domingo, 2 de junho de 2013
Chuck Berry – O Mito do Rock
Intercalando tudo temos pequenos trechos onde Berry aproveita para falar um pouco de sua carreira e vida. De forma muito modesta explica, por exemplo, que suas canções falavam de coisas comuns aos jovens da época. A identificação faria com que suas músicas se transformassem em sucesso. De uma singeleza impar Berry demonstra que falava nas letras sobre a escola, pois a maioria de sua platéia nos anos 50 anda estava na escola. Do mesmo modo louvava os carrões da época pois esse era o sonho de todo adolescente da América. Por fim diz que também compunha sobre amor porque afinal de contas todo mundo um dia já esteve apaixonado na vida (ou ainda está, dependendo do ponto de vista). Quando perguntado sobre seus problemas com a Polícia (Berry foi preso várias vezes) ele corta de maneira nada sutil a intenção do diretor encerrando tudo afirmando que “esse não seria o local e nem o momento para falar sobre isso”. Coisas de Chuck Berry, certamente. Too Much Monkey Business, afinal! Também brinca com o fato de ter ficado anos sem falar com Jerry Lee Lewis pois ambos disputavam entre si para saber quem era o melhor! Embora curiosos esses trechos não conseguem ofuscar o que há de melhor no filme: a maravilhosa música de Chuck Berry que fez a cabeça de todos os grandes roqueiros da história, desde Elvis Presley até Beatles, passando por Rolling Stones a Eric Clapton. Se isso não for ser realmente genial não sei mais o que isso significa. Hail Hail Chuck Berry!
Chuck Berry - O Mito do Rock (Chuck Berry Hail! Hail! Rock 'n' Roll, Estados Unidos, 1987) Direção: Taylor Hackford / Roteiro: Taylor Hackford, Chuck Berry / Elenco: Chuck Berry, Ingrid Berry, Eric Clapton, Keith Richards, Robert Cray, Bo Diddley, Julian Lennon / Sinopse: Documentário sobre concerto realizado por Chuck Berry onde recebe grandes nomes do mundo da música.
Pablo Aluísio.
sábado, 1 de junho de 2013
O Mistério da Libélula
Embora não seja uma pessoa mística ou de fé o médico começa a perceber algumas manifestações sobrenaturais ao seu redor. Sua esposa tinha uma pequena marca de nascença em forma de libélula e de repente, em momentos diversos, ele começa a ver mais e mais essa marca por onde passa. Deduz assim que sua esposa esteja de alguma forma tentando entrar em contato com ele. Destruído emocionalmente, sem condição de seguir em frente no trabalho, Joe então resolve ir até a Venezuela para conhecer in loco o trabalho desenvolvido por sua esposa falecida. Lá descobrirá algo que jamais imaginaria encontrar. O que mais se destaca nesse bom “O Mistério da Libélula” é seu inteligente roteiro. As situações, que poderiam facilmente cair no lugar comum ou na vulgaridade espiritual acabam tendo um tratamento muito digno, muito instigante. O interesse assim se mantém desde o começo até o bom final. Se você gosta de temas nessa linha, não deixe de assistir.
O Mistério da Libélula (Dragonfly, Estados Unidos, 2002) Direção: Tom Shadyac / Roteiro: Brandon Camp, Mike Thompson / Elenco: Kevin Costner, Susanna Thompson, Joe Morton / Sinopse: Médico começa a perceber uma tentativa de comunicação por parte de sua esposa falecida meses antes. Em busca de respostas resolve ir atrás de pistas de sua morte.
Pablo Aluísio.
Ganhar ou Ganhar - A Vida é um Jogo
As coisas porém se complicam totalmente quando do nada surge o neto do Sr. Leo, um jovem que fugiu da casa da mãe, que mora em Ohio. Ele vem tentar morar com o avô pois não consegue mais suportar a vida sem controle de sua mãe, que tem problemas com drogas. Sem saber direito o que fazer com ele, Mike o instala em sua casa provisoriamente. E para sua surpresa descobre que o garoto é muito bom em luta romana, esporte que Mike ensina em uma escola nas horas livres. Embora pareça tudo se encaixar a realidade mostrará que Mike nunca esteve tão enrolado em sua vida pessoal e profissional como agora. Esse “Win Win” é um bom filme. Não chega perto de outras obras excelentes estreladas por Paul Giamatti mas mantém o bom nível. Ele está muito bem no papel do advogado que não é essencialmente uma pessoa má mas apenas um sujeito que vê uma oportunidade de ganhar um dinheiro fácil sem ninguém saber. O problema é que tudo vai por água abaixo em pouco tempo, levando ele a correr o risco até mesmo de perder sua licença para advogar. Há uma série de bons personagens rondando sua vida, o que ajuda a manter o interesse do espectador. Um bom entretenimento que se não vai mudar sua vida pelo menos servirá como bom passatempo.
Ganhar ou Ganhar - A Vida é um Jogo (Win Win, Estados Unidos, 2011) Direção: Thomas McCarthy / Roteiro: Thomas McCarthy / Elenco: Paul Giamatti, Amy Ryan, Bobby Cannavale, Burt Young / Sinopse: Advogado tenta dar um pequeno golpe no Estado através de seu cliente idoso mas vê seus planos se enrolarem após o aparecimento do neto dele. Agora terá que contornar a complicada situação para não correr o risco de perder sua licença de advocacia.
Pablo Aluísio.
Nas Montanhas dos Gorilas
O cenário é a África, esse continente tão esquecido e empobrecido, geralmente assolado por guerras civis e tribais que não fazem o menor sentido para os que não nasceram naqueles locais. “Nas Montanhas dos Gorilas” é uma produção muito bem intencionada, que conscientiza sobre o meio ambiente e que conta com uma das melhores atuações da carreira da atriz Sigourney Weaver. Aqui ela deixa os blockbusters de lado para contar a história real da pesquisadora Dian Fossey, em um roteiro muito bem escrito e trabalhado. Sua atuação foi devidamente reconhecida e ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. O filme, como não poderia deixar de ser, foi de complicada produção. Em busca de uma melhor veracidade a equipe e o elenco subiram nas mesmas montanhas que Fossey desenvolveu seu trabalho, todas localizadas em regiões inóspitas. Assim todos que estavam envolvidos no filme acabaram enfrentando o mesmo clima hostil e as mesmas adversidades que Fossey teve que enfrentar. Mesmo assim valeu o esforço. O espectador sai da sessão sabendo um pouco mais dessa incrível personagem e sua luta em favor dos primatas. Afinal cinema não é apenas diversão mas também um excelente meio e instrumento de conscientização social. Dentro desse aspecto o filme se sai maravilhosamente bem. Dá novamente voz e espaço para essa grande pessoa que foi atrás de seus ideais de preservação, mesmo tendo que lutar arduamente para isso.
Nas Montanhas dos Gorilas (Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey, Estados Unidos, 1988) Direção: Michael Apted / Roteiro: Harold T.P. Hayes, baseado nos escritos de Dian Fossey / Elenco: Sigourney Weaver, Bryan Brown, Julie Harris / Sinopse: Cinebiografia da pesquisadora e ambientalista Dian Fossey (1932 – 1985) que dedicou sua vida à preservação dos gorilas das montanhas de Ruanda. Filme indicado a cinco Oscars: Melhor Atriz (Sigourney Weaver), Edição, Trilha Sonora, Roteiro e Som.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Beleza Americana
“Beleza Americana” também critica de forma excepcionalmente talentosa os valores hipócritas de uma sociedade completamente acomodada. O personagem de Kevin Spacey está inserido em uma vida tão medíocre que o auge de seu dia – como ele mesmo informa ao espectador em off – é se masturbar escondido de todos. Basta isso para entender o que ele sente. O elenco é excelente e mais uma vez temos uma interpretação de Kevin Spacey que pode ser qualificada, sem exagero, como brilhante. Considero Spacey um dos maiores talentos de sua geração, um interprete de nuances, pequenos detalhes, que apenas os espectadores mais atentos conseguem captar. Sua cara impassível de tédio e sentimentalismo barato são impagáveis. Outra que merece menção honrosa é Annette Bening. Sua personagem é um retrato muito claro do tipo de esposa que não consegue mais separar a felicidade da infelicidade pois está mergulhada nas profundezas de uma vida familiar de fachada. Ela deixa de viver a sua própria vida para viver em um espelho, feito apenas para refletir falsas impressões para as outras pessoas. Uma obra brilhante.
Beleza Americana (American Beauty, Estados Unidos, 1999) Direção: Sam Mendes / Roteiro: Alan Ball / Elenco: Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley / Sinopse: Um pai de família entediado e infeliz tem que lidar com uma rotina de vida massacrante. Vencedor do Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme Drama, Melhor Direção (Mendes) e Melhor Roteiro (Alan Ball). Vencedor de cinco Oscars nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção (Sam Mendes), Melhor Ator (Kevin Spacey), Melhor Roteiro Original (Alan Ball) e Melhor Fotografia.
Pablo Aluísio.
domingo, 26 de maio de 2013
João e Maria – Caçadores de Bruxas
É bem chato isso mas estamos vendo cada conto de fadas virar filme, em cada adaptação pior do que a outra (inclusive o gerador de toda essa modinha, “Alice” que também era ruim de doer). “João e Maria” não é exceção a essa regra. Em poucas palavras é um filme bem ruim, sem roteiro nenhum, com ares de “Anjos da Noite”, “Van Helsing” e até “Matrix” (acredite se quiser!). O filme começa mostrando o pequeno conto que todos conhecemos. Duas crianças, João e Maria, são deixados na floresta. Atraídos por uma pequena casa feita de doces eles acabam parando nas mãos de uma bruxa má que tenta engordá-los para depois os levar ao forno em banho maria (trocadilho infame!). Mas o feitiço acaba virando contra o feiticeiro e quem acaba sendo queimada viva é a bruxa malvada. Passam-se os anos e agora João e Maria são adultos. Eles ganham a vida caçando bruxas nas pequenas cidades e florestas por onde vivem essas figuras malignas. Tudo corre bem até que surge uma nova bruxa, muito mais poderosa do que as demais, que sabe de muitas coisas, inclusive do passado dos irmãos. Deu para sentir o drama? Bem, falar o quê mais sobre esse filme?! “João e Maria” tem muitos efeitos digitais mas o roteiro é medíocre. Idem o elenco. Até João virou diabético de tanto comer doce (é sério, está no filme, não é brincadeira!). Enfim, melhor esquecer. Compre o conto de fadas para seus filhos e leiam as belas estorinhas para eles dormirem. Você ganha muito mais. Só não vá passar esse abacaxi para eles, pois os danos culturais (e cerebrais) podem ser irreversíveis.
João e Maria – Caçadores de Bruxas (Hansel & Gretel: Witch Hunters, Estados Unidos, 2013) Direção: Tommy Wirkola / Roteiro: Tommy Wirkola, baseado no conto infantil "João e Maria" / Elenco: Jeremy Renner, Gemma Arterton, Famke Janssen / Sinopse: Adaptação para o cinema do famoso conto infantil João e Maria. Aqui os pequenos irmãos estão adultos e saem em busca de bruxas más que comem criancinhas na floresta.
Pablo Aluísio.
Batman – O Mistério da Mulher Morcego
Você já ouviu falar da Batwoman? Não, não estou me referido à Batgirl, que todos os fãs do Batman sabem muito bem ser a Bárbara Gordon. Estou falando de Batwoman, a Mulher Morcego! Pois é justamente a apresentação dessa nova personagem no universo de Gotham City que essa animação se propõe a fazer. Na estória Batman, em mais um dia de rotina combatendo a criminalidade em sua cidade, acaba se deparando com uma misteriosa mulher, mascarada e com um uniforme que lembro o próprio Batman. Ela também está combatendo o crime mas deixa o cavaleiro das trevas intrigado pois ele não tem qualquer associação com essa nova heroína.
Ao lado de Robin procura por pistas para tentar identificar sua verdadeira identidade. Acaba chegando em três possíveis suspeitas. A primeira é Kathleen 'Kathy' Duquesne, filha mimada de um mafioso ligado ao Pinguim. A segunda suspeita recai sobre Dr. Roxanne 'Rocky' Ballantine, uma especialista em informática que trabalha nas indústrias Wayne e por fim Batman entende ser possível que a Batwoman seja na verdade Sonia Alcana, uma nova policial subordinada ao Comissário Gordon. E afinal quem seria realmente a Batwoman? “Batman – O Mistério da Mulher Morcego” tem boa trama mas tecnicamente é apenas razoável, fruto é claro do fato de ter sido lançada já há algum tempo. Mesmo assim fica a dica para os fãs do personagem de Bob Kane.
Batman - O Mistério da Mulher Morcego (Batman: Mystery of the Batwoman, Estados Unidos, 2003) Direção: Curt Geda / Roteiro: Alan Burnett, baseado no personagem Batman criado por Bob Kane / Elenco (vozes): Kevin Conroy, Kimberly Brooks, Kelly Ripa / Sinopse: Uma nova heroína surge nos céus de Gotham City chamada Batwoman. Mas quem seria ela? Em busca de respostas Batman e Robin começam a investigar a nova e misteriosa personagem.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 24 de maio de 2013
Hemingway & Gellhorn
Antes de mais nada é importante chamar a atenção para o fato de ser uma produção televisiva o que obviamente significa ter um orçamento bem mais modesto do que de um filme para o cinema. Aqui os produtores resolveram inserir os personagens principais dentro de cenas reais da época, tudo realizado de forma digital. Funciona? Em alguns momentos sim, em outros não. Claro que esse tipo de decisão foi feita para deixar o orçamento mais enxuto, pois seria bem complicado (e caro) reproduzir cenas da guerra civil da Espanha e da invasão da China pelo Japão (lugares onde o casal passa parte de sua história). Assim sempre que há necessidade da inclusão de alguma cena mostrando esses eventos históricos se utiliza dessa artimanha. Nicole Kidman está, como sempre, maravilhosa. Para os fãs de seu “talento natural” fica o aviso de que há boas seqüências sensuais dela ao lado do ator Clive Owen. Na mais marcante delas os dois se entrelaçam nus em um quartel de hotel em Madrid enquanto a cidade é bombardeada por forças leais a Franco. Por falar em Clive Owen tenho algumas observações a fazer em relação ao seu trabalho. O seu Ernest Hemingway não me agradou completamente. Além de não serem fisicamente parecidos, Owen muitas vezes cai na caricatura ao retratar um escritor machista, porcalhão e nada ético. De uma maneira ou outra, mesmo com todas essas reservas, ainda vale a pena assistir ao filme, nem que seja para ter uma noção didática sobre a guerra civil espanhola e o nascimento da grande obra literária “Por Quem Os Sinos Dobram”. Fica a recomendação então.
Hemingway & Gellhorn (Idem, Estados Unidos, 2012) Direção: Philip Kaufman / Roteiro: Jerry Stahl, Barbara Turner / Elenco: Nicole Kidman, Clive Owen, David Strathairn, Rodrigo Santoro, Peter Coyote / Sinopse: O filme narra a história de amor entre a jornalista e corresponde de guerra Martha Gellhorn (Nicole Kidman) e o escritor Ernest Hemingway (Clive Owen).
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Os Caça-Fantasmas 2
Não tem jeito, o filme é bem decepcionante. Eu me recordo que já na época não tinha gostado mas recentemente revi por acaso em um canal a cabo. Alguns filmes melhoram com o tempo, isso acontece muitas vezes, geralmente a pessoa está em um dia ruim e acaba não gostando muito do filme mas depois em uma revisão muda de idéia. Infelizmente não é o caso aqui. Todos os elementos parecem presentes, os atores, a direção, os efeitos especiais, tudo mas... o filme não funciona! O roteiro não é bom, essa é a verdade, e a despeito de toda a competência técnica nada de muito engraçado ou memorável acontece. No fundo tudo se torna muito mais infanto-juvenil do que no primeiro filme (reflexos do desenho animado?) e o gostinho de decepção se torna inevitável. Como conseqüência o filme não foi bem nas bilheterias o que pareceu encerrar a franquia nos cinemas. Agora teremos um remake ou uma continuação tardia (não se sabe ainda ao certo) e sinceramente temo pelo pior. Talvez esse seja um daqueles casos em que um filme legal só funcione em determinada época e por uma única vez. Pensando bem era melhor ter parado no primeiro filme mesmo.
Os Caça-Fantasmas 2 (Ghostbusters II, Estados Unidos, 1989) Direção: Ivan Reitman / Roteiro: Dan Aykroyd, Harold Ramis / Elenco: Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver, Harold Ramis, Rick Moranis, Ernie Hudson / Sinopse: Os Caça-Fantasmas voltam para novas aventuras em Nova Iorque. Agora terão que enfrentar um novo e perigoso desafio.
Pablo Aluísio.
Alvo Duplo
Assim começa “Alvo Duplo” mais uma produção de ação que agora mostra Stallone em um papel pouco comum na sua carreira, a de assassino profissional, um sujeito que faz o que deve ser feito, sem pensar muito em questões éticas ou morais. O principal antagonista de Stallone na trama é outro assassino profissional como ele, interpretado pelo ator havaiano Jason Momoa, o mesmo que recentemente tentou dar certo no cinema como Conan. Ele também é conhecido por fazer o papel de Khal Drogo em “Game of Thrones”. É um sujeito forte e com tipo ideal para filmes de ação e pancadaria mas não tem muito carisma para falar a verdade. Sua luta final com Stallone se dá com machados o que faz com que Sly pergunte ironicamente: “O que é isso?! Somos vikings agora?!”. Esse é um pequeno momento bem humorado em um filme seco, cru, de pura ação, sem qualquer tipo de preocupação em desenvolver melhor seus personagens. O diretor veterano Walter Hill entrega um filme típico de sua carreira. Cineasta que dirigiu no passado filmes famosos de ação como “Ruas de Fogo”, “Inferno Vermelho” e “O Último Matador” volta ao seu estilo preferido. Nada de perda de tempo, dando ao espectador o que ele espera de uma fita assim. O resultado dessa forma de pensar e dirigir é justamente um filme violento, forjado em muitos tiros, lutas corporais e sangue. Em certos momentos até me lembrei de “Os Senhores do Crime”, principalmente na cena em que Stallone luta ferozmente contra um inimigo numa sala de massagem. Todo tatuado a cena é bem parecida com a seqüência do filme de David Cronenberg. Deixando isso de lado acredito que “Alvo Duplo” irá agradar aos fãs de Stallone. Não é um grande filme e nem será considerado um de seus melhores no futuro, mas de um modo em geral consegue ao menos divertir em seus (poucos) 85 minutos de duração.
Alvo Duplo (Bullet to the Head, Estados Unidos, 2012) Direção: Walter Hill / Roteiro: Alessandro Camon, i baseado na graphic novel "Du Plomb Dans La Tête" de Alexis Nolent / Elenco: Sylvester Stallone, Sung Kang, Jason Momoa / Sinopse: Bonomo (Sylvester Stallone) é assassino profissional que se torna alvo após matar um policial corrupto a mando de um chefão do mundo crime. Agora ele próprio terá que sobreviver a uma caçada por sua cabeça, pois seu antigo cliente não quer deixar nenhuma pista no meio do caminho.
Pablo Aluísio.