sábado, 3 de fevereiro de 2024

Moulin Rouge

Título no Brasil: Moulin Rouge - Amor em Vermelho
Título Original: Moulin Rouge
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Baz Luhrmann
Roteiro: Baz Luhrmann, Craig Pearce
Elenco: Nicole Kidman, Ewan McGregor, John Leguizamo

Sinopse:
O ano é 1899. Christian (Ewan McGregor), um jovem escritor Inglês, vai até Paris para conhecer e usufruir tudo o que a cidade-luz tem a oferecer de melhor aos seus visitantes. E é na famosa casa de shows Moulin Rouge que ele acaba se apaixonando pela linda cortesã e estrela do clube, Satine (Nicole Kidman). Uma paixão que vai virar sua vida de cabeça para baixo!

Comentários:
Não é um musical para todos os tipos de público. Para gostar de "Moulin Rouge" você também precisa gostar dos grandes musicais da Broadway e mais especificadamente da chamada cultura Vaudeville do século XIX. De minha parte gostei muito da proposta e do resultado geral desse musical. Realizar algo assim, na atualidade, é de fato uma ousadia já que a época de ouro dos musicais há muito ficou para trás. Particularmente gosto do estilo barroco do cineasta Baz Luhrmann. Muitos o acusam de ser kitsch ou de mau gosto, mas esse tipo de visão é bem tacanha. Seu estilo é assumidamente exagerado e despudorado, sendo que isso é um reflexo de sua opção estética e não um mero erro na dosagem de seus trabalhos cinematográficos. E no meio de tudo isso brilha mais uma vez o talento da diva Nicole Kidman, aqui ao lado do também talentoso Ewan McGregor. Eles dançam e cantam e para surpresa geral em nenhum momento decepcionam. Um trabalho do tipo "ame ou odeie" que poderá ser tudo em sua vida de cinéfilo, menos ser ignorado. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Filme vencedor do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Comédia ou Musical, Melhor Atriz - Comédia ou Musical (Nicole Kidman) e Melhor Canção Original.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pena que o Baz Luhrmann que aqui pareceu tão genial, era só isso: histrionico e cafona. Funcionou nesse onírico Moulin Rouge, mas destruiu um grande livro e uma biografia. Basta confirmar em Gatsby e Elvis.

    ResponderExcluir
  3. Um diretor dado a excessos de todos os tipos. Para muita gente isso torna seu cinema bem intragável.

    ResponderExcluir