segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Conclave

Título no Brasil: Conclave 
Título Original: Conclave
Ano de Lançamento: 2024
País: Reino Unido, Estados Unidos
Estúdio: FilmNation Entertainment
Direção: Edward Berger
Roteiro: Peter Straughan, Robert Harris
Elenco: Ralph Fiennes, Stanley Tucci, John Lithgow, Isabella Rossellini, Sergio Castellitto, Carlos Diehz

Sinopse:
O Papa, já bastante idoso, é encontrado morto em seu quarto no Vaticano. Após seu funeral começa uma intensa movimentação política entre os cardeais da Cúria da Igreja Católica. As alas conservadoras e progressistas entram uma verdadeira guerra política para fazer seu sucessor ao trono de Pedro. Filme indicado a 9 categorias no Oscar. 

Comentários:
De maneira em geral eu gostei do filme. Para falar a verdade gostei muito dos dois terços iniciais, mas devo dizer que o final derrapa! Eu achei tudo muito bem construído, em termos de trama, inclusive o jogo político brutal entre os cardeais. Cada um tentando passar a rasteira no outro, embora todos jurem de pés juntos que o escolhido para ser o novo Papa o será por obra do espírito santo! Claro, balela pura! Até aí tudo bem. Porém o desfecho da história não me agradou. É forçado demais! Aquilo jamais aconteceria no mundo real, por mais corrompida que estivesse a cúria romana, que bem sabemos não é formada por santos! Além disso a questão toda que nos leva à velha lenda da Papisa Joana não me pareceu algo para ser levado à sério! É isso, o final de todos os acontecimentos não é sério, isso em um filme que é um drama, que deveria ser levado numa certa sobriedade e seriedade. Do jeito que ficou pareceu que tudo foi feito apenas para chocar o espectador, para surpreender. Um plot twist fora do lugar. Como velho cinéfilo que sou, tudo me pareceu como um velho truque de cartas de antigos parques de diversão. Só engana os bobos e os novatos! Então é isso, um bom filme certamente, que infelizmente, no final, se rendeu ao sensacionalismo barato, ao mundo das teorias da conspirações, das mais rasteiras que existem. Uma pena que tenha terminado dessa maneira!

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Desde que vi que o candidato a Papa Alexandre Borgia colocava titulos de terra dentro dos frangos assados que eram servidos aos bispos do conclave, isso nos anos 1400 quando a igreja anda era relativamente paupérrima, ao ponto.do Borgia "vender" a sua filha várias vezes pra levantar fundos quando ja era Papa, imagino o que acontece hoje quando a igreja católica trilionaria e tao poderosa como sempre foi. A coisa deve ser feia nos conclaves atuais.

    ResponderExcluir
  2. Então, é isso. Uma politicagem das piores, coisas que vemos em eleições de cidades do interior. Muita baixaria e puxada de tapete. Dedo no olho e traições de todos os tipos. E eles ainda dizem que os papas são escolhidos por Deus! Senta lá Cláudia... rsrs

    ResponderExcluir