sábado, 1 de fevereiro de 2025

Júlio César

Júlio César
Júlio César não foi um imperador de Roma. Um erro muito comum entre pessoas que não possuem muitos conhecimentos de História antiga é afirmar que Júlio César foi o primeiro imperador de Roma. Um erro compreensível até. Afinal todos os imperadores de Roma também eram conhecidos como Césares! De fato a morte de Júlio César significou o fim de uma era em Roma. A era da República Romana. Ele subiu dentro das instituições da República para depois destruir o sistema por dentro. 

Júlio César na realidade foi um político oportunista e populista. Ele manipulava as massas contra as instituições republicanas. No fundo queria o poder absoluto, máximo, sem ter que responder a ninguém por eles. Queria de fato ser o Imperador, o primeiro Imperador. Morreu tentando, mas era tão admirado e querido pelo povo romano que sua morte destruiu todas as colunas que sustentavam a República. 

E não se engane, trocar a República pelo Sistema Imperial não foi uma decisão política sábia. Muito pelo contrário. Para bem entender isso basta lembrar dos imperadores loucos e sádicos que surgiram depois. Nomes como Nero e Calígula até hoje causam terror. Foram homens com poderes absolutos. Dementes que usaram esse poder sem freio para matar e liquidar qualquer um que fosse contra seus domínios. 

A República tinha mecanismos para deter esses senhores da morte. O Império não! Desse modo a mudança promovida por Júlio César também significou a morte de centenas de milhares de pessoas ao longo dos séculos, fossem eles romanos ou não! Atrás de sua história, Júlio César deixou um oceano de sangue humano. Ele plantou a semente da tirania em Roma. E o povo, hipnotizado, não entendeu que estava na verdade cavando seu próprio túmulo. Foi o fim de uma era de racionalismo político, sendo trocado pela violência e pelas atrocidades do Império Romano contra os demais povos antigos. 

Pablo Aluísio. 

5 comentários:

  1. Realmente o Julio Cesar não foi imperador. Fundou as bases pra tal, por exemplo "pacificando" as Galias matando 3 milhões de galeses, mas o império só foi estabelecido e sedimentado, no governo do seu sobrinho neto, Otavius Augustus, esse sim o primeiro imperador e um grande governante, ao ponto de ter recebido esse título "augusto" algo como "homem santo". Pena que nos imperadores que o sucederiam, poucos tinham a mesma estirpe, na verdade grande parte deles foram uns inúteis, ou monstros.

    ResponderExcluir
  2. Cesar deixou um péssimo legado político que foi justamente o império. Fico imaginando Roma prosperando e conquistando se a República tivesse continuado. Seria uma outra história!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei. A Republica estava muito corrompida também. Inclusive isso possibilitou a avanço da ditadura do primeiro triunvirato formado por Cesar, Pompeu e Crasso.

    ResponderExcluir
  4. Nesse aspecto ficamos mesmo no campo das especulações... do tipo "E Se..". Entretanto ainda penso que a República seria muito melhor para a história da civilização ocidental.

    ResponderExcluir