sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Guia de Episódios - Edição 10

Sandman vai ao inferno. Em uma frase, podemos resumir o que acontece nesse episódio (A Hope in Hell). Ele vai ao inferno em busca de seu Elmo, um dos instrumentos que lhe dá poder no mundo espiritual. Só que esse Elmo pode estar nas mãos de qualquer um dos demônios que infernizam aquele vale de lágrimas. Então, Sandman resolve pedir ajuda ao próprio Lúcifer, a Estrela da manhã, o anjo caído que outrora foi o mais glorioso do Reino de Deus. Agora ele lidera como imperador no inferno, no meio das chamas. Lúcifer localiza o demônio que está com o Elmo. Só que esse resolve colocar o próprio Lúcifer em combate frontal, com Sandman. 

O mais curioso é que não se trata de uma luta física. Afinal, não faria sentido, pois são seres espirituais. A coisa se dá mais ou menos no nível intelectual e filosófico. E eu achei realmente muito boa essa ideia, gostei bastante. Sandman recupera mais um dos seus instrumentos vitais para reconstruir seu próprio reino. Dizem que esse episódio sofreu por falta de um orçamento maior, mas eu não senti isso. Achei o design e a direção de arte de bom gosto. Não teria do que reclamar daquele que foi um dos episódios mais interessantes dessa série, que por si só é muito satisfatória.

E por falar em inferno, assisti a mais um episódio de Dahmer: Um Canibal Americano. Esse episódio (Doin' a Dahmer) recria seu primeiro crime. Jeffrey Dahmer foi um jovem abandonado pelos pais, que passou a morar sozinho. Tinha tendências homossexuais desde adolescente. Dirigindo por uma estrada deserta, acabou encontrando um jovem que pediu uma carona. Esse jovem estava indo em em direção a um show de rock.  Dahmer logo o convidou para ir para sua casa fumar maconha, ouvir alguns discos, curtir. E tudo corria mais ou menos bem nessa malícia gay. 

Só que quando o rapaz pediu para ir embora, Dahmer perdeu o controle. O matou com um peso de fazer exercícios. Foi seu primeiro homicídio. Curiosamente, Dahmer iria ficar 9 anos no armário. Ele não mataria nesse período. Depois de tudo, de todo esse tempo, e vendo que não foi procurado pela polícia, nem pagou pelo crime, ele entrou naquele frenesi homicida que acabaria dando origem à sua série de crimes inomináveis. Dahmer é um dos grandes sucessos da Netflix em sua história. Cada episódio foi assistido por milhões de pessoas. É um sucesso absoluto que nasceu da história de um dos mais infames assassinos em série da história.

Pablo Aluísio.

Guia de Episódios - Edição 9

O Livro de Boba Fett
Assisti aos dois últimos episódios da série. Essa série vinha mal. Criticada ferozmente tanto pelos fãs de Guerra nas Estrelas, como também pela crítica especializada nos Estados Unidos. Não eram críticas em vão. Realmente estava bem ruim. Eu mesmo pensei em abandonar a série no meio. Ouvindo todas as reclamações, a Disney resolveu intervir. Contratou uma nova equipe de roteiristas. E fez mudanças. A mais notória delas foi a mais apelativa. Trouxeram personagens queridos do universo de Star Wars. Tudo para revitalizar a audiência dessa série. Assim trouxeram de volta o Mandaloriano, Luke Skywalker e como não poderia deixar de ser, o Baby Yoda. 

O Baby Yoda é um dos produtos mais lucrativos da Disney atualmente. É um produto realmente perfeito. Vende bonecos, vende brinquedos e se tornou uma febre entre as crianças. Tudo o que a Disney queria. Esse penúltimo episódio segue nessa toada. Sumiram até mesmo com Boba Fett, que deveria ser o personagem principal de sua série. Como ele teve pouco carisma e não criou um vínculo com o público, ele foi deixado meio de escanteio. Na realidade, esse penúltimo episódio (Chapter 6: From the Desert Comes a Stranger) é uma verdadeira revitalização do Mandaloriano. Tudo para trazer audiência e salvar a série do Boba Fett do ostracismo e do fracasso comercial. 

O último episódio (Chapter 7: In the Name of Honor) segue na mesma linha. Só que aqui investiram pesado em efeitos especiais. Há uma grande Batalha envolvendo o grupo de Boba Fett e os vilões. Uma briga brutal envolvendo até mesmo monstros da areia. Em termos de efeitos especiais, porém, o que mais vale a pena são os estranhos equipamentos de guerra que mais se assemelham a escorpiões e aranhas. Pura diversão, ficou muito legal. E para quem gosta de referências cinematográficas, que tal aquele mostrengo alienígena que tem a cara do Clint Eastwood? Ele também é rápido no gatilho e faz duelos ao estilo faroeste. Enfim, nesses dois últimos episódios, acertaram na mosca, finalmente. Não haverá, prevejo, uma segunda temporada de Boba Fett. A Disney vai investir em uma nova temporada do Mandaloriano que deu muito certo. As coisas assim vão se adaptando ao gosto do público.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Olhos Famintos: Renascimento

Esse é o quarto filme da franquia Olhos Famintos. Como se sabe, esse monstro aparece de 23 em 23 anos. E quando ressurge, caça durante 23 dias. Caça seres humanos, é claro. Agora ele está de volta e encontra um festival de fãs de contos e filmes de terror. Todo mundo vestido com cosplay de monstros. Assim, ele poderia até mesmo andar no meio daquela gente, sem ser percebido. É claro que o roteiro tira uma boa casquinha desse tipo de situação. E é feito até mesmo um prêmio para os participantes. O vencedor vai passar uma noite na velha casa abandonada, onde no passado essa mesma criatura matou sem piedade. Já deu para perceber para onde o roteiro vai, não é mesmo? A mesma fórmula de sempre, o que não é necessariamente negativo. Jovens indo para o abate para esta criatura alada que parece ser uma mistura de vampiro com gárgula medieval. 

Eu até gosto desses filmes da linha Olhos Famintos. Eu sou da opinião que filmes com monstros sempre devem existir. Faz parte da história do cinema. Basta lembrar dos monstros clássicos da Universal. Esse tipo de filme não pode deixar de ser lançado. É uma tradição cinematográfica. E esses filmes de Olhos Famintos são bem realizados. Entregam tudo que os fãs de terror querem ver nesse tipo de produção. Um monstro com design legal, bem realizado e bem feito. Jovens sem muita perspectiva sendo devorados pelo bichano. E o suspense, que geralmente é bem construído. Para um Olhos Famintos 4, não está nada mal.

Olhos Famintos: Renascimento (Jeepers Creepers: Reborn, Estados Unidos, 2022) Direção: Timo Vuorensola / Roteiro: Sean-Michael Argo / Elenco: Sydney Craven, Imran Adams, Jarreau Benjamin / Sinopse: A criatura alada ressurge das trevas. Ele está na Louisiana, onde um festival de fãs de filmes de terror está celebrando uma noite de halloween. O prato está servido à mesa. E ele está faminto, pois está há 23 anos sem devorar seres humanos.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Em Defesa de Cristo

Um jornalista ateu descobre surpreso que sua esposa se converteu ao cristianismo. Por essa razão, ele resolve pesquisar mais a fundo a história da própria religião. Ele quer provar que tudo não passa de uma grande fraude perpetuada ao longo dos séculos. Só que, conforme vai pesquisando e descobrindo argumentos de livros novos, ele vai se convencendo justamente do contrário. Ele começa a acreditar que pode ter havido algo espetacular na história daquele judeu que viveu do século I. A história do Nazareno pobre que acabou se tornando o personagem mais conhecido e falado de toda a nossa era. E tudo isso o deixa estupefato, uma vez que ele tinha plena certeza que não existiria nada, nem Deus, nem Jesus, nem absolutamente nada. 

Esse filme, como se pode perceber, tem um lado. O lado das pessoas que nutrem alguma fé. O protagonista ateu é apenas um instrumento narrativo para convencer o espectador de que ele estaria completamente errado em suas convicções. Temos assim um roteiro evangelizador acima de tudo. Uma produção feita para o público evangélico americano. Eu gostei do filme. O fato dele ser ambientado na década de 70 traz um aspecto mais interessante em termos de produção. Agora, o que achei frágil mesmo foi o conjunto de argumentos usados para provar a existência de Deus no filme. Eu conheço pelo menos uns dez argumentos bem melhores do que os que são apresentados no filme. Faltou a esse roteiro uma pesquisa melhor em busca de argumentos mais convincentes sobre essa questão. Não acredito que o filme vá converter nenhum ateu, mas pelo menos vai acalentar a crença daqueles que já a possuem.

Em Defesa de Cristo (The Case for Christ, Estados Unidos, 2017) Direção: Jon Gunn / Roteiro: Brian Bird / Elenco: Mike Vogel, Erika Christensen, Faye Dunaway / Sinopse: Jornalista ateu tenta convencer a esposa de que o cristianismo é uma grande farsa histórica. Para trazer bons argumentos, ele começa uma longa pesquisa. E nem tudo acaba saindo como ele queria.

Pablo Aluísio.

O Impossível

Filme novo do velho filão cinematográfico do cinema catástrofe. Aqui temos uma história real. Uma família norte-americana decide passar férias em uma ilha do sudeste asiático. Resort de luxo, hotel 5 estrelas. Muita natureza e piscinas maravilhosas. Mar com águas cristalinas de azul maravilhoso. O símbolo do Paraíso na Terra. Tudo começa bem, eles são bem recebidos e curtem vários dias de descanso e lazer. Só que não contavam com a fúria e a destruição da própria natureza. Um tsunami imenso chega aonde estão hospedados. E as ondas gigantes levam tudo por onde passam. É Claro que se torna uma grande tragédia humana e material. O hotel é destruído, as árvores são arrancadas. Não sobra pedra sobre pedra. 

O marido é interpretado pelo ator Ewan McGregor. Ele perde os filhos de vista assim que tsunami chega na ilha. A esposa, interpretada pela atriz Naomi Watts, ainda tenta se salvar de qualquer maneira. Acaba encontrando um garotinho perdido no meio da destruição. E fica desesperada em busca dos 2 filhos que também tentam sobreviver. O filme é muito bem realizado, é muito bem-produzido. É uma daquelas produções que, podemos dizer, captou bem o momento dessa passagem desse tsunami. Um aspecto interessante é que, apesar de todos os acontecimentos do filme, o roteiro ainda apresenta um final feliz. Feliz em termos, claro, mas diante da enorme tragédia que se sucedeu, acredito que não poderia ser melhor do que aquele. Assista ao filme, vale realmente a pena.

O Impossível (The Impossible, Estados Unidos, Espanha, 2012) Direção: J.A. Bayona / Roteiro: Sergio G. Sánchez, María Belón / Elenco: Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland / Sinopse: Uma família de turistas norte-americanos acaba sendo atingida pela passagem de um tsunami em uma ilha paradisíaca no litoral da Tailândia. Filme baseado em fatos reais.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

O Sobrevivente

O filme se passa em um tempo em que uma grande pandemia mundial matou milhões de pessoas. Isso praticamente significou a queda da civilização tal como a conhecemos. Mas eis que surge uma jovem que parece ter imunidade ao vírus que se espalhou mundo afora. Ela pode ser a chave para a cura desta nova doença. Acaba indo parar na fazenda de um rancheiro solitário, interpretado por Jonathan Rhys Meyers. Ele tenta levar adiante aquela propriedade, mesmo sabendo que será tudo em vão, mais cedo ou mais tarde. O problema é que a garota também é alvo de perseguição por fanáticos extremistas. Entre eles está um pastor enlouquecido e alucinado, interpretado por John Malkovich. Ele colocou na cabeça que Deus o enviou em uma missão de salvação do mundo. Ele deve encontrar a jovem imune e ter um filho com ela. Esse filho será o Salvador da humanidade, o novo Messias.

Esse pastor enlouquecido é rodeado por um grupo de seguidores fanatizados, armados até os dentes. Olha só, me lembrou até mesmo de certos líderes religiosos aqui no Brasil. Pois bem, ele parte pra cima do rancheiro e da garota. E assim se trava uma luta de muita violência. Eu não diria que esse filme é ruim, mas eu diria que ele é bem banal. A boa premissa se perde rapidamente. O filme se mostra arrastado em certos momentos. O roteiro é preguiçoso. A partir de determinado momento tudo se resume em uma luta entre os personagens. Não há muita originalidade. No final o que sobra é um filme que desperdiça uma boa premissa em troca de nada.

O Sobrevivente (The Survivalist, Estados Unidos, 2021) Direção: Jon Keeyes / Roteiro: Matthew Rogers / Elenco: Jonathan Rhys Meyers, John Malkovich, Ruby Modine / Sinopse: Em um mundo devastado por uma pandemia mundial, um fazendeiro, uma garota em perseguição e um grupo de religiosos insanos travam uma luta de vida ou morte. 

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

John Wayne: O Anti-herói Americano

Documentário francês sobre a carreira do ator John Wayne. Começa mostrando o jovem que trabalhava nos estúdios de cinema carregando os cenários de um lugar para o outro. Depois ele foi ganhando confiança e pedindo papéis como figurante. Como sabia montar bem, acabou ganhando seu espaço. Em pouco tempo, estava atuando em filmes B de faroeste. A mudança definitiva aconteceu quando ele se tornou amigo do diretor John Ford. Esse cineasta não considerava Wayne um bom ator, mas acreditava que ele tinha um tipo interessante. Por isso, praticamente o salvou de virar um ator de filmes B pelo resto da vida. Escalou Wayne para atuar em grandes filmes, alguns grandes clássicos da história do cinema. Isso mudou tudo. 

O documentário também mostra o lado mais polêmico da vida de John Wayne. Principalmente o lado referente ao aspecto político. Ele era um conservador ao velho estilo ou conforme algumas opiniões, um reacionário de carteirinha. Ajudou na caça às bruxas em Hollywood. Acabou ganhando antipatias por todo o meio. Curiosamente, apesar desse seu discurso de patriotismo, ele se esquivou de ir lutar na Segunda Guerra Mundial. Pressionado, tentou se alistar no exército, mas acabou sendo recusado. Respirou aliviado depois disso! Ele não queria ir para a guerra!

Enquanto outros astros de Hollywood estavam servindo na guerra, John Wayne ficou nos Estados Unidos. E nesse período, reinou absoluto. Atuou em grandes sucessos de bilheteria. E se tornou o ator mais bem pago da indústria cinematográfica americana. Levou sua forma de pensar para o cinema também. Um exemplo bem explorado pelo documentário é o filme "Os Boinas Verdes". Nessa produção, ele louvava a invasão dos Estados Unidos no Vietnã. 

Mostra também que ele acabou sendo corroído por um terrível câncer no pulmão. O documentário tira uma casquinha, mostrando o ator fazendo propagandas e comerciais para marcas famosas de cigarro. Por fim, o documentário resgata um belo registro histórico. Trata-se da última aparição pública do ator. Abatido e magro, ele foi na entrega do Oscar. Morreria apenas dois meses depois dessa última cerimônia. Enfim, gostei bastante do documentário. Resgata imagens preciosas e debate a personalidade complexa e polêmica do ator. Interessante notar que vai agradar tanto aos fãs de John Wayne, quanto aos seus detratores. 

John Wayne: O Anti-herói Americano (John Wayne, l'Amérique à tout prix, França, 2019) Direção: Jean-Baptiste Péretié / Roteiro: Jean-Baptiste Péretié / Elenco: John Wayne, John Ford, Raoul Walsh / Sinopse: Documentário que resgata e explora a história e a carreira do icônico ator clássico John Wayne. O filme mostra cenas de seus filmes, documentários jornalísticos da época e discute sobre suas polêmicas posições políticas.

Pablo Aluísio.

domingo, 13 de novembro de 2022

Nada de Novo no Front

O livro “Nada de novo no front”, de Erich M. Remarque, é um clássico da literatura alemã. O autor do livro lutou na Primeira Guerra Mundial e serviu como soldado. Ele sentiu na pele todo o drama e o desastre daquela guerra. Ele esteve nas trincheiras no meio da lama, entre soldados doentes, sendo atacados por gases tóxicos. O livro não se assume como autobiográfico, mas fica claro, desde o começo, que ele traz impressões muito pessoais do que aconteceu. A visão de alguém que esteve no front de Batalha. O primeiro filme foi feito poucos anos depois do lançamento do livro. Se tornou uma obra-prima do cinema. Agora temos uma nova versão que eu posso dizer, sem dúvida, que também é uma obra-prima. Esse novo filme é excelente. Com ótima produção da Netflix, este é um filme obrigatório neste ano de 2022. Ele retrata todo o horror e a estupidez da guerra e do militarismo. A insanidade causada por um patriotismo insano e fora de foco. Os falsos valores e tudo o que vem de mal em decorrência disso. 

A história conta a vida de um jovem alemão. Incentivado pelos professores na escola e pelos próprios amigos resolve se alistar no exército da Alemanha. Ele quer a glória, a honra de ser um combatente na Primeira Guerra. Um erro, um erro terrível que ele cometeria, como depois ele ia bem perceber. No campo de batalha descobre que o militarismo e os outros valores que ele achava tão importantes não trazia glória nenhuma, mas sim miséria e tragédia. Seus amigos morreriam nas trincheiras, abandonados à própria sorte. E enquanto os jovens soldados se matavam na lama, os oficiais e os homens da diplomacia viviam em ambientes luxuosos, comendo do bom e do melhor, com suas belas taças de vinho na mão. Aos soldados sobrava roubar alimentos dos fazendeiros das regiões por onde passavam para não morrerem de fome. Um grande livro que resultou em dois maravilhosos filmes. Sua grande mensagem é a de que a guerra não torna ninguém grande e nem mais glorioso do que qualquer outra pessoa. Pelo contrário, a guerra só transforma homens em bestas selvagens. 

Nada de Novo no Front (Im Westen nichts Neues, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, 2022) Direção: Edward Berger / Roteiro: Edward Berger / Elenco: Felix Kammerer, Albrecht Schuch, Aaron Hilmer / Sinopse: Paul Bäumer, um jovem alemão, se alista no exército da Alemanha durante a primeira guerra mundial. Era o ano de 1917 e ele acabaria descobrindo todo o horror e a insanidade de uma guerra de grandes proporções como aquela.

Pablo Aluísio.

sábado, 12 de novembro de 2022

Blonde

Ontem, finalmente assisti ao filme Blonde. Essa produção, que se propõe a contar parte da história da atriz Marilyn Monroe, tem sido alvo de polêmicas desde seu lançamento. Antes de qualquer coisa, é importante salientar que o filme não é baseado estritamente na biografia de Marilyn Monroe. Na realidade, é a adaptação de um romance escrito por Joyce Carol Oates que, por sua vez, traz elementos da vida da famosa diva do cinema clássico. E nesse ponto encontro o maior mérito desse filme. A narrativa não é convencional. Muito pelo contrário, ela navega por um viés mais psicológico, tentando captar as emoções, as dores emocionais e os pensamentos confusos da artista em sua trajetória. Por ter essa narrativa tão diferenciada, o filme é mais recomendado para quem conhece mais em profundidade a vida da atriz. Esse roteiro não está preocupado em explicar as coisas de forma muito detalhada. O espectador tem que ter um certo grau de conhecimento sobre Marilyn para entender todas as nuances dessa linha de narração do roteiro. 

De forma em geral, gostei bastante do resultado artístico desse filme. Achei o roteiro muito inteligente e muito bem construído no lado psicológico da atriz. Expõe as dores emocionais que ela sofreu nos momentos mais cruciais e cruéis de sua vida. Interessante notar que a atriz Ana de Armas fez um trabalho realmente excepcional. Ela está muito bem no papel. Não é apenas fisicamente parecida com Marilyn, como também muito bem-sucedida ao recriar a conhecida personalidade histriônica de Marilyn. Essa personalidade da criança indefesa não era a única que a atriz tinha para se relacionar com quem convivia com ela. Mas para a proposta do filme, ela ficou muito adequada.  Já tinha lido que esse filme trazia uma versão um pouco cruel da vida de Marilyn. Discordo desse ponto de vista. A vida dela foi sofrida, não há como fugir dessa realidade. Assim, meu veredito final é que se trata de um filme muito bom. Merece reconhecimento, inclusive no Oscar.

Blonde (Estados Unidos, 2022) Direção: Andrew Dominik / Roteiro: Andrew Dominik / Elenco: Ana de Armas, Adrien Brody, Lily Fisher, Julianne Nicholson / Sinopse: O filme tenta capturar a mente e as dores emocionais da atriz Marilyn Monroe em momentos importantes e cruciais de sua vida.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

O Contador de Cartas

Esse filme foi produzido pela aclamado cineasta Martin Scorsese. Ele só não dirigiu o filme por conta própria, porque não tinha tempo, problemas de agenda. Assim, resolveu passar o roteiro para um colega cineasta e apenas assinou a produção. O filme conta a história real de um ex militar que passa a viver ganhando dinheiro em cassinos por todos os Estados Unidos. Ele é um contador de cartas, ou seja, um sujeito que aprendeu a técnica de contar as cartas do baralho. Isso é proibido e é considerado ilegal em diversos estados norte-americanos. Se o jogador for pego contando cartas, ele acaba tendo problemas com a lei, indo parar na cadeia. Só que esse protagonista do filme, é um sujeito mais discreto. Ao invés de ganhar grandes boladas na mesa, ele se contenta em ganhar um pouquinho e não chamar muita atenção para si. É o seu segredo para não ir ser preso. Esse personagem realmente foi baseado em uma pessoa real. E por isso, o roteiro trata muito bem de seu background histórico, de seu passado. 

Enquanto foi militar, ele participou de atividades ilegais no exército americano. Acabou entrando em um grupo organizado e especializado em torturar presos durante a guerra do Golfo. A coisa toda pesou para o seu lado. Em uma atividade assim, você deixa diversos inimigos pelo meio do caminho. E durante uma de suas competições em um cassino, ele conhece um jovem. Esse rapaz é filho de um outro militar que também se envolveu com um grupo de tortura. Acabou sendo morto por essa razão, e agora quer vingança de um oficial, um antigo comandante do batalhão. A situação, obviamente, fica tensa. O roteiro, assim, explora essa situação de acerto de contas com o passado. Um bom filme, nada muito maravilhoso, mas mesmo assim podemos considerar um bom filme. Conta sua história de forma adequada. E não decepciona quem vai acompanhando os acontecimentos. Seria uma pequena obra-prima nas mãos de Martin Scorsese, mas isso infelizmente não foi possível. 

O Contador de Cartas (The Card Counter, Estados Unidos, 2021) Direção: Paul Schrader / Roteiro: Paul Schrader / Elenco: Oscar Isaac, Willem Dafoe, Tiffany Haddish, Tye Sheridan / Sinopse: O filme conta a história de um ex militar, agora contador de cartas em cassinos pelos Estados Unidos, que precisa acertar contas com seu passado.

Pablo Aluísio.