filme todas as músicas tem essa pegada. Alias esse e um dos melhores filmes do Elvis na decada de '60; pena que isso não queira diizer grande coisa.

    ResponderExcluir
  3. Tanto o filme como a trilha são bem acima da média do Elvis vinha fazendo no cinema. E foi sua despedida desse tipo de filme.

    ResponderExcluir
  4. Pablo:
    Veja esse link. Dá pra acreditar?

    https://vm.tiktok.com/ZMML2JgUD/

    ResponderExcluir
  5. Tik Tok já é um pouco demais pra mim... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas você viu o Elvis cantando, bastante, um jazz com o Sammy Davis Jr.?

      Excluir
  6. Isso aí é inteligência artificial. Outro dia vi uma versão do Elvis cantando sucessos da Whitney Houston. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Agora esta explicado. Achei muito estranho isso so aparecer agora.

      Excluir
    2. Apesar que a Dolly Parton fez aquele grande sucesso da Whitney Huston, para o Elvis gravar, mas ele não quis.

      Excluir
  7. E essa IA não está muito bem calibrada... espremida demais foi a voz do Elvis. Nada natural.

    ResponderExcluir