terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Matar por Dever

Título no Brasil: Matar por Dever
Título Original: Seven Ways from Sundown
Ano de Lançamento: 1960
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Harry Keller
Roteiro: Clair Huffaker
Elenco: Audie Murphy, Barry Sullivan, Venetia Stevenson

Sinopse:
Seven Jones (Audie Murphy) é um jovem Texas Ranger que é designado para caçar no deserto um bandido há muito procurado. Só que o criminoso conhecido como Jim Flood (Barry Sullivan) não é um tipo comum. Com roupas elegantes, personalidade carismática e muita lábia, ele coleciona amizades e problemas com a lei por todas as pequenas cidades do velho oeste por onde passa. 

Comentários:
Um aspecto curioso sobre Audie Murphy é que ele nunca perdeu aquela imagem jovial. Mesmo quando já tinha passado da idade certa para certos personagens ele ainda conseguia convencer na pele de um "garoto", geralmente tipos inexperientes e ainda novatos em seu serviço. É o caso desse faroeste onde ele interpreta esse jovem Texas Ranger. Ninguém o leva muito à sério, mas como alguém precisa fazer o serviço da lei ele logo é designado para ir prender um bandido bom de conversa, tipo galã, que sempre tem uma lábia interessante para passar a perna no primeiro que cruzar seu caminho. E depois de pegar o bandido procurado vivo ou morto, o próprio Ranger começa a simpatizar com seu prisioneiro, que se coloca na posição de seu amigo e tudo mais. Só que baixar a guarda nesses casos costuma ser um erro fatal. Gostei bastante desse Western. Embora eu tenha, ao longo da vida, assistido muitos filmes do sempre bom Audie Murphy, esse filme aqui havia passado em branco. Recentemente finalmente o assisti e gostei bastante do que vi. Está recomendado. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Vi muitos filmes do Audie, mas este me faltava. Gostei bastante, é um bom faroeste. Trama interessante, bem desenvolvida, num ritmo consistente. Audie atuando no seu estilo - poucas falas, poucas expressões -, mas convincente nas cenas de ação. Destaque ao grande ator John McIntire, coadjuvante de luxo!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, esse filme nem é muito conhecido, nem relembrado, mas é um bom filme!

    ResponderExcluir