Eragon (Ed Speleers) é um garoto do campo que descobre uma estranha pedra que emite uma luz azul. Na realidade trata-se de um ovo de dragão, ser mitológico que lutou em eras remotas. De posse desse poder o jovem aventureiro inicia uma jornada na qual ele se tornará o único capaz de deter o avanço das forças do mal. Em tempos de “O Senhor dos Anéis” esse filme “Eragon” se tornou mais uma adaptação de um livro de fantasia para os cinemas. A obra original escrita pelo precoce autor Christopher Paolini caiu nas graças do público jovem, o que obviamente despertou a atenção dos produtores em Hollywood. Claro que ninguém pode comparar um livro assim com o clássico escrito por J. R. R. Tolkien mas as temáticas são bem semelhantes. São livros de fantasia, influenciados pelos mesmos temas que fizeram a obra de Tolkien tão famosa.
O curioso é que a Fox acreditou bastante nesse “Eragon”, disponibilizando recursos de produção acima dos 100 milhões de dólares (um orçamento mais do que generoso vamos convir). Também se investiu bastante em marketing para tornar o personagem mais conhecido. Todos estavam apostando em um grande sucesso de bilheteria mas isso não aconteceu. O resultado comercial foi apenas mediano e o filme mal conseguiu recuperar seu investimento, enterrando qualquer pretensão de transformar a estória em uma nova franquia. Tirando o aspecto comercial de lado até que “Eragon” não é tão ruim, pelo contrário, tem seus bons momentos. Talvez o problema seja o fato de ser um produto bem infanto-juvenil, o que deve ter afastado o público alvo que o estúdio queria atingir. De uma forma ou outra como mera diversão sem compromisso até que o filme funciona, caso você não seja muito exigente.
Eragon (Idem, Estados Unidos, Inglaterra, Hungria, 2006) Direção: Stefen Fangmeier / Roteiro: Peter Buchman, baseado no livro Eragon de Christopher Paolini / Elenco: Ed Speleers, Jeremy Irons, Sienna Guillory / Sinopse: Eragon é um jovem simples do campo que descobre um ovo de dragão ao qual irá usar contra as terríveis forças do mal.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 19 de julho de 2013
O Último Desafio
Alegrai-vos fãs dos filmes de ação. Arnold Schwarzenegger está de volta!
Depois de esporádicas aparições na série “Os Mercenários”, o ator
austríaco, ícone da década de 80, volta com força total. Como todos
sabem Schwarzenegger tinha se afastado do mundo do cinema para se
dedicar a uma bem sucedida carreira política. Depois do fim de seu
mandato como governador da Califórnia e diante da impossibilidade de
concorrer à Casa Branca por ser um americano naturalizado (apenas
americanos natos podem se tornar presidente naquele país) ele resolveu
deixar a política de lado, decidindo voltar ao cinema definitivamente. A
boa noticia é que sua volta se dá em um bom filme, realmente divertido,
que não vai decepcionar aos fãs de sua filmografia. Aqui Arnold
Schwarzenegger interpreta o xerife Ray Owens. Após longos anos na
polícia de Los Angeles, no Departamento de Narcóticos, ele decide
trilhar um caminho mais calmo e sossegado se tornando o homem da lei de
uma sonolenta e pacata cidadezinha na fronteira do México com os Estados
Unidos. Como nada acontece de muito grave no local o xerife é
assessorado por apenas três auxiliares. A maioria da população já é
idosa e a cidade proporciona o clima de sossego ideal para uma
aposentadoria tranquila.
As coisas começam a mudar quando um perigoso chefão de um cartel mexicano consegue escapar numa fuga espetacular do FBI que o escoltava para o corredor da morte. Rico e poderoso ele consegue despistar os federais e ruma em um carro possante para a fronteira dos Estados Unidos com o México. O problema é que bem no meio do caminho está justamente a pequena cidadezinha onde o personagem de Arnold Schwarzenegger é o xerife. Já deu para imaginar o que vem por aí não é mesmo? Determinado a impedir que o fugitivo passe para o lado mexicano Schwarzenegger e seu grupo pegam a estrada, no objetivo de capturar o foragido. Para os fãs de filmes como “Comando Para Matar” ou “Jogo Bruto” não haverá do que reclamar, “O Último Desafio” é bem movimentado, com excelentes cenas de ação e principalmente perseguições alucinadas pelas estradas poeirentas do deserto americano. Outro ponto a favor dessa produção é que ela em vários momentos resolve homenagear a mitologia dos filmes de western, afinal Arnold Schwarzenegger é um xerife da fronteira, tema sempre presente e recorrente em diversos faroestes antigos. Some-se a isso o excelente elenco de apoio (Forest Whitaker como o agente líder do FBI, Johnny Knoxville como um caipira biruta, colecionador de armas de guerra, Rodrigo Santoro como o único preso da cadeia local e Eduardo Noriega como o chefão fugitivo) e você terá um ótimo produto em mãos. “O Ùltimo Desafio” é divertido, movimentado, bem realizado, com doses certas de bom humor e cenas de ação de boa adrenalina. Um filme que vai deixar muito fã do velho e bom Schwarzenegger gratificado.
O Último Desafio (The Last Stand, Estados Unidos, 2013) Direção: Jee-woon Kim / Roteiro: Andrew Knauer / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Forest Whitaker, Eduardo Noriega, Johnny Knoxville, Rodrigo Santoro, Harry Dean Stanton, Luis Guzmán, Genesis Rodriguez / Sinopse: Xerife de uma pequena e pacata cidadezinha na fronteira dos Estados Unidos com o México se vê na incumbência de prender um foragido extremamente perigoso que conta com o apoio de seu poderoso e rico cartel de drogas.
Pablo Aluísio.
As coisas começam a mudar quando um perigoso chefão de um cartel mexicano consegue escapar numa fuga espetacular do FBI que o escoltava para o corredor da morte. Rico e poderoso ele consegue despistar os federais e ruma em um carro possante para a fronteira dos Estados Unidos com o México. O problema é que bem no meio do caminho está justamente a pequena cidadezinha onde o personagem de Arnold Schwarzenegger é o xerife. Já deu para imaginar o que vem por aí não é mesmo? Determinado a impedir que o fugitivo passe para o lado mexicano Schwarzenegger e seu grupo pegam a estrada, no objetivo de capturar o foragido. Para os fãs de filmes como “Comando Para Matar” ou “Jogo Bruto” não haverá do que reclamar, “O Último Desafio” é bem movimentado, com excelentes cenas de ação e principalmente perseguições alucinadas pelas estradas poeirentas do deserto americano. Outro ponto a favor dessa produção é que ela em vários momentos resolve homenagear a mitologia dos filmes de western, afinal Arnold Schwarzenegger é um xerife da fronteira, tema sempre presente e recorrente em diversos faroestes antigos. Some-se a isso o excelente elenco de apoio (Forest Whitaker como o agente líder do FBI, Johnny Knoxville como um caipira biruta, colecionador de armas de guerra, Rodrigo Santoro como o único preso da cadeia local e Eduardo Noriega como o chefão fugitivo) e você terá um ótimo produto em mãos. “O Ùltimo Desafio” é divertido, movimentado, bem realizado, com doses certas de bom humor e cenas de ação de boa adrenalina. Um filme que vai deixar muito fã do velho e bom Schwarzenegger gratificado.
O Último Desafio (The Last Stand, Estados Unidos, 2013) Direção: Jee-woon Kim / Roteiro: Andrew Knauer / Elenco: Arnold Schwarzenegger, Forest Whitaker, Eduardo Noriega, Johnny Knoxville, Rodrigo Santoro, Harry Dean Stanton, Luis Guzmán, Genesis Rodriguez / Sinopse: Xerife de uma pequena e pacata cidadezinha na fronteira dos Estados Unidos com o México se vê na incumbência de prender um foragido extremamente perigoso que conta com o apoio de seu poderoso e rico cartel de drogas.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Jack Reacher – O Último Tiro
Um atirador de elite se posiciona em cima de um prédio de uma grande
cidade americana. Seu alvo são pessoas comuns, que estão apenas andando
despreocupadamente. Em pouco tempo começa a matança. Essa é a cena
inicial de “Jack Reacher – O Último Tiro” o novo filme de ação estrelado
por Tom Cruise. Ele interpreta um veterano do exército que após deixar o
serviço militar decide sair pelo mundo, sem deixar grandes rastros
atrás de si. Ele não é um procurado ou um criminoso mas apenas um
ex-soldado que entende já ter feito muito nas campanhas de que
participou. Seu nome surge quando o departamento de polícia finalmente
encontra o franco atirador. Sem dizer uma única palavra ele apenas
rabisca em um papel: “Encontrem Jack Reacher!”. Mas afinal qual seria a
ligação do ex-militar condecorado com o terrível atentado? Revelar mais
seria temerário. O que posso adiantar é que esse filme, apesar de ser
tecnicamente uma fita de ação, tem muito mais a revelar ao espectador do
que inicialmente se espera.
De fato a complexa trama vai se revelando aos poucos, com as peças se encaixando gradualmente. O filme alia um roteiro inteligente, bem estruturado, com algumas seqüências de ação muito bem realizadas, o que não causa tanta surpresa uma vez que Cruise já tem muita experiência nesse tipo de produção (basta lembrar de seus sucessos na franquia “Missão Impossível”). Existem algumas reviravoltas na estória mas nada inverossímil demais ou que force a barra. No geral o filme agrada, embora os fãs de filmes de ação possam achar certas partes meio cansativas ou paradas. Isso acontece porque realmente há toda uma situação a ser desvendada e isso exige tempo. O filme é longo – mais do que o habitual – mas se o espectador tiver interesse no que ocorre na tela não se sentirá entediado. Em termos de ação destaco a boa cena de perseguição pelas ruas da cidade, com Cruise pilotando um carro envenenado e o confronto final, na pedreira, que conta com Robert Duvall, ator veterano que não participa muito do filme mas que ajuda a compor o quadro final do clímax. Em suma é isso. “Jack Reacher” pode até virar uma nova franquia na carreira de Cruise – isso se fizer sucesso e ele ainda tiver idade para encarar esse tipo de fita, é claro. No geral está recomendado.
Jack Reacher – O Último Tiro (Jack Reacher, Estados Unidos, 2012) Direção: Christopher McQuarrie / Elenco: Tom Cruise, Rosamund Pike, Robert Duvall, Jai Courtney, Richard Jenkins, Werner Herzog / Sinopse: Após um terrível atentado onde pessoas inocentes são mortas por um atirador de elite o nome de Jack Reacher, um veterano condecorado surge nas investigações. Teria ele algo a ver com a matança?
Pablo Aluísio.
De fato a complexa trama vai se revelando aos poucos, com as peças se encaixando gradualmente. O filme alia um roteiro inteligente, bem estruturado, com algumas seqüências de ação muito bem realizadas, o que não causa tanta surpresa uma vez que Cruise já tem muita experiência nesse tipo de produção (basta lembrar de seus sucessos na franquia “Missão Impossível”). Existem algumas reviravoltas na estória mas nada inverossímil demais ou que force a barra. No geral o filme agrada, embora os fãs de filmes de ação possam achar certas partes meio cansativas ou paradas. Isso acontece porque realmente há toda uma situação a ser desvendada e isso exige tempo. O filme é longo – mais do que o habitual – mas se o espectador tiver interesse no que ocorre na tela não se sentirá entediado. Em termos de ação destaco a boa cena de perseguição pelas ruas da cidade, com Cruise pilotando um carro envenenado e o confronto final, na pedreira, que conta com Robert Duvall, ator veterano que não participa muito do filme mas que ajuda a compor o quadro final do clímax. Em suma é isso. “Jack Reacher” pode até virar uma nova franquia na carreira de Cruise – isso se fizer sucesso e ele ainda tiver idade para encarar esse tipo de fita, é claro. No geral está recomendado.
Jack Reacher – O Último Tiro (Jack Reacher, Estados Unidos, 2012) Direção: Christopher McQuarrie / Elenco: Tom Cruise, Rosamund Pike, Robert Duvall, Jai Courtney, Richard Jenkins, Werner Herzog / Sinopse: Após um terrível atentado onde pessoas inocentes são mortas por um atirador de elite o nome de Jack Reacher, um veterano condecorado surge nas investigações. Teria ele algo a ver com a matança?
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 17 de julho de 2013
Faça a Coisa Certa
Ao longo dos anos o diretor Spike Lee se notabilizou pelo uso do cinema como bandeira política mostrando o complicado cotidiano do negro americano em seu país e sua luta para vencer o preconceito racial. Seu primeiro filme de repercussão foi justamente esse “Faça a Coisa Certa”. O curioso é que o filme acabou virando alvo de polêmica não apenas por se tratar de uma obra que combata o racismo mas sim por de certa forma perpetuar ele, mesmo que de maneira indireta. Isso porque Spike Lee parece transparecer um ódio racial contra os ítalo-americanos em seu roteiro. Racismo às avessas? Foi justamente disso que o filme foi acusado na época de seu lançamento. Um diretor negro que a despeito de defender sua própria raça em seus filmes não se importa nem um pouco em retratar os descendentes de italianos da pior forma possível, adotando todos os estereótipos e caricaturas sem a menor culpa e vergonha! No filme um dono de pizzaria, descendente de italiano (retratado como uma caricatura nada sutil), entra em atrito com um negro no bairro do Brooklin em Nova Iorque desencadeando ódio e violência entre os dois grupos etnicos.
Apesar dos erros na intenção do argumento do filme é de se elogiar o domínio da técnica cinematográfica por Spike Lee. Ele usa de cores fortes em todo o cenário e traz para a tela o clima social do local onde se passa a estória (que foi brevemente baseado em fatos reais). Também capta todo o clima cultural efervescente ao redor ao trazer a musicalidade e a arte das ruas para seu filme. Esse realismo acabou agradando a grande parcela da critica americana que viu no novato uma centelha de talento, já que há muitos anos o cinema sentia a falta de um grande diretor negro dentro da indústria. Spike Lee também foi esperto o suficiente para chamar a atenção para si, usando da mídia o tempo todo, inclusive criando polêmicas e bate bocas via imprensa contra políticos e até colegas de trabalho. Sua forma de se expressar, parecido com a de uma metralhadora giratória atirando para todos os lados, tem muito de sensacionalismo barato, mas seu cinema é realmente de boa qualidade. Por isso se ainda não conhece esse “Faça a Coisa Certa” não deixe de ver para entender os rumos que o cinema negro americano vem tomando desde a década de 80.
Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing, Estados Unidos, 1989) Direção: Spike Lee / Roteiro: Spike Lee / Elenco: Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Spike Lee / Sinopse: Durante o dia mais quente do verão um evento simples, praticamente banal, vira o estopim de uma explosão de ódio e violência entre raças em um bairro de Nova Iorque.
Pablo Aluísio.
Apesar dos erros na intenção do argumento do filme é de se elogiar o domínio da técnica cinematográfica por Spike Lee. Ele usa de cores fortes em todo o cenário e traz para a tela o clima social do local onde se passa a estória (que foi brevemente baseado em fatos reais). Também capta todo o clima cultural efervescente ao redor ao trazer a musicalidade e a arte das ruas para seu filme. Esse realismo acabou agradando a grande parcela da critica americana que viu no novato uma centelha de talento, já que há muitos anos o cinema sentia a falta de um grande diretor negro dentro da indústria. Spike Lee também foi esperto o suficiente para chamar a atenção para si, usando da mídia o tempo todo, inclusive criando polêmicas e bate bocas via imprensa contra políticos e até colegas de trabalho. Sua forma de se expressar, parecido com a de uma metralhadora giratória atirando para todos os lados, tem muito de sensacionalismo barato, mas seu cinema é realmente de boa qualidade. Por isso se ainda não conhece esse “Faça a Coisa Certa” não deixe de ver para entender os rumos que o cinema negro americano vem tomando desde a década de 80.
Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing, Estados Unidos, 1989) Direção: Spike Lee / Roteiro: Spike Lee / Elenco: Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Spike Lee / Sinopse: Durante o dia mais quente do verão um evento simples, praticamente banal, vira o estopim de uma explosão de ódio e violência entre raças em um bairro de Nova Iorque.
Pablo Aluísio.
O Terror das Mulheres
Após o fim da dupla Martin e Lewis o comediante Jerry Lewis seguiu em frente. Para muitos ele não teria o mesmo sucesso nos cinemas após a saída de Dean Martin mas definitivamente isso não foi o que aconteceu. Lewis começou a colecionar um grande sucesso atrás do outro até o ponto em que se tornou um dos astros mais poderosos de Hollywood. Também começou a ter maior controle sobre seus filmes, assinando novos contratos com a Paramount que lhe davam poder de veto sobre qualquer coisa que lhe incomodasse nessas produções. Seu poder e influência se tornou tão grande que Jerry Lewis começou a ter controle total sobre sua filmografia. Um exemplo perfeito disso é justamente esse “O Terror das Mulheres” onde Jerry Lewis fez praticamente tudo sozinho: atuou, produziu, dirigiu e escreveu o roteiro. Além disso fez com que a Paramount construísse um enorme cenário em seus estúdios, com dois andares recriando o pensionato para moças onde seu personagem trabalha. Maior símbolo do poder de seu sucesso não poderia haver.
No filme ele interpreta Herbert H. Heebert, um jovem que se forma finalmente mas que tem uma enorme decepção no dia de sua formatura. Ele acaba flagrando o amor de seus sonhos aos beijos e abraços com outro homem. Assim seu mundo vem abaixo e Herbert toma uma decisão radical: quer morrer solteiro, evitando assim se decepcionar com o sexo oposto. Seu desejo se tornará um imenso desafio no novo trabalho que acaba conseguindo: a de um empregado num pensionato de moças. E lá que Jerry Lewis, no meio de uma centena de garotas, tentará se manter um solteirão convicto. Obviamente como acontecia em vários de seus filmes o argumento é puro pretexto para Jerry desfilar sua galeria de gags cômicas, algumas bem divertidas e memoráveis. O clima ameno e muito engraçado domina toda a produção mostrando todo o talento do ator / diretor, com pleno domínio do filme em mãos. “O Terror das Mulheres” foi outro campeão de reprises na Sessão da Tarde dos bons e velhos tempos. Rever agora, tantos anos depois, vai se tornar um belo exercício de nostalgia para quem viveu aquela excelente época.
O Terror das Mulheres (The Ladies Man, Estados Unidos, 1961) Direção: Jerry Lewis / Roteiro: Jerry Lewis, Bill Richmond / Elenco: Jerry Lewis, Helen Traubel, Pat Stanley / Sinopse: Jovem recém formado que deseja ser solteiro para sempre após sofrer uma decepção amorosa acaba indo parar em um pensionato para moças.
Pablo Aluísio.
No filme ele interpreta Herbert H. Heebert, um jovem que se forma finalmente mas que tem uma enorme decepção no dia de sua formatura. Ele acaba flagrando o amor de seus sonhos aos beijos e abraços com outro homem. Assim seu mundo vem abaixo e Herbert toma uma decisão radical: quer morrer solteiro, evitando assim se decepcionar com o sexo oposto. Seu desejo se tornará um imenso desafio no novo trabalho que acaba conseguindo: a de um empregado num pensionato de moças. E lá que Jerry Lewis, no meio de uma centena de garotas, tentará se manter um solteirão convicto. Obviamente como acontecia em vários de seus filmes o argumento é puro pretexto para Jerry desfilar sua galeria de gags cômicas, algumas bem divertidas e memoráveis. O clima ameno e muito engraçado domina toda a produção mostrando todo o talento do ator / diretor, com pleno domínio do filme em mãos. “O Terror das Mulheres” foi outro campeão de reprises na Sessão da Tarde dos bons e velhos tempos. Rever agora, tantos anos depois, vai se tornar um belo exercício de nostalgia para quem viveu aquela excelente época.
O Terror das Mulheres (The Ladies Man, Estados Unidos, 1961) Direção: Jerry Lewis / Roteiro: Jerry Lewis, Bill Richmond / Elenco: Jerry Lewis, Helen Traubel, Pat Stanley / Sinopse: Jovem recém formado que deseja ser solteiro para sempre após sofrer uma decepção amorosa acaba indo parar em um pensionato para moças.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 16 de julho de 2013
O Inventor da Mocidade
O Dr. Barnaby Fulton (Cary Grant) é o químico chefe do departamento de pesquisas de uma grande empresa. Sempre com o pensamento voltado para suas descobertas ele mal consegue pensar no dia a dia de sua vida. Sua esposa, a compreensiva Edwina (Ginger Rogers), tem que ter muita paciência com seu marido que parece estar sempre com o pensamento no mundo da Lua. Um dos sonhos de Barnaby é descobrir a fórmula que retarde o envelhecimento natural das pessoas. Até que um dia ele chega lá. Ao tomar a nova poção (que na realidade foi feita ao acaso por um chipanzé do centro de pesquisa) ele começa a ter reações adversas, inclusive se comportando como um inconseqüente e leviano adolescente, chegando inclusive a levar a bela senhorita Laurel (Marilyn Monroe), secretária do presidente da companhia, para um passeio em alta velocidade no carrão recém comprado por impulso! E agora, como o renomado doutor voltará ao normal?
Começa assim essa simpática comédia “O Inventor da Mocidade”, dirigida pelo talentoso e reverenciado cineasta Howard Hawks. O ator Cary Grant desfila seu talento natural para as comédias de costumes (bem populares na época) mas de certa forma acaba sendo ofuscado por duas atrizes que se tornaram, cada um ao seu estilo, grandes nomes da história do cinema. A que mais chama a atenção é obviamente Marilyn Monroe, linda, bastante jovem e em um papel bem coadjuvante mas já desfilando muita graça, carisma e simpatia com sua presença em cena. O outro destaque é a presença no elenco de Ginger Rogers, a eterna parceira de Fred Astaire. Ela se notabilizou pelas ótimas coreografias ao lado do colega em vários musicais clássicos de sucesso mas aqui exerce basicamente seu talento humorístico (embora dê alguns passinhos em uma cena de dança para agradar aos seus fãs). No geral “O Inventor da Mocidade” não é uma comédia tão marcante mas mantém o interesse e tem cenas realmente divertidas e engraçadas, principalmente quando o casal principal se torna ainda mais jovem, virando pequenas crianças travessas. Procure assistir.
O Inventor da Mocidade (Monkey Business, Estados Unidos, 1952) Direção: Howard Hawks / Roteiro: Ben Hecht, Charles Lederer / Elenco: Cary Grant, Ginger Rogers, Charles Coburn, Marilyn Monroe / Sinopse: Um renomado cientista inventa uma fórmula que rejuvenesce os mais velhos. Tentando verificar a eficácia da nova poção o próprio doutor resolve tomar algumas doses o que dará origem a várias confusões pois ele começa a se comportar como um adolescente inconseqüente.
Pablo Aluísio.
Começa assim essa simpática comédia “O Inventor da Mocidade”, dirigida pelo talentoso e reverenciado cineasta Howard Hawks. O ator Cary Grant desfila seu talento natural para as comédias de costumes (bem populares na época) mas de certa forma acaba sendo ofuscado por duas atrizes que se tornaram, cada um ao seu estilo, grandes nomes da história do cinema. A que mais chama a atenção é obviamente Marilyn Monroe, linda, bastante jovem e em um papel bem coadjuvante mas já desfilando muita graça, carisma e simpatia com sua presença em cena. O outro destaque é a presença no elenco de Ginger Rogers, a eterna parceira de Fred Astaire. Ela se notabilizou pelas ótimas coreografias ao lado do colega em vários musicais clássicos de sucesso mas aqui exerce basicamente seu talento humorístico (embora dê alguns passinhos em uma cena de dança para agradar aos seus fãs). No geral “O Inventor da Mocidade” não é uma comédia tão marcante mas mantém o interesse e tem cenas realmente divertidas e engraçadas, principalmente quando o casal principal se torna ainda mais jovem, virando pequenas crianças travessas. Procure assistir.
O Inventor da Mocidade (Monkey Business, Estados Unidos, 1952) Direção: Howard Hawks / Roteiro: Ben Hecht, Charles Lederer / Elenco: Cary Grant, Ginger Rogers, Charles Coburn, Marilyn Monroe / Sinopse: Um renomado cientista inventa uma fórmula que rejuvenesce os mais velhos. Tentando verificar a eficácia da nova poção o próprio doutor resolve tomar algumas doses o que dará origem a várias confusões pois ele começa a se comportar como um adolescente inconseqüente.
Pablo Aluísio.
30 Dias de Noite
Os vampiros andam passando por uma fase de juvenilização dentro do cinema. Saem os monstros sanguinários do passado para entrar românticos adolescentes com crises existenciais (embora tenham séculos de idade!). Felizmente nem tudo está completamente perdido. Algumas produções ainda conseguem manter o velho estilo. Uma delas é esse muito bom “30 Dias de Noite” onde os vampiros voltam a ter sua essência resgatada, ou seja, a de monstros sedentos por sangue que enxergam a raça humana apenas como uma forma de saciar sua sede. O curioso é que o resgate veio através do mundo dos quadrinhos já que o filme é baseado numa Graphic Novel de Steve Niles em 2002. O enredo era dos mais interessantes: um grupo de vampiros decide ir até o distante e frio Alasca para promover um verdadeiro massacre na cidadezinha de Barrow. O lugar é conhecido por ter um período do ano em que o sol não nasce por 30 dias (fruto da localização geográfica e do rigoroso inverno que se assola o lugar todos os anos).
Essa noite sem fim, que dura um mês inteiro, acaba sendo o cenário perfeito para um grupo de vampiros que desejam caçar cada humano do local. Para enfrentar o bando de seres da noite surgem o corajoso xerife Eban (Josh Hartnett) e sua assistente Stella (Melissa George). A luta porém não será nada fácil. Para quem não assistiu ainda ao filme fica a advertência de que “30 Dias de Noite” é bem violento. É uma longa luta entre presas e predadores. Os vampiros massacram os humanos que encontram pela frente enquanto esses tentam sobreviver de alguma forma. A produção é de bom nível, com ótima maquiagem e efeitos digitais. Também foi bem sucedido nas bilheterias a ponto de ganhar uma seqüência mas esqueça a continuação pois é de fato péssima. Assim fica a dica desse “30 Dias de Noite”, um filme de vampiros que resgata a velha mitologia do romantismo adolescente que se inseriu dentro da existência desses monstros da ficção.
30 Dias de Noite (30 Days of Night, Estados Unidos, 2007) Direção: David Slade / Roteiro: Steve Niles, Stuart Beattie / Elenco: Josh Hartnett, Melissa George, Danny Huston / Sinopse: Um grupo de vampiros decide atacar uma pequena cidade do Alasca que fica numa região isolada onde o sol não nasce por trinta dias seguidos.
Pablo Aluísio.
Essa noite sem fim, que dura um mês inteiro, acaba sendo o cenário perfeito para um grupo de vampiros que desejam caçar cada humano do local. Para enfrentar o bando de seres da noite surgem o corajoso xerife Eban (Josh Hartnett) e sua assistente Stella (Melissa George). A luta porém não será nada fácil. Para quem não assistiu ainda ao filme fica a advertência de que “30 Dias de Noite” é bem violento. É uma longa luta entre presas e predadores. Os vampiros massacram os humanos que encontram pela frente enquanto esses tentam sobreviver de alguma forma. A produção é de bom nível, com ótima maquiagem e efeitos digitais. Também foi bem sucedido nas bilheterias a ponto de ganhar uma seqüência mas esqueça a continuação pois é de fato péssima. Assim fica a dica desse “30 Dias de Noite”, um filme de vampiros que resgata a velha mitologia do romantismo adolescente que se inseriu dentro da existência desses monstros da ficção.
30 Dias de Noite (30 Days of Night, Estados Unidos, 2007) Direção: David Slade / Roteiro: Steve Niles, Stuart Beattie / Elenco: Josh Hartnett, Melissa George, Danny Huston / Sinopse: Um grupo de vampiros decide atacar uma pequena cidade do Alasca que fica numa região isolada onde o sol não nasce por trinta dias seguidos.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Valente
Já que estamos falando sobre Jodie Foster eu me lembrei desse filme bem diferenciado de sua carreira, chamado simplesmente de “Valente”. Não se trata de um drama ou um roteiro leve e divertido, muito pelo contrário, é bem violento e prega a velha máxima de que quando o Estado não consegue mais punir os criminosos cabe aos próprios cidadãos fazer justiça pelas próprias mãos. Quando “Valente” chegou nas salas de cinemas houve algumas reações bem difundidas. Uma delas era uma bobagem completa. Como Jodie é supostamente uma das mais famosas lésbicas da indústria do cinema nos Estados Unidos (embora ainda no armário), ela estaria tentando entrar no milionário filão de filmes de ação com uma personagem “machona” e agressiva. O filme seria assim uma mensagem subliminar sobre suas preferências sexuais. A outra idéia que foi bem falada foi a de que Jodie na verdade estaria estrelando um verdadeiro “Desejo de Matar” de saias, uma produção nada sutil, de pura porrada e nada mais.
Na verdade “Valente” pode ser encarada até mesmo como um filme feminista, por mais estranho que isso possa parecer à primeira vista. Mostra uma mulher que sofreu um brutal e violento ataque que simplesmente resolve reagir, partindo para sua vingança pessoal. Não haveria assim nenhuma mensagem maior subentendida em tudo que vemos mas apenas uma boa estória que chamou a atenção de Foster. Não é desconhecido de todos que as mulheres seguem ainda sendo as principais vitimas da violência familiar e urbana. Como é o sexo mais frágil do ponto de vista da força física obviamente se torna muito vulnerável e exposta a esse tipo de coisa. Já em relação ao filme em si, o achei tecnicamente muito bem realizado embora adote uma estética crua, fria e direta. Jodie Foster, a menininha de olhos azuis do passado nos comerciais de produtos fofinhos, deixa de lado tudo isso para interpretar um de seus personagens mais físicos e viscerais. Seja lá qual for a mensagem que ela quis passar aqui o fato é que o filme em si é mesmo no mínimo bem interessante.
Valente (The Brave One, Estados Unidos, 2007) Direção: Neil Jordan / Roteiro: Roderick Taylor, Bruce A. Taylor / Elenco: Jodie Foster, Terrence Howard, Nicky Katt / Sinopse: Jovem mulher é vitima de um brutal e violento ataque. Recuperada ela decide partir para sua vingança pessoal.
Pablo Aluísio.
Na verdade “Valente” pode ser encarada até mesmo como um filme feminista, por mais estranho que isso possa parecer à primeira vista. Mostra uma mulher que sofreu um brutal e violento ataque que simplesmente resolve reagir, partindo para sua vingança pessoal. Não haveria assim nenhuma mensagem maior subentendida em tudo que vemos mas apenas uma boa estória que chamou a atenção de Foster. Não é desconhecido de todos que as mulheres seguem ainda sendo as principais vitimas da violência familiar e urbana. Como é o sexo mais frágil do ponto de vista da força física obviamente se torna muito vulnerável e exposta a esse tipo de coisa. Já em relação ao filme em si, o achei tecnicamente muito bem realizado embora adote uma estética crua, fria e direta. Jodie Foster, a menininha de olhos azuis do passado nos comerciais de produtos fofinhos, deixa de lado tudo isso para interpretar um de seus personagens mais físicos e viscerais. Seja lá qual for a mensagem que ela quis passar aqui o fato é que o filme em si é mesmo no mínimo bem interessante.
Valente (The Brave One, Estados Unidos, 2007) Direção: Neil Jordan / Roteiro: Roderick Taylor, Bruce A. Taylor / Elenco: Jodie Foster, Terrence Howard, Nicky Katt / Sinopse: Jovem mulher é vitima de um brutal e violento ataque. Recuperada ela decide partir para sua vingança pessoal.
Pablo Aluísio.
domingo, 14 de julho de 2013
Plano de Voo
Jodie Foster é uma profissional das mais interessantes do cinema americano. Ela que começou como atriz mirim conseguiu despontar para a carreira adulta com ainda mais brilho e desenvoltura (provando que nem todos os astros mirins viram adultos problemáticos). Na filmografia de Foster encontramos um grande ecletismo, com filmes de praticamente todos os gêneros mostrando como ela é de fato uma grande profissional, seja na atuação ou seja na direção. Aqui Foster deixa um pouco o seu lado cineasta para voltar à boa forma, atuando novamente. O filme tem um roteiro bem escrito, bem bolado, que se apoia quase que totalmente em uma única trama que acaba sendo extremamente bem desenvolvida ao longo da duração da película.
Jodie Foster interpreta Kyle Pratt. Viúva, ela mora na Alemanha e está trazendo o corpo do marido de volta aos Estados Unidos para ser sepultado. O problema é que bem no meio da cansativa viagem sua pequena filha simplesmente desaparece dentro da grande aeronave. Desesperada a personagem de Jodie enfrenta todos os tipos de problemas para solucionar o desaparecimento da sua filha, que tanto pode ser algo paranoico de sua mente como um fato real. O roteiro aliás joga muito bem com essa dualidade e não é raro o espectador parar para se perguntar se ela é um louca alucinada ou realmente um mãe que perde o contato com a filha durante o longo voo. O filme fez bastante sucesso em seu lançamento apesar do mal estar que foi criado com os comissários de bordo de empresas americanas que não digeriram muito bem a proposta do roteiro. No final das contas isso realmente foi excesso de preciosismo pois “Plano de Voo” nada mais é do que um suspense eficiente e bem arquitetado. Se você estiver em busca de algo assim então aproveite e tente descobrir todos os mistérios que cercam esse misterioso desaparecimento em pleno ar.
Plano de Voo (Flightplan, Estados Unidos, 2005) Direção: Robert Schwentk / Roteiro: Billy Ray, Peter A. Dowling / Elenco: Jodie Foster, Peter Sarsgaard, Sean Bean, Erika Christensen / Sinopse: Durante um voo comercial entre a Alemanha e Estados Unidos uma mãe entra em desespero ao perceber que sua pequena filha Júlia simplesmente desapareceu dentro do avião. Agora terá que lutar contra o tempo para descobrir o que aconteceu.
Pablo Aluísio.
Jodie Foster interpreta Kyle Pratt. Viúva, ela mora na Alemanha e está trazendo o corpo do marido de volta aos Estados Unidos para ser sepultado. O problema é que bem no meio da cansativa viagem sua pequena filha simplesmente desaparece dentro da grande aeronave. Desesperada a personagem de Jodie enfrenta todos os tipos de problemas para solucionar o desaparecimento da sua filha, que tanto pode ser algo paranoico de sua mente como um fato real. O roteiro aliás joga muito bem com essa dualidade e não é raro o espectador parar para se perguntar se ela é um louca alucinada ou realmente um mãe que perde o contato com a filha durante o longo voo. O filme fez bastante sucesso em seu lançamento apesar do mal estar que foi criado com os comissários de bordo de empresas americanas que não digeriram muito bem a proposta do roteiro. No final das contas isso realmente foi excesso de preciosismo pois “Plano de Voo” nada mais é do que um suspense eficiente e bem arquitetado. Se você estiver em busca de algo assim então aproveite e tente descobrir todos os mistérios que cercam esse misterioso desaparecimento em pleno ar.
Plano de Voo (Flightplan, Estados Unidos, 2005) Direção: Robert Schwentk / Roteiro: Billy Ray, Peter A. Dowling / Elenco: Jodie Foster, Peter Sarsgaard, Sean Bean, Erika Christensen / Sinopse: Durante um voo comercial entre a Alemanha e Estados Unidos uma mãe entra em desespero ao perceber que sua pequena filha Júlia simplesmente desapareceu dentro do avião. Agora terá que lutar contra o tempo para descobrir o que aconteceu.
Pablo Aluísio.
Astro Boy
Astro Boy é um dos personagens mais queridos do mundo mangá no Japão. Foi criado em 1953 por Osamu Tezuka, considerado um dos grandes gênios em sua arte. Através de suas estórias pretensamente simples Tezuka desfilava muito da natureza humana e sua relação com o meio ambiente, a tecnologia e os valores mais importantes da sociedade. O mundo habitado por Astro Boy está destruído pela ganância humana. O planeta virou uma espécie de lata de lixo por anos de exploração desenfreada. Os humanos então decidem viver em uma grande cidade acima das nuvens chamada Metro City. E lá que o cientista Dr. Tenma cria Astro Boy após perder seu próprio filho. No pequeno robô ele insere os melhores valores humanos, além de dar ao pequeno invento grandes poderes que deverão sempre ser usados para o bem de todos.
Essa animação americana dirigida pelo cineasta David Bowers (Por Água Abaixo) resgata o personagem Astro Boy para o mundo de hoje. Embora seja uma produção Made in USA o filme procura manter intactos as melhores características da obra de Osamu Tezuka. Na lista dos atores que fizeram as vozes da versão original temos Nicolas Cage um fã assumido de quadrinhos que na época declarou que participar da animação foi uma honra e que faria até de graça se fosse preciso, só para ter o prazer de participar de um projeto com esse personagem que para ele é um ícone. Em conclusão temos aqui uma animação das mais competentes aliada ao resgate de um dos mangás mais famosos de todos os tempos.
Astro Boy (Idem, Estados Unidos, 2009) Direção: David Bowers / Roteiro: Timothy Harris, baseado nos personagens criados por Osamu Tezuka / Elenco (vozes): Bill Nighy, Donald Sutherland, Freddie Highmore, Nathan Lane, Nicolas Cage / Sinopse: Animação que mostra a origem do personagem Astro Boy, um garoto-robô que luta contras as injustiças do mundo.
Pablo Aluísio.
Essa animação americana dirigida pelo cineasta David Bowers (Por Água Abaixo) resgata o personagem Astro Boy para o mundo de hoje. Embora seja uma produção Made in USA o filme procura manter intactos as melhores características da obra de Osamu Tezuka. Na lista dos atores que fizeram as vozes da versão original temos Nicolas Cage um fã assumido de quadrinhos que na época declarou que participar da animação foi uma honra e que faria até de graça se fosse preciso, só para ter o prazer de participar de um projeto com esse personagem que para ele é um ícone. Em conclusão temos aqui uma animação das mais competentes aliada ao resgate de um dos mangás mais famosos de todos os tempos.
Astro Boy (Idem, Estados Unidos, 2009) Direção: David Bowers / Roteiro: Timothy Harris, baseado nos personagens criados por Osamu Tezuka / Elenco (vozes): Bill Nighy, Donald Sutherland, Freddie Highmore, Nathan Lane, Nicolas Cage / Sinopse: Animação que mostra a origem do personagem Astro Boy, um garoto-robô que luta contras as injustiças do mundo.
Pablo Aluísio.
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