Título Original: Iris
Ano de Lançamento: 2001
País: Reino Unido
Estúdio: BBC Films
Direção: Richard Eyre
Roteiro: John Bayley, Richard Eyre
Elenco: Judi Dench, Jim Broadbent, Kate Winslet
Sinopse:
O filme conta a história real da escritora Iris Murdoch. No passado, uma jovem inteligente, cheia de vida, com muitas esperanças de um futuro brilhante. No presente, um idosa enfrentando os problemas do Mal de Alzheimer. Filme vencedor do Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante (Jim Broadbent).
Comentários:
É um filme com uma história bem triste, mas que é importante. Ainda mais se tivermos a consciência de que essa é uma doença que atinge milhões de idosos pelo mundo afora. Estou me referindo ao Mal de Alzheimer. Uma doença realmente terrível que faz com que o paciente vá perdendo suas referências do mundo ao seu redor, pior do que isso, ele vai perdendo os alicerces de sua própria identidade pessoal. Começa a desconhecer todos os seus parentes mais próximos, então vai se esquecendo de amigos a familiares mais distantes. Depois vem o esquecimento de si mesmo! Algo bem triste. No filme temos a história da protagonista em dois momentos de sua vida. Na juventude ela é uma escritora de grande personalidade. Uma mulher inteligente e que deseja viver o máximo que a vida pode lhe proporcionar. Na velhice tudo vai se apagando. Ela está casada com seu amor dos tempos de universidade, mas agora, com ele igualmente idoso, o mundo vai perdendo sua cor, seu brilho. Todas as memórias vão se apagando. Ela se anula como ser humano que um dia foi. Em termos de atuação esse é um grande filme. Deixo todos os meus aplausos para as duas atrizes que interpretam o mesmo papel, a dela na juventude e na velhice. Judi Dench e Kate Winslet foram indicadas ao Oscar por esse trabalho e deveriam ter sido premiadas. Um show de atuação! Não é um filme com final feliz, não poderia ser, mas a despeito disso é um filme para acima de tudo se refletir sobre o que realmente importa na vida!
Pablo Aluísio.
Direção: ★★★
ResponderExcluirElenco: ★★★★
Produção: ★★★
Roteiro: ★★★
Direção de Arte: ★★★★
Geral: ★★★★
Nota: 8.3
Avaliação / Cotações:
★★★★ Excelente
★★★ Bom
★★ Regular
★ Ruim
Pablo Aluísio.
E.pensar que a Judi Dench, 24 anos depois desse filme, ja com 90 anos, está plenamente lúcida e ainda recebendo premios por atuações de alta qualidade.
ResponderExcluirEu acho uma das grandes damas da atuação! Aliás quando a vejo em filmes ruins ou menores fico até com raiva. Talento assim não pode jamais ser desperdiçado.
ResponderExcluir