segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Labirinto de Paixões

Título no Brasil: Labirinto de Paixões
Título Original: The Spiral Road
Ano de Produção: 1962
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Robert Mulligan
Roteiro: John Lee Mahin, Neil Paterson
Elenco: Rock Hudson, Burl Ives, Gena Rowlands
  
Sinopse:
1936. Um jovem médico chamado Dr. Anton Drager (Rock Hudson) chega para trabalhar numa isolada e distante colônia holandesa no Pacífico Sul. A região é foco de doenças tropicais graves como lepra, peste negra e cólera. Drager deseja trabalhar ao lado do veterano Dr. Brits Jansen (Burl Ives) pois quer usar sua experiência em sua pesquisa que pretende publicar quando estiver de retorno à Europa. Só que Jansen, embora seja um excelente médico, não está preocupado com esse tipo de detalhe. Ele quer mesmo é ajudar aquelas comunidades nativas. Drager chega para trabalhar ao seu lado justamente quando explode uma epidemia de peste negra causada por pulgas de ratos selvagens. A única saída é queimar toda a vila. E isso é apenas o começo de seus serviços naquele lugar esquecido por Deus. Filme vencedor do Bambi Awards na categoria de Melhor Ator (Rock Hudson).

Comentários:
"Labirinto de Paixões" é um drama que explora a dura vida de médicos holandeses em colônias situadas nas distantes ilhas ao redor de Bornéu, nos mares do sul. O protagonista interpretado por Rock Hudson está lá para cumprir um contrato de cinco anos com a companhia das Índias orientais, mas na verdade não tem a menor intenção de viver ali. Ele pretende recolher informações valiosas para suas pesquisas para depois se consagrar no meio acadêmico europeu. Só que o dia a dia como médico naquele cenário tropical deslumbrante e também avassalador não é nada fácil. Drager (Hudson) conhece missionários religiosos que vivem lá, inclusive um bondoso casal de estrangeiros que dedicou toda a sua vida para erguer e cuidar de uma colônia de leprosos. A esposa inclusive pagou caro pela sua missão, sendo ela própria contaminada pela terrível lepra. Esse tipo de dedicação ao próximo até o abala internamente, mas Drager prefere continuar com seus objetivos. Ele também nutre um sentimento de certa rejeição aos valores religiosos pois na verdade é ateu - embora seja filho de um pastor. Ao se deparar com a oportunidade de trabalhar ainda mais adentro da floresta, em um ponto avançado praticamente abandonado, Drager acaba se vendo frente a frente com seu próprio modo de ser e pensar. 

A vida no limite colocará suas convicções à prova, principalmente após ter que enfrentar um nativo misterioso, que se diz feiticeiro e dono de poderes malignos envolvendo magia negra. O roteiro desse filme é bem rico. Ele começa como drama, depois traz pitadas de romance (com o relacionamento entre o personagem de Rock Hudson e a doce Els de Gena Rowlands) e finalmente termina como aventura, com doses de psicologismo exacerbado. O arrogante médico de Hudson é tragado pelas forças da natureza e passa por um período de enlouquecimento e delírio. Essas cenas, já na terça parte final do filme, trazem uma boa oportunidade de Rock mostrar que não era apenas um galã de cinema. De barba grande e roupas em farrapos, ele se sai muito bem. Gostei de sua força de vontade em expressar a terrível tortura psicológica pela qual passa seu personagem. Por fim merecem elogios também a inspirada interpretação de Burl Ives. Imenso, arrebatador e desenvolvendo uma personalidade complexa, ele é um dos grandes atrativos para se conferir esse filme que pode ser até mesmo considerado surpreendente.

Pablo Aluísio.

Robur, o Conquistador do Mundo

Título no Brasil: Robur, o Conquistador do Mundo
Título Original: Master of the World
Ano de Produção: 1961
País: Estados Unidos
Estúdio: American International Pictures (AIP)
Direção: William Witney
Roteiro: Richard Matheson, baseado na obra de Jules Verne
Elenco: Vincent Price, Charles Bronson, Henry Hull, Mary Webster
  
Sinopse:
No século XIX um gênio enlouquecido, o Capitão Robur (Vincent Price), decide erradicar todas as guerras do mundo. A bordo de uma maravilhosa máquina voadora chamada Albatroz, ele lança ultimatos a todos os governos do mundo: ou eles param de se armar para promoverem guerras internacionais entre si ou então ele destruirá todas as capitais das grandes nações ao redor do planeta. Robur está decidido a cumprir todas as suas ameaças, mas antes terá que enfrentar John Strock (Charles Bronson), um funcionário do departamento de defesa dos Estados Unidos que está disposto a destruir todos os planos megalomaníacos do insano Robur.

Comentários:
Mais uma adaptação para o cinema da obra literária do genial escritor Júlio Verne (1828 - 1905). Na realidade podemos dizer que Verne foi praticamente o inventor da literatura fantástica e de ficção científica, onde ele procurava antecipar o que aconteceria no futuro. Antes da própria invenção do avião, Verne nesse livro acabou antecipando em muitos anos o aparecimento do uso militar de aeronaves. Como se sabe Verne foi um escritor muito produtivo, lançando praticamente um livro novo a cada ano. Ele era muito popular em sua época e por essa razão várias estórias de sucesso eram readaptadas em novas aventuras como novos personagens. Esse é o caso do personagem Rubor. Lançado originalmente em 1886 no livro "Robur, o conquistador!" ele era na verdade uma readaptação do próprio Nemo de "Vinte Mil Léguas Submarinas", lançado em 1870. A única mudança significativa vinha do fato de Robur viajar em um dirigível, enquanto Nemo cruzava os mares em seu submarino Náutilus. Ambos eram gênios incompreendidos, que defendiam uma bela causa, mesmo usando para isso de métodos completamente errados para atingirem seus objetivos supostamente nobres. 

Já o filme "Robur, o Conquistador do Mundo" não contou com uma grande produção como aconteceu no caso de Nemo para a Disney. Aqui os efeitos especiais, que já não eram tão bons na época de seu lançamento, envelheceram dramaticamente com o tempo. Tudo vai soar muito jurássico para o público atual. Mesmo assim o filme conseguiu manter seu charme por causa da presença de bons atores, em especial Vincent Price como Rubor. Ator de formação teatral, ele consegue em cena manter a atenção, principalmente por causa de seu romantismo fora de moda, de seus ideais impossíveis de alcançar e de uma certo ingenuidade na luta por seus valores. O pior deles é combater as guerras mundiais com ainda mais violência! Já Charles Bronson está novamente interpretando um personagem secundário. Por essa época o ator era especializado em interpretar apenas papéis de apoio para astros de Hollywood. A direção de arte procura, com seus poucos recursos, recriar o mundo vitoriano de Verne. Pena que hoje em dia não consiga mais causar qualquer impacto visual por causa da precariedade dos efeitos especiais que o tempo tratou de destruir ainda mais. O que salva o filme como um todo, ainda nos dias de hoje, são os maravilhosos personagens criados pelo escritor Júlio Verne, sua mensagem de pacifismo equivocado e, é claro, a dose nostálgica que certamente se abaterá sobre os mais velhos. Pensando bem um remake moderno até que não seria uma má ideia. De qualquer maneira deixo a dica de uma produção da época em que Hollywood era mais inocente e criativa.

Pablo Aluísio.

domingo, 20 de novembro de 2016

O Vale das Paixões

Título no Brasil: O Vale das Paixões
Título Original: This Earth Is Mine
Ano de Produção: 1959
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Henry King
Roteiro: Casey Robinson, baseado na obra de Alice Tisdale Hobart
Elenco: Rock Hudson, Jean Simmons, Claude Rains, Francis Bethencourt, Cynthia Chenault, Dorothy McGuire, Kent Smith, Anna Lee.
  
Sinopse:
Após viver por praticamente toda a sua vida em Londres, a jovem Elizabeth Rambeau (Jean Simmons) retorna para viver na grande fazenda de seu avô na Califórnia. Rico produtor de uvas, ele agora vê seu outrora glorioso império em risco já que está vigorando nos Estados unidos a Lei Seca que proíbe a venda de bebidas alcoólicas. Para seu neto John (Rock Hudson) a única saída seria a venda da produção para gangsters e contrabandistas de Chicago, algo que deixa o velho patriarca completamente contrariado e ofendido, já que ele sempre primou pelo trabalho e pela honestidade. Mesmo usando de táticas ilegais, a elegante e refinada Elizabeth acaba ficando atraída por seu primo John, relevando suas falhas de caráter. O problema é que sua tia já lhe arranjou um casamento com um rico proprietário de terras, o culto, mas frívolo, Andre Swann (Francis Bethencourt). Filme indicado ao Golden Globes na categoria de Melhor revelação feminina (Cynthia Chenault).

Comentários:
Belo filme. É um daqueles dramas americanos dos anos 50 que investe nos problemas e atritos envolvendo um grande clã familiar, ricos donos de terras na Califórnia (no Napa Valley), que precisam agora se adequar aos novos tempos e aos novos desafios. A família Rambeau vive das vinheiras a perder de vista, mas ao mesmo tempo precisa superar velhos traumas envolvendo seus membros. O caso de John Rambeau (Rock Hudson) é um deles. Ele é filho bastardo da filha do velho patriarca, fundador do império de terras. No passado sua mãe se envolveu com o marido de sua própria irmã, caso amoroso escandaloso que acabou gerando John. Todos na família conhecem esse escândalo, mas ninguém ousa tocar no assunto. Criado assim como se fosse um pária (seu avô nunca gostou dele), John resolve apostar tudo para ficar rico e próspero. Para isso vale tudo mesmo, até se aliar com o mundo do crime de Chicago. Pior do que isso, ele começa a intimidar todos os pequenos produtores de uvas da região que não aceitam entrar em seu esquema. Afora todos esses conflitos John ainda precisa se acertar com sua prima, a bonita Elizabeth. Criada na Europa ela tem um refinamento que é bem estranho para John. Mesmo sendo tão diferentes entre si acabam se apaixonando, só que a tia deles pretende que Elizabeth se case com um rico herdeiro da região, tudo com o objetivo de unir as vinícolas, aumentando ainda mais seu poder e riqueza. Um casamento forjado, meramente de interesse, que tem pouco a ver com sentimentos verdadeiros. 

Do elenco três nomes se destacam. O primeiro é o do próprio Rock Hudson. Ele sempre procurou interpretar personagens acima do bem e do mal, íntegros e honestos. Aqui temos uma pequena exceção, pois seu John Rambeau é um tanto dúbio em seus princípios éticos. Ele não está muito interessado em saber o que é certo, mas sim em ficar rico, a todo custo. Jean Simmons também surpreende, apesar de seu papel ser menos interessante. Sua Elizabeth se resume em uma beldade, uma heroína de filmes desse estilo. Pelo menos está bem bonita em cena, diria até exuberante. Por fim há a grande interpretação do veterano Claude Rains que dá vida ao velho patriarca Philippe Rambeau. Mesmo diante de uma grande crise causada pela Lei Seca ele se recusa a deixar de ser um homem honesto e respeitador das leis de seu país. Um fazendeiro tradicional que sabe o valor que tem. Filme muito bom, com personagens complexos e bem desenvolvidos, tudo abrilhantado pelos excelentes cenários naturais de uma Califórnia que unia o velho sonho americano aos desafios de um novo tempo, de uma nova era. Vale a recomendação para os fãs de filmes clássicos.

Pablo Aluísio.

Um Yankee na R.A.F.

Título no Brasil: Um Yankee na R.A.F.
Título Original: A Yank in the R.A.F.
Ano de Produção: 1941
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Henry King
Roteiro: Darrell Ware, Karl Tunberg
Elenco: Tyrone Power, Betty Grable, John Sutton, Reginald Gardiner
  
Sinopse:
1941. Os Estados Unidos ainda não entraram na II Guerra Mundial. Eles procuram pela neutralidade em relação ao caos que se instala na Europa. A Inglaterra está em guerra com a Alemanha Nazista e o piloto americano Tim Baker resolve aceitar uma tentadora proposta para pilotar aviões ingleses sobre a Alemanha. O governo daquele país oferece mil dólares por missão, uma pequena fortuna na época. Em Londres Tim, por mero acaso, acaba reencontrando a corista e cantora Carol Brown (Betty Grable), uma garota que ele namorou no passado, mas que resolveu deixar de lado sem maiores explicações. Ele quer voltar para ela antes da próxima missão, mas Carol não cede aos seus galanteios, pois definitivamente não quer ser enganada novamente. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais (Fred Sersen e Edmund H. Hansen).

Comentários:
Antes de qualquer coisa é bom esclarecer que se você estiver em busca de um filme com bastante ação sobre a II Guerra Mundial, bem movimentado, com várias cenas de batalha aérea pelos céus da Europa, esse "A Yank in the R.A.F." não seria dos mais indicados. Isso porque o roteiro claramente valoriza mais o romance entre a corista interpretada por Betty Grable e o piloto americano de Tyrone Power do que qualquer outra coisa. Só para se ter uma ideia do que estou escrevendo basta saber que nada mais do que dois terços do filme é quase que exclusivamente apoiado no vai e vem do namorico entre eles. Power interpreta um sujeito audacioso, galanteador, mas também bem dado a piadinhas e gracinhas. Grable é a corista que no passado foi enganada por sua lábia. Eles se reencontram na Inglaterra, nas vésperas dos Estados Unidos entrarem na guerra, e recomeça o jogo de sedução entre o casal. Power avança, mas Betty Grable contém suas cantadas. Ela aliás vai muito bem, obrigada, com mais dois outros oficiais ingleses lhe cortejando o tempo todo. 

Um deles até lhe propõe casamento! Por que daria bola para aquele americano falastrão e de certo modo enganador? Um Dom Juan tardio? Claro que no fundo ela gosta de suas investidas, mas mantém a posição de durona em relação a ele. Nesse meio tempo aproveita para cantar e encantar pois ainda era bastante jovem e bonita quando o filme foi realizado. Ela tinha apenas 25 anos quando a fita foi rodada e está realmente uma graça em cena. Já Power... bom, o estilo de seu personagem não ajuda muito. Ele é muito gaiato para que nos importemos com o que vai lhe acontecer. O roteiro tenta traçar a personalidade de alguém muito simpático e sorridente, mas que no final só o deixa meio chato e inconveniente. Pois bem, depois de 70 minutos desse romance indeciso entre Power e Grable finalmente o filme apresenta uma boa cena de ação, um bombardeiro aéreo sobre Berlim. Os efeitos especiais usados nessa sequência (com uso de maquetes e outras técnicas, inclusive desenhos animados) ajuda um pouquinho a despertar, mas o teor de ação é realmente minimizado. Assim se você estiver em busca de um bom filme de guerra, daqueles mais tradicionais, desista. Por outro lado se a procura for por um romance bem ao estilo dos anos 40 então o filme certamente lhe é indicado. Em suma, uma (quase) comédia romântica com a Guerra Mundial como pano de fundo. Até simpático, mas nada muito além disso.

Pablo Aluísio.

sábado, 19 de novembro de 2016

Gaivota Negra

Título no Brasil: Gaivota Negra
Título Original: Frenchman's Creek
Ano de Produção: 1944
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Mitchell Leisen
Roteiro: Talbot Jennings, baseado na obra de Daphne Du Maurier
Elenco: Joan Fontaine, Arturo de Córdova, Basil Rathbone
  
Sinopse:
Frustrada por um casamento infeliz, Lady Dona St. Columb (Joan Fontaine) resolve se afastar do marido que considera um tolo. Com os dois filhos ela viaja até sua antiga propriedade na costa da Inglaterra. Há muito que a velha mansão está abandonada e empoeirada. Lá porém ela se sente muito mais feliz e calma. O que ela nem desconfia é que há um navio pirata francês na costa, bem perto de sua casa. O corsário Jean Benoit Aubrey (Arturo de Córdova) está fazendo reparos em sua embarcação. Em pouco tempo se conhecem e nasce daí uma inegável e perigosa atração romântica. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Direção de Arte (Hans Dreier e Ernst Fegté).

Comentários:
Filme de piratas tradicionalmente sempre fizeram muito sucesso de bilheteria. Esse aqui é um pouco diferenciado pois ao invés de valorizar as aventuras e lutas de capa e espada se concentra mais no romance entre uma nobre inglesa que não suporta mais seu casamento falido e um pirata francês que se esconde na costa de seu país. Apesar de ser um corsário ele se mostra muito cavalheiro e galanteador, sempre pronto a falar algo bonito para ela. Não demora nada e Lady Dona fica completamente apaixonada por seu estilo e modo de viver que ela começa a associar com liberdade, algo que nunca teve em sua vida pessoal. O Latin Lover Arturo de Córdova interpreta o capitão pirata francês (apesar dele ter nascido no México). Um típico galã da época, ele tinha boa postura em cena, mas no geral não conseguia passar de um canastrão bem intencionado. Melhor se sai a estrela Joan Fontaine, a irmã mais velha (e dizem mais talentosa) de Olivia de Havilland. Seu personagem exigiu até bastante dela, principalmente no aspecto físico, porém não abriu margem para uma grande atuação pois o filme em si é apenas um romance de aventuras, com pequenos toques de bom humor (que surgem principalmente quando Joan Fontaine se tenta passar por um jovem pirata). Como eu frisei o filme como um todo não se destaca muito no quesito aventura. Não há grandes cenas nesse aspecto. A caravela La Gaivota é toda pintada de branco (ao contrário do equivocado título nacional que se chama "Gaivota Negra") e não se destaca muito se comparada a outros navios de grande porte já vistos em filmes desse tipo. A única grande novidade talvez venha pela ousadia da história (baseada no romance de Daphne Du Maurier) pois a protagonista é uma mulher adúltera, com filhos, que resolve se enamorar de um ladrão dos mares estrangeiro ao mesmo tempo em que luta contra os seus próprios compatriotas. Vamos convir que era ousadia demais para aqueles tempos tão conservadores e moralistas. Por fim se você realmente gostar do enredo sugiro uma versão feita para a TV em 1998 com Tara Fitzgerald e Anthony Delon. Bem interessante.

Pablo Aluísio.

Modas de 1934

Título no Brasil: Modas de 1934
Título Original: Fashions of 1934
Ano de Produção: 1934
País: Estados Unidos
Estúdio: First National Pictures
Direção: William Dieterle
Roteiro: F. Hugh Herbert, Carl Erickson
Elenco: William Powell, Bette Davis, Frank McHugh
  
Sinopse:
Sherwood Nash (Powell) é um vigarista do mundo da moda. Para ficar rico e ganhar muito dinheiro ele não quer se esforçar muito. Nada de quebrar a cabeça para criar belos modelos de roupas femininas. Ao invés disso ele decide simplesmente copiar e plagiar os mais belos vestidos de Paris para vender de forma barata para seu público alvo, enganando as mulheres que fazem parte de sua clientela. A jovem Lynn Mason (Bette Davis) acaba se envolvendo em uma grande confusão ao se aproximar de Nash. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Figurino (Eugene Joseff).

Comentários:
Comédia leve e bem humorada que valoriza a figura da atriz Bette Davis. Ela surge na tela ainda bem jovem, com os cabelos platinados (uma moda ainda bem recente quando o filme foi lançado) e muito à vontade desfilando o que havia de mais chic e elegante no mundo fashion daquela época. Um dos aspectos interessantes desse filme foi o fato de que, pela primeira vez, Davis se considerou injustiçada pelo cachê dez vezes menor do que recebeu o ator William Powell. Era um exemplo da diferença salarial que existia em Hollywood naqueles tempos (algo que infelizmente perdura até os dias de hoje). O personagem de Powell, como já foi escrito, é em essência um vigarista do mundo da moda, copiando os desenhos dos vestidos mais elegantes, com o objetivo de ganhar muito dinheiro com as criações alheias. Ele também precisa dar vazão a um imenso lote de penas de avestruz, que ele precisa de todo jeito voltar a transformar em moda. Isso inclusive dá origem a uma bela cena musical com coristas no palco, dançando uma bonita coreografia com as tais penas. Ficou bonito, lembrando até o nosso teatro de revista. Em suma, uma comédia musical simpática, bem ensaiada e que conta com as carismáticas presenças da dupla William Powell e Bette Davis, passando uma ótima química entre eles para a tela. Vale a pena assistir para conhecer um pouco melhor o cinema americano da década de 1930, ainda bastante influenciado pela cultura teatral da Broadway de Nova Iorque.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Águias em Alerta

Título no Brasil: Águias em Alerta
Título Original: A Gathering of Eagles
Ano de Produção: 1963
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Delbert Mann
Roteiro: Robert Pirosh, Sy Bartlett
Elenco: Rock Hudson, Rod Taylor, Mary Peach

Sinopse:
O Coronel Jim Caldwell (Rock Hudson) é designado para trabalhar no Comando Aéreo Estratégico dos Estados Unidos, em uma função de extrema importância para a defesa do país. Comandante de uma equipe altamente bem treinada de tripulantes dos poderosos aviões bombardeios B-52 o militar, recém casado, precisa conciliar suas responsabilidades profissionais com sua vida pessoal, algo que não será nada fácil.

Comentários:
Um filme muito curioso que tenta mostrar aspectos do cotidiano e da vida dos militares da força aérea americana bem no meio de um dos períodos mais conturbados da história daquela nação. Em meio a uma guerra fria com a União Soviética, os americanos tentavam levar uma vida normal, conciliando um estado de permanente tensão com suas vidas pessoais. É justamente em cima disso que o roteiro se desenvolve ao mostrar como a vida privada de um militar de alta patente era afetada pelo clima de ansiedade e paranóia que existia na época. Curiosamente a crítica acabou afirmando em seu lançamento que o filme era no fundo um semi-documentário por causa da extrema fidelidade que tentou reproduzir nos mínimos detalhes a vida de um Coronel naqueles anos de cortina de ferro. Há por isso também um certo humor involuntário nas cenas, principalmente quando o personagem de Rock Hudson precisa informar ao comando todos os seus passos, inclusive os mais íntimos. Enfim, uma produção que diverte e instrui em doses exatas.

Pablo Aluísio.

Gestapo

Título no Brasil: Gestapo
Título Original: Night Train to Munich
Ano de Produção: 1940
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Carol Reed
Roteiro: Gordon Wellesley, Sidney Gilliat
Elenco: Margaret Lockwood, Rex Harrison, Paul Henreid

Sinopse:
Após invadir a Tchecoslováquia as tropas nazistas começam a se apoderar do complexo industrial do país. Um homem em especial, o especialista em aço usado em armamentos Axel Bomasch (James Harcourt), logo se torna alvo dos alemães, uma vez que um de seus projetos pode ser usado para reforçar os tanques do Reich. Antes que isso venha acontecer porém Bomasch e sua filha conseguem fugir para a Inglaterra, onde passam a ser monitorados por agentes da Gestapo. O objetivo desses espiões é levar Bomasch de volta para a Alemanha, onde Hitler deseja usá-lo na indústria bélica nazista. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro Original.

Comentários:
Pequena obra prima dos filmes clássicos de espionagem da década de 1940. O enredo explora os serviços de inteligência da Inglaterra e Alemanha, onde ambos disputam a posse do mesmo homem, um inventor e especialista em materiais blindados. É importante chamar a atenção para o fato de que a produção foi realizada antes da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, por essa razão não existem personagens americanos no roteiro, uma precaução dos estúdios Fox em não despertar uma crise diplomática. Isso porém não impediu o diretor Carol Reed em transformar os alemães em vilões desalmados. De forma muito inovadora o roteiro (que inclusive foi indicado ao Oscar) já trata de temas até então pouco explorados pelo cinema americano como os campos de concentração nazistas, muito embora naquela altura ainda não se sabia exatamente quais atrocidades eram cometidas dentro de suas instalações. Rex Harrison interpreta um agente inglês que ousa ir até a Alemanha disfarçado de um major do eixo. Sua missão é libertar Bomasch e sua filha das garras nazistas numa viagem de trem até Munique (o que acaba dando nome ao filme). No geral "Night Train to Munich" tem de tudo um pouco, suspense, mistério, aventura e até mesmo romance. Para os que apreciam filmes clássicos sobre a guerra é um prato cheio.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A Morte e a Donzela

Um Polanski pouco lembrado. Baseado na peça teatral escrita por Ariel Dorfman o filme não consegue negar em nenhum momento suas origens teatrais. E o que isso significa? Bom, basicamente que você terá pela frente uma história passada praticamente toda entre quatro paredes, com ênfase sobretudo nos diálogos. No enredo Sigourney Weaver interpreta uma ativista política, esposa de um advogado proeminente em um país latino-americano (que nunca é revelado completamente pelo roteiro), que acaba caindo numa armadilha psicológica e física. O roteiro, como não poderia deixar de ser, explora bastante a mente de pessoas que são submetidas a torturas.  Roman Polanski acabou realizando um filme duro, onde os personagens não parecem dispostos a perdoar e nem a serem perdoados.

Da vasta e importante filmografia do diretor esse é, como já escrevi, um momento mais esquecido de sua carreira. Talvez seu viés mais comercial (sim, o filme foi acusado de ser comercial demais, por mais estranho que isso possa parecer!) acabou ofuscando suas próprias qualidades como obra cinematográfica. De minha parte o filme agradou bastante, principalmente pela atuação visceral de Sigourney Weaver, que deixando de lado sua franquia "Aliens" se entregou completamente ao papel. Muito provavelmente seja seu momento mais forte nas telas. A produção foi inteiramente rodada na Europa, em especial com locações na França e na Espanha, haja visto que o diretor não pode colocar seus pés nos Estados Unidos pois pesa contra ele uma condenação por um suposto crime que teria cometido por lá na década de 1970.

A Morte e a Donzela (Death and the Maiden, Estados Unidos, Inglaterra, França, 1994) Direção: Roman Polanski / Roteiro: Rafael Yglesias / Elenco: Sigourney Weaver, Ben Kingsley, Stuart Wilson / Sinopse: Um jogo de vida ou morte entre um homem e uma mulher. Filme indicado ao Independent Spirit Awards, na categoria de Melhor Filme do Ano.

Pablo Aluísio.

Almas Gêmeas

Outro bom filme que pouca gente se lembra. O curioso é que o filme foi dirigido por Peter Jackson, bem no comecinho de sua carreira. Foi de fato a primeira produção cara, com elenco classe A, dirigida por Jackson em Hollywood. Antes disso ele não tinha feito praticamente nada e só havia chamado discretamente a atenção por causa dos estranhos filmes "Trash - Náusea Total" e "Fome Animal" (apreciados apenas pelos fãs do estilo mais podreira). É até surpreendente que um grande estúdio americano tenha apostado suas fichas em um filme como esse, que seria dirigido por um diretor underground e pouco conhecido fora de seu nicho. Apesar de ter praticamente tudo contra Jackson acabou realizando uma bonita obra de arte, muito surrealista e sensorial. "Heavenly Creatures" tem um estilo bem próprio, que mais parece um longo sonho estilizado.

A direção de arte é muito bonita e criativa e o elenco está muito bem, em especial a atriz Kate Winslet, ainda distante do estouro de "Titanic", que seria realizado alguns anos depois. Interessante também citar que o diretor James Cameron optou por ela justamente por causa desse filme, quem diria. Sua personagem tinha um estilo vitoriano de ser, o que acabou convencendo Cameron na escalação de Winslet no papel de Rose DeWitt Bukater. Já Peter Jackson também iria se consagrar nos anos que viriam, principalmente por causa de uma das franquias mais bem sucedidas da história, "The Lord of the Rings", mas claro que isso é uma outra história...

Almas Gêmeas (Heavenly Creatures, Estados Unidos, 1994) Direção: Peter Jackson / Roteiro: Peter Jackson, Fran Walsh / Elenco: Melanie Lynskey, Kate Winslet, Sarah Peirse / Sinopse: Um estranho elo liga duas almas gêmeas. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original.

Pablo Aluísio.