segunda-feira, 8 de abril de 2024

Torrentes de Ódio

Título no Brasil: Torrentes de Ódio
Título Original: Scudda Hoo! Scudda Hay!
Ano de Produção: 1948
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: F. Hugh Herbert
Roteiro: F. Hugh Herbert
Elenco: June Haver, Lon McCallister, Walter Brennan, Marilyn Monroe

Sinopse:
Um peão decide se organizar na vida, pois está apaixonado pela filha de seu patrão. Para mostrar que tem futuro resolve comprar um par de mulas para transporte, algo que lhe dará muita dor de cabeça depois, mas ele está decidido a dar certo para conquistar o amor de sua vida.

Comentários:
Outro filme do comecinho da carreira de Marilyn Monroe em que você terá que prestar muita atenção para encontrar a atriz em cena. Infelizmente a maior parte de sua participação foi parar no chão da sala de edição do estúdio mas ainda podemos ver a loira descendo as escadas de uma igreja no domingo pela manhã, acenando e dizendo sua única linha de diálogo no filme inteiro: "Oi Rad!" Por essa razão não é raro muitos jornalistas cometerem a burrice de dizer que essa foi a primeira aparição de Marilyn Monroe no cinema (como já comentamos em resenhas de filmes anteriores de Marilyn, esse tipo de afirmação simplesmente não procede). O elenco também traz outra curiosidade, a presença da também aspirante à fama Natalie Wood, que interpreta Eufraznee 'Bean' McGill (que nome hein?). Hoje em dia sua presença e a de Marilyn se tornaram os grandes atrativos do filme. No geral o filme não é lá grande coisa (como Marilyn ou sem ela). Se trata mesmo de uma diversão ligeira, um filme de rotina dentro da indústria de cinema dos anos 40. Não há qualquer sinal de que aquela garota quase figurante das escadas da capela um dia iria se tornar um mito da sétima arte. Vale como curiosidade histórica e apenas isso.

Pablo Aluísio.

domingo, 7 de abril de 2024

Henrique VIII e o rompimento com a Igreja

A mensagem reformista de Lutero chegaria às igrejas inglesas? Essa era uma dúvida recorrente na Inglaterra do século XVI. O monarca inglês, que viria a se tornar símbolo do absolutismo real, se considerava um bom católico, um fiel seguidor do Papado romano. Ele inclusive havia escrito textos de teologia reafirmando a autoridade do Papa em Roma em todas as terras e colônias de seu reino. Em 1521 o Rei Henrique VIII escreveu um ambicioso tratado em defesa da fé católica. O texto foi tão veemente que ele inclusive foi homenageado pelo Papa Leão X com o título de defensor da fé verdadeira.

Porém Henrique também tinha um outro lado. Ao mesmo tempo em que aparecia como monarca conservador e tradicional, ele mantinha uma vida persoal devassa, com muitas concubinas e mulheres. Ele era casado com a católica fervorosa Catarina de Aragão. O problema é que ela não lhe dava o tão aguardado herdeiro masculino ao trono. E ele não poderia se separar dela por causa do dogma católico da impossibilidade da dissolução matrimonial do casamento. Baseado no texto do novo evangelho em que Jesus dizia que não cabia aos homens separar aquilo que Deus uniu, o divórcio era inaceitável para a Igreja Católica.

Henrique então partiu para uma ofensiva diplomática feroz para que seu casamento fosse anulado. O Papa Clemente VII avaliou os argumentos do rei inglês e depois de algum tempo negou seu pedido. Henrique VIII ficou furioso. Afinal ele era um monarca absolutista, que tudo podia. Ninguém, nem o Papa, poderia lhe dizer não! Foi então dentro dessa crise pessoal que ele decidiu romper completamente com a Igreja. O Papa contra atacou, declarando que ele era a partir daquele momento um excomungado. A crise se espalhou por toda a Inglaterra. Como um rei que havia defendido a fé católica iria voltar atrás de seus próprios escritos? Na época havia um ditado muito popular que afirmava que "palavra de rei não volta atrás".

Só que nesse caso ela voltou. Henrique confiscou todos os bens e propriedades da Igreja Católica na Inglaterra. Ele mandou prender e matar padres e bispos que se recusavam a seguir sua autoridade. Na crise religiosa sem precedentes decidiu que iria formar uma nova igreja, não baseada nas ideias de Lutero, mas sim nas suas próprias ideias. Deu o nome dessa nova igreja de Anglicana. Os bens e igrejas que tinham sido confiscadas seriam agora dessa nova religião. Ele também proclamou que a partir daquele momento ele seria a autoridade máxima da igreja que estava criando, situação que até hoje prevalece. Ordenou que membros do clero recém nomeados iriam criar a doutrina da nova religião. E depois de todo esse caos se auto proclamou como Líder máximo de sua própria fé. Ele seria o seu próprio Papa. Seu primeiro ato como tal foi declarar nulo seu primeiro casamento. O interessante de tudo é que apesar de todo o rompimento, de todos os casamentos que viriam (seis no total) ele jamais conseguiria seu tão sonhado herdeiro masculino. A coroa iria ser passada para sua filha Elizabeth I, filha de Ana Bolena, que inclusive seria executada por ordens do Rei. Enfim, Henrique VIII rompeu com tudo e com todos, mas jamais conseguiu aquilo que mais queria.

Pablo Aluísio. 

A Torre de Londres

A Torre de Londres
A Torre de Londres é um castelo situado bem no coração de Londres. Foi construído pelo Rei Normando Guilherme, o Conquistador. Ele era considerado um estrangeiro invasor daquelas terras, um viking cruel e sanguinário e para mostrar que seu poder  havido chegado para ficar, mandou erguer esse castelo. Com o tempo o lugar iria se notabilizar pelas pessoas que ali foram presas e mortas ao longo dos séculos. Também se tornou uma masmorra de torturas na era medieval e um lugar de muito sofrimento para seus prisioneiros. 

Entre os mais famosos encarcerados da Torre de Londres podemos citar dois príncipes herdeiros que seriam os legítimos sucessores do trono, mas que foram mortos dentro da Torre de Londres pelo perverso monarca Ricardo III. Ele era o tio dos dois garotos e estava exercendo a regência enquanto eles não atingiam a maioridade. Depois mudou de ideia e resolveu matar os meninos. Sem eles, era seria o rei até a sua morte. Ricardo III iria passar para a posteridade tal como retratado por William Shakespeare, ou seja, corcunda, malvado e sem alma, um verdadeiro vilão. 

Ana Bolena também foi executada na Torre de Londres a mando de Henrique VIII, seu marido. Ela não conseguia dar o tão cobiçado filho homem para o Rei. Indignado e envenenado por intrigas e boatos de que Bolena seria infiel, Henrique mandou que sua cabeça fosse cortada na Torre. Outros morreram no mesmo lugar, mortos pelo mesmo Henrique VIII, entre eles Thomas More que não aceitou o rompimento da coroa inglesa com a Igreja Católica. Como não voltou atrás, o Rei mandou cortar sua cabeça! 

Depois de séculos de torturas e execuções dos inimigos da coroa, a Torre de Londres acabou virando Zoo nos tempos em que foi administrado pelo herói de guerra Duque de Welllington, o mesmo que havia enfrentado bravamente Napoleão Bonaparte. Ele queria revitalizar o castelo e por essa razão mandou retirar todos os animais que ali viviam. Hoje a Torre de Londres é um ponto de turismo na capital inglesa. Muitos dos turistas sequer sabem das terríveis histórias que aconteceram atrás daquelas grandes torres de pedra branca. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 6 de abril de 2024

Elvis Presley - That's the Way It Is - Parte 4

Elvis Presley - That's the Way It Is - Parte 4
E a surrada agulha segue deslizante no velho disco de vinil original da época... Então ouvimos os primeiros acordes da faixa "You Don't Have To Say You Love Me". Em relação a essa canção eu sempre tive a mesma opinião, mesmo após tantos anos passados desde a primeira vez que a ouvi. A primeira convicção é que se trata de uma bela balada romântica, despudoradamente apaixonada com aquele sabor latino que todos conhecemos tão bem. Percebe-se desde os primeiros acordes que seu compositor não teve qualquer vergonha de se atirar nesse tipo de sentimento. Seus versos são bem claros sobre isso. A outra certeza que tenho é que a versão oficial que saiu no álbum "That´s The Way It Is" é mal gravada mesmo. Até lamento dizer isso, mas é a pura verdade. Inclusive expressei exatamente essa opinião quando escrevi pela primeira vez sobre a faixa alguns anos atrás. 

Na ocasião eu coloquei minhas impressões no texto e afirmei: "A versão de Presley é mais uma representante da feliz fusão de Elvis com a música da Itália como It's Now or Never, No More e Surrender. O astro era fã do cantor Mario Lanza, o que talvez explique esta aproximação com este tipo de canção. De qualquer forma, apesar de toda essa importância histórica, não consigo deixar de ficar decepcionado com a má qualidade da gravação original de 1970. A master mais parece um ensaio descompromissado de tão mal gravada. Certamente Elvis não está em um bom momento, na realidade é fácil perceber que ele na realidade está se comportando como se estivesse em um ensaio, nada mais do que isso. Porém o produtor Felton Jarvis resolveu escolher esse Take como o master oficial o que deixou todos surpresos mesmo. Repare como até a vocalização de Elvis está ruim pois ele está com a boca excessivamente salivada, coisa que nenhum artista de seu nível deixaria passar em uma gravação oficial. Alguns autores até mesmo chegam a afirmar que ele estaria com um chiclete na boca na hora da gravação! Particularmente não acredito nisso, não vamos chegar a tanto. Apenas é uma versão abaixo da média. Se alguém errou aqui não foi Elvis, mas sim Felton Jarvis que a escolheu para compor o disco oficial. Foi uma péssima escolha." Historicamente a faixa tem uma trajetória interessante. Ela foi originalmente lançada com grande sucesso pelo cantor italiano Pino Donaggio com o título original de "Io Che Non Vivo Senza Te" em 1964 pelo selo Odeon. O cantor inglês Dusty Springfield em 1966 fez a primeira versão em língua inglesa, versão esta lançada pelo selo Philips. Certamente foi essa segunda versão a grande fonte de inspiração para Elvis fazer sua versão. Pena que não saiu tão boa.

"You've Lost That Lovin' Feelin'" é uma criação do casal Barry Mann e Cynthia Weil. Sem dúvida uma das músicas mais populares e bem sucedidas comercialmente da história. O curioso é que sua criação demonstrava de certa forma como funcionava a indústria fonográfica da época. O produtor Phil Spector conheceu por acaso a dupla vocal branca The Righteous Brothers durante um festival de música. Spector estava em busca de novos talentos para seu selo musical recém fundado chamado Philles Records. Até aquele momento Spector tinha gravado uma série de bons compactos (singles) de artistas negros em seu selo, porém nenhum deles tinha realmente estourado nas paradas. Assim o produtor foi atrás de artistas brancos e encontrou o que queria ao ver o Righteous Brothers. Assim ele os contratou, depois ligou para a dupla de compositores Mann e Well para que eles escrevessem um novo tema para seus novos contratados. Assim nasceu "You've Lost That Lovin' Feelin'", uma canção feita para fazer sucesso. Lançada inicialmente em outubro de 1965 o plano de Spector deu mais do que certo. A música se tornou um hit absoluto, chegando ao primeiro lugar entre os mais vendidos em todas as paradas musicais, tanto dos Estados Unidos como na Europa. Para muitos críticos o produtor havia chegado na perfeição da técnica que ele próprio havia criado, conhecida como "Wall of Sound". O interessante é que anos depois o próprio Phil Spector declarou que adoraria ouvir Elvis cantando a música que havia produzido. 

O problema é que em 1965 Elvis estava preso a contratos com companhias cinematográficas que muito certamente não autorizariam ele a gravar uma canção que não fosse das suas próprias editoras musicais. Assim, ao invés de gravar obras primas como "You've Lost That Lovin' Feelin'" Elvis passou aquele ano gravando trilhas sonoras bem fracas como "Harum Scarum" e "Girl Happy". A oportunidade porém pintou novamente em 1970 quando Elvis foi a Las Vegas para gravar um novo filme. O conteúdo era simples: mostrar Elvis ao vivo nos palcos da cidade. Para isso Elvis precisava de um repertório cheio de grandes canções e assim "You've Lost That Lovin' Feelin'" entrou na trilha do documentário "That´s The Way It Is". Uma ótima decisão. A versão de Elvis, mesmo gravada ao vivo, tem um sentimento e uma alma fora do comum. Elvis sabia que estava sendo imortalizado em película naquele momento e resolveu caprichar. O resultado ficou ótimo, excepcional. A canção retornaria à discografia de Elvis alguns anos depois no álbum "Elvis as Recorded at Madison Square Garden", mas devemos ser sinceros, a primeira versão é bem melhor. No Madison Elvis e banda aceleram muito o ritmo da música, a prejudicando um pouco.

Pablo Aluísio. 

The Beatles - With The Beatles - Parte 4

The Beatles - With The Beatles - Parte 4
Esse álbum "With The Beatles" tem uma sonoridade tão agradável de se ouvir. Mesmo após tantos anos ainda considero um prazer colocar esse álbum para apreciar as músicas. O grupo também parecia extremamente entrosado, efeito, é claro, de uma banda que vivia na estrada fazendo shows ao vivo. A prática, já dizia o sábio, leva à perfeição. A excelente qualidade do conjunto, do repertório das músicas, começava já desde a primeira faixa. 

Bastava colocar a agulha no LP, no vinil, para começar a ouvir os primeiros acordes. "It Won't Be Long" é um reflexo desse entrosamento do quarteto. Eles gravaram essa música, que pode até ser considerada um pouco complicada de tocar, em poucos takes. Sua estrutura rítmica sui generis levou um crítico americano a dizer que a canção tinha "cadências eólicas". A estranha designação virou uma piada dentro da banda, entre os próprios Beatles. John e Paul, autores da música, não tinham a menor ideia do que isso significava. 

Brincando sobre o fato Paul ironizou, muitos anos depois, dizendo que a crítica não fazia o menor sentido e que ele, mesmo após anos de carreira, continuava sem saber do que se tratava! Durante uma entrevista nos anos 80 John Lennon ironizou o crítico que escreveu que a música tinha as tais "cadências Eólicas" dizendo que quando ouviu essa expressão pela primeira vez pensara que era algum tipo de pássaro exótico! Brincadeiras à parte, é inegável reconhecer que se trata de uma excelente gravação do grupo. Eles estavam tinindo nos estúdios Abbey Road quando gravaram essa canção.

Já "Please Mister Postman" era um cover do som da Motown. Quem diria, os ingleses brancos revisitando a música negra americana. Eles curtiam muito a sonoridade dos artistas da gravadora de Detroit. A música já vinha sendo apresentada pelo grupo desde os primeiros shows na Alemanha, em Hamburgo, sendo por isso uma opção natural para compor esse segundo álbum dos Beatles. Seria mais fácil de gravá-la após tantos anos e era uma maneira de agradar os americanos, pois o empresário Brian Epstein já estava de olho no mercado dos Estados Unidos. Se os Beatles conquistassem seu lugar ao sol dentro da terra do Tio Sam nada mais poderia parar seu sucesso. Algo que se confirmaria no ano seguinte quando o grupo finalmente aterrissou no país de forma gloriosa para dar o pontapé inicial na Beatlemania que conquistaria o mundo.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Succession - Primeira Temporada

Título no Brasil: Succession
Título Original: Succession
Ano de Lançamento: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: Home Box Office (HBO)
Direção: Mark Mylod, Andrij Parekh
Roteiro: Jesse Armstrong, Jamie Carragher
Elenco: Brian Cox, Jeremy Strong, Kieran Culkin, Matthew Macfadyen, Sarah Snook, Alan Ruck

Sinopse:
A série mostra as intrigas e desavenças dentro de um rico e poderoso clã, dono de várias empresas. Quando o patriarca sofre um AVC, seu filho mais velho começa a conspirar para assumir todo o controle da empresa do pai, algo que vai trazer muitos problemas familiares para todos os envolvidos. Série vencedora de 19 prêmios Emmy. 

Comentários:
Essa série foi um grande sucesso nos Estados Unidos. Para os brasileiros haverá uma certa dose de familiaridade a mais. Os cínicos vão dizer que não passa de uma grande novela norte-americana. Eu não chegaria a tanto, mas devo admitir que há sim semelhanças com nossos folhetins. Além da boa produção e dos bons roteiros dos episódios que conseguem desenvolver todos os personagens muito bem, o que mais me atraiu foi a presença do grande Brian Cox. Eu sempre o considerei um dos melhores atores de sua geração. Infelizmente no cinema nunca alcançou o sucesso merecido. Nessa série finalmente chegou lá, no sucesso popular que seu talento merecia. Ele é a alma e o principal motivo para continuar acompanhado todos os episódios. Nessa primeira temporada sua grandeza se revela em cada momento. Inicialmente poderoso, se torna vulnerável por causa de um AVC, para só então voltar ao jogo, tendo que enfrentar seu próprio filho que cobiça todo o controle das empresas da família. Enfim, excelente drama familiar que não deixa de ser também uma fina crônica de ironias e críticas em relação à elite dos Estados Unidos, tão rica e ao mesmo tempo tão sórdida. 

Pablo Aluísio.

Vikings - Primeira Temporada

Título no Brasil: Vikings
Título Original: Vikings
Ano de Lançamento: 2013
País: Irlanda, Canadá
Estúdio: World 2000 Entertainment
Direção: Ciaran Donnelly, Ken Girotti
Roteiro: Michael Hirst
Elenco: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Clive Standen

Sinopse:
Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) é um jovem Viking que decide navegar rumo ao Oeste, apesar da proibição do líder de seu clã. E ele acaba chegando na costa da Inglaterra, onde descobre vilas para roubar, trazendo ouro e prata em sua expedição pioneira, o que acaba abrindo uma nova rota de navegação para seu povo.  

Comentários:
Essa primeira temporada da série Vikings foca bastante no personagem Ragnar Lothbrok que simboliza as primeiras levas de Vikings que chegaram na costa da Inglaterra durante a era medieval. Historicamente falando não se sabe com precisão quando isso aconteceu, mas o fato é que um dia os Vikings chegaram na Inglaterra e acabaram pilhando e aterrorizando as comunidades que viviam na costa leste do país. Os episódios dessa primeira temporada mantém um bom padrão de qualidade, mas eu devo dizer que apesar de seguir uma linha narrativa central, focado no protagonista viking Ragnar, os episódios também possuem uma certa dispersão, em que ocorrem pulos na narrativa. Penso que isso foi feito propositalmente para capturar a atenção daquele espectador ocasional e eventual, que não assiste necessariamente sempre a série. Se funcionou para aumentar a audiência da série, também atrapalhou no melhor desenvolvimento da história que conta. De qualquer forma é uma boa série, já confirmada nessa primeira temporada. Pode assistir sem receios. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Gran Turismo

Título no Brasil: Gran Turismo
Título Original: Gran Turismo
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Neill Blomkamp
Roteiro: Jason Hall, Zach Baylin
Elenco: David Harbour, Orlando Bloom, Archie Madekwe, Takehiro Hira

Sinopse:
Uma grande companhia do mundo dos games começa uma campanha de marketing agressiva que promete levar os melhores gamers do mundo de um jogo de corridas para o mundo real. O vencedor vai ter a oportunidade de correr em um carro real, disputando corridas no principal campeonato da categoria GTP. Filme com história baseada em fatos reais. 

Comentários:
Numa primeira olhada tudo pode parecer bem surreal e improvável na história contada por esse filme. Mas não, foi mesmo baseado na história de um jovem gamer que vencendo uma competição de jogos acabou ganhando a oportunidade de se tornar um piloto de corridas do mundo real. Claro que um gamer disputando um campeonato de automobilismo iria trazer todo tipo de preconceito por parte dos demais pilotos profissionais e equipes adversárias. E no fundo tudo seria apenas uma campanha de marketing para os games, mas eis que o tal jovem piloto vai conquistando posições e vitórias importantes dentro do campeonato que estava disputando. O filme é bom e funciona. Ele não foge muita daquela fórmula de dramas esportivos que conhecemos bem, como uma grande história de superação pessoal, mas a despeito disso, demonstra que esse tipo de enredo nunca vai ficar obsoleto, pois sempre haverá novas camadas e boas histórias para contar, afinal a essência dos esportes é justamente essa, a superação de suas próprias limitações pessoais para se tornar um grande campeão. 

Pablo Aluísio.