segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

As Vidas de Marilyn Monroe - Parte 35

Marilyn Monroe na Columbia Pictures
Assim como aconteceu com os Beatles, que foram esnobados pela gravadora Decca, antes de se tornarem famosos, Marilyn Monroe também foi desprezada pela Columbia Pictures, antes de se tornar a estrela de cinema mais popular de sua época. De fato Marilyn Monroe começou sua carreira na Columbia, onde apareceu nos primeiros filmes, ainda como uma garota bonita, uma extra, sem diálogos para falar para as câmeras.

Na verdade a Columbia não soube aproveitar Marilyn. Havia centenas e centenas de moças jovens e bonitas andando pelos estúdios em busca de uma chance e os diretores de elenco da Columbia não entenderam que tinham uma jóia em mãos. Isso porque apesar de Marilyn ser sim uma starlet, como todas as outras, ela tinha um natural talento para comédias e isso nunca foi enxergado pelos executivos da Columbia.

Assim, mais ou menos um ano depois de ter assinado seu primeiro e único contrato com a Columbia ela foi demitida sem maiores explicações. Simplesmente o estúdio lhe avisou que não tinha mais interesse nela. E como há mudanças que levam para novos caminhos, Marilyn saiu da Columbia e assinou com a Fox, onde iria se tornar a mais popular atriz de Hollywood de seu tempo. Imagine a cara dos diretores da Columbia ao perceberem que tinham dispensado uma mina de ouro em bilheterias!

Dos quatro grandes estúdios de Hollywood, a Columbia era a que tinha mais problemas de caixa e orçamento. Em determinado momento o estúdio ficou prestes a falir e assim, numa tentativa de evitar o fechamento, demitiu dezenas de atrizes, entre elas Marilyn. A jovem loira havia percebido que as garotas bonitas eram bem desprezadas na Columbia, pois não tinham direito a camarins próprios e muitas vezes tinham que levar sua própria maquiagem, pois o estúdio não iria fornecer esse tipo de coisa para elas. Anos depois Marilyn Monroe lembraria em entrevistas que as atrizes eram mal tratadas na Columbia. Quando foi demitida ela ficou bem chateada, pois iria voltar para a fila do desemprego, mas depois de poucos dias esse desânimo passou e ela voltou pra luta. Assim Marilyn não lamentou deixar a Columbia. Pelo menos na Fox ela teria melhor tratamento. Além disso a Fox estava no topo dos grandes estúdios. De certa maneira foi a sorte grande dela, embora não soubesse disso na época. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Uma empresa que vive de audiovisual tratar mal moças bonitas parece mais que um contrassenso da Columbia, parece um paradoxo.

    ResponderExcluir
  2. Loucura mesmo, só que a Columbia era assim, inclusive não tinha boa reputação entre atores e atrizes na epoca.

    ResponderExcluir