Título Original: Dr. Phibes Rises Again
Ano de Lançamento: 1972
País: Estados Unidos
Estúdio: Amicus Productions
Direção: Robert Fuest
Roteiro: Robert Fuest, Robert Blees
Elenco: Vincent Price, Robert Quarry, Valli Kemp
Sinopse:
Ainda obcecado em trazer sua jovem esposa do mundo dos mortos, o Dr. Anton Phibes (Price) viaja até o Egito com sua comitiva de estranhas criaturas. Ele planeja ressuscitar a esposa, usando para isso de uma câmara milenar do Egito antigo que teria os poderes para ressuscitar sua amada falecida.
Comentários:
Não tem jeito, eu sempre vou achar Vincent Price um ator muito bacana da velha Hollywood. Ele fez muitos bons filmes ao longo de uma carreira nada pretensiosa, que valorizava acima de tudo a cultura pop, principalmente no gênero do terror. Curiosamente nenhum de seus filmes conseguiu superar o sucesso desses filmes do estranho Dr. Phibes. Um sujeito desfigurado e obcecado por sua jovem esposa que havia morrido em circunstâncias misteriosas. Nesse segundo filme da franquia ele vai até o Egito em busca de uma "fórmula sagrada" para trazer sua esposa de volta à vida. Afinal, a antiga religião do Egito antigo era especializada nessa questão de "vida após a morte"! Tudo é feito com o requinte de direção de arte que bem conhecemos, mas o roteiro é muito mal escrito. Aos pulos, vai tentando contar sua história confusa, sem muito sucesso. Eu assisti a esses filmes pela primeira vez na antiga Sessão de Gala dos anos 80, que passava na Globo nas madrugadas de Sábado para Domingo. Já naquele tempo achava os filmes bem fracos. E agora, nessa revisão, as coisas só pioraram. Apesar do sucesso nos cinemas da época, posso afirmar que esses filmes do Dr. Phibes se encontram entre as piores coisas que Price fez em sua carreira. Jamais colocaria esses filmes entre as melhores coisas de sua vasta filmografia, muito pelo contrário.
Pablo Aluísio.
Terror Clássico
ResponderExcluirPablo Aluísio.
A gente quase nao percebe devido a poesia singela do conto, mas a estória do Pinoquio também é sobre um pai genial tentando trazer o filho do mundo dos mortos.
ResponderExcluirNem todos aceitam a finitude da vida...
ResponderExcluir