domingo, 2 de fevereiro de 2025

Louis XVI

Louis XVI
Ele não nasceu para ser Rei da França. Estava longe da linha de sucessão, mas seu futuro iria ser diferente. Apenas por circunstâncias do destino acabou herdando a coroa de seu avô, o Rei Louis XV. Na verdade Louis XVI havia sido um menino gordinho e um tanto apagado que brincava nos jardins do Palácio de Versalhes. Ninguém da alta nobreza prestava muita atenção nele. Era apenas mais um dos vários príncipes que corriam pelos corredores do Palácio. Não gostava do mundo da política e era muito interessado em montar relógios e engenhocas. Seu lugar preferido no Palácio era a sala de consertos dos relógios reais. Lá ele ficava horas e horas ao lado do mecânico-chefe que consertava essas peças antigas e valiosas. Ele adorava esses artefatos de tecnologia da época.

Aos 14 anos descobriu duas coisas que o deixaram muito triste. Primeiro, que seria o herdeiro do trono da França. Segundo, que teria que se casar imediatamente. A escolhida foi a arquiduquesa da Áustria, Maria Antonieta. Ela tinha luz própria, muito carisma e era louca por moda. Ele, um sujeito tímido e sem qualquer personalidade, aceitou o casamento que não foi feliz. Na verdade ele não tinha opção. A coroa escolhia com quem ele iria se casar. Sua opinião não tinha nenhum valor nesse processo. Os primeiros anos de casamento foram desastrosos. Não conseguia ter relações sexuais com a esposa pois tinha fimose e era muito tímido. Enquanto era apenas um príncipe conseguiu fugir do interesse do povo, mas quando se tornou Rei houve muitos problemas pois sua esposa, agora Rainha, não conseguia gerar um herdeiro para a coroa. 

Louis XVI também negligenciou os assuntos do Estado francês. Não se envolvia nos assuntos políticos, preferindo passar seus dias na sala de consertos de relógios de Versalhes. Com isso a França entrou em grave crise econômica e social que iria dar origem à Revolução Francesa. Não existiria vácuo de poder, já que o Rei não se posicionava sobre nada, os revolucionários tomariam o seu poder. O povo da França foi criando uma grande revolta contra a família real, principalmente por causa dos gastos excessivos de Maria Antonieta com moda e glamour em geral. Ela usava um vestido luxuoso por dia e criou penteados extravagantes, conhecidos como estilo Poof! Era o auge da frivolidade na corte francesa. Enquanto a Rainha esbanjava uma vida de muitos luxos palacianos, o povo morria de fome fora dos portões do Palácio de Versalhes. A crise econômica e social era enorme na vida real das pessoas comuns. A combinação desses fatores foi explosiva por todo o Reino!

Foi uma Revolução das mais sanguinárias. A Nobreza e o Clero da França foram condenados e guilhotinados em praça pública. Nem o Rei e a Rainha escaparam desse trágico destino. O Rei subiu ao cadafalso da guilhotina em 21 de janeiro de 1793. Na Praça da Concórdia, em Paris, ele foi executado diante de uma multidão, ora aos pulos de alegria, ora assustada com o que estava presenciando. Nunca um Rei da França havia sido executado em toda a história! Era algo inédito e de certa forma bem assustador. O Antigo Regime vinha abaixo com a cabeça do último monarca da poderosa dinastia Bourbon que havia reinado na França por mais de mil anos! Era o fim de uma era! 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Que pena que esses que promoveram e executaram a revolução passariam o.poder pra outro tirano sanguinario e megalomaníaco, Napoleão Bonaparte.

    ResponderExcluir
  2. Uma mentira da Revolução Francesa. Feita para acabar com as monarquias e as tiranias da Europa, acabaria colocando no poder o maior tirano de sua época, Napoleão! Ironias da história que custaram milhares de vidas humanas!

    ResponderExcluir