Eu tive oportunidade de assistir a esse filme no cinema. Confesso que não é dos meus preferidos nesse tipo de gênero fantasia. Prefiro muito mais Harry Potter e até mesmo "A Bússola de Ouro", que deveria ter sido o primeiro filme de uma série, mas que parou no começo do caminho por causa da bilheteria fraca demais. Já esse "As Crônicas de Nárnia" seguiu em frente e deu origem a, se não me engano, mais dois filmes. Tudo baseado nos livros infantis que são bem adorados, principalmente na Europa, com destaque para a Inglaterra. São livros que fazem parte da infância das crianças europeias, mas no Brasil não eram tão conhecidos. Não chegam nem perto da popularidade dos livros do bruxinho Potter, por exemplo.
A produção, como era de se esperar, é realmente impecável. O que não gostei mesmo foi do conto de fadas em si. Achei até bem derivativo de outros clássicos. Vi semelhanças demais com Peter Pan, por exemplo. As crianças que são enviadas para um mundo de fantasia, com seres mágicos, já era explorado por Peter Pan. A novidade é que foram inseridos também alguns elementos subliminares retirados de textos religiosos. Mas calma, não é um material religioso, passa longe disso. Apenas indiretamente esse elemento foi inserido na literatura original. E não é algo que incomode, é mais uma pauta para estudiosos desse tipo de leitura.
As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, Estados Unidos, 2005) Direção: Andrew Adamson / Roteiro: Ann Peacock / Elenco: Tilda Swinton, Georgie Henley, William Moseley / Sinopse: Filme baseado na obra literária de C.S. Lewis. Um grupo de crianças é levada até um mundo de fantasia e sonhos. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor maquiagem.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 6 de setembro de 2021
domingo, 5 de setembro de 2021
Downton Abbey - O Filme
Eu esperei terminar todas as temporadas da série "Downton Abbey" para finalmente assistir esse longa-metragem que foi produzido especialmente para o cinema. Pensei que no máximo haveria um episódio estendido ou algo do tipo. Porém me surpreendi positivamente. O filme não destoa ou agride a linha cronológica da série e ainda traz uma história muito boa, imperdível mesmo para quem sempre acompanhou a série. Curiosamente quando assistia aos episódios sempre me perguntava qual seria a relação do Conde com a monarquia inglesa. E isso quase sempre era apenas sugerido indiretamente. Pois aqui estão todas as respostas para quem sempre teve as mesmas dúvidas que eu.
A história do filme começa quando é anunciado que o Rei George V e a família real vão passar em Downton Abbey, para um jantar, um baile e uma parada militar. Todos ficam ansiosos pela visita real, afinal o Conde se sente totalmente prestigiado pela presença do Rei, assim como todos os empregados da mansão. É um momento histórico. A primeira a chegar em Downton Abbey é a princesa e seu marido, cuja relação não e muito boa. Depois chegam todos os serviçais da corte, o que causa um atrito entre a staff real e os demais empregados da mansão. Mr. Carson, o veterano mordomo que estava aposentado é chamado de volta, às pressas, para comandar os empregados na visita real. Enfim, gostei de tudo. Um filme excelente que inclusive pode ser assistido até mesmo por quem nunca viu um episódio da série. Filme primoroso, classe A.
Downton Abbey - O Filme (Downton Abbey, Inglaterra, 2019) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville. Elizabeth McGovern, Jim Carter, Maggie Smith / Sinopse: O Conde Robert Crawley e sua família são informados que o Rei da Inglaterra George V e sua esposa, a rainha Mary, vão visitar Downton Abbey. Isso acaba criando um clima de ansiedade e excitação em todos, desde os familiares do Conde, até os empregados da tradicional mansão.
Pablo Aluísio.
A história do filme começa quando é anunciado que o Rei George V e a família real vão passar em Downton Abbey, para um jantar, um baile e uma parada militar. Todos ficam ansiosos pela visita real, afinal o Conde se sente totalmente prestigiado pela presença do Rei, assim como todos os empregados da mansão. É um momento histórico. A primeira a chegar em Downton Abbey é a princesa e seu marido, cuja relação não e muito boa. Depois chegam todos os serviçais da corte, o que causa um atrito entre a staff real e os demais empregados da mansão. Mr. Carson, o veterano mordomo que estava aposentado é chamado de volta, às pressas, para comandar os empregados na visita real. Enfim, gostei de tudo. Um filme excelente que inclusive pode ser assistido até mesmo por quem nunca viu um episódio da série. Filme primoroso, classe A.
Downton Abbey - O Filme (Downton Abbey, Inglaterra, 2019) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville. Elizabeth McGovern, Jim Carter, Maggie Smith / Sinopse: O Conde Robert Crawley e sua família são informados que o Rei da Inglaterra George V e sua esposa, a rainha Mary, vão visitar Downton Abbey. Isso acaba criando um clima de ansiedade e excitação em todos, desde os familiares do Conde, até os empregados da tradicional mansão.
Pablo Aluísio.
A Viúva da Colina
A atriz Natasha Henstridge interpreta uma jovem e bela mulher, uma loira de rara beleza, que se envolve com homem mais velho, rico e dono de propriedades. Após um breve e escandaloso romance ele aparece morto. Claro, todos desconfiam que se trata de um crime premeditado, provavelmente (muito provavelmente, vamos colocar nesses termos) arquitetado justamente por ela, a amante. O objetivo, como não poderia deixar de ser, seria receber a herança deixada pela iludido homem que acreditava que estava sendo amada por ela. Agora, a filha dele vai tentar descobrir e revelar toda a cadeia de eventos que deu origem a esse crime terrível.
Esse "A Viúva da Colina" foi produzido diretamente para a TV a cabo. Sim, se trata de um telefilme. A produção é boa, nada deixa a desejar. O roteiro procura criar um daqueles enredos tradicionais, muito comum na literatura inglesa, sobre assassinatos, mistérios e segredos não revelados. Para que um filme assim dê certo é necessário a construção de um certo clima e aquelas velhas casas do interior da Inglaterra surgem como cenários perfeitos desse tipo de história. Eu particularmente gostei e tive interesse em toda a trama de crime passional que se desenola na tela. Por isso, mesmo com o aviso de que não é uma produção para o cinema, deixo a indicação sem maiores receios.
A Viúva da Colina (Widow on the Hill, Inglaterra, Canadá, 2005) Direção: Peter Svatek / Roteiro: Michael Shnayerson / Elenco: Natasha Henstridge, James Brolin, Jewel Staite / Sinopse: Filme de suspense e mistéiro mostrando um crime de complicada solução. Tudo acontece quando o corpo de um homem rico e bem sucedido é encontrado. Ele foi assassinado. Quem teria sido o autor (ou a autora) do crime? As suspeitas recaem sobre sua jovem amante, mas será que foi isso mesmo que aconteceu?
Pablo Aluísio.
Esse "A Viúva da Colina" foi produzido diretamente para a TV a cabo. Sim, se trata de um telefilme. A produção é boa, nada deixa a desejar. O roteiro procura criar um daqueles enredos tradicionais, muito comum na literatura inglesa, sobre assassinatos, mistérios e segredos não revelados. Para que um filme assim dê certo é necessário a construção de um certo clima e aquelas velhas casas do interior da Inglaterra surgem como cenários perfeitos desse tipo de história. Eu particularmente gostei e tive interesse em toda a trama de crime passional que se desenola na tela. Por isso, mesmo com o aviso de que não é uma produção para o cinema, deixo a indicação sem maiores receios.
A Viúva da Colina (Widow on the Hill, Inglaterra, Canadá, 2005) Direção: Peter Svatek / Roteiro: Michael Shnayerson / Elenco: Natasha Henstridge, James Brolin, Jewel Staite / Sinopse: Filme de suspense e mistéiro mostrando um crime de complicada solução. Tudo acontece quando o corpo de um homem rico e bem sucedido é encontrado. Ele foi assassinado. Quem teria sido o autor (ou a autora) do crime? As suspeitas recaem sobre sua jovem amante, mas será que foi isso mesmo que aconteceu?
Pablo Aluísio.
sábado, 4 de setembro de 2021
Embalos a Dois
Título no Brasil: Embalos a Dois
Título Original: Two of a Kind
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: John Herzfeld
Roteiro: John Herzfeld
Elenco: John Travolta, Olivia Newton-John, Charles Durning, Oliver Reed, Beatrice Straight, Scatman Crothers
Sinopse:
Deus decide que é hora de eliminar mais uma vez a humanidade para recomeçar do zero. Seus anjos mais próximos porém não concordam muito com isso e o convencem a esperar um pouco. Deus então concorda em esperar, mas impõe uma condição: achar dois seres humanos ainda decentes no mundo para mudar sua decisão.
Comentários:
Filme que reuniu novamente a dupla que tanto sucesso fez em Grease, John Travolta e Olivia Newton-John. Só que ao contrário do filme anterior, musical passado nos anos 50 com muitos topetes e brilhantina, esse aqui procurava trazer o casal para um roteiro mais moderno e atual. Eu pessoalmente sempre achei a Olivia Newton-John uma graça. Simpática, bonita e boa cantora (sim, gravou vários discos, inclusive de country and western), gosto realmente de seu estilo e a acho muito carismática. Já o John Travolta é aquela coisa, um canastrão boa pinta que se deu bem no mundo do cinema. O sucesso de Travolta sempre me pareceu uma sucessão de escolhas certas, pois bem no começo da carreira ele teve uma sorte incrível, estrelando os filmes certos nos momentos certos. Por essa época o ator já não fazia tanto sucesso e colecionava fracassos comerciais, por isso a tentativa de se unir com Olivia novamente para ver se algo dava certo. Não deu. O filme é fraco e hoje em dia está bem esquecido. Vale por alguns poucos bons momentos e por uma trilha sonora datada, mas saborosamente nostálgica (e cheia de sintetizadores). O roteiro não tem o menor sentido, mas fazer o quê? Só recomendo aos que viveram aquela época e desejam recordar. Aos demais não vejo muito interesse.
Pablo Aluísio.
Título Original: Two of a Kind
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: John Herzfeld
Roteiro: John Herzfeld
Elenco: John Travolta, Olivia Newton-John, Charles Durning, Oliver Reed, Beatrice Straight, Scatman Crothers
Sinopse:
Deus decide que é hora de eliminar mais uma vez a humanidade para recomeçar do zero. Seus anjos mais próximos porém não concordam muito com isso e o convencem a esperar um pouco. Deus então concorda em esperar, mas impõe uma condição: achar dois seres humanos ainda decentes no mundo para mudar sua decisão.
Comentários:
Filme que reuniu novamente a dupla que tanto sucesso fez em Grease, John Travolta e Olivia Newton-John. Só que ao contrário do filme anterior, musical passado nos anos 50 com muitos topetes e brilhantina, esse aqui procurava trazer o casal para um roteiro mais moderno e atual. Eu pessoalmente sempre achei a Olivia Newton-John uma graça. Simpática, bonita e boa cantora (sim, gravou vários discos, inclusive de country and western), gosto realmente de seu estilo e a acho muito carismática. Já o John Travolta é aquela coisa, um canastrão boa pinta que se deu bem no mundo do cinema. O sucesso de Travolta sempre me pareceu uma sucessão de escolhas certas, pois bem no começo da carreira ele teve uma sorte incrível, estrelando os filmes certos nos momentos certos. Por essa época o ator já não fazia tanto sucesso e colecionava fracassos comerciais, por isso a tentativa de se unir com Olivia novamente para ver se algo dava certo. Não deu. O filme é fraco e hoje em dia está bem esquecido. Vale por alguns poucos bons momentos e por uma trilha sonora datada, mas saborosamente nostálgica (e cheia de sintetizadores). O roteiro não tem o menor sentido, mas fazer o quê? Só recomendo aos que viveram aquela época e desejam recordar. Aos demais não vejo muito interesse.
Pablo Aluísio.
Maria Cheia de Graça
Um filme com temática muito forte. O que mais impressiona é que se trata de uma história que não apenas aconteceu, mas que acontece ainda, todos os dias. De um lado uma latina, a protagonista, que está grávida, sem dinheiro, desesperada para arranjar alguma coisa para sua família. Do outro lado um grupo de narcotraficantes que a recruta como "mula", como são chamadas as pessoas que são contratadas para levar pequenas quantidades de drogas escondidas para outros países. E o tráfico internacional de drogas não pode parar, mesmo que haja "efeitos colaterais" com a destruição da vida dessas pessoas que aceitam seguir por esse mundo da criminalidade.
O filme causou polêmica quando foi lançado justamente por causa de seu título "Maria Cheia de Graça", uma óbvia referência à Virgem Maria. O diretor e roteirista respondeu dizendo que essas pessoas, como a Maria do filme, eram também pessoas martirizadas, que não tinham outro caminho a tentar. Além disso a própria Maria, mãe de Jesus, também havia sido imigrante em sua vida. Basta lembrar da ida da sua família para o Egito, fugindo as perseguições do reinado do insano Herodes. Assim o roteiro também busca, mesmo de forma subliminar, essa identifcação. Um bom filme, gostei especialmente de sua mensagem social.
Maria Cheia de Graça (Maria Full of Grace, Colômbia, Estados Unidos, 2004) Direção: Joshua Marston / Roteiro: Joshua Marston / Elenco: Catalina Sandino Moreno, Guilied Lopez, Orlando Tobón / Sinopse: Uma colombiana grávida aceita trabalhar como "mula" levando drogas para os Estados Unidos. Filme com enredo baseado em fatos reais.
Pablo Aluísio.
O filme causou polêmica quando foi lançado justamente por causa de seu título "Maria Cheia de Graça", uma óbvia referência à Virgem Maria. O diretor e roteirista respondeu dizendo que essas pessoas, como a Maria do filme, eram também pessoas martirizadas, que não tinham outro caminho a tentar. Além disso a própria Maria, mãe de Jesus, também havia sido imigrante em sua vida. Basta lembrar da ida da sua família para o Egito, fugindo as perseguições do reinado do insano Herodes. Assim o roteiro também busca, mesmo de forma subliminar, essa identifcação. Um bom filme, gostei especialmente de sua mensagem social.
Maria Cheia de Graça (Maria Full of Grace, Colômbia, Estados Unidos, 2004) Direção: Joshua Marston / Roteiro: Joshua Marston / Elenco: Catalina Sandino Moreno, Guilied Lopez, Orlando Tobón / Sinopse: Uma colombiana grávida aceita trabalhar como "mula" levando drogas para os Estados Unidos. Filme com enredo baseado em fatos reais.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 3 de setembro de 2021
A Marca da Pantera
Nos primórdios da humanidade, seres humanos em rituais pagãos acabaram sacrificando mulheres a deuses leopardos e panteras. Desse encontro surgiu uma nova espécie sobre a face da Terra, que ao longo dos séculos conseguiu viver nas sombras. Séculos depois surge em Nova Iorque a bela e sensual Irena Gallier (Nastassja Kinski) que tem um grande segredo a guardar sobre seus ancestrais. Essa é a premisa desse filme que mistura fantasia, ficção e até mesmo pitadas de suspense e terror. "A Marca da Pantera" marcou época, principalmente por causa de seu roteiro fora dos padrões e também pela sensualidade latente em cada aparição da atriz Nastassja Kinski.
Para quem não viveu os anos 80 é bom lembrar que essa atriz foi uma das maiores sex symbols daquela década. Dona de uma beleza estonteante, com impressionantes lábios carnudos, a Nastassja atuou aqui em um dos seus filmes mais conhecidos. Foi justamente com esse "Cat People" que Nastassja Kinski atingiu o auge de sua popularidade no cinema. Como não poderia deixar de ser, o filme usava e abusava de seus generosos dotes estéticos. Obviamente muita gente virou fã da produção justamente pelas generosas cenas de nudez da Kinski, mas mesmo olhando sob um ponto de vista puramente cinematográfico, é de se reconhecer que se trata de uma produção muito charmosa, cheia de clima, com seu roteiro diferente, bastante exótico. E para melhorar ainda mais todo o conjunto, temos ainda a presença do sempre marcante Malcolm McDowell, um dos melhores atores de Hollywood.
A Marca da Pantera (Cat People, Estados Unidos, 1982) Estúdio: RKO Pictures, Universal Pictures / Direção: Paul Schrader / Roteiro: DeWitt Bodeen, Alan Ormsby / Elenco: Nastassja Kinski, Malcolm McDowell, John Heard / Sinopse: Jovem e bela mulher esconde um grande segredo em sua vida, algo que remonta há séculos em sua linhagem familiar. Remake de um antigo clássico do cinema.
Pablo Aluísio.
Para quem não viveu os anos 80 é bom lembrar que essa atriz foi uma das maiores sex symbols daquela década. Dona de uma beleza estonteante, com impressionantes lábios carnudos, a Nastassja atuou aqui em um dos seus filmes mais conhecidos. Foi justamente com esse "Cat People" que Nastassja Kinski atingiu o auge de sua popularidade no cinema. Como não poderia deixar de ser, o filme usava e abusava de seus generosos dotes estéticos. Obviamente muita gente virou fã da produção justamente pelas generosas cenas de nudez da Kinski, mas mesmo olhando sob um ponto de vista puramente cinematográfico, é de se reconhecer que se trata de uma produção muito charmosa, cheia de clima, com seu roteiro diferente, bastante exótico. E para melhorar ainda mais todo o conjunto, temos ainda a presença do sempre marcante Malcolm McDowell, um dos melhores atores de Hollywood.
A Marca da Pantera (Cat People, Estados Unidos, 1982) Estúdio: RKO Pictures, Universal Pictures / Direção: Paul Schrader / Roteiro: DeWitt Bodeen, Alan Ormsby / Elenco: Nastassja Kinski, Malcolm McDowell, John Heard / Sinopse: Jovem e bela mulher esconde um grande segredo em sua vida, algo que remonta há séculos em sua linhagem familiar. Remake de um antigo clássico do cinema.
Pablo Aluísio.
Mundo Maravilhoso
Para Ben Singer (Matthew Broderick) o mundo é tudo, menos maravilhoso. Ele tinha um sonho de fazer sucesso como cantor e compositor, mas com o fim das gravadoras seu sonho foi por água abaixo. Acaba trabalhando como revisor de roteiros de comédias para a TV, algo nada empolgante. Vive em um quartinho com um imigrante do Senegal, com quem divide as despesas. A sua filha, fruto de um casamento que já afundou, não gosta dele, acha um cara esquisito, que só fala coisas negativas. E como se tudo isso não fosse ruim o bastante ele acaba sendo demitido e pior... seu colega de quarto entra em coma diabético, ou seja, só desgraça acontece em sua vida, pelo visto.
O auge da carreira do ator Matthew Broderick foi nos anos 80. Ele era um jovem ator de sorte, acabou estrelando sucessos no cinema como "Curtindo a vida adoidado" e "O Feitiço de Áquila". Depois com o tempo sua carreira foi entrando pelo cano. Tentou teatro e até teve uma fase bem promissora nos palcos. Penso que houve uma certa identificação com o personagem desse filme. O roteiro até que é muito bom, mas desliza um pouco quando tenta promover uma espécie de redenção na vida do protagonista, o colocando como par romântico da irmã senegalesa de seu colega de quarto. Achei um romance sem química, forçado, que leva o roteiro por caminhos manjados. É um clichê que não precisava acontecer em um filme que ia até bem, trilhando um caminho mais realista.
Mundo Maravilhoso (Wonderful World, Estados Unidos, 2009) Direção: Joshua Goldin / Roteiro: Joshua Goldin / Elenco: Matthew Broderick, Sanaa Lathan, Michael Kenneth Williams, Philip Baker Hall / Sinopse: Ben Singer (Matthew Broderick) é um artista frustrado e fracassado que tenta um novo caminho na vida. Só que isso não é fácil diante das derrotas que vai colecionando em seu dia a dia.
Pablo Aluísio.
O auge da carreira do ator Matthew Broderick foi nos anos 80. Ele era um jovem ator de sorte, acabou estrelando sucessos no cinema como "Curtindo a vida adoidado" e "O Feitiço de Áquila". Depois com o tempo sua carreira foi entrando pelo cano. Tentou teatro e até teve uma fase bem promissora nos palcos. Penso que houve uma certa identificação com o personagem desse filme. O roteiro até que é muito bom, mas desliza um pouco quando tenta promover uma espécie de redenção na vida do protagonista, o colocando como par romântico da irmã senegalesa de seu colega de quarto. Achei um romance sem química, forçado, que leva o roteiro por caminhos manjados. É um clichê que não precisava acontecer em um filme que ia até bem, trilhando um caminho mais realista.
Mundo Maravilhoso (Wonderful World, Estados Unidos, 2009) Direção: Joshua Goldin / Roteiro: Joshua Goldin / Elenco: Matthew Broderick, Sanaa Lathan, Michael Kenneth Williams, Philip Baker Hall / Sinopse: Ben Singer (Matthew Broderick) é um artista frustrado e fracassado que tenta um novo caminho na vida. Só que isso não é fácil diante das derrotas que vai colecionando em seu dia a dia.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 2 de setembro de 2021
Creepshow 2
O primeiro "Creepshow" fez sucesso então era natural o lançamento desse segundo volume. No Brasil não chegou aos cinemas, sendo lançado diretamente no mercado de fitas VHS. E foi assim que assisti a esse número 2. Aqui tínhamos 3 histórias (ao contrário do primeiro que tinha 5, o que sempre me fez confundir ambos os filmes). Essa é uma fórmula muito antiga, ainda dos tempos de Vincent Price e Peter Cushing. Certa vez o próprio Cushing explicou isso em uma entrevista. Os produtores da época acreditavam que o espectador, na pior das hipóteses, iria curtir pelo menos uma das histórias. E na melhor iria gostar de todas, dando aquela sensação de satisfação. Pagou um ingresso e viu 3 histórias diferentes. Coisas da estética do cinema B.
Entre os episódios, vamos chamar assim, o melhor é da estátua de madeira do velho índio que acaba ganhando vida, para horror de todos. Outra mostra um casal de jovens sendo atacados em uma pequena lagoa. O tal monstro (obviamente inspirado na bolha dos filmes antigos) parece ter vindo do espaço. Por fim um casal de idosos cai nas garras de um grupo de criminosos insanos. As histórias foram criadas por Stephen King (dispensa maiores apresentações) e George A. Romero (o Rei dos Zumbis). A produção foi da New World Pictures, companhia especializada em filmes de terror nos anos 80.
Creepshow 2: Show de Horrores (Creepshow 2, Estados Unidos, 1987) Direção: Michael Gornick / Roteiro: Stephen King, George A. Romero / Elenco: George Kennedy, Lois Chiles, Domenick John / Sinopse: Mais uma coletânea de filmes de terror inspirados em histórias em quadrinhos do gênero lançadas na década de 1950.
Pablo Aluísio.
Entre os episódios, vamos chamar assim, o melhor é da estátua de madeira do velho índio que acaba ganhando vida, para horror de todos. Outra mostra um casal de jovens sendo atacados em uma pequena lagoa. O tal monstro (obviamente inspirado na bolha dos filmes antigos) parece ter vindo do espaço. Por fim um casal de idosos cai nas garras de um grupo de criminosos insanos. As histórias foram criadas por Stephen King (dispensa maiores apresentações) e George A. Romero (o Rei dos Zumbis). A produção foi da New World Pictures, companhia especializada em filmes de terror nos anos 80.
Creepshow 2: Show de Horrores (Creepshow 2, Estados Unidos, 1987) Direção: Michael Gornick / Roteiro: Stephen King, George A. Romero / Elenco: George Kennedy, Lois Chiles, Domenick John / Sinopse: Mais uma coletânea de filmes de terror inspirados em histórias em quadrinhos do gênero lançadas na década de 1950.
Pablo Aluísio.
Na Companhia do Medo
Eu gosto de definir esse tipo de filme como um "Suspense Psicológico". Isso é fácil de explicar. Geralmente a trama do filme se torna um desafio ao próprio espectador. A protagonista aqui é uma psiquiatra que certo dia acorda no papel de paciente. Ela não se lembra de nada do que aconteceu, a não ser que encontrou uma mulher andando a esmo no meio de uma estrada, no meio da noite, em meio a uma chuva torrencial. Porém o pior ainda está por vir, pois ela é a principal suspeita de ter matado o próprio marido. Mas afinal o que liga todos esses acontecimentos? Caberá ao roteiro e ao espectador ir juntando as peças para finalmente compreender melhor como se arma esse grande quebra-cabeças cinematográfico.
O ator Robert Downey Jr interpreta o psiquiatra que vai cuidar de sua colega de profissão, agora internada em uma instituição para doentes mentais. Pois é, a mente pode pregar peças ilusórias, distorcendo a realidade das coisas, fazendo crer que algo que nunca aconteceu de fato ocorreu no passado. Esse é um bom filme da carreira da atriz Halle Berry. Ela vinha numa escalada de sucesso, surgindo em uma sucessão de bons filmes, mas o seguinte iria jogar ela no maior erro de sua vida profissional, isso mesmo, ela aceitou fazer "Mulher-Gato" logo após esse bom suspense. Acabou afundando por causa do enorme fracasso de público e crítica.
Na Companhia do Medo (Gothika, Estados Unidos, 2003) Direção: Mathieu Kassovitz / Roteiro: Sebastian Gutierrez / Elenco: Halle Berry, Penélope Cruz, Robert Downey Jr, Charles S. Dutton / Sinopse: Uma psiquiatra procura entender o que estaria acontecendo com sua vida após encontrar uma mulher perdida no meio da estrada, numa noite chuvosa. Depois disso sua vida entraria em um turbilhão de crises sem fim.
Pablo Aluísio.
O ator Robert Downey Jr interpreta o psiquiatra que vai cuidar de sua colega de profissão, agora internada em uma instituição para doentes mentais. Pois é, a mente pode pregar peças ilusórias, distorcendo a realidade das coisas, fazendo crer que algo que nunca aconteceu de fato ocorreu no passado. Esse é um bom filme da carreira da atriz Halle Berry. Ela vinha numa escalada de sucesso, surgindo em uma sucessão de bons filmes, mas o seguinte iria jogar ela no maior erro de sua vida profissional, isso mesmo, ela aceitou fazer "Mulher-Gato" logo após esse bom suspense. Acabou afundando por causa do enorme fracasso de público e crítica.
Na Companhia do Medo (Gothika, Estados Unidos, 2003) Direção: Mathieu Kassovitz / Roteiro: Sebastian Gutierrez / Elenco: Halle Berry, Penélope Cruz, Robert Downey Jr, Charles S. Dutton / Sinopse: Uma psiquiatra procura entender o que estaria acontecendo com sua vida após encontrar uma mulher perdida no meio da estrada, numa noite chuvosa. Depois disso sua vida entraria em um turbilhão de crises sem fim.
Pablo Aluísio.
Um Caminho para Dois
Tecnicamente falando é uma comédia romântica, mas não se engane. O roteiro é muito bem escrito. Para começar não segue uma linha convencional no aspecto narrativo. O passado e o presente se intercalam sem cerimônia. O fim condutor é o de um casal passando férias no Sul da França. A maioria das cenas envolve viagens de carro e o que aconteceu com eles em diversos momentos de sua vida. No presente eles comemoram dez anos de casados. No passado surgem como namorados empolgados, cheios de paixão. No presente a coisa já é mais complicada. O casal já tem uma filha, já existe um certo cansaço com a rotina chata. Nem mesmo uma viagem de férias melhora a situação. A infidelidade também surge no horizonte dos dois.
O que mantém o interesse é a qualidade dos diálogos, muito bem afiados (e muitas vezes ácidos e sarcásticos) e o carisma à toda prova da atriz Audrey Hepburn. Quando ela fez o filme já não era mais a jovial atriz de seus primeiros filmes. Aqui ela já estava em uma idade mais madura, o que no final das contas combinou muito bem com o roteiro. Sua atuação casou muito bem com o estilo de Albert Finney. Ela, mais fina e delicada, sempre charmosa. Ele, mais durão, do tipo inteligente, mas que também sabe ser mais bronco. No final o casal passa mesmo muita veracidade. Eles estão excelentes em seus respectivos personagens. Então é isso. Esse é um daqueles filmes que provam que comédias românticas podem ser muito bem desenvolvidas, com inteligência, humor e romantismo, nas doses certas.
Um Caminho para Dois (Two for the Road, Estados Unidos, 1967) Direção: Stanley Donen / Roteiro: Frederic Raphael / Elenco: Audrey Hepburn, Albert Finney, Eleanor Bron / Sinopse: A vida de um casal completando dez anos de casamento, em diversos momentos de suas vidas, a maioria deles passada em viagem de férias no sul da França.
Pablo Aluísio.
O que mantém o interesse é a qualidade dos diálogos, muito bem afiados (e muitas vezes ácidos e sarcásticos) e o carisma à toda prova da atriz Audrey Hepburn. Quando ela fez o filme já não era mais a jovial atriz de seus primeiros filmes. Aqui ela já estava em uma idade mais madura, o que no final das contas combinou muito bem com o roteiro. Sua atuação casou muito bem com o estilo de Albert Finney. Ela, mais fina e delicada, sempre charmosa. Ele, mais durão, do tipo inteligente, mas que também sabe ser mais bronco. No final o casal passa mesmo muita veracidade. Eles estão excelentes em seus respectivos personagens. Então é isso. Esse é um daqueles filmes que provam que comédias românticas podem ser muito bem desenvolvidas, com inteligência, humor e romantismo, nas doses certas.
Um Caminho para Dois (Two for the Road, Estados Unidos, 1967) Direção: Stanley Donen / Roteiro: Frederic Raphael / Elenco: Audrey Hepburn, Albert Finney, Eleanor Bron / Sinopse: A vida de um casal completando dez anos de casamento, em diversos momentos de suas vidas, a maioria deles passada em viagem de férias no sul da França.
Pablo Aluísio.
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